quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XXI

Questão 287)

De acordo com estatísticas acerca da população mundial, haverá mais gente vivendo em cidades do que no campo, em 2007, pela primeira vez na história. A urbanização é um processo que ocorre de maneira desigual no mundo, por ser dependente das condições econômicas dos países.

A respeito da urbanização nos países desenvolvidos ou centrais, é correto afirmar que

a) essa urbanização provocou uma drástica redução da migração do campo para a cidade, e a tendência é que haja uma estabilização das taxas de urbanização em torno de índices muito elevados.

b) essa urbanização, por ter sido um processo extremamente rápido, não esteve integrada com a área rural. Esse fato fez com que as cidades não acompanhassem as migrações, produzindo espaços sem os equipamentos adequados.

c) as taxas de crescimento da urbanização ainda se mantêm em um patamar elevado na maior parte da Europa Ocidental, na América Anglo-Saxônica e no Japão. Isso pode ser evidenciado na excelente qualidade de vida experimentada pela população urbana nesses locais.

d) o crescimento nas cidades desses países ainda é muito grande. Deve-se considerar que o processo de crescimento vegetativo também é elevado nessas localidades.

e) o rápido processo de urbanização provocou o fenômeno da “macrocefalia urbana”, produzindo cidades totalmente desprovidas de planejamento urbano, infra-estrutura e equipamentos.

f) I.R.

Gab: A

Questão 288)

GRANDE SALVADOR É MAIS DESIGUAL QUE BRASIL – Morador da localidade mais rica da Região Metropolitana de Salvador recebe 25 vezes o que ganha habitante da porção mais pobre (...)

GRANDE SALVADOR TEM IDH DE EUROPA E ÁFRICA – Dados do Índice de Desenvolvimento Humano desmembrados por bairros ou grupo de bairros, explicitam desigualdade social da região.

(www.pnud.org.br)

DADOS DO IDH – 2004

clip_image002

*Região Metropolitana de Salvador (PNUD, 2004)

Com base no exposto, aponte a alternativa que contém a explicação correta.

a) A realidade de países africanos e do Nordeste brasileiro é similar, ou seja, apresenta muita desigualdade interna. Já nos EUA não existe pobreza e, portanto, a sociedade é igualitária.

b) Essa realidade retrata o processo de desenvolvimento desigual e combinado, que ocorre em grande parte do território nacional, e que afeta também parcelas da população nos diversos lugares do mundo, as quais estão sendo excluídas dos benefícios do progresso e do dinamismo econômico.

c) No Brasil, essas diferenças de renda ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, o que não se dá, por exemplo, com a região Sul, que é um território homogêneo.

d) A localização geográfica é um fator de restrição ao desenvolvimento. Salvador, por ser cidade litorânea, suas praias são áreas exclusivas dos turistas e dos moradores mais ricos, enquanto que as zonas interiores são ocupadas pelos pobres.

e) O desenvolvimento desigual ocorre apenas nos países periféricos do mundo globalizado; em contrapartida, nos países desenvolvidos, o que ocorre é uma generalização da riqueza.

Gab: B

Questão 289)

As enfermidades infecciosas são responsáveis por doenças em diversas partes do mundo e constituem aspectos negativos da política de saúde pública, pois inexiste em alguns países uma política de prevenção adequada para erradicar esses agravos.

Com base no exposto, assinale a alternativa que retrate de forma correta a situação dessa problemática.

a) No Brasil, especificamente no estado do Amazonas, os assentamentos mineiros têm contribuído para o aumento de casos de esquistossomose.

b) Na Indonésia, o número de ocorrências de esquistossomose, provocado pelo intenso desmatamento, aumentou significativamente nos últimos anos.

c) O número de pessoas com acesso à água potável triplicou em países da África e na Índia, porém, não o suficiente para reduzir os riscos de diarréias.

d) A transição econômica tem afetado os serviços de saúde e contribuído para o reaparecimento da difteria (tifo) na Rússia e na Europa Oriental.

e) As usinas hidrelétricas na China, Egito, Gana e Israel têm provocado um aumento de casos de malária.

Gab: D

Questão 290)

Leia o texto abaixo e responda:

CAI NÚMERO DE BRANCOS NAS MAIORES CIDADES AMERICANAS

Eles são maioria só em 52 das 100 maiores cidades, enquanto em 1990 eram em 70.

ERIC SCHMITT The New York Times WASHINGTON.

Pela primeira vez, em quase metade das cem maiores cidades dos Estados Unidos há mais negros, hispânicos, asiáticos e outras minorias do que brancos, segundo análise dos números do último censo. Enquanto a população das cidades que apresentaram o crescimento mais rápido do país, como Las Vegas e Phoenix, aumentou em todas as raças e etnias, a grande maioria das cidades americanas - 71 entre as 100 maiores - perdeu habitantes brancos. Como resultado, brancos não-hispânicos são agora minoria no total da população dos cem maiores centros urbanos do país.

Enquanto os brancos deixavam muitos núcleos urbanos para ir morar nos bairros afastados ou além deles, as maiores cidades americanas ganharam 3,8 milhões de habitantes hispânicos, o que representa um aumento de 43% em relação a uma década atrás. A combinação de fuga dos brancos dos centros urbanos e do influxo de hispânicos, em particular, evidencia até que ponto a imigração e as altas taxas de natalidade entre os nascidos no exterior estão modificando o caráter das cidades, fomentando um renascimento em alguns centros urbanos e obrigando os líderes civis a tomar decisões difíceis sobre como lidar com uma coletividade em rápido processo de mudança. “Isso mostra a volatilidade e a complexidade das mudanças nos Estados Unidos hoje em dia”, disse Bruce Katz, diretor do Centro de Política Urbana e Metropolitana da Brookings Institution daqui. “Quem fica e quem deixa as cidades têm enormes implicações econômicas para a força fiscal, vitalidade econômica e influência política das cidades.” Muitas dessas descobertas estão contidas em uma análise preliminar elaborada pelo centro de política urbana da Brookings, que oferece algumas das provas mais detalhadas até agora da diversidade crescente nas cidades do país, com grandes implicações para as autoridades municipais. Por exemplo, as bases tributárias das cidades podem estar encolhendo.

(O Estado de São Paulo, 2/4/01.)

Apresente duas razões para a grande participação de imigrantes latino-americanos no mosaico étnico dos Estados Unidos.

Gab:

Proximidade geográfica que reduz o custo do deslocamento e a grande influência cultural dos EUA na América Latina, o grande dinamismo da economia dos EUA.

Questão 291)

Leia o texto abaixo e responda:

O crescimento do desemprego é um fenômeno mundial, atingindo países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do maior fôlego de crescimento econômico do capitalismo global nos últimos anos, o elevado desemprego persiste evidenciando o seu caráter estrutural. Estamos diante, na verdade, de um novo paradigma no mundo do trabalho.

A esse respeito:

Identifique duas tendências globais recentes no mundo do trabalho.

Gab:

Enfraquecimento dos movimentos sindicais, flexibilização da legislação trabalhista, maior exigência de qualificação, maior número de faixas salariais, crescimento dos contratos temporários e crescimento do trabalho informal.

Questão 292)

Observe a tabela abaixo.

clip_image004

Atlas Geográfico Escolar do IBGE. 2. ed.

Rio de janeiro, 2004.

Com base nos dados desta tabela, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O número _____ identifica na tabela _______, país considerado ___________.

a) 1 – o Brasil – muito populoso

b) 2 – o Canadá – muito povoado

c) 3 – a Rússia – pouco populoso

d) 4 – a Austrália – pouco povoado

e) 5 – o Japão – muito populoso

Gab: E

Questão 293)

Analise a figura.

clip_image006

Fonte: MOREIRA, Igor. Construindo o espaço americano.

São Paulo: Ática, 2005, vol. 3, p. 161.

A análise da figura permite concluir que o México é um país que

a) passa pelo processo de transição demográfica.

b) apresenta um elevado crescimento vegetativo.

c) possui uma alta taxa de migração.

d) é o mais povoado do mundo.

Gab: B

Questão 294)

Observe o gráfico para responder à questão.

Os 10 países mais populosos do mundo – Previsão do número

de habitantes para 2050

clip_image008

(U.S. Census Bureau International)

Mantidas as atuais condições demográficas dos dez países, pode-se afirmar que a previsão apresentada no gráfico indica que, países

a) como a Rússia e o Japão passarão de receptores de imigrantes à posição de países de emigração, o que provocará diminuição da população.

b) que atualmente estão em fase inicial da transição demográfica terão crescimento populacional expressivo, como a Nigéria e o Paquistão.

c) emergentes como a China, Índia e Brasil terão pequeno aumento demográfico em virtude do forte crescimento econômico.

d) desenvolvidos apresentarão crescimento demográfico superior ao dos países asiáticos, como é o caso dos Estados Unidos.

e) predominantemente urbanizados, como os Estados Unidos, Japão e Brasil deverão deixar a lista de países mais populosos do mundo.

Gab: B

Questão 295)

Os fluxos migratórios internacionais, ocorridos entre a Segunda Guerra Mundial e a década de 1970, caracterizaram-se por serem da periferia para o centro e tiveram caráter intracontinental e entre colônias e colonizadores.

Apresente os fatores de atração e de expulsão que motivaram essa mobilização internacional da população.

Gab:

Como fatores de atração, podemos destacar os processos de recuperação econômica e reconstrução da infra-estrutura e da estrutura produtiva européia pós-Segunda Grande Guerra, necessitando de mão-de-obra e possibilitando uma maior oferta de emprego, oportunidade e melhores salários. Como fator de repulsão, temos a precária condição socioeconômica, agravada por conflitos étnicos e/ou religiosos dos novos países, principalmente, oriundos do processo de descolonização da África e da Ásia.

Questão 296)

Analisando a tabela, observa-se que há um progressivo envelhecimento da população mundial, quer nos paises desenvolvidos quer nos países em desenvolvimento.

PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA E JOVENS

clip_image010

(US Bureau of the Census, International Data Base. 2004.)

Cite duas das mais importantes conseqüências desse progressivo envelhecimento da população mundial.

Gab:

Dentre as mais importantes conseqüências desse progressivo envelhecimento da população mundial, temos a redução da População Economicamente Ativa (PEA) e a pressão sobre o sistema de seguridade social.

Questão 297)

O desemprego tecnológico está associado a/à/ao

a) setor industrial, que passa a produzir menos, o que provoca demissões em larga escala.

b) setor de serviços, que se expande, provocando desemprego no setor industrial e atraindo a mão-de–obra para um novo setor.

c) retração da economia, que provoca ondas de desemprego, gerando crises financeiras e sociais.

d) novas formas de gerenciamento e automação da produção que são inseridas no processo produtivo.

Gab: D

Questão 298)

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2000, o país possuía 2.096 municípios com população rural igual ou maior do que a população urbana em 2000. Nesse universo, todos os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) superior a 0,800 localizavam-se no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ao passo que todos os municípios com IDH-M inferior a 0,500 localizavam-se em estados do Norte e principalmente do Nordeste.

Explique o que é o Índice de Desenvolvimento Humano e indique ao menos dois fatores que ajudam a explicar as diferenças socioeconômicas observadas entre os municípios rurais do Sul e do Norte/Nordeste.

Gab:

O IDH foi criado para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (expectativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). Seus valores variam de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano médio; e com índices maiores que 0,800 são considerados de desenvolvimento humano alto.

O Índice de Desenvolvimento Humano também é utilizado para aferir o nível de desenvolvimento humano em municípios, denominando-se IDH-Municipal ou IDH-M e, embora meça os mesmos fenômenos - educação, longevidade e renda, os indicadores levados em conta no são mais adequados para avaliar as condições de núcleos sociais menores.

Questão 299)

Leia a tabela a seguir:

Percentual da população urbana 1950, 1970 e 2005

clip_image012

Dados disponíveis em: <http://www.esa.un.org/unpp>.

Acesso em: 23 março de 2007.

Com base na análise da tabela e nos seus conhecimentos sobre a população mundial, assinale a afirmativa correta:

a) O aumento do percentual da população urbana é decorrente da industrialização, do êxodo rural e do crescimento vegetativo dessa população.

b) O continente asiático dobrou sua população urbana, conseqüência do processo de abertura econômica no Japão e do incentivo ao aumento da natalidade na China.

c) O alto percentual da população urbana na América Latina e no Caribe é explicado pela industrialização pautada na indústria de alta tecnologia e nas emigrações para os E.U.A.

d) O continente africano teve uma redução do percentual da população urbana, em função dos processos de modernização da agricultura e diminuição da pobreza.

Gab: A

Questão 300)

Sobre Movimentos Migratórios, assinale a alternativa incorreta.

a) Duas fronteiras geográficas destacam-se como ponto de tensão por causa da entrada de imigrantes, quase sempre ilegais: a do México - Estados Unidos e a das cidades espanholas de Ceuta e Melilla, na costa do Marrocos.

b) A fuga de "cérebros" (mais um motivo de movimentação populacional) ocorre quando os melhores cientistas e pesquisadores são disputados para suas áreas de tecnologia de ponta; isso ocorre somente nos países desenvolvidos (motivado pela baixa qualificação da mão-de-obra nesses países).

c) O movimento de população já foi mais intenso entre os países da União Européia; entretanto os benefícios concedidos a países-membros de economia mais fraca, têm ajudado a diminuir os movimentos no interior dessa comunidade.

d) A Xenofobia e o Racismo crescem rapidamente no mundo globalizado, tendo a concorrência no mercado de trabalho como uma das causas da discriminação de imigrantes nos países ricos e dando margem a posições radicais, como a dos neonazistas ou "skinheads", na Alemanha.

e) Os IDPs - "Internally Displaced Persons", são pessoas que sofrem perseguições ou ameaças dentro do seu próprio país, sem poder contar com a proteção do governo. São o grupo de imigrantes que mais crescem no mundo, por exemplo, no Afeganistão após os ataques do Estados Unidos, em resposta ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

Gab: B

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XX

Questão 272)

Para a explicação do crescimento da população e de sua relação com o desenvolvimento, algumas teorias foram formuladas: malthusiana, reformista e neomalthusiana. Os adeptos da teoria reformista

a) consideram que o rápido crescimento demográfico exerce pressão sobre os recursos naturais, sendo um sério risco para o futuro da humanidade.

b) defendem a necessidade de reformas socioeconômicas que permitam a elevação do padrão de vida da população.

c) defendem que o alto crescimento demográfico é causa da pobreza generalizada, sendo imprescindíveis reformas políticas rígidas de controle da natalidade.

d) consideram o descompasso entre a população e os recursos necessários para a sua sobrevivência como causa para a existência da miséria do mundo.

Gab: B

Questão 273)

Considere o seguinte texto:

“A crise econômica que atingiu um grande grupo de países subdesenvolvidos na década de 1980, a situação de extrema pobreza dos povos da África central e o fim do regime socialista nos países da Europa central e oriental originaram fluxos migratórios de ordem econômica em direção aos países que ofereciam melhores oportunidades de vida e de trabalho. Esses movimentos se mantêm até hoje”.

MOREIRA, Igor. Espaço geográfico – Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. p. 167.

O processo descrito no texto tem sido responsável pela

a) remessa monetária para os países pobres e pela manifestação da xenofobia e do racismo nos países receptores de migrantes.

b) extinção de políticas restritivas de imigração, beneficiando as populações migrantes dos países da Europa oriental e da África.

c) revisão das políticas migratórias e pela restrição legal dos intercâmbios culturais e da qualificação de profissionais oriundos dos países subdesenvolvidos.

d) reestruturação da economia dos países da África central e da Europa central e oriental, garantindo direitos sociais e cidadania aos migrantes.

Gab: A

Questão 274)

Marque o correto:

a) Com os episódios desencadeados a partir dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos e o aumento das restrições aos imigrantes neste país, a entrada de brasileiros no território norte-americano foi totalmente interrompida.

b) A partir da década de 1980, ficou, cada vez mais, claro que um crescente número de brasileiros passara a residir no exterior, sendo que somente uma pequena parte dos fluxos migratórios era constituída do que se convencionou chamar de “ilegais” ou “clandestinos”.

c) O contexto global atual tem alterado o caráter da migração internacional, sobretudo no que se refere à livre circulação de migrantes brasileiros, cada vez mais, aceitos nos países desenvolvidos, em função de uma rápida adaptação política, econômica e cultural.

d) A forma como a questão da imigração tem sido tratada nos países desenvolvidos parece revelar a consolidação de um padrão que tem adotado políticas restritivas e interessadas em coibir o fluxo de estrangeiros, além de restringir o direito de imigrantes, já estabelecidos, como é o caso de alguns brasileiros na Inglaterra e na França.

Gab: D

Questão 275)

“O povoamento do Brasil deve-se principalmente – pelo menos até a grande imigração européia da segunda metade do século XIX – ao tráfico de escravos africanos. Na época do primeiro recenseamento (1872), 58% dos quase 10 milhões de brasileiros eram de origem africana, pura ou mestiça. Até a abolição do tráfico negreiro (1850), 3,5 milhões de escravos haviam sido transportados em navios negreiros para o Brasil, o que representava 38% de todo o tráfico transatlântico”

(In LIVI-BACCI, M. 500 anos de demografia brasileira: uma resenha. Revista Brasileira de Estudos

de População, v. 19 n. 1, jan./jun., pp. 141-160, 2002).

Para que sejam entendidos os processos demográficos que formaram a sociedade brasileira, é importante que os impactos dessa formação sejam observados, também, nos lugares de onde os fluxos migratórios foram impulsionados. Faça o que se pede a seguir.

a) Explique o que é um “lugar de saída” nos estudos populacionais e identifique duas dinâmicas que definem esse tipo de lugar.

b) Identifique um impacto socioeconômico gerado pela desestabilização demográfica do continente africano, ao longo dos 300 anos de tráfico negreiro.

Gab:

a) Lugares de saída são os espaços de onde saem fluxos emigratórios diversos. O “sair” desses lugares tem causas diversas, como guerras nacionais e civis, escassez alimentar ou de outros recursos, epidemias, políticas públicas demográficas, modernização tecnológica, dentre outros.

b) Dentre os impactos socioeconômicos mais expressivos que ocorreram (ocorrem) no continente africano como resultado da transformação do continente em um “lugar de saída” por mais de 300 anos pelo tráfico negreiro, destacam-se: a desorganização da população economicamente ativa das etnias escravizadas, reduzindo o quadro de mão-de-obra disponível para a geração de riquezas no continente; a perda de muitas tradições culturais milenares; a desestruturação das sociedades rurais africanas e o estímulo à urbanização do continente; o incremento demográfico causador de impactos expressivos na qualidade de vida das etnias africanas.

Questão 276)

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para servir como indicador em estudos comparativos das condições de vida das populações do mundo. Desde então, divulga-se o IDH das nações, classificando-as em uma escala de 0 a 1. O IDH contribui para orientar a adoção de políticas públicas que objetivam reduzir níveis de pobreza e de desigualdade regional. São indicadores que compõem o IDH, EXCETO:

a) A expectativa de vida ao nascer, visto que o aumento da longevidade expressa a redução dos níveis de mortalidade.

b) O consumo médio de energia per capita, uma vez que sua elevação indica o acesso da população aos bens de consumo da sociedade moderna.

c) O nível de renda, cujos resultados exprimem, segundo alguns economistas, as condições de acesso da população aos bens de consumo.

d) O nível de instrução, uma vez que a ampliação da escolarização tem importantes efeitos na melhoria da renda e conseqüente redução da pobreza.

Gab: B

TEXTO: 6 - Comuns às questões: 277, 279

Considere a interpretação dos gráficos Hipotéticos referentes à “evolução do crescimento demográfico e econômico” dos Países centrais e dos países periféricos mais atrasados.

clip_image002

clip_image004

Questão 277)

Com referência ao gráfico Y – Países Periféricos Mais Atrasados, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) No século XX, a expansão demográfica favoreceu um maior equilíbrio entre produção e população.

b) As taxas de crescimento líquido da economia desses países mantiveram-se positivas até o final do século XIX.

c) As maiores taxas de crescimento demográfico e econômico ocorreram ao longo do século XX.

d) Nos séculos XVIII e XIX, a taxa de crescimento da produção manteve-se superior à do crescimento demográfico.

Gab: A

Questão 278)

Assinale a alternativa que contempla o significado de “Crescimento natural ou vegetativo” da população.

a) É a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

b) É a soma entre os nascimentos e os óbitos da população.

c) É a soma de todos os nascimentos por partos normais de uma população.

d) É a diferença entre o aumento da população rural e da população urbana.

e) É a diferença entre o número de trabalhadores que entram no contingente da população ativa e o contingente de trabalhadores que se aposentam.

Gab: A

Questão 279)

Com referência ao gráfico X – Países Centrais, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O maior ritmo de crescimento econômico e demográfico dos países centrais ocorreu ao longo do século XIX.

b) O ritmo de crescimento da produção manteve-se em ascensão por todo o período posterior à Revolução Industrial.

c) Na primeira metade do século XX, registrou-se queda na evolução demográfica desse grupo de países.

d) Ao comparar a diferença entre população e produção, o maior crescimento líquido da economia registrou-se durante o século XX.

Gab: B

Questão 280)

Desde que o acordo para a redução da fome no mundo foi firmado, há dez anos, pelas lideranças planetárias, mais 18 milhões de pessoas engrossaram as fileiras dos que não têm garantida, diariamente, a quantidade mínima de 2.700 calorias recomendada pela organização Mundial de Saúde. A África Subsaariana concentra a maior parte dos países mais assolados pela fome.

(JORGE, 2006, p.5).

A partir da análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre as atividades econômicas em escala mundial, é correto afirmar:

01. O aumento da fome tem como fator principal a desaceleração da produção agrícola mundial.

02. A África Subsaariana é a região mais povoada e populosa do planeta, fato que, associado aos limitados recursos naturais, a pobreza dos solos inviabiliza as atividades agrárias e a ausência de cursos de água perenes agrava a fome na região, gerada pelos conflitos étnicos.

03. A fome, na América Latina, se limita à América do Sul, em função da estrutura fundiária concentrada, característica de todos os países do Continente.

04. A fome endêmica, na África, resulta, entre outros fatores, da manutenção do modelo agrícola de exportação implantado pelos colonizadores, e é agravada pelos conflitos étnicos.

05. O problema da fome, na China e na Coréia do Norte, foi eliminado, devido à reforma agrária implantada, com sucesso, pelos vários governos que se sucederam, após o processo de descolonização.

Gab: 04

Questão 281)

clip_image006

Com base na análise das pirâmides etárias e nos conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, é correto afirmar:

01. As pirâmides I e II apresentam o mesmo perfil demográfico.

02. A pirâmide III indica que a população brasileira é, predominantemente, jovem.

03. A pirâmide III evidencia, na composição da população, que o número de mulheres é superior ao de homens.

04. As modificações da estrutura etária brasileira têm como causa principal o fato de o IDH da população ter alcançado o mais alto nível de todos os tempos.

05. As modificações nas pirâmides etárias brasileiras só foram possíveis porque os programas de combate à fome e à desnutrição são eficientes em todas as regiões, e o controle da natalidade foi implantado como política de Governo.

Gab: 03

Questão 282)

Sobre população mundial, é correto afirmar:

01. O movimento mais expressivo da população mundial, devido a fatores econômicos, é a transumância.

02. A intensa imigração verificada, nas últimas décadas, na América anglo-saxônica explica por que o seu crescimento vegetativo é o mais alto do Planeta.

03. A Revolução Sanitária no campo, ocorrida na África, conseguiu deter o êxodo rural e reduzir a mortalidade infantil.

04. A implantação de campanhas contra a desnutrição e o uso do soro caseiro constituem-se fatores responsáveis pelo declínio da mortalidade infantil na África.

05. O seu crescimento não se mantém constante no tempo e no espaço.

Gab: 05

Questão 283)

As migrações são movimentos populacionais que remontam a tempos pré-históricos e que, ao longo da evolução da humanidade, sempre se fizeram presentes, em função de causas distintas e com tempo de permanência também diferenciados. Analise as proposições abaixo a respeito desses movimentos e identifique a alternativa correta.

a) As migrações internas intra-regionais ocorrem dentro de um mesmo país, entre regiões distintas.

b) Os Séculos XVIII, XIX e a primeira metade do Século XX foram marcados por uma intensa migração de europeus para diferentes partes do mundo, especialmente para o Novo Mundo e para a Oceania.

c) As migrações externas podem ser continentais ou intercontinentais. A saída de australianos para a Nova Zelândia é exemplo de um deslocamento intercontinental.

d) Causas econômicas fizeram com que, em um determinado momento, migrantes originários de países periféricos se dirigissem para a Europa. Contudo, após a criação da União Européia, os movimentos migratórios se reduziram consideravelmente.

e) A extração de petróleo em países do Golfo Pérsico faz com que estes, a exemplo dos Emirados Árabes Unidos, do Kuwait, da Jordânia, sirvam de atração a migrantes provenientes de países mais pobres da Ásia, a exemplo de Cingapura.

Gab: B

Questão 284)

Analise o Quadro abaixo, onde constam alguns países do mundo com as suas respectivas superfícies e populações, correlacionando-o com as proposições apresentadas.

clip_image008

a) Os dois países mais populosos estão situados em dois continentes do mundo: América Anglo-Saxônica e Oceania, respectivamente.

b) O continente europeu está representado pela Bélgica, país mais povoado entre aqueles do grupo apresentado no Quadro.

c) O somatório da população absoluta dos países asiáticos que constam no Quadro é superior à população existente nos Estados Unidos, naquele período considerado.

d) Taiwan, no grupo de países apresentados, ocupa uma posição de sexto colocado em população relativa, podendo-se afirmar ser ele o menos populoso.

e) De posse dos indicadores superfície e população, calcula-se a densidade demográfica de cada um desses países, a partir da divisão da superfície pelo número de habitantes existentes.

Gab: C

Questão 285)

A Taxa de Fecundidade é um indicador demográfico de grande influência na dinâmica populacional de um lugar. Assim, em relação a esse indicador, se pode afirmar que:

a) países emergentes, a exemplo do Brasil, vêm registrando, a partir da segunda metade do Século XX e, nesses primeiros anos do Século XXI, elevação nas taxas de fecundidade, acompanhadas, também, pela ampliação na esperança de vida.

b) existe uma forte relação entre o aumento relativo da população rural, em determinada área, e a ampliação da taxa de fecundidade brasileira, nos últimos anos.

c) o avanço da medicina, reduzindo a mortalidade nos países subdesenvolvidos, levou a uma ampliação da fecundidade.

d) apesar da relação existente entre a taxa de fecundidade e a de natalidade, o seu comportamento, no entanto, está dissociado do indicador custo de formação do indivíduo.

e) esta taxa diz respeito à média de filhos tidos por mulher em idade reprodutiva, considerada como tal, a faixa que vai mais ou menos dos 15 aos 45 anos.

Gab: E

Questão 286)

Observe a figura que representa a distribuição etária da população mundial.

clip_image010

ONU, 2005

O modelo de transição demográfica explica as alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade dos países, conforme passam por diferentes estágios da economia industrial.

É correto afirmar que

a) há um equilíbrio entre as taxas de natalidade e de mortalidade no início da transição demográfica. O número de nascimentos e de óbitos apresenta valores ainda pouco expressivos, correspondendo à fase denominada de pré-industrial.

b) os países desenvolvidos, que tiveram sua industrialização entre o fim do século XVIII e início do XIX, apresentam uma queda na taxa de mortalidade devido aos avanços na medicina e na tecnologia. Nessa fase, a segunda da transição demográfica, ocorre um crescimento populacional em todas as faixas etárias.

c) há um novo equilíbrio entre as taxas de natalidade e de mortalidade, com valores elevados, quando a transição demográfica atinge a quarta fase. Os nascimentos são altos, mas equilibrados com as altas taxas de mortalidade. É o caso dos países de industrialização tardia, como os da América Latina e Ásia.

d) alguns países experimentam uma fase de crescimento negativo da população, quando a taxa de natalidade é menor que a de mortalidade. Esse fato é próprio de países muito pobres, com políticas sociais precárias e que incentivam as famílias a não terem filhos.

e) os processos de transição demográfica apontam para o envelhecimento da população dos países. Os dois extremos de riqueza apresentam preocupações: os mais pobres sofrem com o desemprego em massa, e os mais ricos sentem a falta de jovens para o trabalho.

f) I.R.

Gab: E

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XVIII

Questão 233)

A figura abaixo apresenta uma notícia publicada recentemente.

clip_image002

Com base na manchete, é correto afirmar:

a) A explosão demográfica foi contida, e a população latino-americana é menor que a dos demais países da América.

b) A idade média da população deve ter diminuído em função da redução das taxas de fecundidade.

c) A população continua crescendo, mas em proporção cada vez menor em relação aos anos anteriores.

d) O índice de mortalidade da população é cada vez menor em decorrência da melhoria das condições sanitárias.

Gab: C

Questão 234)

Os Estados Unidos são considerados um país com grandes contrastes na paisagem, devido, entre outros fatores, à sua localização geográfica, formação geológica e história de povoamento. Assinale a alternativa que diz respeito às diferentes paisagens estadunidenses.

a) Exploração do turismo na região norte, onde o clima ameno atrai os turistas.

b) Utilização deficiente da rede hidrográfica para navegação, pois os rios sofrem com a estiagem prolongada e o inverno rigoroso.

c) Localização das regiões áridas na porção leste do país, próximas aos Grandes Lagos.

d) Fertilidade dos solos no Texas, permitindo o cultivo do trigo e do milho em larga escala.

e) Concentração populacional e industrial na costa leste.

Gab: E

Questão 235)

Na Ásia Monçônica, está agrupada quase que a metade da população mundial. Nessa região, podemos encontrar:

a) a porção setentrional e ocidental da China.

b) os vales dos rios Amarelo e Azul, na China.

c) a porção central e meridional do Japão.

d) o Oriente Médio.

e) os vales dos rios Tigre e Eufrates.

Gab: B

Questão 236)

A taxa de crescimento demográfico de um país é calculada, levando-se em consideração o comportamento de alguns indicadores populacionais.

Esses indicadores são:

a) taxas de fecundidade e mortalidade.

b) taxas de natalidade e mortalidade infantil.

c) optimum de população e taxa de natalidade.

d) taxas de natalidade, mortalidade e balanço migratório.

e) taxa de natalidade e expectativa de vida.

Gab: D

Questão 237)

Os fenômenos migratórios, no Brasil, estão relacionados com a transumância, presente

01. no sertão nordestino, devido às secas cíclicas, e no Pantanal, em função da oscilação do nível das águas dos rios.

02. na época da mineração diamantífera, que se estabeleceu no norte de Minas Gerais, no século XIX.

03. no ciclo do café, responsável pela eliminação do trabalho escravo e pela promoção da transumância, no século XX.

04. no período da revolução industrial do país, responsável pelo processo de metropolização.

05. durante o ciclo da borracha, ocorrido no final do século XVIII, que atraiu migrantes nordestinos para a Amazônia, com o objetivo de integrar a região ao território nacional.

Gab: 01

Questão 238)

A evolução populacional mundial seguiu uma lógica de crescimento, identificada em 5 fases, indicadas abaixo.

Enumere as fases de crescimento populacional mundial, segundo sua ordem cronológica e, em seguida, assinale a seqüência CORRETA.

( ) Explosão demográfica – Período do êxodo rural. As famílias pobres urbanas tiveram muitos filhos, que ajudavam na renda familiar e graças às melhorias das condições médico–sanitárias, a mortalidade foi reduzida. Em trinta anos, a população mundial dobrou.

( ) Crescimento acelerado – A natalidade era alta e a mortalidade diminuiu com os avanços na medicina. O crescimento foi mais rápido: em um século, a população mundial dobrou.

( ) Crescimento rápido – As famílias necessitavam de filhos para aumentar a renda (elevadas taxas de natalidade) e os avanços médicos diminuíram o número de mortes. Resultado: a população mundial dobrou em dois séculos.

( ) Diminuição do crescimento demográfico – Ocorreu quando alguns países emergentes diminuíram suas taxas de natalidade. Foi a fase de estabilização do crescimento, também chamada de transição demográfica. Não ocorreu de modo igual em todos os países.

( ) Crescimento lento – A economia era rural, as famílias tinham muitos filhos (altas taxas de natalidade), mas o número de óbitos era alto (elevadas taxas de mortalidade) devido às guerras e epidemias. Dessa forma, o aumento populacional era pequeno.

a) 3 – 4 – 5 – 1 – 2

b) 4 – 3 – 2 – 5 – 1

c) 1 – 2 – 3 – 5 – 4

d) 5 – 1 – 2 – 4 – 3

Gab: B

Questão 239)

“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”

Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do

subdesenvolvimento. 7 ªed. São

Paulo: Difel, 1985. p.119-126.

A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.

I. O autor retrata as idéias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às idéias malthusianas.

II. O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.

III. A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos e, sim, em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.

Marque a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas I e III estão corretas.

Gab: C

Questão 240)

A pirâmide etária é um subsídio muito importante para a análise populacional do espaço geográfico. Examine, atentamente, a pirâmide etária abaixo.

clip_image004

Essa pirâmide indica que o país a que ela corresponde

a) possui a maior parte da população economicamente ativa no Setor Secundário da economia.

b) tem uma economia subdesenvolvida.

c) apresenta um predomínio de migrações sazonais sobre migrações intrazonais.

d) não apresenta migrações pendulares nas regiões mais desenvolvidas.

e) apresenta a maior parte da população economicamente ativa nos setores Primário e Secundário da economia.

Gab: B

Questão 241)

Em julho de 2005, o planeta Terra atingiu a marca de 6,5 bilhões de habitantes. Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que em 2050 o planeta poderá ter entre 9 e 10 bilhões de habitantes. No entanto, o grande problema demográfico do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes no nosso planeta. Mencione três problemas demográficos deste século.

Gab:

Dentre os principais problemas demográficos que se apresentam já no início deste século, podemos destacar: a alta porcentagem de pessoas em estado de pobreza e de miséria absoluta, o crescente processo de urbanização e metropolização, com um conseqüente aumento da deficiência da infra-estrutura urbana (moradia, circulação, saneamento básico, nível de emprego, etc.), e a rápida proliferação de doenças infectocontagiosas.

Questão 242)

Observe o mapa e analise as afirmações referentes às migrações internacionais.

clip_image006

(Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico:

espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2003, p. 95)

I. As principais áreas de repulsão são os países do Sul ou subdesenvolvidos, cujos emigrantes vão em busca de melhores condições de vida nos países desenvolvidos do Norte.

II. As áreas de maior atração de migrantes são os países desenvolvidos, onde se tornam mão-de-obra barata e vítimas da xenofobia e da exclusão social.

III. A Austrália, classificada como “país do Sul” na regionalização socioeconômica mundial contemporânea, é importante área de atração de migrantes provenientes do sudeste asiático.

IV. As atuais migrações internas na África e na América do Sul têm em comum o fato de serem motivadas por conflitos étnicos e por secas prolongadas.

V. Apesar de ser uma região marcada por diversos conflitos, o Oriente Médio atrai migrantes provenientes de outras regiões da Ásia e do norte da África.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

a) I, II e III.

b) I, II e V.

c) II, III e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

Gab: B

Questão 243)

Uma das expressões importantes do movimento de população no mundo atual é, indubitavelmente, o problema dos refugiados, que está diretamente relacionado com a ocorrência de guerras civis e conflitos no plano internacional, motivado por questões de ordem religiosa, étnica, política e econômica.

Sobre esta questão, é INCORRETO afirmar:

a) As situações de conflito que envolvem os refugiados colocam em risco tanto grupos como indivíduos vinculados a etnias ou religiões minoritárias.

b) Os conflitos causam grandes violações aos direitos humanos de populações civis atingidas, atentando contra a vida, a liberdade e a segurança dessas pessoas.

c) Diante dos fortes impactos produzidos por estes conflitos, as populações atingidas são forçadas a deixar seus lugares de origem, buscando refúgio em outros países.

d) A América do Sul e, sobretudo, o Brasil adota uma postura fortemente contrária à acolhida de refugiados, especialmente após as ditaduras militares.

Gab: D

Questão 244)

Observe a pirâmide populacional abaixo:

clip_image008

Este é apenas um modelo, mas, se pertencesse a um país, só poderia ser a:

a) China.

b) Japão.

c) Brasil.

d) Austrália.

e) Bangladesh.

Gab: E

Questão 245)

Em 2000, os países-membros da ONU, reunidos na Cúpula do Milênio, estabeleceram objetivos que visavam à melhoria das condições de vida da humanidade no século XXI. São objetivos do Milênio, EXCETO

a) a erradicação da fome e da pobreza extrema.

b) o combate ao HIV/AIDS, à malária e a outras epidemias.

c) o incentivo à diminuição da natalidade para crescimento do PIB.

d) a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna.

e) a garantia da sustentabilidade ambiental e do acesso à água potável.

Gab: C

Questão 246)

Analise as informações constantes nos gráficos abaixo para responder à questão.

clip_image010

clip_image012

clip_image014

clip_image016

Considerando as relações entre a estrutura da população, a distribuição da força de trabalho por setores da economia e o investimento anual público em saúde per capita, são CORRETAS as associações:

a) A-II e C-II

b) A-I e B-III

c) A-III e B-I

d) B-I e C-III

e) B-II e C-I

Gab: D

Questão 247)

Considere as afirmações de que “o pobre é pobre porque tem muitos filhos” e “o elevado número de filhos pode estar relacionado à pobreza”. Elas expressam argumentos sustentados, respectivamente, nas teorias:

a) malthusiana e neomalthusiana.

b) neomalthusiana e anti-malthusiana.

c) reformista e neomalthusiana.

d) ecomalthusiana e anti-malthusiana.

e) anti-malthusiana e reformista.

Gab: B

Questão 248)

Analise os gráficos.

clip_image018

Fonte: Geografia para todos, 2008

Sobre o assunto abordado nos gráficos, assinale a alternativa CORRETA.

a) Os maiores índices de crescimento populacional ocorrerão em regiões onde predominam países em desenvolvimento e países menos desenvolvidos.

b) O crescimento da população européia tende a aumentar ainda mais em decorrência do incentivo à natalidade e da redução da fiscalização contra a imigração.

c) A América Latina apresenta indicadores de crescimento populacional semelhantes aos dos países europeus.

d) O crescimento populacional na África pode ser explicado pela melhoria das condições de vida no continente, acompanhado do desenvolvimento sustentável.

Gab: A

Questão 249)

A análise dos dados da tabela permite concluir que

clip_image020

a) a China é o país mais povoado.

b) Taiwan é o país mais populoso.

c) a Mongólia é pouco povoada e muito populosa.

d) o Japão e Taiwan são países povoados.

e) a China e a Mongólia são países populosos.

Gab: D

Questão 250)

Observe os dados da tabela a seguir.

clip_image022

Por meio dos dados apresentados e de seus conhecimentos sobre os aspectos da população mundial, é correto afirmar que

a) a população vai aumentar apenas em países considerados muito ricos.

b) o crescimento vegetativo é positivo nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

c) com base nos dados, a população mundial deverá se reduzir nos próximos dez anos.

d) EUA e Brasil têm números bem próximos, estando em 3.º e 5.º lugares entre os mais populosos, respectivamente.

e) o crescimento reduzido na Rússia deve-se à enorme extensão territorial do país.

Gab: D

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XIX

Questão 251)

Com a queda da taxa de natalidade observada em várias partes do mundo, alguns cientistas têm traçado para a economia global perspectivas futuras

a) preocupantes, pois o envelhecimento da população poderá provocar recessão econômica e dificuldades de reposição de mão-de-obra.

b) otimistas, pois a mudança na estrutura etária da população proporcionará maior produção econômica e menores custos sociais.

c) muito boas para a população dos países pobres, que passarão a dominar o mercado de trabalho nas nações fortemente industrializadas.

d) alarmantes, sobretudo para os países pobres que, contando com baixos níveis de mecanização agrícola, enfrentarão o problema da fome.

e) com poucas alterações, pois com a robotização em curso, o envelhecimento da população não afetará a produção econômica mundial.

Gab: A

Questão 252)

Considerando-se os reflexos das migrações internacionais na organização do espaço mundial, é INCORRETO afirmar que, na atualidade, há

a) um aumento de ações decorrentes da xenofobia que caracteriza parcela da população dos países receptores de imigrantes.

b) um crescimento do contingente de imigrantes ilegais, o que tem favorecido a criação de leis que dificultam e criminalizam a presença deles nos países receptores.

c) uma plena integração cultural e socioeconômica, no país receptor, das gerações posteriores de imigrantes, tornadas cidadãos nacionais.

d) uma tendência à mudança do perfil étnico, nos países receptores, em razão do número de imigrantes recebidos e de seu comportamento demográfico diferenciado.

Gab: C

Questão 253)

clip_image002

Newsweek, 27 de setembro de 2004

Tradução:

O Sumiço dos Bebês, Para um número cada vez maior de países, o problema não é ter gente demais, mas ter de menos.

Apresente os principais problemas resultantes da diminuição da taxa de natalidade em alguns países desenvolvidos.

Gab:

Com a redução da natalidade: a) aumenta a proporção de pessoas idosas na estrutura da população com conseqüente aumento dos gastos previdenciários; b) ocorre a redução do numero de jovens no mercado de trabalho com conseqüente necessidade de importação de mão-de-obra do exterior, o que muitas vezes gera tensões internas, manifestadas por posições étnico-raciais discriminatórias em relação aos imigrantes; c) o Estado perde simbolicamente o grupo etário que representa o futuro da nação.

Questão 254)

Sobre o crescimento populacional do Brasil e do mundo, é correto afirmar que:

00. As migrações em massa de população européia em direção à América e a revolução agrícola diluíram os efeitos do grande crescimento populacional na Europa do século XIX.

01. A explosão demográfica do século XX foi um fenômeno característico dos países subdesenvolvidos, que a partir de 1950 passaram a registrar elevadas taxas de crescimento demográfico.

02. A dinâmica demográfica brasileira é um exemplo do acelerado crescimento populacional ocorrido a partir de 1940, com as conquistas médicas e a conseqüente queda das taxas de mortalidade nos espaços geográficos subdesenvolvidos.

03. O neomalthusianismo defende que o crescimento da população vem sempre acompanhado do crescimento econômico, pois novos trabalhadores chegam ao mercado de trabalho, contribuindo, assim, para queda da densidade demográfica.

04. A taxa de fecundidade da mulher brasileira, um importante fator que é considerado para a definição do IDH, vem aumentando consideravelmente nas três últimas décadas; esse fato é uma decorrência dos avanços da Medicina no Brasil e de políticas governamentais mais agressivas no setor de saúde pública.

Gab: VVVFF

Questão 255)

Considere as afirmações sobre a dinâmica demográfica mundial.

I. Atualmente, é o continente africano quem lidera o crescimento demográfico mundial, e as maiores taxas aparecem justamente nas áreas de grande pobreza, como o Sahel.

II. A transição demográfica tem sido acelerada na América Latina em razão das posições favoráveis do Vaticano ao controle da natalidade por métodos anticoncepcionais.

III. O continente asiático apresenta grandes diferenças na dinâmica demográfica com alguns países importantes, como a China e a Índia, ainda apresentando altas taxas de natalidade.

IV. Os governos de alguns países europeus têm lançado políticas de estímulo à natalidade, em razão do baixo crescimento vegetativo e envelhecimento da população.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV

Gab: C

Questão 256)

A demografia favorece os Estados Unidos.

Em relação aos fatores demográficos que contribuíram para o desenvolvimento norte-americano, não é correto afirmar que:

a) a chegada maciça de imigrantes, ao longo do século XIX, significou um aumento da força de trabalho.

b) o crescimento vegetativo, durante o século XX, representou um aumento do mercado consumidor.

c) a composição étnica homogênea, devido à imigração seletiva, garantiu a oferta de mão-de-obra necessária ao crescimento da economia.

d) a "migração de cérebros", praticada pelas grandes empresas e universidades, incentivou a pesquisa científica.

e) o elevado número de mulheres no mercado de trabalho, originalidade da sociedade americana, aumentou a população economicamente ativa.

Gab: C

Questão 257)

Os demógrafos, analisando a evolução da população européia após a Revolução Industrial, construíram a teoria da transição demográfica. Hoje, essa teoria passou a ser considerada como base para a compreensão do comportamento da população.

clip_image004

clip_image006

A partir do mapa e do gráfico, pode-se concluir que:

a) a realização da transição demográfica está relacionada ao nível de desenvolvimento econômico.

b) os países com baixo nível sanitário são os que apresentam maior crescimento demográfico.

c) a difusão da informação manteve a taxa de mortalidade elevada nos países que estão na fase intermediária da transição demográfica.

d) o crescimento vegetativo dos países que já terminaram a transição demográfica é suficiente para repor a taxa de mortalidade.

e) os países que se encontram na segunda fase da transição estimulam a taxa de natalidade.

Gab: A

Questão 258)

Examine o gráfico:

Evolução demográfica dos países mais populosos, 1975 – 2015 (em milhões de habitantes)

clip_image008

Ele é muito revelador sobre uma amostra essencial da dinâmica demográfica do planeta. Tendo em vista a condição geográfica dos países citados, é correto afirmar que

a) os países que apresentam um ritmo mais acelerado de crescimento populacional sofrem esse processo em razão do ritmo igualmente acelerado de urbanização.

b) os países que compõem o conjunto são “emergentes”, pouco desenvolvidos e desenvolvidos. No último caso o ritmo de crescimento demográfico vai de moderado até uma quase estagnação.

c) os países que possuem um ritmo mais veloz de crescimento são justamente aqueles nos quais domina o islamismo, prática religiosa que coloca sérias restrições ao controle da natalidade.

d) há uma relação direta entre o tamanho da população desses países e a extensão de seus territórios; quanto maior o território maior também a população.

e) imigração e crescimento demográfico associam-se no caso da China e da Índia; nesses países o crescimento se acelerará, devido à nova imigração, impulsionada pela força econômica de ambos.

Gab: B

Questão 259)

Sobre a localização, sobre os aspectos políticos e sobre os elementos que caracterizam a paisagem da Groenlândia, assinale a alternativa correta.

a) Situada na região polar antártica, essa ilha pertence ao Chile.

b) Em função das baixas temperaturas, a vegetação predominante é de florestas com árvores de grande porte.

c) Adaptados ao meio natural, os esquimós ou inuits são os habitantes mais típicos da região.

d) Seu principal produto de exportação é o açúcar extraído da beterraba.

e) Os pingüins, aves que habitam as regiões mais frias do hemisfério norte, são abundantes na Groenlândia.

Gab: C

Questão 260)

Assinale a alternativa correta sobre a demografia.

a) A taxa de crescimento vegetativo é calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade em um período determinado.

b) A taxa de mortalidade corresponde à somatória da taxa de mortalidade infantil e dos índices gerais de mortalidade de uma determinada população.

c) A taxa de natalidade corresponde à somatória da taxa de fecundidade e da taxa de crescimento demográfico.

d) Na segunda metade do século XX, a aceleração no ritmo de crescimento da população européia resultou do processo de urbanização associado ao êxodo rural.

e) Malthus associou o crescimento demográfico da população à maior disponibilidade de alimentos, ressaltando que os recursos crescem exponencialmente e a população cresce aritmeticamente.

Gab: A

Questão 261)

Sobre os idiomas falados no planeta, assinale o que for correto.

01. Na família camito-semítica aparecem o coreano e o japonês, entre outros.

02. Na família indo-européia, incluem-se os idiomas da classe eslava (russo, ucraniano, polonês, tcheco, esloveno etc.), da classe celta (irlandês), da classe germânica (sueco, norueguês, holandês, alemão, inglês etc.) e da classe itálica ou românica (espanhol, português, francês, italiano etc.), entre outros.

04. O português é falado em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

08. Entre os idiomas mais falados no mundo destacam-se: o mandarim (falado na China), o espanhol (com destaque para a Espanha e Américas), o inglês (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, entre outros), o bengali (Bangladesh e Índia) e o hindi (Índia).

16. Considerando-se a língua materna de cada indivíduo, o inglês é o idioma mais falado no mundo, por cerca de 885 milhões de pessoas, que representam 15% da população mundial.

Gab: 14

Questão 262)

O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantém vivo na cultura do povo:

a) druso

b) chinês

c) muçulmano

d) indiano

e) turco

Gab: D

Questão 263)

Dentre as várias teorias demográficas formuladas para se compreender os mecanismos de crescimento populacional e as conseqüências que esse crescimento pode trazer para a sociedade, uma teoria em especial argumenta que a causa do subdesenvolvimento dos países deve-se à alta taxa de natalidade. Pregam o controle do crescimento populacional, através de diversos métodos anticoncepcionais.

As idéias acima se referem à teoria populacional conhecida como:

a) Teoria Reformista

b) Teoria Marxista

c) Teoria Terceiro-mundista

d) Teoria Neomalthusiana

e) Teoria Neoliberalista

Gab: D

Questão 264)

Preencha o espaço em branco com a alternativa correta:

Um estrangeiro que se encontra morando no Brasil foi _________ de seu país e quando aqui chegou tornou-se _________.

a) imigrante – emigrante

b) emigrante – imigrante

c) emigrante – nômade

d) imigrante – colono

e) nômade - emigrante

Gab: B

Questão 265)

“A bem da verdade, a raça humana vem se multiplicando explosivamente desde que existem as vacinas. Orgulham-se pelo fato de conseguir controlar epidemias e as doenças infantis, mas agora enfrenta a superpopulação. O homem não se deu conta que todas essas doenças eram a seleção natural dos mais fortes e mais aptos [...] Não foi exatamente Deus que controlava a superpopulação pelas epidemias que matavam os mais fracos e menos aptos?”.

(Ana Primavesi - Agroecologia: ecoesfera, tecnologia e agricultura, 1977.)

Com base no texto podemos afirmar que a teoria populacional desenvolvida pela autora baseia-se em princípios tipicamente

a) reformistas, ao ver na miséria a causa do crescimento demográfico.

b) marxistas, ao entender que só existem superpopulações relativas, vinculadas à forma como se desenvolve e se reproduz o capitalismo.

c) malthusianos, ao defender as calamidades como um obstáculo positivo ao crescimento populacional.

d) neomalthusianos, ao defender que o crescimento populacional provoca o subdesenvolvimento, se não for compatível com os recursos do território.

e) natalistas, ao observar que há um “ótimo populacional” para a qualidade do padrão de vida de uma nação.

Gab: C

Questão 266)

As migrações têm desempenhado um papel muito importante no crescimento demográfico da maioria dos países.

a) Cite os tipos de migração quanto ao tempo de duração e apresente dois exemplos de cada tipo.

a.1) Tipos de migração:

a.2) Exemplos:

b) Cite os tipos de migração quanto ao espaço de deslocamento, apresentando dois exemplos da atualidade.

b.1) Tipos de migração:

b.2) Exemplos:

c) Sobre as migrações no Brasil, nos últimos cinqüenta anos, nomeie:

c.1) as principais áreas de repulsão populacional.

c.2) as principais áreas de atração populacional.

Gab:

a)

a.1) em relação ao tempo de duração, as migrações podem ser definitivas ou temporárias.

a.2) exemplos de migração definitiva: migração de italianos para o Brasil; migrações nordestinas para outras regiões do País, entre outros. Exemplos de migração temporária: deslocamento de nordestinos do Agreste, durante a estiagem, para a Zona da Mata, para a colheita e moagem de cana-de-açúcar, retornando quando acontece a estação chuvosa na sua região; deslocamento de trabalhadores das regiões semi-áridas do sul do Saara, na África, para as áreas úmidas na época da colheita do cacau ou do café, entre outros.

b)

b.1) quanto ao espaço de deslocamento, as migrações podem ser classificadas em migrações internas (ou nacionais) e migrações externas (ou internacionais).

b.2) exemplos de migração interna: êxodo rural no Brasil (deslocamento das áreas rurais para as áreas urbanas); migração de sulistas para a região Norte do Brasil. Exemplo de migração externa: dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, na busca de melhores ofertas de emprego e remuneração, como a migração de mexicanos para os Estados Unidos, a migração para o Canadá e Austrália, entre outros.

c)

c.1) as principais áreas de repulsão demográfica têm sido os estados da região Nordeste, os estados da região Sul e a zona rural do Estado de São Paulo.

c.2) as principais áreas de atração populacional têm sido as regiões: Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Questão 267)

Observe os dados do quadro:

Número de homens (para 100 mulheres)

clip_image010

Adaptado de “Os números do preconceito”. In: Caderno Le Monde Diplomatique;

julho de 2006, disponível em http://diplo.uol.com.br

Com base nos dados da tabela e em informações a respeito das características demográficas da população mundial, assinale a alternativa incorreta:

a) A China, a Índia e o Paquistão são as nações asiáticas de maior população e também as que apresentam maior déficit de mulheres.

b) A Europa é o mais “feminino” dos cinco continentes e também é a região onde a esperança de vida das mulheres é superior à dos homens.

c) O déficit de mulheres nos países asiáticos é resultante da incapacidade biológica de reprodução das famílias mais pobres.

d) Os países onde o número de homens é maior do que o de mulheres são também os países que apresentam piores condições sanitárias.

Gab: C

Questão 268)

O fenômeno das migrações foi sempre um marco na história da humanidade. Segundo a ONU, o deslocamento populacional cresceu significativamente nos últimos 25 anos. Com relação a este movimento de pessoas, analise as proposições seguintes.

00. Pessoas com elevado grau de formação profissional, especializadas, de países periféricos e emergentes, são chamadas para assumirem postos de trabalho em países centrais. Esse tipo de migração é chamado de “migração de cérebros” ou “fuga de cérebros”.

01. O nordestino brasileiro continua a ser visto como uma “ave de arribaçã”, em função de viver se deslocando para outras áreas do país. Exemplo disso é a migração atual de trabalhadores para o Centro-Sul, a fim de atuarem na agroindústria canavieira.

02. A crise econômica que assolou a Europa, nos anos de 1970, provocou uma forte retração no movimento migratório. Contudo, nos anos de 1980, houve uma retomada desse movimento, principalmente por parte de pessoas oriundas do Leste Europeu, que se deslocaram em direção à Europa Ocidental.

03. O êxodo rural, que bem caracterizou as migrações no Brasil, nos anos de 1960 e 1970, continua a ocorrer e até mesmo com mais intensidade nessa primeira década do Século XXI, em função do poder de atração que têm as metrópoles.

04. A migração de garimpeiros da região norte brasileira para Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa pode ser classificada, quanto ao espaço, em migração externa continental.

Gab: VVFFV

Questão 269)

Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhecimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo.

00. A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.

01. O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.

02. O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica mas também pelas condições socioeconômicas existentes.

03. A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.

04. A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.

Gab: FFVVV

Questão 270)

Um país que tenha grande proporção de adultos possui um contingente maior de população ativa, isto é, pessoas que participam do processo de produção e das demais atividades sociais. Os países de população formada predominantemente por jovens e crianças possuem menos pessoas envolvidas no processo produtivo.

Assinale a alternativa que sintetiza o conteúdo do texto.

a) Cada país apresenta uma estrutura etária característica, não havendo comparação possível entre países diferentes.

b) A estrutura etária de uma determinada população oferece elementos significativos para indicar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida do país.

c) Em geral, as variações entre as estruturas etárias dos países são reduzidas e as possibilidades de comparação são grandes.

d) Nos países que estão se industrializando recentemente, a estrutura etária se caracteriza pelo reduzido número de jovens.

e) A elevação do padrão de vida da população depende, principalmente, da ampliação do número de jovens na estrutura etária.

Gab: B

Questão 271)

A indústria cultural norte-americana teve enorme influência na vida social e cultural do Brasil e de toda a América Latina. Uma das mais importantes dessas influências esteve representada pela coluna de heróis e super-heróis, tais como: Flash Gordon, Jim das Selvas, Mandrake, Zorro, Fantasma, Tarzan, Super-Homem, Capitão América, Batman, Homem de Borracha, Capitão Marvel e muitos outros. Juntamente com os personagens de Walt Disney, que chegam ao Brasil na década de 40, a “invasão” desses personagens assinala o novo contexto socioeconômico, político e cultural da nação brasileira.

Tendo em vista as principais características socioespaciais do Brasil nesse contexto, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O país estava se industrializando e formava-se paulatinamente uma indústria cultural, que se difundia a partir da região Sudeste.

b) A difusão do american way of life impulsionou o consumo de mercadorias, o que interferiu no processo de instalação de indústrias de bens de consumo.

c) Em função da Guerra Fria, uma das estratégias da indústria cultural norte-americana foi a conquista de novos parceiros políticos e econômicos.

d) O elevado crescimento das cidades na região Sudeste, associado ao aumento da pobreza, impossibilitou a expansão da indústria cultural nas principais cidades da região Sudeste.

e) Os elevados investimentos em infra-estrutura, com vistas a integrar o território a partir da 2a Guerra, possibilitaram a difusão das idéias e produtos norte-americanos.

Gab: D

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis