sábado, 8 de outubro de 2016

Questões Exercícios ENEM - População 38

Questão 282)

A figura abaixo ilustra fatos de nosso conhecimento sobre o tema “desemprego”, tais como:

clip_image002

I. Até a década de 1970, o desemprego ocorria em virtude de crises econômicas passageiras, em que trabalhadores eram dispensados e recontratados quando a economia se recuperava.

II. Nas últimas décadas, com o avanço da tecnologia, o processo de robotização nos setores produtivos industriais vem contribuindo para o desemprego estrutural.

III. Grande parte da rede comercial e de serviços também se modernizou com a evolução da informática e das telecomunicações, contribuindo para a diminuição de absorção de mão-de-obra nesses setores.

IV. O desemprego e os problemas daí advindos, como pobreza, trabalho informal, marginalidade e violência, vêm se agravando na sociedade brasileira.

Estão corretas as proposições:

a) I e IV, apenas

b) I e II, apenas

c) II e III, apenas

d) I, II, III e IV

e) II e IV, apenas

Gab: D

Questão 283)

“No começo do século 20, quando a imigração japonesa chegou no Brasil, os colonos nipônicos voltavam da roça e iam todos pelados, homens, mulheres e crianças tomar banho no rio. Foi o maior escândalo causado no Brasil. Jornais de 1908 até 1912 falaram muito disso, chamando os imigrantes japoneses de promíscuos. Igualmente acontecia quando havia luta de sumô na colônia japonesa. Muitas pessoas ficavam escandalizadas vendo a bunda dos lutadores de sumô de fora”.

(CRUZ, Ricardo et al. Almanaque do centenário da imigração japonesa no Brasil. São Paulo: Escala, 2008?, p.132.)

O texto transcrito acima mostra

a) o estranhamento existente no contato entre duas culturas com valores e costumes completamente diferentes.

b) o desrespeito do imigrante japonês para com a cultura brasileira de princípios étnicos e morais cristãos.

c) a intolerância do povo brasileiro para com a cultura japonesa que na época era menos desenvolvida que a nossa.

d) a capacidade de aculturação do povo brasileiro que rapidamente foi assimilando elementos da cultura japonesa.

e) a importância da imigração japonesa na formação multi-étnica e multicultural do povo brasileiro.

Gab: A

Questão 284)

Com base na tabela, e considerando o crescimento natural da população brasileira, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

clip_image004

(estimativa) IBGE

I. Nas décadas de 1940 e 1960, as taxas de mortalidade eram elevadas em virtude das precárias condições medico‑sanitarias, da escassez de remédios e vacinas e da falta de infra-estrutura nos serviços de saneamento básico.

II. A diminuição da taxa de mortalidade, entre as décadas de 1980 e 2000, ocorreu de forma gradativa, em virtude da lenta urbanização, diante das dificuldades do Brasil em industrializar-se nesse período.

III. A partir da década de 1940, o declínio da taxa de natalidade teve relação direta e, também indireta, com a urbanização e com a industrialização.

IV. Os fatores inibidores de natalidade, típicos do meio urbano, como acesso a métodos anticoncepcionais, entre outros, somente serão efetivados, a partir da década de 2020, quando se projeta, realmente, um crescimento natural baixo.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas

c) Somente I e III estão corretas.

d) Somente I e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

Gab: C

Questão 285)

Forjando resistências

Migrar não é apenas sair, caminhar.

É também ficar, resistir.

Migrar é caminho para superar

a fome pela fartura,

a escravidão pela liberdade,

o sobreviver pelo viver.

Migrar é movimento que busca

Educação,

saúde,

nova terra,

uma melhora.

Migrar é passagem

Da rua, cortiço, favela ou aluguel

para a casa própria;

da desocupação e trabalho “bico”

para o emprego estável;

Migrar é antes de tudo bater-se pela vida.

Editorial da revista Travessia. Ano I, n. 2.

Identifique, entre as proposições que tratam do fragmento do poema acima, aquela que NÃO condiz com o tema abordado.

a) A redução da população rural está ligada à concentração fundiária e à penetração do capital industrial e financeiro no campo.

b) As grandes metrópoles exercem um fascínio no homem rural, oferecendo, ilusoriamente, vida mais fácil e progresso social, contrapondose a uma vida miserável no campo em minifúndios de baixa produtividade.

c) A partir da segunda metade da década de 1990, parte da população rural se estabilizou e observou-se um pequeno aumento em algumas regiões, tendo em vista programas de Reforma Agrária, oferta de empregos rurais não-agrícolas em hotéis fazenda, spas, pague-e-pesque, pousadas e no entorno de parques e reservas ecológicas.

d) O Desenvolvimento da agroecologia em áreas degradadas pelo uso de monoculturas de exportação e pela prática da pecuária intensiva tem fixado o homem no campo.

e) O histórico processo de concentração de terras, a modernização da agricultura e a baixa oferta de empregos em diversas regiões agrícolas são as principais causas dos movimentos migratórios do campo para a cidade.

Gab: D

Questão 286)

Pirâmide Etária do Brasil por Sexo

clip_image006

Analisando a pirâmide etária do Brasil, acima, e seus reflexos nas questões sociais, concluímos que:

I. Segundo a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE/2007, a sociedade brasileira já dá sinais de envelhecimento. Existe uma preocupação quanto aos recursos da Previdência Social, responsável pelo pagamento das aposentadorias.

II. Em 1996, havia mais jovens na base da pirâmide e menos idosos no topo do que dez anos depois. Essa mudança se chama transição demográfica. A pirâmide etária continua estreitando a base e alargando o seu topo.

III. A problemática da Previdência Social está em garantir aposentadoria e pensão para uma população que envelhece visto que cada vez menos jovens estão entrando no mercado de trabalho, já que a aposentadoria de quem não mais trabalha é paga por parcela descontada do salário de quem trabalha.

IV. A população aposentada não trabalha mais para complementar a renda familiar, já que, no Brasil, as faixas etárias de idades não sofrem de isolamento e de marginalização.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições I e II

b) Apenas as proposições I, II e III

c) Apenas as proposições II e III

d) Apenas as proposições I e IV

e) Todas as proposições

Gab: B

Questão 287)

Sobre a população brasileira, são feitas as seguintes considerações:

I. A população está distribuída de forma irregular no território brasileiro.

II. A maioria da população brasileira está concentrada nas áreas urbanas.

III. O Brasil é um país populoso e densamente povoado, principalmente nas regiões norte e sudeste.

IV. As mulheres apresentam uma expectativa de vida superior a dos homens.

Quais estão corretas?

a) Apenas a I e II.

b) Apenas a I, II e III.

c) Apenas a I, II e IV.

d) Apenas a I, III e IV.

e) Apenas a II, III e IV.

Gab: C

Questão 288)

O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas

No final do século 18, nove anos depois da Revolução Francesa, o pensador inglês Thomas Malthus fez barulho na Europa com a publicação de um pequeno ensaio no qual dizia que o futuro, ao contrário do que argumentavam seus contemporâneos franceses, seria trágico. Nada de fraternidade e igualdade. Malthus, um matemático formado em Cambridge, declarou que a população iria crescer em proporção geométrica, enquanto o volume de alimentos produzido aumentaria em proporção aritmética. Com base nessa projeção, ele olhava à frente e só conseguia enxergar o fantasma da fome. Nos 200 anos que se seguiram, a população mundial cresceu sete vezes, chegando a 6,7 bilhões de pessoas, e, ao contrário da famosa previsão, a qualidade de vida média deu um salto inédito. Dado esse retrospecto, qual é a explicação para o recente renascimento das idéias de Malthus?

(Fabiane Stefano e Eduardo Salgado. O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas.)

AS PREVISÕES DE MALTHUS SOBRE O FUTURO DA HUMANIDADE

Atualmente, muitos atores sociais, diante das expectativas de crescimento da população e de crise dos alimentos, rediscutem os fundamentos do pensamento de Thomas Malthus.

Nessa rediscussão, é preciso considerar que Malthus

a) foi um dos iniciadores do desenvolvimento de ideais de que os casais devem ser livres para decidir sobre o tamanho de sua família.

b) foi um dos principais economistas da escola clássica que, no início da Revolução Industrial inglesa, contribuiu para a formulação de princípios básicos do liberalismo econômico.

c) sustentava a concepção de que os problemas da super-população seriam resolvidos se os governos de países desenvolvidos adotassem programas para reduzir a miséria.

d) defendia a idéia de que o processo de urbanização, ao estimular a migração das populações rurais para as periferias das cidades, controlaria naturalmente o crescimento da população.

e) estava correto ao defender a necessidade de o Estado ajudar economicamente as famílias mais numerosas como forma de garantir-lhes qualidade de vida.

Gab: B

Questão 289)

As principais mudanças que se deram na estrutura etária da população brasileira a partir do final do século XX foram:

a) a redução da natalidade e o aumento da mortalidade.

b) o aumento da natalidade e a redução da mortalidade.

c) o aumento da mortalidade e da natalidade.

d) a redução da natalidade e da mortalidade.

e) a redução da população de mulheres e o aumento da população de homens.

Gab: D

Questão 290)

As migrações tem papel destacado ao longo da formação do espaço amazônico. Migrantes das diversas regiões do país, como os das regiões Sul e Nordeste, assim como estrangeiros, em diversos momentos históricos, vêm construindo e participando da vida social regional. Sobre o perfil das migrações na Amazônia contemporânea, é correto afirmar.

a) A partir dos anos 1990, as migrações inter-regionais tem sido predominante, como a de nordestinos.

b) A partir dos anos 1990, houve uma redução das migrações inter-regionais e um aumento das migrações intrarregionais, como as do oeste maranhense para o sul e sudeste do Pará.

c) As migrações inter-regionais e intrarregionais possuem a mesma intensidade na região como um todo.

d) A partir dos anos 1970, houve uma intensificação das migrações intrarregionais decorrentes da abertura das estradas e rodovias na região.

e) A partir dos anos 1980, as migrações inter-regionais direcionaram-se para o Baixo Amazonas paraense e Região Metropolitana de Belém.

Gab: B

Questão 291)

Considere o gráfico a seguir.

Brasil: crescimento da população

clip_image008

(IBGE, Anuário estatístico do Brasil, 2001)

Com base nos dados do gráfico e nos conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, analise as afirmações que seguem.

00. O crescimento populacional entre 1900 e 1940 deve-se, principalmente, à imigração estrangeira. Nesse período, estima-se que mais de um milhão de imigrantes chegaram ao Brasil.

01. A partir da década de 1940, o crescimento populacional é influenciado pelos efeitos da revolução sanitária, que provocou a redução da mortalidade, mas não diminuiu o ritmo da natalidade, que permaneceu alta.

02. O ritmo do crescimento populacional reduziu-se entre 1960 e 1980 em virtude das políticas anti-natalistas adotadas pelos governos militares a partir do golpe de 1964.

03. A partir de 2000, o crescimento populacional volta a se acelerar, como resultado dos benefícios sociais conquistados pelas mulheres na Constituição de 1988, como a licença-gestante.

04. Para 2010, o IBGE projeta uma redução no ritmo do crescimento populacional, relacionado às transformações da sociedade, principalmente pelos efeitos da urbanização.

Gab: FVFFV

Questão 292)

O ensino, a pesquisa e a extensão universitários são serviços que estão incluídos no setor terciário da economia. Em anos recentes, refletindo a política federal de criação de novas Universidades e Campi, estes serviços estão passando por transformações bastante visíveis na sua distribuição no espaço paraibano, entre as quais se afigura o exemplo da criação de novos Campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité, Pombal, Sumé etc.

A criação de novos Campi da UFCG, com o intuito de oferecer serviços públicos federais de ensino, pesquisa e extensão a alguns lugares e regiões da Paraíba, pode ser compreendida através da leitura do espaço geográfico desse Estado.

Trata-se do fenômeno geográfico de

a) concentração e centralização espaciais do ensino, da pesquisa e da extensão no Campus da UFCG da cidade de Campina Grande.

b) marginalização espacial do Sertão, Cariri e Curimataú paraibanos, que não foram contemplados com os serviços públicos federais de ensino, pesquisa e extensão para suas populações.

c) desconcentração espacial relativa dos serviços de ensino, pesquisa e extensão da UFCG em Campina Grande, que, ao criar novos Campi, distribuiu a prestação desses serviços para outros lugares e regiões do interior do Estado.

d) desmembramento espacial dos serviços de ensino, pesquisa e extensão da UFCG, bem como o remembramento espacial desses serviços em novas Universidades Federais criadas no Sertão, Curimataú e Cariri paraibanos.

e) antecipação espacial, pois os novos Campi da UFCG se instalaram em lugares e regiões da Paraíba sem demandas pelos serviços públicos federais de ensino, pesquisa e extensão.

Gab: C

Questão 293)

Eixo temático – Redes e escalas: entre pontos e movimentos

As migrações internacionais nos últimos dois séculos podem ser divididas em, pelo menos, três fases distintas: a que durou do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, a que se iniciou em 1945 e foi até o início dos anos 1970 e a atual. O Brasil esteve sempre inserido nessas três fases, seja como receptor ou emissor de fluxos migratórios.

(Adaptado de OLIC, Nelson Bacic. Fluxos migratórios contemporâneos. In: Revista Pangea. 15/3/2002. Disponível em: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp. Acesso em: 04/03/2009).

Sobre a participação do Brasil nas três fases de fluxos migratórios internacionais é correto afirmar que:

a) O Brasil pode ser considerado um país de grande recepção de imigrantes internacionais na fase atual, pois tem atraído grandes contingentes de trabalhares alemães, italianos, portugueses, estadunidenses, bolivianos, paraguaios etc., que perderam seus empregos na reestruturação tecnológica da indústria nos seus respectivos países.

b) Na primeira fase houve emigração em massa de brasileiros, que buscaram melhores condições de vida e de trabalho nos Estados Unidos.

c) Na fase atual, muitos brasileiros emigram para os países desenvolvidos, principalmente para os da Europa, Estados Unidos e Japão.

d) O Brasil é caracterizado por ser um país de importância internacional quanto aos fluxos emigratórios, principalmente na primeira fase, ao ceder seus trabalhadores para a indústria japonesa, estadunidense e chinesa.

e) Na segunda fase houve imigrações internacionais para o Brasil, notadamente para a Região Nordeste, devido à próspera cultura do algodão e da agroindústria da cana-deaçúcar, bem como para as fazendas de café na Região Sudeste, destacando-se o Estado de São Paulo.

Gab: C

Questão 294)

Pé na estrada, de novo

Assim, conversinha mole e a criançada que se multiplica. “Eu não vou para São Paulo”, anuncia Ari Félix, 12. Mas o irmão dele foi. “Difícil ficar” é a frase mais repetida. Safras perdidas, falta de emprego, família crescendo. A soma faz os homens alternarem: seis meses lá, seis meses cá.

Acostumada às despedidas, Vila São Sebastião sabe a rotina: abraços, apertos de mão e adeusinhos frenéticos que, no caso deles, sempre querem dizer “até logo”.

ARIADNE ARAÚJO

Adaptado de O Povo (Fortaleza), 24/07/2001

O movimento populacional descrito na reportagem é classificado especificamente como:

a) uniforme

b) pendular

c) compulsório

d) de transumância

Gab: D

Questão 295)

Ildenice Rita da Silva, de 33 anos, chegou a Brasília há 15 anos. Foi atrás da irmã, Denizelda de Carvalho, de 41, que morava na cidade desde a década de 70. Ildenice sonhava com um emprego melhor do que em Riachão das Neves, na Bahia, onde trabalhava na roça com a família. (...) De acordo com o Censo 2000, de 1995 a 2000, 15,6% das saídas do Nordeste tiveram como destino as cidades-satélites do Distrito Federal e os municípios goianos ao redor de Brasília. Além das promessas de emprego, uma política de distribuição de lotes, anteriormente iniciada, fez inchar o entorno de Brasília.

LISANDRA PARAGUASSÚ

Adaptado de O Globo, 12/05/2002

A situação relatada na reportagem possibilita estabelecer uma correlação entre dois processos de grande importância para a área das ciências humanas.

Esses processos estão indicados em:

a) urbanização – modernização agrícola

b) migração – segregação socioespacial

c) terciarização – reordenamento territorial

d) metropolização – desemprego estrutural

Gab: B

Questão 296)

Religião Católica Apostólica Romana

clip_image010

Religião Evangélica Luterana

clip_image012

CESAR R. JACOB et al.

Adaptado de Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil.

Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. PUC-Rio/Loyola, 2003.

Os mapas indicam a distribuição espacial dos brasileiros que se declaram católicos ou luteranos.

As áreas com maiores índices de concentração de católicos e luteranos, respectivamente, estão associadas ao predomínio, dentre outras, das seguintes características do país:

a) economia industrial – economia de plantation

b) ocupação recente – ocupação no período colonial

c) população de origem mediterrânea – população de origem alemã

d) percentual de urbanização elevado – percentual de ruralização baixo

Gab: C

Questão 297)

A televisão tornou-se, nos últimos trinta anos, o principal meio de comunicação na sociedade brasileira. As duas imagens possibilitam a identificação da seguinte característica dessa expansão e um de seus efeitos:

clip_image014

SCHWARCZ, Lilia M. (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

a) difusão tecnológica – aumento da inclusão social

b) substituição da radiodifusão – ampliação dos direitos de cidadania

c) popularização dos programas transmitidos – massificação dos hábitos de consumo

d) diminuição do consumo de materiais impressos – alienação em relação aos valores culturais

Gab: C

Questão 298)

No que se refere à composição da população brasileira, assinale o que for correto.

01. A introdução do negro no Brasil foi motivada pela necessidade de mão de obra para a agroindústria canavieira, para a mineração e para a lavoura cafeeira.

02. A chegada do branco no Brasil é associada aos primeiros processos de colonização, sendo o Sul do país a região onde a concentração do elemento branco é maior.

04. Entre os povos amarelos que imigraram para o Brasil no século XX, destacam-se os japoneses que se fixaram, principalmente, nos estados de São Paulo e Paraná.

08. O cafuzo é descendente do cruzamento do branco com o índio, enquanto o mulato é o descendente do cruzamento do índio com o negro.

16. A população indígena no Brasil, que se concentrava na zona litorânea, foi expulsa pelos colonizadores para as zonas interioranas, concentrando-se atualmente na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, recém-criada no estado do Acre.

Gab: 07

Questão 299)

A política dos governos militares (1964-1985) dirigida à ocupação da Amazônia mobilizou a atenção de artistas e intelectuais. O cartaz acima, de um filme nacional produzido à época, remete à seguinte estratégia governamental para a região e a seu respectivo efeito socioeconômico:

clip_image016

Gomes, Angela de Castro et al. A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

a) integração regional – modernização urbana

b) ampliação da rede rodoviária – aculturação da população local

c) proteção do equilíbrio ambiental – elevação da renda per capita

d) estímulo às atividades extrativistas – coletivização da ocupação agrícola

Gab: B

Questão 300)

Distribuição regional dos grupos de cor – Brasil – 1997

clip_image018

Anuário estatístico do Brasil 1998. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.

De acordo com o gráfico, o grupo de cor da população, seu índice de ocupação por região e a explicação histórica desse índice estão associados corretamente em:

a) branca – elevado / Sul – imigração de colonos europeus nos séculos XIX e XX

b) parda – baixo / Sudeste – extinção do trabalho escravo em meados do século XIX

c) parda – elevado / Nordeste – uso predominante do trabalhador indígena nos séculos XVII e XVIII

d) negra – baixo / Centro-Oeste – proibição do emprego de trabalhadores africanos no século XVI e XVII

Gab: A

Questões Exercícios ENEM - População 37

Questão 259)

[...] a primazia baiana no fornecimento de mão-de-obra para as Minas acusou o definitivo impacto da inserção dos comerciantes da praça mercantil do Rio de Janeiro no tráfico, incentivada pela abertura do Caminho Novo. Por meio do Caminho Velho, que ligava o Rio de Janeiro à região mineradora através de Paraty, gastava-se de 43 a 99 dias, dependendo do número de paradas, o que o tornava pouco competitivo comparativamente à rota que, através do rio São Francisco, unia Salvador às Gerais. Contudo, a partir da abertura do Caminho Novo, em 1711, o percurso de 80 léguas (480 km) passou a ser feito em apenas 10 ou 12 dias.

clip_image002

(FLORENTINO, Manolo; RIBEIRO, Alexandre Vieira; SILVA, Daniel B.

Domingues da. Aspectos comparativos do tráfico de africanos para o

Brasil (séculos XVIII-XIX). In: CAMPOS, A.P. & SILVA, G.V.

História Afrobrasileira. Vitória: Nea@d, 2005. CD-ROM.)

O mapa anterior mostra os caminhos percorridos pelos comerciantes de escravos, até a região das Minas Gerais, na virada do século XVIII para o XIX. Houve, nesse período, importantes mudanças em relação às Praças comerciais de escravos localizadas no Brasil. Sobre essas mudanças, são feitas as seguintes afirmações:

I. Até finais do século XVIII, a maior parte dos escravos africanos traficados para o Brasil desembarcavam no Porto de São Salvador.

II. A descoberta do ouro nas Minas Gerais estimulou ainda mais a importação de escravos africanos para o Brasil.

III. A descoberta de novo caminho de acesso às Minas Gerais proporcionou a mudança do eixo comercial de escravos, que passou a se concentrar nos portos do Rio Grande do Sul.

IV. A descoberta do novo caminho transformou o Rio Doce na principal via de escoamento do ouro das Minas Gerais.

SOMENTE é CORRETO o que se afirma em:

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

Gab: A

Questão 260)

Em relação à modernização da economia brasileira, ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, é INCORRETO afirmar que:

a) os camponeses pobres perderam o acesso à terra.

b) a agropecuária ficou subordinada aos capitais industriais e financeiros.

c) a formação dos complexos agroindustriais aprofundou a concentração fundiária.

d) a mecanização das atividades transformou os colonos em excedentes demográficos.

e) os títulos de propriedade, nas fronteiras agrícolas, eram forjados pelos camponeses.

Gab: E

Questão 261)

O quadro abaixo mostra o crescimento da população brasileira em diferentes períodos do século XX. Percebe-se que as taxas de crescimento são bem distintas em relação a esses períodos.

clip_image004

Fonte: IBGE

Analisando os dados do quadro e os fatores relacionados ao crescimento natural da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) O período de 1980 a 2000 é caracterizado como de forte crescimento demográfico, em função da urbanização e da maior oferta de emprego.

b) O período de 1970 a 1990 é caracterizado como de decréscimo das taxas de densidade demográfica, em função da estabilização da taxa de mortalidade e diminuição da taxa de natalidade.

c) O período de 1960 a 1980 é caracterizado como de crescimento das taxas de natalidade e de mortalidade, conseqüentemente diminuição do crescimento natural.

d) O período de 1950 a 1970 é caracterizado como de nítida explosão demográfica, em função da diminuição mais acentuada da taxa de mortalidade em relação a taxa de natalidade.

e) O período de 1920 a 1940 é caracterizado como de estabilização das taxas de mortalidade e de natalidade, em função da adoção do planejamento familiar.

Gab: D

Questão 262)

Leia o trecho do poema de João Cabral de Melo Neto.

[...] “Vira usinas comer

as terras que iam encontrando;

com grandes canaviais

todas as várzeas ocupando.

O canavial é a boca

com que primeiro vão devorando

matas e capoeiras,

pastos e cercados;

com que devoram a terra

onde um homem plantou seu roçado;

depois os poucos metros

onde ele plantou sua casa;

depois o pouco espaço

de que precisa um homem sentado;

depois os sete palmos

onde ele vai ser enterrado.”

Neto, João Cabral de Melo. O Rio ou a relação da viagem que faz o Capibaribe de Sua Nascente à Cidade do Recife. 1954.In BIGOTTO, Francisco José. Cana-Brava. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala Educacional, ano 4, n.21, 2008. p. 43.

Com base nesse trecho do poema e nos estudos sobre o assunto, marque a alternativa INCORRETA.

a) No trecho do poema, percebe-se que o roçado do pequeno proprietário sucumbe à expansão dos canaviais imposta pelas usinas, e isso se reflete em uma retração da produção dos alimentos.

b) Para o poeta, os canaviais causam grandes mudanças na paisagem, tais como, destruição das várzeas, das matas e capoeiras, além do aniquilamento do pequeno lavrador que é obrigado a deixar o seu lugar.

c) Esse trecho sobre a paisagem nordestina faz parte de um poema, escrito em 1954, que se mostra atual, principalmente, no que se refere à expansão da lavoura canavieira, que ocorre desde a década de 1970, nas fronteiras agrícolas da Amazônia. Essa lavoura promove a destruição das matas e gera conflitos de terra.

d) O poeta retrata uma paisagem nordestina que se assemelha, principalmente, à paisagem do Estado de São Paulo, onde há a maior produção de cana-de-açúcar do país.

Gab: C

Questão 263)

Leia a notícia seguinte.

“A população brasileira chegou em 2008 a 189,6 milhões de habitantes, mas cresce em ritmo cada vez menor devido à queda nas taxas de fecundidade. Com isso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está revendo suas estimativas e antecipou a data em que prevê que a população começará a cair. Em vez de 2062, a nova projeção aponta que isso ocorrerá até 2040. [...] os técnicos do instituto adiantaram que o novo teto populacional ficará entre 217 e 220 milhões de habitantes ao final da década de 2040. A estimativa antiga apontava que a população ultrapassaria 260 milhões de pessoas e só depois diminuiria, em 2062.”

Folha de S. Paulo. Cotidiano, 30 de agosto de 2008. p. C1.

Os dados divulgados pela notícia são importantes para a definição de políticas públicas para o país. Considerando que a expectativa de vida da população brasileira vem aumentando, marque a alternativa correta.

a) A distribuição da população brasileira por idade e sexo está mudando mais rapidamente e, em 2040, a pirâmide etária que representará graficamente essa distribuição terá uma base bem mais larga que o topo.

b) Proporcionalmente, a população infantil diminuirá e a população idosa aumentará mais rápido do que se previa. Isso poderá melhorar a distribuição e aplicação dos recursos financeiros destinadas à educação básica, mas exigirá maiores investimentos em políticas voltadas para a saúde e para a previdência social.

c) O país deve investir mais em programas de controle da natalidade para acelerar o aumento proporcional do número de idosos da população e, assim, diminuir a reprodução social da pobreza e a grande demanda por creches e escolas.

d) As políticas públicas nas próximas décadas deverão priorizar a privatização dos serviços de saúde e a previdência para evitarem o colapso das finanças do país, decorrente do aumento do número de idosos que provocará maiores gastos públicos com saúde e aposentadoria.

Gab: B

Questão 264)

Leia o gráfico abaixo

clip_image006

(ADAS, M. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 2004.)

A partir das informações do gráfico, analise as afirmativas.

I. As migrações ocorridas durante as décadas de 50 e 60 do século XX foram motivadas pela implantação do Programa para o Desenvolvimento do Vale do Guaporé.

II. O processo de desmatamento ocorreu de forma mais intensa que o crescimento da população.

III. Na década de 50 do século XX, quando foi iniciada a exploração da cassiterita, as migrações proporcionaram crescimento populacional.

IV. A implantação da BR-364 e a conseqüente melhoria das condições de transporte contribuíram para o crescimento populacional a partir da década de 70 do século XX.

Estão corretas as afirmativas

a) II e III, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 265)

Observe o mapa abaixo, que representa os fluxos migratórios em direção à região Norte, na década de 1990:

clip_image008

(Fonte: MATOS, Ralfo. Fluxos migratórios regionais no Brasil contemporâneo: descrição e análise. In: GONÇALVES,

Maria F.; BRANDÃO, Carlos A.; GALVÃO, Antônio C. F. (Org.). Regiões e cidades, cidades nas regiões:

o desafio urbano-regional. São Paulo: UNESP/ANPUR, 2003. p. 229-270.)

Com base nos conhecimentos sobre os processos migratórios no território brasileiro e na análise do mapa, assinale a afirmativa CORRETA:

a) A maioria dos fluxos ocorreram no período do plano de metas do governo JK, estimulados por projetos de integração nacional e pelas oportunidades de emprego nas empresas.

b) Os fluxos oriundos da região Sul majoritariamente estão vinculados ao processo de expansão da fronteira agrícola e se concentram no estado de Rondônia.

c) A origem dos fluxos está concentrada na região Nordeste, devido à migração de retorno e aos grandes projetos mineradores e assentamentos agroflorestais.

d) A região Sudeste aparece como uma das principais fontes de migrantes, devido à falta de oportunidades de emprego e educação e às péssimas condições de educação e saúde nesta região.

Gab: B

Questão 266)

A questão está relacionada ao gráfico e às afirmações a seguir.

Brasil: Taxas de mortalidade infantil (por mil)

clip_image010

(IBGE – Síntese dos indicadores sociais. 2007)

I. O declínio da taxa de mortalidade tem relação com a expansão do processo de urbanização ocorrido na segunda metade do século XX.

II. O comportamento da taxa de mortalidade é um indicador das condições socioeconômicas do país.

III. A redução da taxa de mortalidade infantil diminui o índice de crescimento vegetativo.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a realidade brasileira permitem afirmar que está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

Gab: C

Questão 267)

Os fluxos migratórios humanos representam mais do que um deslocamento espacial, podendo significar uma mudança de condição social.

Pode-se afirmar que essa mudança ocorreu com:

a) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para São Paulo nas décadas de 1950 e de 1960, transformando-se em operários do setor industrial.

b) agricultores sulistas, que migraram para o Centro-Oeste na década de 1960, transformando-se em empresários de mineração.

c) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para a Amazônia na década de 1960, transformando-se em grandes proprietários de terras.

d) moradores das periferias das grandes cidades, que migraram para o interior do país, na década de 1970 atraídos pelas oportunidades de emprego nas reservas extrativistas.

e) pequenos proprietários rurais nordestinos que, na década de 1970, migraram para São Paulo para trabalhar como bóias-frias na colheita de café.

Gab: A

Questão 268)

Um dos aspectos importantes para entender as questões econômicas de um país é a sua estrutura ocupacional, pois ela revela dados acerca da situação do trabalhador. Sobre a estrutura ocupacional brasileira, é correto afirmar que:

a) a ocupação da população brasileira está, na sua grande maioria, concentrada no setor industrial.

b) os desempregados são considerados inativos, porque não estão trabalhando e não têm carteira de trabalho assinada.

c) as pessoas que estão em situação de desemprego oculto são aquelas que estão encostadas por motivo de saúde.

d) a ocupação da população brasileira está, na sua grande maioria, concentrada no setor de serviços.

e) a ocupação da população brasileira está, na sua grande maioria, concentrada no setor agrícola.

Gab: D

Questão 269)

Os indicadores populacionais revelam dados sobre a situação do povo de um determinado país. Entre os dados da dinâmica populacional, está a migração. Sobre as correntes migratórias no Brasil, é correto afirmar que:

a) observou-se, entre 1850 e 1930, uma enorme entrada de imigrantes livres e escravos para trabalhar no Norte e Nordeste do país.

b) as correntes imigratórias iniciaram-se no século XIX, com a chegada de italianos, alemães e japoneses.

c) o êxodo rural é um fluxo migratório do campo para cidade, que ainda existe no Brasil.

d) o saldo migratório dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro é negativo.

e) os movimentos migratórios para fora do país cessaram com a industrialização no Sudeste.

Gab: C

Questão 270)

Sobre a educação no Brasil é correto afirmar, exceto:

a) Os dados da Pnad de 2007 demonstram que o Brasil está conseguindo atingir metas quantitativas, ampliando o acesso da população mais jovem à escola, embora seja preciso elaborar políticas públicas para incentivar a permanência na escola e elevar a qualidade do ensino.

b) A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 revelou que a taxa de analfabetismo da população em 2006 caiu. Mesmo assim, o número de brasileiros analfabetos somava 14,1 milhões. Países com renda média bem inferior à do Brasil têm desempenho melhor que o brasileiro, como por exemplo, a Bolívia e o Equador.

c) O percentual dos chamados analfabetos funcionais (pessoas com menos de quatro anos de escolaridade, segundo a metodologia do IBGE) teve um grande aumento nos últimos anos, fruto de políticas públicas que só deram atenção ao ensino técnico profissionalizante.

d) A Pnad de 2007 apontou que, embora o acesso ao ensino superior tenha crescido entre 2006 e 2007, a rede privada ainda responde por 76% dessas matrículas. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que prevê a criação, em 2009, de 44 mil vagas em instituições públicas de ensino superior, diminuirá essa discrepância entre a oferta da rede particular e a da pública.

e) O Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo a alunos procedentes de escolas públicas em instituições particulares de ensino superior, possibilitou um aumento na oferta de vagas ao ensino superior no Brasil.

Gab: C

Questão 271)

Sobre a população brasileira é correto afirmar, exceto:

a) Hoje as famílias chefiadas por mulheres já ultrapassam 28%, isso representa que, em cada quatro famílias, uma é chefiada por mulher.

b) Doenças do aparelho circulatório associadas à má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, ao tabagismo e ao sedentarismo estão no topo do ranking das causas de morte no Brasil. O câncer aparece em segundo lugar, seguido de homicídio e violência no trânsito, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

c) Apesar de a diferença de renda entre brancos e negros ter diminuído, os negros ainda recebem menos do que os brancos em todas as regiões do País. Os brancos ainda vivem com quase o dobro da renda mensal média dos negros.

d) Em 2007 o divórcio no Brasil completou 30 anos, quando o IBGE registrou um crescimento expressivo em relação a 1984. Em contrapartida, o número de casamentos realizados no País vem crescendo desde 2003.

e) Embora os homens sejam a maioria na população, as mulheres morrem mais o risco de morte da população feminina é 40% superior ao masculino.

Gab: E

Questão 272)

Ao afirmar que a população brasileira encontra-se em transição demográfica, aproximando-se da realidade demográfica de alguns países desenvolvidos, os dados do último Censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2000) sugerem que o perfil demográfico brasileiro apresenta mudanças.

Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:

I. Houve aumento da taxa de fecundidade em todos os Estados do Brasil.

II. As mulheres brasileiras passaram a ter menos filhos, participar mais da vida econômica do país, constituindo famílias com poucos membros (famílias nucleares).

III. Com a diminuição da taxa de mortalidade, a expectativa de vida aumentou. São justificativas para estas mudanças do perfil demográfico brasileiro o que se afirma

a) apenas em I e III.

b) apenas em II e III.

c) apenas em I e II.

d) em I, II e III.

Gab: B

Questão 273)

No que respeita a movimentos populacionais no mundo, com a criação de comunidades regulares ou irregulares de imigrantes em vários países, em busca de trabalho e melhores condições de vida, assinale o que for correto.

01. Dentre as comunidades mais significativas de brasileiros fora do Brasil destacam-se as do Oriente Médio, formadas princi-palmente por descendentes de sírios e libaneses.

02. A África é o grande pólo atrativo atual para os brasileiros, uma vez que esse continente é carente de mão-de-obra especia-lizada.

04. As maiores comunidades de estrangeiros no Brasil são constituídas, dentre outros, por portugueses, japoneses, italianos e espanhóis.

08. As maiores comunidades brasileiras no exterior estão nos Estados Unidos (Miami, Nova York e Boston), Japão (Nagoya e Tóquio) e Europa (Lisboa, Madri, Barcelona, Londres e Roma, entre outras).

16. Muitos brasileiros deslocaram-se para o Paraguai, onde algumas comunidades se estabeleceram, entre outras, em Ciudad Del Este.

Gab: 28

Questão 274)

Sobre a população brasileira, suas características e distribuição, assinale o que for correto.

01. A redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida fazem com que o número de pessoas em idade considerada economicamente ativa (15 a 64 anos) seja superado com folga pela população "dependente" (crianças e idosos).

02. As regiões de maior população no Brasil são as Regiões Sudeste e Sul, e as de menor população são as Regiões Norte e Nordeste.

04. O estado que apresenta a maior densidade demográfica é o Rio de Janeiro.

08. A população brasileira é predominantemente branca e mestiça. Segundo a classificação usada pelo IBGE em suas pesquisas de "cor e raça", 49,7% dos habitantes são brancos, 42,6% são pardos, 6,9% são negros, restando menos de 1% para outras categorias.

16. Apesar da grande miscigenação, o preconceito e a desigualdade ainda fazem com que a população negra figure entre as mais pobres e as que mais sofrem com a violência e a falta de acesso a educação, saúde e emprego. Aos poucos se procura corrigir essas desigualdades, com medidas como a criação do sistema de cotas para negros nas universidades públicas, motivo de controvérsia.

Gab: 28

Questão 275)

Embora os contrastes sociais entre as cinco macrorregiões brasileiras venham se reduzindo nos últimos anos, na maioria dos aspectos as desigualdades permanecem. Sobre esta questão, assinale o que for correto.

01. Os índices de analfabetismo de pessoas acima de 15 anos são maiores nas Regiões Nordeste e Norte e menores nas Re-giões Sul e Sudeste.

02. Os índices que determinam o Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) são maiores na Região Norte, devido ao contato direto das populações com a natureza local, e menores nas Regiões Sudeste e Sul, onde os índices de poluição são mais elevados.

04. A expectativa de vida ao nascer é, em média, maior de 74 anos para a Região Nordeste e menor de 70 anos para a Região Sudeste.

08. A fecundidade é maior no Sul e no Sudeste e menor no Norte e no Nordeste.

16. A mortalidade infantil é menor no Sul e maior no Nordeste.

Gab: 17

Questão 276)

O perfil da população brasileira mudou ao longo das últimas décadas. Sobre esse perfil, assinale a afirmativa incorreta.

a) A participação das mulheres no mercado de trabalho é crescente e indica que elas vêm ocupando postos tradicionalmente masculinos.

b) A população se concentra preferencialmente nas regiões metropolitanas onde estão localizadas as atividades produtivas secundárias e terciárias.

c) A diminuição das taxas de mortalidade em decorrência dos avanços médicos e sanitários pode ser constatada.

d) Os moradores de favelas e morros têm sido favorecidos com a abolição das desigualdades sociais devido a políticas de distribuição da renda.

Gab: D

Questão 277)

Um geógrafo, com objetivo de analisar a distribuição da população brasileira, examinou os dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2007, e constatou que na região Norte do país há 14.623.316 habitantes, na Nordeste 51.534.406, na Sudeste 77.873.120, na Sul 26.733.595 e na Centro-Oeste 13.222.854. Com base nesses dados, elaborou um mapa com o intuito de representar essas informações. Apresente um título para esse mapa e construa a sua legenda.

Gab:

Apresentar um título, entre outros possíveis, como o indicado abaixo:

- Distribuição da população brasileira por regiões, 2007. Construir uma dentre as seguintes legendas:

clip_image012 OU clip_image014

Questão 278)

Um dos reflexos da crise econômica internacional que eclodiu a partir do final de 2008 teve consequência direta sobre o mercado de trabalho formal, delineando um perfil para os novos desempregados brasileiros.

Analise estas afirmativas:

I. o mercado perdeu milhares de postos de trabalho na indústria, principalmente aqueles da faixa entre 1 a 3 salários mínimos;

II. o emprego formal na indústria atingiu mais a mão de obra feminina, que respondia pela maior parte das vagas fechadas no período;

III. a contração do emprego formal atingiu mais os homens, que respondiam por 8 em cada 10 vagas fechadas no período;

IV. de acordo com o cadastro geral de empregos e desempregos, as grandes empresas foram as que mais demitiram trabalhadores com carteira assinada;

V. especialistas apontam que o setor que mais demitiu (90%) foi a Indústria Têxtil, principalmente trabalhadores do sexo feminino.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, IV e V.

e) III, IV e V.

Gab: B

Questão 279)

É nas áreas rurais que o trabalho infantil é mais acentuado. Segundo o IBGE (2004), de 1,8 milhão de pessoas de 10 a 17 anos ocupadas nas áreas rurais, 37,6% começaram a trabalhar com menos de 10 anos de idade. Geralmente, essas crianças trabalham em atividades árduas ou insalubres e, pela longa jornada de trabalho, estão impedidas de realizarem tarefas mais indicadas a essa faixa etária.

Cite dois principais problemas que podem advir do trabalho infantil e explique o que eles representam para o futuro dessas crianças.

Gab:

O trabalho infantil implica uma exploração ilegal do trabalho humano, ocorrendo remuneração irrisória com jornadas de trabalho prolongadas, o que reduz, quando não extingue, o tempo disponível da dedicação à formação educacional. Além disso, ambientes e condições de trabalho insalubres comprometem o desenvolvimento sadio do organismo biológico das crianças.

Essas crianças, empurradas para o trabalho pelas precárias condições de vida das famílias, crescem com deficiência na formação educacional (muitas vezes interrompida), permanecendo não qualificadas, o que torna mais improvável a ascensão social. Em outros termos, o trabalho infantil é uma forma de reprodução das desigualdades e da pobreza.

Questão 280)

Analise o gráfico.

clip_image016

Fonte: Memorial do imigrante, 2000.

Sobre a imigração no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

a) A quantidade de imigrantes de origem ibérica superou, no período citado, o número de imigrantes italianos.

b) A maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil saiu do leste Europeu.

c) Os italianos tornaram-se os principais imigrantes no Brasil depois da crise econômica na Itália, em 1970.

d) Os principais fluxos de imigração no Brasil foram dos países em desenvolvimento, como China e Índia.

Gab: A

Questão 281)

Analise o gráfico.

Brasil: Evolução do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

clip_image018

(PNUD)

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas brasileiras permitem afirmar que a evolução do IDH

a) aponta a redução das desigualdades sociais, principalmente aquelas relacionadas à cor e ao gênero.

b) demonstra o sucesso das políticas antinatalistas adotadas pelo Estado brasileiro a partir da década de 1980.

c) está relacionada à melhoria de vários indicadores sociais, dentre eles o aumento da longevidade da população.

d) é resultado das mudanças nas políticas do Estado que, desde a década de 1990, prioriza o bem-estar social.

e) é consequência do acentuado crescimento do PIB, principalmente, entre as décadas de 1980 e 1990.

Gab: C

Questões Exercícios ENEM - População 36

Questão 237)

Leia o texto abaixo:

Quinze filhos e um quarto

O metalúrgico baiano José Manuel de Jesus e sua mulher , a costureira Altair, tiveram quinze filhos.

“Depois do sexto, tentei fazer laqueadura, mas o médico disse que aos 27 anos, eu era nova para ser esterilizada”, conta Altair. O orçamento apertado fez com que a família dormisse em um único cômodo durante vinte anos. Manuela, a filha mais velha, decidiu não repetir a história dos pais. Depois que o segundo filho nasceu, seu marido fez uma vasectomia. “Passei necessidades na infância. Seria burrice fazer o mesmo com meus filhos”, diz. Os irmãos de Manuela que já se casaram tiveram apenas um filho.

Revista Veja, julho 2008

Em 1960, a taxa de fecundidade da população brasileira era de 6,3 filhos por mulher. Em 2008, essa taxa cai para 1,8 filhos, segundo o IBGE. Uma das causas dessa redução é:

a) a desconcentração da renda da população brasileira;

b) a redução do uso de contraceptivos entre a população adulta;

c) a difusão das informações causada pela urbanização;

d) o aumento do número de mulheres no conjunto da população;

e) o aumento do uso de contraceptivos entre os adolescentes.

Gab: C

Questão 238)

Entre as décadas de 60 e 90, as capitais brasileiras registraram uma redução significativa dos óbitos provocados por infecções parasitárias e o aumento de mortes causadas por doenças do aparelho circulatório. O aumento dos óbitos causados por doenças do aparelho circulatório tem como causas principais:

a) a mudança nos padrões alimentares e a contaminação dos mananciais urbanos;

b) a sedentarização do homem urbano e a melhoria dos serviços de saneamento básico;

c) o incentivo à prática de esportes e o aumento do consumo de “Fast Food”;

d) a dupla jornada de trabalho e as precárias condições de habitação;

e) o aumento do consumo de gorduras polisaturadas e o estresse urbano.

Gab: E

Questão 239)

Observe a notícia a seguir para responder à questão.

Quase 20 milhões de pessoas migraram entre as grandes regiões do Brasil em 2007, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados da pesquisa mostram ainda que quase toda a população do ____ I___ (97,2%) e do ____ II___ (94%) é formada de pessoas que nasceram na região onde moram. Já o ___I_I_I___, de povoamento regional tardio, tem apenas 69,7% de população nativa.

(noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/09/24/ult5772u863.jhtm)

Com base nos conhecimentos sobre os fluxos migratórios inter-regionais no Brasil, pode-se afirmar que I, II e III correspondem, respectivamente, às regiões

a) Sudeste … Nordeste … Norte

b) Norte … Centro-Oeste … Sudeste

c) Sul … Sudeste … Centro-Oeste

d) Centro-Oeste … Norte … Nordeste

e) Nordeste … Sul … Centro-Oeste

Gab: E

Questão 240)

Observe a figura a seguir.

Cartaz de incentivo à emigração japonesa para o Brasil

clip_image002

Em 28 de abril de 1908, 781 pessoas saíram de Kobe, no Japão, a bordo do navio Kasatu Maru, chegando ao porto de Santos, São Paulo, em 18 de junho de 1908. Essa viagem simboliza o início da emigração japonesa para o nosso país e foi apenas a primeira de muitas que se seguiram.

Com relação à migração japonesa, é INCORRETO afirmar que

a) a era Meiji, no Japão, foi marcada por uma série de mudanças positivas, no entanto o novo sistema também causou concentração da renda e da posse da terra, deixando à margem do processo produtivo grande parte da população camponesa. Essa crise estrutural incentivou a emigração japonesa para o Brasil.

b) o presidente Floriano Peixoto promulgou a lei que permitiu a imigração asiática para o Brasil, em 1892, devido à necessidade de mão-de-obra para as lavouras de café, que se expandiam no oeste paulista.

c) começou a haver, em meados dos anos de 1980, uma inversão no processo migratório entre Brasil e Japão. Brasileiros descendentes de japoneses em busca de trabalho e renda iniciou a jornada de volta à terra dos ancestrais. O Japão só os aceita como mão-de-obra sem cidadania.

d) a entrada do Brasil na Segunda Guerra intensificou a censura e a repressão política aos imigrantes, particularmente japoneses, italianos e alemães. Esses imigrantes enfrentaram restrições, muitas famílias tiveram os laços rompidos com parentes no Japão, os bens confiscados e chegaram a ser enviados a campos de detenção.

e) os japoneses se adaptaram facilmente ao idioma, aos hábitos alimentares, ao clima, ao vestuário, etc., não sofrendo choques culturais no Brasil. Graças a essa adaptação foi descartado qualquer plano de regresso à terra natal.

f) I.R.

Gab: E

Questão 241)

Neste ano, comemora-se o centenário do nascimento do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro.

Em sua principal obra, Geografia da Fome editada em 1946, Josué de Castro aponta as questões sociais como as principais causadoras da grave realidade, em termos de nutrição, em que se encontrava parcela expressiva da população do Brasil e, em especial, do Norte e Nordeste do país. Mais recentemente a Pesquisa Nacional sobre a Saúde da Mulher e da Criança (PNDS 2008) atualizou este quadro. Segundo o estudo, a parcela de crianças de até 5 anos que sofrem de desnutrição crônica caiu de 13%(em 1996) para 7%(em 2008). Entre as crianças nordestinas, a taxa de desnutrição diminuiu de 22% para 5,7% e na Região Norte de 17% para 15%.

Identifique e analise a coluna da tabela que demonstra a persistente gravidade da situação de pobreza no Norte e Nordeste, apontando dois fatores responsáveis por essa persistência.

Algumas causas de óbitos e sua participação sobre o total no Brasil – 2005.

clip_image004

Fonte: Adaptado de (1) Ministério da Saúde/

SVS; (2) Cruz e Batituci, 2007.

Gab:

A coluna que trata dos óbitos infantis por doenças infecciosas e parasitárias é aquela que demonstra claramente as persistentes condições de pobreza em que vive boa parcela da população do Norte e Nordeste do Brasil. Nela ficam evidenciados altos percentuais de morte de crianças, em comparação ao restante do país. Este tipo de óbito é bastante revelador de condições de pobreza tendo em vista os fatores aos quais está ligado. Destacam-se, entre outros: as precárias condições de saneamento básico; a desassistência para com a saúde da mulher e da criança bem como a deficiência dos serviços de saúde publica; o baixo nível de escolaridade das mães que por sua vez repercute fortemente sobre a saúde da criança; as deficiências de cobertura nas campanhas de vacinação.

Questão 242)

Observe o gráfico.

POPULAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO1992-2002 (EM MILHÕES).

clip_image006

(IBGE, 2004. Adaptado.)

a) Compare a base e o topo nos anos de 1992 e 2002.

b) Comente a situação das mulheres e dos homens nas faixas etárias de 20 a 24 anos e de 30 a 34 anos.

Gab:

a) Comparando-se a base e o topo da pirâmide demográfica brasileira nos anos de 1992 e de 2002, verifica-se que ocorreu uma inversão na participação dos grupos etários.

Se considerarmos como base da pirâmide as três primeiras faixas (0 a 4; 5 a 9; 10 a 14), observamos que os contingentes desses grupos etários, em 1992, eram maiores do que os de 2002. Em todos os outros grupos de idade observamos uma situação contrária, ou seja, os respectivos contingentes demográficos em 1992 eram inferiores aos de 2002, com essa diferença atingindo seu máximo no topo da pirâmide, especialmente na faixa de 70 anos ou mais.

b) Observando-se as faixas etárias de 20 a 24 anos e de 30 a 34 anos, é possível perceber — especialmente nos dados referentes a 2002 — uma sensível superioridade do contingente de mulheres em relação ao de homens. Uma das razões para essa diferença está no alto índice de mortalidade de jovens do sexo masculino, relacionado com a violência urbana e com acidentes de trânsito.

Questão 243)

A massificação do desemprego no Brasil, principalmente a partir da década de 1990, é decorrente de vários fatores. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Desindustrialização no começo da década de 1990, devido à abertura comercial.

b) Internalização da revolução tecnológica, poupadora de mão de obra.

c) Envelhecimento da população, com a diminuição de trabalhadores a procura de emprego.

d) Baixo crescimento econômico e pequena taxa de investimento.

e) Privatização e sucateamento dos serviços públicos, com diminuição do emprego público.

Gab: C

Questão 244)

Segundo se observa no mapa, as direções dos fluxos migratórios prevalecentes no Brasil em 1990 podem ser explicadas por fatores como

clip_image008

(Fonte: ROSS, J. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 522)

a) a intensa mecanização do campo na região amazônica, demandando força-de-trabalho melhor qualificada proveniente do Centro-Sul e do Nordeste.

b) a criação de grandes zonas industriais em Manaus, Santarém, Porto Velho e Belém, somada à expansão da agropecuária mecanizada no resto do país.

c) a implantação de pequenos e médios projetos extrativistas e ferroviários na Amazônia e a proletarização em massa de trabalhadores rurais e urbanos no Centro-Sul.

d) o prosseguimento da reforma agrária no país e o êxodo rural dos trabalhadores dos movimentos sociais do campo para a frente pioneira urbana na Amazônia.

e) a modernização agrícola e a expropriação camponesa no Centro-Sul e no Nordeste e as políticas de incentivo agropecuário e mineral no Centro-Oeste e na Amazônia.

Gab: E

Questão 245)

Em junho de 2008, comemorou-se o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em 18.06.1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 japoneses, que compunham a primeira leva de imigrantes. Observe os gráficos.

BRASIL E JAPÃO – DADOS DEMOGRÁFICOS EM 1908 E 2008.

clip_image010

(Ministério do Interior e Comunicações do Japão; IBGE – Estatísticas do

Século XX e Organização da Nações Unidas, 2008.)

Utilizando seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica causas que contribuíram para reforçar os acordos nipo-brasileiros no início do século XX e a direção atual do fluxo migratório.

a) Elevada densidade populacional no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra agrícola no Brasil; inversão do fluxo com brasileiros, descendentes ou não de japoneses, emigrando para o Japão.

b) Acelerado processo de urbanização no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; manutenção do fluxo, exclusivamente com japoneses altamente qualificados imigrando para o Brasil.

c) Cobrança de impostos elevados no Japão; abolição da escravatura no Brasil; interrupção total do fluxo migratório entre os dois países.

d) Política de privilégios para o primogênito no Japão; baixa esperança de vida e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; inversão do fluxo, exclusivamente com descendentes de japoneses emigrando para o Japão.

e) População muito maior no Japão; densidade populacional elevada com grande expansão urbana no Brasil; aumento do fluxo em mais do que o dobro, exclusivamente com brasileiros natos emigrando para o Japão.

Gab: A

Questão 246)

Leia o texto a seguir.

Nas décadas de 1950 e 1960, a maior parte dos países subdesenvolvidos registrou taxas elevadas de incremento populacional. No Brasil, as taxas de crescimento populacional batiam recordes históricos, projetando a duplicação da população a cada 25 anos. Entretanto, desde a década de 1970, a população brasileira vem crescendo em ritmos cada vez mais lentos.

(Demétrio Magnoli e Regina Araújo, A Nova Geografia)

Pode-se atribuir, como principal causa da diminuição do crescimento vegetativo no Brasil

a) a melhoria das condições de vida da população, refletindo o aumento da expectativa de vida.

b) a diminuição das taxas de natalidade e aumento da mortalidade, em especial nas zonas rurais.

c) os baixos índices das taxas de mortalidade infantil, visíveis em todas as regiões do país.

d) a queda da taxa de fecundidade em todas as regiões do país, ainda que em ritmos diferentes.

e) a contenção das altas taxas de mortalidade, devido às conquistas recentes na prevenção de doenças.

Gab: D

Questão 247)

O IDH, criado no início da década de 90 para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), combina três dimensões básicas do desenvolvimento humano: longevidade, educação, renda. O cálculo do IDH-M é uma adaptação do cálculo do IDH de países focalizando o município. Analise a tabela:

clip_image012

(Dados do IBGE. Aplicativo Brasil Hoje. Cenpec/FIS/UNICEF)

De acordo com a tabela, pode-se afirmar que

a) a expectativa de vida no município de Brejetuba é a dimensão que aumenta o IDH nesse município.

b) a dimensão “renda” é a determinante para a definição do IDH de um município.

c) as dimensões “renda” e “longevidade” determinam o desempenho da educação dos municípios.

d) Veranópolis apresenta a maior expectativa de vida, porém a dimensão “renda” é que lhe garante o melhor IDH-M.

e) Autazes é o município que apresenta o maior equilíbrio entre as dimensões que formam o IDH-M.

Gab: A

Questão 248)

A renda per capita, um dos indicadores que permitem analisar o grau de desenvolvimento de um país, é calculada a partir da divisão do PNB do país pela sua população. Porém, por se tratar de uma média, a renda per capita esconde disparidades na distribuição da renda. A renda per capita do município segue a mesma lógica. Relacionando os dados da tabela, pode-se perceber que o município de

clip_image014

(Dados do IBGE. Aplicativo Brasil Hoje. Cenpec/FIS/UNICEF)

a) Jundiaí apresenta as piores taxas de distribuição de renda.

b) Vinhedo apresenta as maiores possibilidades de ter uma população com maior poder aquisitivo.

c) Campinas apresenta taxas de distribuição de renda superiores às de Jundiaí.

d) Campinas apresenta taxas de concentração de renda proporcionalmente elevadas.

e) Cajamar apresenta o maior número de pessoas em estado de pobreza e a pior renda per capita em relação aos demais municípios.

Gab: B

TEXTO: 9 - Comum à questão: 249

Observe o mapa abaixo.

clip_image016

Questão 249)

Tendo como referência os volumes populacionais e sua distribuição geográfica, pode ser dito que:

a) houve enorme concentração populacional em alguns municípios da faixa atlântica, o que indica a existência de grandes cidades.

b) há grande representatividade dos municípios médios de um modo geral e, em especial, no norte do território.

c) há grande concentração populacional no Sudeste, embora não haja nenhum município que se destaque particularmente.

d) há concentração em certas partes do território, porém os contingentes dos municípios mais populosos não chegam a ser expressivos.

e) à exceção do sudeste brasileiro, não há nas outras regiões municípios que alcancem os dois milhões de habitantes.

Gab: A

Questão 250)

Analise as afirmações a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Desde o início do século XXI, o crescimento da população brasileira tem sido crescente, o que viabiliza o preenchimento dos denominados vazios demográficos no território brasileiro.

II. Os índices populacionais brasileiros, divulgados no Censo de 2000, apresentam reduções da taxa de crescimento vegetativo e, em relação à economia, apresentam crescimento do setor terciário.

III. Migrações, conflitos internos e externos, problemas ambientais e de saúde pública são elementos que contribuem com as mudanças ou distorções nas pirâmides etárias em diversos países e regiões.

IV. A fome e a miséria no Brasil são conseqüências diretas da diminuição da população rural devido, tão somente, à mecanização no/do campo.

São verdadeiras as afirmações

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 251)

Sobre a dinâmica do crescimento populacional cearense, analise as afirmações a seguir:

I. A distribuição irregular da população cearense se deve, entre outros fatores, a condicionantes econômicos e sociais históricos definidos em função da História de cada lugar.

II. O crescimento populacional cearense vem diminuindo, acompanhando a realidade dos Estados da Região Nordeste, e se deve principalmente a diminuição do número de filhos por mulher, durante seu período fértil (em média de 15 a 49 anos) e à participação feminina no mercado de trabalho.

III. O aumento da taxa de mortalidade infantil e o óbito de gestantes explicam a realidade cearense quanto à redução do ritmo de crescimento populacional.

É correto o que se afirma

a) apenas em I e III.

b) apenas em I e II.

c) apenas em II e III.

d) em I, II e III.

Gab: B

Questão 252)

Sobre as migrações ocorridas no Brasil, ao longo de sua história, é correto afirmar:

01. A região que, atualmente, apresenta o mais forte movimento de evasão populacional é a Centro-Oeste, em função da estagnação econômica e da precariedade da estrutura viária.

02. Os movimentos migratórios têm provocado a inchação das pequenas e médias cidades, e a explosão demográfica é uma realidade.

03. A migração de retorno é um movimento de população relativamente novo e, no Nordeste, ela se acentuou na última década.

04. Os estados do Pará, Acre e Roraima, na Região Norte, apresentam saldo migratório negativo, pois o esgotamento das reservas minerais fez desses estados áreas de repulsão populacional.

05. O desenvolvimento da agricultura nordestina, a partir das culturas irrigadas, foi responsável pelo declínio do êxodo rural, porque a PEA passou a ser totalmente absorvida por essa atividade.

Gab: 03

Questão 253)

Sobre o crescimento da população brasileira, é correto afirmar que:

a) A variação nas taxas de natalidade e de mortalidade não refletiu no crescimento da população.

b) Não houve uma redução gradual nas taxas de fecundidade, ou seja, da redução do número de filhos por mulher.

c) A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias aumentassem o número de filhos em razão das facilidades em educar.

d) Todas as Unidades da Federação entre 1980 e 2000 tiveram um aumento de população, em alguns casos chegando a triplicar como aconteceu com o Acre.

e) Entre o primeiro recenseamento oficial do Brasil, realizado em 1872, até o Censo de 2000, verificou-se o aumento constante da população brasileira, que chegou a crescer dez vezes no século XX (1901-2000).

Gab: E

Questão 254)

Os conhecimentos sobre população, crescimento, distribuição e estrutura etária do Brasil e do mundo permitem afirmar:

01. A concentração populacional na porção ocidental do Brasil está relacionada, somente, a fatores históricos.

02. A distribuição da população no espaço geográfico está relacionada a fatores físicos, históricos e socioeconômicos.

03. O fato de uma área ser densamente povoada significa que ela é superpovoada.

04. A Revolução Sanitária, ocorrida mundialmente a partir da década de 50 do século passado, constitui-se a única responsável pelo aumento da natalidade e pela diminuição da mortalidade, no Terceiro Mundo.

05. O perfil demográfico brasileiro se modificou na última década e, atualmente, a pirâmide etária do país é igual à dos países europeus.

Gab: 02

Questão 255)

As diferenças regionais, no tocante ao desenvolvimento socioeconômico, foram aprofundadas a partir do início da industrialização do país. Desde esse marco, grandes contingentes populacionais das regiões estagnadas economicamente encontraram na emigração para as mais ricas e ativas a melhor oportunidade de sobrevivência. De fato, a maior possibilidade de obter renda e trabalho nos estados mais industrializados ou com extensas áreas de terras ainda inexploradas desencadeou grandes fluxos migratórios no interior do território brasileiro.

(TAMDJIAN; MENDES, 2004, p. 122).

clip_image018

Fonte: Pnad 2006

Com base no texto, na análise da tabela e nos conhecimentos sobre as migrações internas no Brasil,

• indique a região que historicamente mantém-se como a principal origem dos emigrantes;

• destaque a região que atualmente recebe mais imigrantes;

• explique as razões dessa recente atração regional.

Gab:

• Região Nordeste.

• Região Centro-Oeste.

• O principal chamariz é a expansão do agro-negócio que vem crescendo nos últimos anos com grande produção de grãos, sobretudo soja, milho e algodão; imensas plantações de cana-de-açúcar (açúcar e álcool) e a criação de gado. Devido a essa produção, aumentam os fornecedores de equipamentos e serviços para a zona rural e a industrialização de seus produtos. Tal situação é importante para a geração de riquezas, atraindo levas de imigrantes das demais regiões.

TEXTO: 10 - Comuns às questões: 256, 260

Como se sabe, a escravidão foi a primeira forma generalizada de relação de trabalho no campo brasileiro, e junto com ela também se desenvolveu o trabalho familiar camponês. Com o advento da expansão cafeeira, houve a passagem do trabalho escravo para o colonato e houve também, com a colonização oficial, a ocupação de parte das terras do Sul do país por trabalhadores camponeses. O avanço da industrialização e o crescimento urbano, por sua vez, criaram possibilidades históricas para o estabelecimento do trabalho assalariado (capitalista, portanto) no campo.

clip_image020

(OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Agricultura brasileira. In: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (Org.).

Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP/FDE, 1995. cap. 8, p. 495.)

Questão 256)

Com a abolição da escravidão e com o desenvolvimento das plantações de café, o governo brasileiro incentivou a imigração estrangeira para o Brasil. A respeito das correntes migratórias, relacionadas a esse processo histórico de transição do trabalho escravo para o trabalho livre, é CORRETO afirmar que:

a) a perseguição religiosa desenvolvida contra a doutrina puritana no século XVI levou os calvinistas a se refugiarem na América do Sul.

b) as práticas escravistas dos europeus motivaram a utilização de mão-de-obra asiática especializada na lavoura de cana-de-açúcar.

c) um acordo foi selado entre os governos brasileiro e japonês, pois, enquanto o Brasil precisava de mão-deobra estrangeira para as lavouras de café, o Japão passava por uma crise de empregos.

d) o avanço da extração da borracha no Norte do país necessitou de mão-de-obra imigrante européia, especialmente alemã, italiana e polonesa.

e) a chegada dos imigrantes no Brasil começou em 1530, pois, a partir desse momento, os portugueses vieram para a Colônia para dar início ao plantio do café.

Gab: C

Questão 257)

As migrações intercontinentais, assim como as migrações internas, rural-urbana, rural-rural, urbana-urbana marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil e comprovam os processos de expropriação, valorização, concentração da propriedade e de exploração. Esse fenômeno, durante séculos, se inseriu na construção econômica do capitalismo, como um dado da irradiação geográfica desse sistema econômico e de sua correspondente estrutura social.

(Adaptado de Amélia L. Damiani. População e geografia, São Paulo: Contexto, 1998).

Sobre a migração brasileira é INCORRETO afirmar:

a) No Brasil os fluxos de caráter rural-urbano da população tornaram-se significativos nas décadas de 50 e 60 devido à crescente concentração fundiária e à industrialização concentrada nos grandes centros urbanos do Sudeste Brasileiro.

b) Na década de 70 as migrações interestaduais de nordestinos para o eixo Rio de Janeiro – São Paulo e a de sulistas para áreas do Centro-Oeste e Amazônia consolidaram o mercado de trabalho brasileiro.

c) As migrações de assalariados rurais temporários (volantes, bóias-frias), ocasionados pela modernização capitalista do campo, atenuaram o subemprego sazonal e as relações de trabalho informais.

d) A mobilidade rural-urbana ou rural-rural brasileira é decorrência da progressiva concentração da terra que leva à eclosão de movimentos sociais de resistência, do que são exemplos o Movimento dos Sem-Terra (MST) e o das populações extrativistas da Amazônia.

e) Os movimentos pendulares intrametropolitanos para o trabalho e/ou estudo, realizado hoje nas metrópoles, assim como os deslocamentos intra-urbanos de caráter residencial podem estar relacionados com a pobreza e a violência e muitas vezes ocorrem em condições sub-humanas modernas.

Gab: C

Questão 258)

As análises das populações humanas utilizam-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira.

a) Defina:

I. taxa de natalidade:

II. taxa de mortalidade:

III. crescimento vegetativo:

IV. crescimento demográfico:

b) Cite duas das principais teorias demográficas que procuram explicar as razões e os efeitos do crescimento populacional.

c) Nomeie uma ação governamental relacionada a políticas de natalidade implementadas a partir de meados do século XX nos países:

I. desenvolvidos:

II. subdesenvolvidos:

d) Apresente duas das principais conseqüências do envelhecimento da população brasileira, evidenciado, na atualidade, pela pirâmide etária.

Gab:

a) o rápido e intenso crescimento da população mundial tem despertado a comunidade internacional para as relações entre população, desenvolvimento econômico e recursos naturais. Para que essas relações sejam compreendidas, é preciso considerar os fatores que norteiam a sua leitura. A taxa de natalidade é a relação entre o número de nascimentos ocorridos no período de um ano e o total de habitantes de uma cidade, um estado, um país ou um continente. Para chegar a essa taxa, multiplica-se por 1.000 o número de nascimentos ocorridos durante um ano e divide-se o resultado pelo número que representa a população absoluta. A fórmula que expressa tal relação é clip_image022. A relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes do lugar define a taxa de mortalidade. Para chegar a essa taxa, multiplica-se por 1.000 o número de óbitos ocorridos durante um ano e divide-se o resultado pelo número que representa o total da população. Essa relação é expressa pela fórmula clip_image024. O crescimento vegetativo consiste na diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade (TN – TM) em determinado período (geralmente um ano). O crescimento demográfico de um país resulta do crescimento vegetativo acrescido do contingente de imigração e subtraído do contingente de emigração.

b) inúmeras teorias surgiram para tentar explicar o crescimento populacional e suas implicações. Dentre elas, destacam-se a teoria malthusiana, a teoria neomalthusiana e a teoria marxista (também chamada de reformista). A teoria malthusiana foi elaborada pelo economista inglês Thomas Malthus (1776-1834). De acordo com essa teoria, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5...). Sendo assim, em um determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra. Muitas são as críticas a essa teoria, como a constatação de que, em nenhum momento, a população mundial cresceu conforme a previsão de Malthus. A teoria neomalthusiana foi elaborada após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A teoria dizia que, se o crescimento demográfico não fosse contido, os recursos naturais da Terra se esgotariam em pouco tempo. Foi sugerida uma rigorosa política de controle da natalidade aos países subdesenvolvidos. A contestação a essa teoria reside no argumento de que se deve melhorar a distribuição de renda. Diferente das teorias anteriores, os reformistas atribuem aos países ricos ou desenvolvidos a responsabilidade pela intensa exploração imposta aos países pobres ou subdesenvolvidos, o que resultou em excessivo crescimento demográfico e pobreza generalizada. Os partidários dessa teoria defendem a adoção de reformas socioeconômicas para superar os graves problemas. A redução do crescimento demográfico seria conseqüência dessas reformas.

c) com base na leitura neomalthusiana a partir dos anos 70 do século XX, países como o Brasil e o México implementaram uma série de ações para o controle da natalidade. As políticas de planejamento familiar pautaram-se por medidas como o uso de métodos anticoncepcionais, a ligadura de trompas, o uso de dispositivo intrauterino (DIU) e a vasectomia. Por outro lado, em países da Europa, como Alemanha e França, já se adotam políticas natalistas como resposta à queda ocorrida na natalidade. Nelas se incluem licenças maternidades prolongadas, pagamento de elevados salários-família ou saláriosmaternidade, propagandas de incentivo ao aumento do número de filhos e assistência total do Estado em termos de saúde e educação às crianças e adolescentes.

d) com relação ao envelhecimento da população, as últimas pirâmides etárias do Brasil mostram que a base está se tornando cada vez mais estreita, e o ápice, mais largo. O corpo está cada vez maior, refletindo a diminuição das taxas de crescimento vegetativo. Isso resultou na mudança do perfil da pirâmide etária da população brasileira, que era eminentemente ligada à estrutura de economia subdesenvolvida, mas hoje apresenta um perfil de economia de transição. Países subdesenvolvidos industrializados, como o Brasil, têm apresentado aumento de idosos em sua estrutura etária. Em 2000, 30% dos brasileiros tinham de 0 a 14 anos, e os maiores de 65 anos representavam 5% da população. Em 2050, esses dois grupos etários devem se igualar: cada um deles deverá representar 18% da população brasileira. Tais números revelam a importância cada vez maior das políticas públicas relativas à previdência social, diante do crescente número de pessoas aposentadas em relação àquelas que estão em atividade. Tornam-se também cada vez mais importantes as políticas de saúde e lazer voltadas para a terceira idade. Também fazem parte dessa discussão questões como a acessibilidade dos velhos em transportes públicos e em espaços públicos como escolas, hospitais, universidades, parques etc.

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis