segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 26

Questão 513)

Observe o mapa:

clip_image002

O processo de urbanização brasileiro não se deu de modo uniforme. Desenvolvendo-se de maneira desigual, estabeleceu entre as cidades brasileiras uma hierarquia, a rede urbana, que vai das metrópoles – nacionais e regionais – até as cidades locais. De acordo com o mapa acima, as letras A, B e C apresentadas referem-se, respectivamente, às metrópoles:

a) regional, nacional e regional.

b) nacional, regional e regional.

c) regional, regional e regional.

d) nacional, nacional e nacional.

e) regional, nacional e nacional.

Gab: A

Questão 514)

A respeito do processo migratório Nordeste/Sudeste no Brasil, na década de 80, é CORRETO afirmar que:

a) a onda migratória em direção ao Sudeste, particularmente para a Grande São Paulo, continuou inalterada.

b) a região Sudeste apresentou um fenômeno inédito pois, pela primeira vez, o saldo migratório foi negativo.

c) a promessa do governo em realizar a transposição do rio São Francisco para a região da seca nordestina influiu na redução do fluxo migratório.

d) as políticas governamentais de apoio aos nordestinos afetados pela seca começaram a surtir efeito, contribuindo para reduzir a migração.

e) o aparecimento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) na região Amazônica deslocou a migração nordestina para aquela região em busca dos assentamentos.

Gab: B

Questão 515)

O mapa representa as redes urbanas brasileiras em 1995. Nele estão definidas as áreas de influência das metrópoles nacionais e regionais.

clip_image004

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ação polarizante das metrópoles brasileiras.

a) O dinamismo econômico de Florianópolis explica o seu papel de metrópole regional e sua atuação como centro polarizador sobre o estado de Santa Catarina.

b) A formação territorial brasileira, marcada pela concentração populacional em uma faixa litorânea, determinou a função das metrópoles nacionais como cidades portuárias.

c) Belo Horizonte sofre a influência dominante da metrópole paulista, mas seu crescimento industrial permite que estenda sua influência sobre todo o estado de Minas Gerais.

d) Brasília, a capital política e administrativa do país, desenvolveu um setor de serviços voltado para o mercado regional, passando a exercer a função de metrópole regional.

e) São Paulo controla uma rede urbana complexa, na qual aparecem cidades com equipamento urbano diferenciado mantendo entre si uma intrincada rede de relações.

Gab: E

Questão 516)

“São cidades não-urbanizadas. Pode parecer um paradoxo, mas não vejo outra maneira de definir lugares com mais de 100 mil habitantes sem uma rua asfaltada, sem saneamento, água encanada.” (E. Maricato. Folha de S. Paulo, 2/6/96)

O texto aplica-se, preferencialmente às cidades brasileiras de porte médio

a) das regiões Norte e Centro-Oeste, que cresceram aceleradamente devido à expansão das atividades de extração mineral, vegetal e da agroindústria.

b) do Oeste Paulista, que se beneficiaram com a revalorização do café na região, nos últimos anos.

c) do Nordeste, cujo melhor exemplo é Recife, que passa por um processo de explosão urbana, nesta década.

d) do Centro-Oeste, que surgiram em decorrência da expansão da cafeicultura paulista.

e) do Norte e do Nordeste, que cresceram aceleradamente em razão dos projetos governamentais, como os da Sudene.

Gab: A

Questão 517)

Assinale a opção correta.

a) A modernização do campo brasileiro, como um todo, explica a diminuição das taxas de crescimento da população rural e as intensas migrações para as cidades.

b) O Brasil possui um sistema urbano articulado, com uma rede urbana hierarquizada em todas as regiões.

c) O crescimento urbano vem sendo acompanhado de uma industrialização intensa em todas as regiões brasileiras.

d) A urbanização decorre de intensas migrações do campo para as cidades, das cidades menores para as maiores, multiplicando os problemas de falta de emprego e de moradia, principalmente nas metrópoles.

e) Nas metrópoles brasileiras, o planejamento urbano e a implantação da infra-estrutura atingem todos os espaços urbanos.

Gab: D

Questão 518)

Leia o poema a seguir.

Minha cidade

Goiás, minha cidade…

Eu sou aquela amorosa

de tuas ruas estreitas,

curtas,

indecisas,

entretanto,

saindo

uma das outras.

Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa

Eu sou Aninha. (…)

Eu sou a dureza desses morros,

revestidos,

enflorados,

lascados a machado,

lanhados, lacerados.

Queimados pelo fogo.

Pastados.

Calcinados.

Renascidos.

Minha vida,

meus sentidos,

minha estética

todas as vibrações

de minha sensibilidade de mulher,

têm, aqui, suas raízes.

CORALINA, Cora. Minha cidade. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, p. 37–39.

No poema Minha cidade, Cora Coralina retrata a cidade de Goiás e simultaneamente registra a sua condição de mulher, aproximando em sua poesia a cidade da vida dos homens e mulheres que cruzam as ruas e morros da antiga capital do Estado, desde a época colonial. Mas as cidades assumem funções diversas, decorrente das especificidades históricas de cada período.

As cidades cumpriram importante papel na organização da economia e da sociedade colonial, entretanto não é possível analisar sua função com base no conceito de urbanização. Responda:

a) Qual a função econômica e social da cidade no mundo colonial?

b) Por que não podemos utilizar o conceito de urbanização nesse período?

Gab:

a) No mundo colonial, a cidade funciona como entreposto comercial e era a sede do poder político e das atividades religiosas e culturais de um do território. Caracterizava-se pela presença da venda, da igreja e da cadeia, símbolo da existência de uma ordenação jurídico-política a que todos deviam obedecer, ainda que dispersos em um vasto território, e era ponto de encontro, espaço onde se realizavam feiras ou mesmo grandes festividades. Nesse sentido, a cidade colonial pouco tem a ver com o conceito de urbanização, pois ali não se desenvolvia a rede de atividades tipicamente industriais implicada nesse conceito.

b) O conceito de urbanização não se refere apenas ao crescimento do número de cidades ou ao aumento do número de habitantes delas. Implica, principalmente, um modo de vida. Seu significado é amplo e tem múltiplos aspectos, tais como: surgimento de novas cidades e aumento das dimensões das já existentes; desenvolvimento de atividades produtivas industriais na cidade; crescimento maior da população urbana em relação à população rural; expansão do modo de vida urbano; instalação de equipamentos urbanos; instalação de equipamentos urbanos. Enfim, a urbanização define-se por um conjunto de aspectos, que se manifestam espacialmente a partir de um determinado momento da história da humanidade, quando se intensifica o sistema produtivo de base capitalista, assentado na industrialização.

Logo, esse conceito não se aplica ao período colonial. Além do diminuto número de habitantes da cidade (ou seja, no período colonial a população rural era muito maior que a urbana), como não havia ainda se desenvolvido a rede de atividades industriais urbanas, não havia também se desenvolvido um modo de vida urbano, nem tampouco havia preocupação com os equipamentos urbanos.

Questão 519)

Observe o gráfico a respeito do crescimento populacional nas regiões metropolitanas e responda às questões.

clip_image006

a) Que fenômeno está expresso nesse gráfico ?

b) Que fatores podem explicar essa situação?

Gab:

Queríamos com essa questão verificar se o vestibulando era capaz de ler e interpretar gráficos. Para isso apresentamos um gráfico representando o crescimento populacional das regiões metropolitanas brasileiras no período compreendido entre 1980-1991. A partir da leitura do gráfico o candidato deveria concluir que o fenômeno expresso era o de periferização da população, ou seja, as Regiões Metropolitanas brasileiras crescem em direção à periferia. Estava muito claro no gráfico que, em todas as Regiões Metropolitanas, com exceção de Belém, os municípios periféricos crescem mais do que os núcleos, num processo de “inchamento”, ou de formação de cidades-dormitórios que apresentaram taxas de crescimento superiores às das capitais de seus Estados ( o núcleo) . A maioria dos candidatos não deve ter encontrado grandes dificuldades para chegar à essa conclusão. Bastava, portanto, apontar a periferização, para totalizar os 2 pontos deste item. Cerca de 27% dos candidatos obtiveram nota 2 nessa questão, possuindo, provavelmente somente a habilidade para ler e interpretar o gráfico; 14% obtiveram nota 1 ou zero, ou seja não dispunham sequer dessa habilidade. Objetivávamos ainda, com essa questão, que o vestibulando identificasse os fatores responsáveis pelo processo de periferização. O crescimento populacional da periferia das Regiões Metropolitanas passou a ser mais acentuado do que o crescimento dos núcleos, principalmente a partir da década de 80 (considerada a década perdida - redução de investimentos nas atividades produtivas, desemprego e intensificação da miséria). A periferia funciona como um atrativo para a população empobrecida, porque ali o preço da terra é relativamente menor do que no núcleo, onde há também escassez de moradia. A falta de uma política habitacional para a população de baixa renda e a valorização do espaço urbano (ou a chamada especulação imobiliária) elevam o preço da moradia nos núcleos. Além disso, o êxodo rural (embora em declínio) contribui para o aumento da população urbana, principalmente a mais pobre, que vai se alojar na periferia. Quando o candidato conseguiu relacionar os fatores responsáveis por essa situação recebeu 1 ponto para cada fator, num máximo de 3 pontos. Entretanto, grande parte dos candidatos obteve apenas 1 ponto neste item, o que pode ser constatado pela porcentagem de nota 3: 33%. Grande parte dos vestibulandos explicou o crescimento populacional da periferia através da persistência de altas taxas de natalidade, devido à falta de cultura, da baixa escolaridade e da desinformação a respeito dos métodos contraceptivos por parte da população mais pobre. Desconhecem as explicações estruturais para o fenômeno que é analisado a partir das idéias neo-malthusianas, como podemos verificar pela resposta reproduzida a seguir:

Questão 520)

Leia o texto abaixo e, em seguida, marque a opção coerente com as idéias nele contidas.

A urbanização moderna, processo vinculado à industrialização, nem sempre é sinônimo de boa qualidade de vida.

No Brasil, esse processo teve início após a Segunda Guerra Mundial e acarretou graves problemas, devido não só à rapidez com que se desenvolveu, mas também ao grande contingente populacional oriundo do campo.

a) A urbanização brasileira se deu de maneira uniforme e expressa a passagem da economia agrário-exportadora para a economia urbano-industrial.

b) A rápida urbanização, aliada à modernização econômica do país, provocou, recentemente, um aumento das taxas de fecundidade nas áreas urbanas.

c) O processo de urbanização das cidades brasileiras tem contribuído para o deslocamento da população de baixa renda para “áreas periféricas”, levando-a à formação de favelas.

d) Os grandes centros urbanos oferecem poucas oportunidades de trabalho para mão-de-obra sem qualificação, cuja tendência é ingressar no setor secundário da economia.

Gab: C

Questão 521)

O mapa, a seguir, apresenta as regiões metropolitanas do Brasil. Com base nele e nos conhecimentos acerca dessa temática, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

clip_image008

01. Observando a localização das nove regiões metropolitanas, constata-se a importância que o modelo de economia exportadora brasileira teve na estruturação urbana do país.

02. São Paulo e Curitiba, mesmo não sendo cidades portuárias, organizaram um complexo sistema viário para romper com o obstáculo da Serra do Mar e atingir o litoral.

04. Entre as regiões metropolitanas apresentadas no mapa e as demais cidades brasileiras, identifica-se uma hierarquia urbana em que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro colocam-se em primeiro plano como metrópoles nacionais.

08. Das metrópoles assinaladas, duas localizam-se na região Sul, três na Sudeste, três na Nordeste e uma na Norte.

16. O processo de industrialização é o responsável pela aceleração do crescimento urbano, razão pela qual, conforme se constata pelo mapa, é na região Centro-Oeste que se concentram as maiores metrópoles brasileiras.

Gab: 15

Questão 522)

Regiões metropolitanas são áreas administrativas formadas pelos maiores municípios do país e os municípios por eles conurbados, conforme estabeleceu a Lei Complementar nº 14 de 1973. Sobre estas regiões, é INCORRETO afirmar:

a) O Brasil possui nove regiões metropolitanas, conhecidas como as Grandes São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém.

b) A região metropolitana é um produto característico do tipo de urbanização concentrada que o país experimentou.

c) A Grande Salvador e a Grande Recife são as principais regiões metropolitanas do Nordeste.

d) A primeira megalópole brasileira está surgindo a partir da expansão das áreas metropolitanas da Grande São Paulo e da Grande Rio de Janeiro.

e) O processo de metropolização, a partir da implementação de políticas públicas, conduziu à melhoria da qualidade de vida das populações dos grandes centros urbanos do país.

Gab: E

Questão 523)

A tabela abaixo identifica as principais atividades desenvolvidas pelos menores que freqüentam as ruas da grande São Paulo.

clip_image010

Sobre esta problemática, julgue os itens a seguir.

00. Costuma-se considerar “carente” todo indivíduo que vive em família cuja renda mensal não ultrapassa dois salários mínimos.

01. As atividades como guardador de veículos e vendedor ambulante pertencem ao setor primário da esfera econômica e constituem o chamado “circuito superior da economia” formado por mão-de-obra integrada ao mercado de trabalho.

02. Por falta de demanda as empresas não investem, reduzem a oferta de empregos e oferecem baixa remuneração. As pessoas desprovidas de trabalho ou com salários aviltantes não conseguem obter os bens necessários. Ao final dessa seqüência, vem a pobreza, podendo chegar à exploração da mão-de-obra infantil pela própria família.

03. Essas crianças impedidas de desfrutar um pouco do saber acumulado pela humanidade, que a educação escolar pode lhes transmitir, acabam engrossando, como trabalhadores não-especializados, as fileiras do exército de reserva de mão-de-obra.

Gab: ECCC

Questão 524)

Nas últimas décadas, verificaram-se importantes mudanças na dinâmica populacional da Região Norte do Brasil.

Marque a opção que apresenta a descrição correta dessas mudanças.

a) A Região Norte é a única região brasileira a apresentar o índice de população rural superior ao da população urbana.

b) A Região Norte, embora seja a região brasileira de maior concentração populacional no campo, apresenta rápido crescimento da população urbana que, hoje, ultrapassa a rural.

c) A população urbana da Região Norte vem sofrendo uma expressiva redução em função da forte migração em direção às metrópoles do Sudeste.

d) A população rural da Região Norte vem crescendo em ritmo superior ao da população urbana, em função da imigração nordestina e sulista.

e) Tanto a população rural quanto a urbana estão em processo de redução na Região Norte, devido à intensa migração em direção às Regiões Sudeste e Sul.

Gab: B

Questão 525)

Procurando um melhor entendimento do processo de urbanização, o IBGE estabeleceu critérios para classificar os mais de 5000 municípios, hierarquizá-los, e, com isso, desenhar a rede urbana brasileira.

A evolução dessa rede vem recentemente registrando significativas alterações, conforme o(a):

a) crescimento da importância relativa das chamadas “capitais regionais”.

b) êxodo da população das “cidades médias” para as “megalópoles”

c) extinção da classe de pequenas cidades consideradas como “centros locais”.

d) estagnação econômica e cultural das “metrópoles regionais”.

e) incorporação de mais municípios à classe das “metrópoles nacionais”.

Gab: A

Questão 526)

Com base no texto abaixo, analise as proposições apresentadas e, em seguida, assinale a alternativa cujos números correspondem a afirmações verdadeiras:

“A metrópole (palavra que em grego significa ‘mãe das cidades’) é aquela que, tendo exercido o papel de pólo de atração, provocou o surgimento ou crescimento de outras e passou a comandar, de certa forma, a vida econômica, social, cultural e política dos municípios estabelecidos ao seu redor, funcionando como elemento integrador e articulador desse conjunto, gerando movimento constante de seus habitantes em sua direção à procura de trabalho, instituições de saúde, ensino, rede bancária, bens de consumo, lazer, etc.”

ALVES, Julia Falivene. Metrópoles: cidadania e qualidade de vida.

São Paulo: Moderna, 1992 . p.17.

1. Rio de Janeiro e São Paulo, por oferecerem mais oportunidades de emprego e melhores equipamentos sociais, funcionam como áreas de atração, desenvolvendo-se e, ao mesmo tempo, fazendo crescer outros municípios próximos.

2. A formação das aglomerações metropolitanas fez emergir um conjunto de problemas que ultrapassam a competência política das esferas de poder municipais.

3. No Brasil, a urbanização segue o caminho da metropolização, isto é, as grandes metrópoles e os municípios limítrofes apresentam um crescimento demográfico superior ao das demais cidades (pequenas e médias).

4. As capitais estaduais são consideradas metrópoles, uma vez que a tendência à metropolização foi um reflexo das condições em que ocorreu a modernização da economia do Brasil.

a) Apenas 2 e 3

b) Apenas 3 e 4

c) 1, 2, 3 e 4

d) 1, 2 e 4

e) 1, 2 e 3

Gab: E

Questão 527)

Com base na tabela, pode-se inferir que:

clip_image012

a) a conquista da cidadania, a partir do direito aos serviços urbanos, é mais acessível no Nordeste que no Centro-Sul, apesar de ser o Nordeste uma região mais pobre.

b) as regiões metropolitanas com mais esgotos a céu aberto são as do Rio de Janeiro e de São Paulo, em função do excesso de população nas periferias urbanas.

c) a região metropolitana de Fortaleza destaca-se por ser a mais saneada do Nordeste.

d) a região metropolitana do Rio de Janeiro, apesar de apresentar alto índice de marginalidade urbana, expressada pelo grande número de favelas, oferece melhores serviços de água e esgoto aos seus habitantes.

e) a região metropolitana de Curitiba apresenta as melhores taxas de serviços de água encanada e esgoto aos seus habitantes.

Gab: D

Questão 528)

Com base no texto abaixo, assinale a alternativa incorreta:

“A favela é ilegal, o que leva também a uma aceitação de remoções, como na música de Adoniram Barbosa: ‘Saudosa maloca... Vieram os homens com as ferramentas, o dono mandô derrubá. Os homens estão com a razão, nós arranja outro lugar’. Ao mesmo tempo que há resistência para remoções, há também a aceitação de sair porque a terra é de outro dono que não o favelado.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto - Edusp, 1988. p. 38.

a) O Estado tem desenvolvido, prioritariamente, políticas habitacionais coerentes com as necessidades das populações mais pobres, no sentido de resolver o problema da moradia nas grandes cidades brasileiras.

b) A população pobre, impossibilitada de adquirir terreno e moradia no mercado imobiliário formal, integra-se ao espaço urbano através do mercado clandestino de terras e casas, produzindo o universo da favela.

c) A formação de favelas dá origem à “cidade clandestina” que não dispõe de serviços públicos nem de equipamentos necessários à reprodução de seus moradores, sendo, estes, “cidadãos pela metade”.

d) A favela não faz parte do mercado imobiliário formal tampouco da legislação urbana. Porém, no seu interior, é criado um mercado paralelo de moradia.

e) A favela não é um problema, mas uma “solução” à necessidade de moradia, sendo, também, um indicador de uma situação mais complexa, caracterizada por desemprego e subemprego.

Gab: A

Questão 529)

Leia o texto abaixo e, em seguida, marque a alternativa que melhor retrata a temática que ele focaliza:

“Quando eu vim do Sertão, seu moço, do meu Bodocó / A maleta era um saco e o cadeado era um nó / Só trazia a coragem e a cara viajando num pau-de-arara / Eu penei, penei, mas aqui cheguei.”

(Pau-de-arara, Guio de Morais e Luiz Gonzaga)

a) A transferência da população rural para a cidade, no caso brasileiro, deve-se unicamente ao crescimento do setor industrial, tal como aconteceu nos países desenvolvidos.

b) Por oferecerem mais oportunidades de emprego e melhores equipamentos sociais, a partir da expansão do capitalismo no campo, as cidades do Sertão nordestino passaram a funcionar como pólos de atração populacional.

c) O migrante, ao se distanciar de sua terra, sua gente, sua própria cultura e suas raízes, enfrenta as dificuldades de se adaptar a um meio social diferente.

d) A transferência da população do campo para a cidade é um fenômeno recente na nossa história, tendo-se iniciado logo após o “milagre” econômico brasileiro da década de 80.

e) O Nordeste é uma região onde o crescimento vegetativo é muito baixo, gerando, portanto, um contingente populacional que migra, com freqüência, para os grandes centros urbanos, em busca de melhores condições de vida.

Gab: C

Questão 530)

Com relação às cidades de Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, bem como as de Campinas (SP) Londrina (PR) e Campina Grande (PB), é correto afirmar-se:

a) Todas podem ser classificadas como metrópoles regionais.

b) As três capitais são metrópoles regionais e as outras são centros regionais.

c) Todas fazem parte das áreas metropolitanas de seus respectivos Estados.

d) As três primeiras são metrópoles nacionais e as demais são centros de importância média.

e) As seis cidades representam, pela ordem, um exemplo de rede urbana.

Gab: B

Questão 531)

BRASIL - 1990

População urbana e rural, por região (%)

Região Rural Urbana

Sudeste 11,7 88,3

Sul 26,4 73,6

Nordeste 41,7 58,3

Centro-Oeste 20,0 80,0

Norte 44,0 56,0

fonte: IBGE

A partir da análise da tabela pode-se concluir, corretamente, que:

a) A maior parcela da população urbana do país está no Centro-Sul, devido ao maior dinamismo econômico apresentado por esta região.

b) A elevada porcentagem de população urba-na no Sudeste revela o baixo grau de mecanização da agricultura que leva ao êxodo rural.

c) O menor índice de população urbana da região Sul face ao Centro-Oeste se deve à predominância dos latifúndios naquela região.

d) O predomínio de propriedades ligadas à pequena produção familiar reforça o caráter rural da população nordestina.

e) A numerosa população rural representada pelos índios, na região Norte, revela uma eco-nomia industrial ainda frágil.

Gab: A

Questão 532)

“Seguindo –se, nessa escala hierárquica da rede urbana brasileira, aparecem as ‘capitais regionais’, que são cidades que exercem uma polarização sobre uma parcela da região comandada pelas metrópoles regionais. Elas estão assim subordinadas tanto às metrópoles nacionais como a uma metrópole regional (...), e polarizam uma área extensa...”

(VESENTINI, J.W., Brasil: sociedade e espaço. 1995 p.112)

Tomando-se em consideração tal caracterização da hierarquia urbana:

a) conceitue o que são metrópoles nacionais;

b) classifique Belo Horizonte e Brasília na hierarquia urbana brasileira;

Belo Horizonte – Brasília –

c) trace, no mapa a seguir, os limites aproximados da área de influência de Goiânia e Brasília (conjuntas).

clip_image014

Gab:

a) “Metrópoles nacionais” são aquelas cidades que, pela sua importância como centros financeiros, industriais, comerciais e culturais, influenciam todo o país. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro constituem-se nas nossas ‘metrópoles nacionais”. Destaca-se ainda que a cidade de São Paulo, por ser um grande centro financeiro e industrial a nível planetário, é considerada como uma “cidade mundial”.

b.) Belo Horizonte – metrópole regional. Na hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte destaca-se logo após São Paulo e rio de Janeiro. Como exemplos de metrópoles regionais, temos ainda Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Brasília – metrópole regional incompleta. Brasília é classificada de tal modo porque a sua capacidade de oferta de mercadorias e serviços não pode ser comparada com a das metrópoles regionais. Constituem-se ainda em metrópoles regionais incompletas Goiânia, São Luis e Manaus.

c)

clip_image016

Questão 533)

Os cinco estados brasileiros mais populosos são respectivamente:

a) São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia

b) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia

c) São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia

d) São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul

e) São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia

Gab: D

Questão 534)

Com base no cálculo de taxa anual de crescimento demográfico, o IBGE estimou que, em 1991, o Brasil contaria com uma população de 170 milhões; a estimativa não se verificou e o recenseamento realizado em 91 registrou uma população de 140 milhões, evidenciando, portanto, na década de 80/90, uma queda na taxa anual de crescimento no país. Julgue os itens.

00. O Brasil entra na década de 90 com aproximadamente 90% da população vivendo nas cidades, em decorrência da modernização agrícola e da metropolização.

01. A concentração da população urbana no país tem gerado um grande mercado de consumo para os produtos industrializados.

02. A atual concentração urbana no país possibilita, dentro do subsistema da totalidade sócioespacial, a convivência entre elementos pertencentes tanto ao Primeiro, como ao Terceiro Mundo: o shopping center e o mercado informal, os condomínios fechados e as favelas.

03. A legitimidade conferida às cidades por meio da elaboração de Leis Orgânicas e Planos Diretores Municipais, valoriza o poder local e força a gestão administrativa a gerar soluções para seus problemas.

04. É defensável a tese de que “é possível mudar o país através das cidades”, tal a importância da gestão administrativa urbana para a federação brasileira.

Gab: ECCCC

Questão 535)

Tem-se tornado freqüente a ocorrência de enchentes, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Considerando este fato, explique a relação entre a formação das chuvas, o clima e a ocupação do espaço urbano pelo homem.

Gab:

As chuvas que, geralmente, formam as enchentes são do tipo convectivas. A tropicalidade do clima brasileiro faz com que essas chuvas se concentram no verão. As grandes cidades brasileiras apresentam alta impermeabilização do solo que não permite a infiltração do solo.

Questão 536)

Leia os textos a seguir:

“Entre o velho Brasil e o novo existem séculos de distância… Existem dois países, entre os quais é difícil distinguir o verdadeiro; na fazenda do interior, o homem do campo trabalha de enxada e transporta uma colheita insignificante em carroças rangentes (…); na cidade de São Paulo, a cada hora termina-se um prédio e, para sustentar um arranha-céu muito pesado que começa a inclinar-se congela-se o solo…”

(LAMBERT, Os dois Brasis – excertos. In VESENTINI, W Brasil: sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1990. P.57).

“Não resta dúvida que em todos os países latino-americano existem grandes discrepâncias sociais e econômicas entre zonas rurais e urbanas… e entre regiões atrasadas e outras mais desenvolvidas… tais discrepâncias, contudo, não justificam o emprego do conceito de “sociedade dual” por duas razões principais: primeiro, porque os dois pólos são o resultado de um único processo histórico e, segundo, por que as relações mútuas que mantém entre si as regiões e grupos arcaicos e os modernos representam o funcionamento de uma única sociedade global da qual ambos os pólos são parte integrante…”

(STAVENHAGEM, R. Sete teses equivocadas sobre as América Latina. In : VESENTINI, J. W.

Brasil: sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1990 p.58)

a) Explique a divergência entre os dois autores quanto à interpretação das diferenças internas do espaço brasileiro.

b) Apresente argumentos que possam defender e justificar uma das interpretações.

Gab:

a) resposta subjetiva –:considerando que o primeiro fragmento apresenta uma dualidade entre o rural e o urbano e o segundo considera o processo histórico do rural e urbano numa relação dialética.

b) resposta subjetiva –: Considerando a resposta anterior, o aluno deve desenvolver uma coerência conformea maneira distinta de exposição dos dois fragmentos, na sua resposta.

Questão 537)

“A urbanização brasileira só começou a ocorrer a partir do momento em que a indústria passou a tornar-se o setor mais importante da economia nacional”.

É correto afirmar-se que:

00. O processo produtivo se apóia numa divisão territorial que envolve uma rede de cidades de variados portes, nas quais as várias etapas e funções de apoio se cumprem.

01. As grandes cidades, as metrópoles, crescem em um ritmo superior ao das pequenas e médias cidades.

02. A urbanização brasileira, fruto de um capitalismo dependente, é a matriz geradora dos conflitos urbanos presentes na maioria das cidades brasileiras.

03. A rede urbana brasileira está totalmente articulada em toda a extensão do território nacional.

04. A hipertrofia do setor terciário no Brasil, apresentando grande número de trabalhadores autônomos e enorme volume de pequenas empresas, diferencia a urbanização brasileira daquela ocorrida nos países desenvolvidos.

Gab: CCCEC

Questão 538)

A dinâmica da sociedade dita as normas do processo de formação do espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre a urbanização brasileira, julgue os itens.

00. A fase inicial da urbanização abrandou os desequilíbrios regionais da fase colonial, face ao crescimento de áreas urbanas no leste brasileiro.

01. A aceleração do processo de urbanização ocorreu, principalmente, a partir de 1949, sob o governo de Getúlio Vargas, com a intensificação da industrialização no Brasil.

02. O aumento do número de cidades e sua conseqüente concentração de população expressam quantitativamente o fenômeno da urbanização.

03. Em razão da elevada quantidade de atividades que estas cidades concentram, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas as únicas metrópoles de características nacionais.

04. As redes urbanas configuram-se como um conjunto articulado de cidades de tamanhos diferentes e diretamente proporcionais à quantidade de atividades que concentram.

Gab: EEECC

Questão 539)

Sobre a urbanização brasileira, julgue os seguintes itens:

00. a rede de relações hierarquizada, que vai das metrópoles até as cidades locais, apresenta-se totalmente articulada em todo o território nacional.

01. Uma das formas de subordinação do campo à cidade é a utilização, cada vez mais intensa, de insumos oriundos do meio urbano, de crédito bancário e de máquinas agrícolas essenciais ao processo de desenvolvimento da agricultura.

02. Nas grandes áreas metropolitanas do país, a especulação imobiliária expulsa a população das áreas centrais para a periferia, deixando vazios esses terrenos, para valorização do capital.

03. Brasília e Goiânia são exemplos de cidades criadas pelo processo urbano-industrial e planejadas pelo Estado.

04. As cidades brasileiras foram produzidas pelo processo de industrialização, e as modificações na organização do espaço são o resultado da intensificação da atividade produtiva.

05. Os principais problemas urbanos no país são moradia, infra-estrutura e violência, porque a lógica que impulsiona o ordenamento interno das cidades é a viabilização dos fluxos de produção e não a satisfação dos anseios individuais.

Gab: ECEEEC

Enem Exercício Urbanização 25

Questão 495)

A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) foi criada por lei, em 1973, com a finalidade de possibilitar ações conjuntas de planejamento entre os municípios agrupados em torno da capital do Estado.

Assinale a alternativa incorreta em relação à RMPA.

a) Dentro da RMPA o eixo Porto Alegre-Novo Hamburgo é o que apresenta o menor processo de conurbação, devido à pouca cooperação entre os municípios ao longo do eixo.

b) Na RMPA, concentra-se um grande número de municípios com elevados Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, devido ao alto grau de industrialização existente na área, sendo o município de Triunfo o de maior PIB per capita dos municípios da Região.

c) A RMPA concentra cerca de 1/3 da população do Rio Grande do Sul, sendo que todos os municípios gaúchos com mais de 1.000 hab / km2 estão localizados na Região.

d) É na RMPA que a indústria química do Estado concentra suas principais unidades de produção, onde se destacam o refino do petróleo e a utilização de seus subprodutos.

e) O crescimento demográfico, as migrações e os processos políticos emancipatórios possibilitaram o aumento do número de municípios da RMPA nos últimos dez anos.

Gab: A

Questão 496)

As migrações internas no Brasil vêm ocorrendo desde o período colonial. Apesar de terem sido intensificadas no início deste século, acentuaram-se, principalmente, após 1950. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A região Nordeste contribuiu, principalmente a partir de 1930, com importante contigente de migrantes para a região Sudeste.

II. As migrações rural-urbanas, também conhecidas como êxodo rural, tiveram pouca significação no conjunto das migrações internas.

III. A partir dos anos 70 e 80, alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste passaram a receber grande quantidade de migrantes oriundos das regiões: Nordeste, Sul e Sudeste, do país.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer corretamente que:

a) I e II são verdadeiras.

b) I e III são verdadeiras.

c) II e III são verdadeiras.

d) Apenas I é verdadeira.

e) Apenas II é verdadeira.

Gab: B

Questão 497)

Sobre a urbanização brasileira, é correto afirmar que:

a) o processo de urbanização ocorre através de intenso crescimento industrial que se distribui de forma igualitária por todas as regiões brasileiras.

b) as áreas pouco urbanizadas das regiões Norte e Nordeste possuem redes urbanas integradas através de intensos fluxos de mercadorias e pessoas.

c) com o aumento das taxas de urbanização o Estado implantou uma reforma urbana em que as populações de baixa renda têm acesso ao solo urbano e à habitação.

d) nas metrópoles brasileiras, modernos sistemas de transporte de massa foram implantados, atendendo à maioria da população.

e) a urbanização trouxe como conseqüência o aumento do desemprego e subemprego nas metrópoles e nas cidades de grande e médio porte.

Gab: E

Questão 498)

No ciclo hidrológico natural, a água de chuva percorre três caminhos: a evaporação, a infiltração e o escoamento superficial. Em áreas urbanas, a densidade de edificações interfere no volume de água de chuva que percorre cada um desses caminhos.

Trajetória da água pluvial em Porto Alegre

clip_image002

Adap. Atlas Ambiental de Porto Alegre: 1998

A tabela acima apresenta situações diversas quanto ao grau de urbanização e aos caminhos da água de chuva na cidade de Porto Alegre. Tomando como base o exemplo da capital gaúcha:

a) explique as variações nos índices de escoamento superficial em função da densidade da urbanização.

b) mencione e explique pelo menos dois riscos ambientais relacionados à variação do volume de escoamento superficial em áreas urbanizadas.

Gab: A questão aborda o problema dos caminhos seguidos pelas águas e apresenta uma tabela onde estão dados sobre as variações que ocorrem em conseqüência do avanço da urbanização.

a) A urbanização significa, na prática, a ocupação humana concentrada em pequenas áreas. A construção de cidades, com seus prédios, casas, ruas pavimentadas, cria espaços onde o solo é impermeabilizado. Nessa situação, as águas encontram grande dificuldade em infiltrar-se nos terrenos, agora recobertos artificialmente e muito maior facilidade em escorrer superficialmente. No gráfico, vemos que enquanto a infiltração cai de 50% para apenas 15%, a água de escoamento aumentou de 10% para 55%.

b) O aumento do volume das águas de escoamento superficial traz vários problemas às populações e à economia, como estamos vendo, pela TV, neste janeiro/2000.

— O solapamento de encostas urbanizadas com os conseqüentes desbarrancamentos.

— As inundações de vastas áreas ao redor de rios que cortem a região urbanizada, pois suas várzeas são ocupadas e todas as águas e esgotos da região são canalizadas para o rio.

— As inundações causam graves prejuízos aos moradores que perdem casas e bens e às atividades econômicas que, paralisadas, terão o seu lucro cessante e as despesas aumentadas.

Questão 499)

Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.

2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.

Estão corretas as alternativas:

a) 1 e 3.

b) 2 e 4.

c) 1, 2 e 3.

d) 2, 3 e 4.

e) 1, 2, 3 e 4.

Gab: E

Questão 500)

A integração de cidades contíguas e a expansão da economia terciária num inter-relacionamento complementar contribuem de maneira decisiva para a formação:

a) dos cinturões de favelas no espaço rural amazônico.

b) das regiões metropolitanas brasileiras.

c) das chamadas zonas portuárias no Nordeste especialmente.

d) de aglomerados populacionais de natureza étnica no Sul.

e) de grandes núcleos fabris no centro das grandes cidades do Centro-Sul.

Gab: B

Questão 501)

A concentração populacional e a função das cidades auxiliam a caracterizar uma hierarquia urbana. No Rio Grande do Sul são exemplos de cidades com função de metrópole regional, centro regional e centro local, respectivamente,

a) Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas.

b) Porto Alegre, Pelotas e Taquara.

c) Caxias do Sul, Uruguaiana e Gramado.

d) Pelotas, Cruz Alta e Santa Maria.

e) Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.

Gab: B

Questão 502)

INSTRUÇÃO: considere o texto “Migração e Vida Urbana”, apresentado abaixo.

MIGRAÇÃO E VIDA URBANA

Os que pensam que a urbanização é um bem sustentam que a emigração para a cidade faz parte de um processo dinâmico de desenvolvimento. Os que pensam que é um mal estimam que o excesso de população rural torna-se um excesso de população urbana e provoca uma superurbanização, na qual um setor nãoestruturado, ineficaz e improdutivo, composto de vendedores ambulantes, de engraxates, de pequenos “faz-tudo” instalados nas calçadas, e de outros trabalhadores ditos marginais torna-se cada vez mais importante.

A vida urbana tem seu lado positivo, mas principalmente no que diz respeito a empregos e não no que concerne aos ganhos dos trabalhadores. Talvez um trabalhador ganhe mais que um camponês, mas será que isto lhe permite satisfazer suas necessidades básicas em matéria de alimentação, saúde, moradia e educação?

A única afirmativa que não se relaciona diretamente com o texto é:

a) A grande concentração populacional supõe um setor terciário “hipertrofiado”, com pouca circulação de capital.

b) O êxodo rural é um movimento migratório que impulsiona a urbanização.

c) A maioria dos camponeses que invade as cidades não consegue empregos com remuneração condizente para o sustento.

d) O processo de urbanização está intimamente relacionado ao excedente populacional do campo que se dirige aos centros urbanos.

e) A população que migra para a cidade, nos países subdesenvolvidos industrializados, é absorvida pelo trabalho no setor secundário da economia.

Gab: E

Questão 503)

INSTRUÇÃO: considere o gráfico e as afirmativas que relacionam o processo de urbanização ao contexto econômico do Brasil. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA/RURAL NO BRASIL (em 1 000 habitantes)

1. Rural

2. Urbana

3. Total

clip_image004

Fonte: Anuário Estatístico do Brasil – 1992, IBGE.

I. A partir dos anos 50, a indústria passou a desempenhar um papel importante na economia brasileira, colaborando para o crescimento da população urbana.

II. Em 1990, mais de 70% da população brasileira concentrava-se nas áreas urbanas .

III. Apesar do crescimento das cidades, demonstrado pelo gráfico, nos últimos cinqüenta anos não se evidencia um processo de urbanização.

IV. O acelerado crescimento urbano das últimas décadas provocou conurbação urbana, manchas urbanizadas onde fica difícil a distinção de limites territoriais.

A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa:

a) I e II

b) I, II e III

c) I, II e IV

d) II e III

e) III e IV

Gab: C

Questão 504)

De cidade a cidade, de um bairro a outro, as paisagens urbanas mudam, assim como as suas atividades. Essa afirmativa e os conhecimentos sobre a Questão urbana e a dinâmica demográfica, no Brasil, permitem afirmar:

01. A expansão da lavoura comercial de grãos, implantada com o uso da mecanização, gerou intenso processo de êxodo rural na Região Centro-Oeste, levando-a a um acentuado crescimento da população urbana nas últimas décadas.

02. O processo de urbanização do país revela uma melhoria na qualidade de vida das populações, nas cidades médias do Sul e Sudeste, em razão da maior oferta de serviços.

04. A distribuição espacial da população, nas cidades, acompanha a condição social dos habitantes, reforçando as desigualdades existentes.

08. As periferias urbanas se caracterizam pela mescla de habitações e atividades típicas do meio rural e do meio urbano, criando um espaço “rururbano”.

16. A política demográfica brasileira é oficialmente a favor do controle da natalidade, estimulando as populações pobres ao planejamento familiar através de métodos anticoncepcionais.

32. O processo de urbanização, no Brasil, teve início na época colonial, quando a população rural não crescia tanto quanto a população urbana, e a economia nacional baseava-se nas atividades primárias voltadas para a exportação.

64. A cidade de Brasília tem fraca atividade industrial e não se constitui área metropo-litana nem metrópole regional, apesar de exercer a função de capital político-admi-nistrativa do país.

Gab: 13

Questão 505)

Sobre o deslocamento da maioria da população brasileira que habitava o campo em direção às cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural, é correto afirmar:

01. Foi conseqüência da implantação de modernas relações capitalistas na produção agropecuária, as quais tendem a subordinar a agricultura e o campo à cidade e à indústria.

02. Ocorreu num ritmo bastante acelerado, transferindo, no período de poucas décadas (1950 à 1980), a maioria da população para o meio urbano.

04. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a ocorrência de ondas sucessivas de concentração de latifúndios em áreas primitivamente ocupadas pela pequena propriedade.

08. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a alteração das relações de trabalho na agricultura, sendo que parceiros e meeiros, colonos e moradores das fazendas foram rapidamente substituídos por assalariados temporários (volantes ou bóias-frias).

16. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a entrada no país, a partir da década de 1950, de várias empresas multinacionais ligadas ao setor agrícola, que compraram extensas áreas para a produção monocultora de matéria-prima para as suas indústrias, estando aí a origem dos grandes latifúndios até hoje existentes no país.

32. A região Sul do Brasil foi a única que não apresentou uma taxa de êxodo rural significativa até o momento, pelo fato de predominar a pequena propriedade que ocupa solos férteis e tem alta produtividade.

Gab: 15

Questão 506)

De acordo com o ICV* dos municípios brasileiros, 25 milhões de pessoas com 16 anos ou mais (ou 24% da população brasileira) são considerados miseráveis, com renda familiar de até R$ 234,00. Veja como eles estão distribuídos pelas regiões brasileiras: (*) O ICV (índice de condições de vida) é utilizado pela ONU para caracterizar as condições de vida das populações dos diferentes países. É baseado em dados a respeito da renda familiar per capita, analfabetismo, concentração de renda, porcentagem de crianças que não freqüentam escolas e que trabalham, acesso a água e esgoto, esperança de vida ao nascer e mortalidade infantil, entre outros.

clip_image006

a) De acordo com o mapa, quais são as regiões C e E?

b) Considerando o processo de ocupação do território brasileiro, explique por que os índices de miséria das regiões C e E são diferentes.

Gab:

a)

– Região C: nordeste

– Região E: sul

b)

– Região C: “colônia de exploração”

• concentração de terras

• monocultura comercial (mercado externo)

• grande propriedade

• inicialmente com mão-de-obra escrava

– Região E: “colônia de povoamento”

• pequena propriedade familiar

• “colônia de povoamento”- imigrantes europeus

• mão-de-obra assalariada

Questão 507)

Todas as alternativas abaixo, referentes à evolução da hierarquia urbana brasileira, são corretas, EXCETO a que diz que:

a) os pequenos núcleos urbanos, até meados dos anos 70, apresentavam um isolamento da população em relação à metrópole nacional, principalmente em função das distâncias.

b) os processos de conurbação e os avanços tecnológicos favoreceram os deslocamentos, tornando as distâncias elementos superáveis, como nos movimentos pendulares.

c) a integração do território, via industrialização e transportes, a partir da década de 40, estruturou uma rede urbana nacional.

d) as metrópoles brasileiras, ao longo de sua formação, abrigaram populações oriundas dos movimentos intra e inter-regionais.

e) a ampliação da rede urbana, ao mesmo tempo que estimulou os movimentos migratórios internos, favoreceu a ampliação dos serviços e permitiu sua acessibilidade para toda a população.

Gab: E

Questão 508)

Observe atentamente o mapa do Brasil, e assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

clip_image008

FONTE: Adaptado de Geoatlas de Maria H. Simielli. São Paulo, Ática, 1996.

01. O centro econômico, formado pelas duas metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, é altamente industrializado e urbanizado, considerado por alguns estudiosos como uma megalópole.

02. As setas indicam que a Amazônia é uma área de repulsão das fronteiras agrícolas e do povoamento, por se constituir numa região desprovida de toda e qualquer infra-estrutura.

04. A área de número 3 corresponde à região Sul, com duas metrópoles regionais, e possuidora de uma agroindústria moderna, além de pólos regionais industriais diversificados.

08. O no 5 assinala a região do sertão nordestino, uma área pouco povoada e com problemas econômicos, em que às dificuldades originadas pelo clima, somam-se as de fundo político.

16. É possível identificar, no mapa, grosso modo, três macrorregiões distintas, vinculadas à dinâmica da acumulação capitalista em que o no 4 destaca-se pela concentração industrial.

Gab: 13

Questão 509)

A partir da década de 70, a população brasileira tornou-se predominantemente urbana. Dentre outros fatores, contribuiu para essa realidade o(a)

a) aparecimento das agrovilas.

b) surgimento de superpopulação no meio rural.

c) diversificação do mercado urbano, possibilitando a absorção total da mão-de-obra rural.

d) deslocamento da mão-de-obra rural para as cidades, em virtude da modernização da agropecuária.

Gab: D

Questão 510)

Assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre os centros tecnológicos nordestinos e suas respectivas especializações:

clip_image010

Gab: A

Questão 511)

Observe a figura abaixo.

clip_image011

Com base nessa figura e na divisão político- administrativa vigente atualmente no território brasileiro, considere as afirmações abaixo:

I. A, B e C são metrópoles regionais.

II. x, y e z são sedes distritais.

III. Toda sede de município, no Brasil, é considerada, por lei, uma cidade.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas II e III.

Gab: E

Questão 512)

A partir da década de 80 vem ocorrendo no Brasil um crescimento maior das pequenas e médias cidades e, simultaneamente, a diminuição das regiões metropolitanas. A esse processo dá-se a denominação correta de:

a) Metropolização crescente.

b) Hierarquização urbana.

c) Conurbação acelerada.

d) Sistema integrado de cidades.

e) Desmetropolização.

Gab: E

Enem Exercício Urbanização 24

Questão 470)

"Depois de um longo período em que só se cultuava o que era novo, um período que resultou num ataque constante e sistemático às heranças vindas de tempos antigos, eis que, atualmente, o quotidiano urbano vê-se invadido pela necessidade de preservar a "memória urbana".

Maurício de Abreu, in "Sobre a memória das cidades".

"Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém, como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, cada segmento riscado por arranhões, entalhes, esfoladuras".

Adaptado de Italo Calvino, "As cidades e a memória".

a) Usando os textos e tomando a cidade do Rio de Janeiro como referência, a) apresente dois exemplos que "contenham , como as linhas da mão", o passado da cidade;

b) Indique duas intervenções , na área central, que mostrem o "culto pelo novo".

Gab:

a) Entre outros exemplos, o candidato deve citar:

1 - O traçado das ruas da área central ainda não alterado pelo processo de modernização;

2 - Alguns prédios remanescentes da cidade colonial ( o Mosteiro e a Igreja de São Bento; o Convento e a Igreja de Santo Antônio; o Paço Imperial, entre outros. )

3. - Os prédios do final do século XIX / início do século XX tombados pelos projetos de preservação da memória urbana, como a Confeitaria Colombo, alguns prédios da Cinelândia , etc.

b) Entre outros exemplos, o candidato pode citar:

1 - A abertura da Avenida Central (hoje, Avenida Rio Branco) no início do século XX, para marcar o novo momento político vivido pelo país;

2 - o desmonte do morro do Castelo, local da fundação da cidade, com a finalidade de "arejar" a área central mas também de abrir a esplanada onde iria se realizar a Feira do Centenário;

3 - a abertura da Avenida Presidente Vargas, eixo de ligação com a Zona Norte da cidade, marcando no espaço urbano a ação do Estado Novo;

4 - a construção dos edifícios que abrigariam os ministérios da Educação, da Fazenda , do Trabalho, etc.

5 - os sucessivos aterramentos que modificaram o contorno da baía de Guanabara, como o mais recente, nos anos 50/60, o aterro do Flamengo.

Questão 471)

Assinale a alternativa correta:

A organização do espaço geográfico mundial sob a influência do capitalismo global de certo modo se repete na disposição do sistema urbano-econômico do Brasil. No mundo, grandes regiões econômico-financeiras como Nova York, Paris, Londres, Tóquio, Berlim e outras funcionam como centros e o Terceiro Mundo como periferia. Assim no Brasil

1. Cidades como Joinville e Blumenau são metrópoles regionais do sul do país.

2. A chamada megalópole nacional ou centro econômico é o conjunto urbano que contém as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

3. Pela polarização que suscitam nas cidades mais próximas Belém e Porto Alegre são consideradas centros regionais como Anápolis e São João da Barra.

4. O Amapá é um bom exemplo do sistema centroperiferia com a exploração do manganês que o liga aos grandes parques siderúrgicos brasileiros .

5. Apenas 2 cidades brasileiras têm influência sobre todo o território nacional, por isso são chamadas metrópoles nacionais.

São verdadeiras apenas as alternativas:

a) 1, 2 e 3

b) 2, 3 e 4

c) 4, e 5

d) 1 e 3

e) 2 e 5

Gab: E

Questão 472)

Observe o gráfico apresentado a seguir e responda: Evolução da Proporção (%) da População Urbana em Relação à População Total do Brasil entre 1872 e 1991.

clip_image002

Fonte: Anuário Estatístico do Brasil, 1994.

a) Quando a população brasileira passa a ser predominantemente urbana?

b) Quais são os principais fatores socioeconômicos responsáveis por essa transformação?

Gab:

a) A partir da análise do gráfico, notamos que a população passa a ser predominantemente urbana entre os anos de 1950 e 1960.

Porém, pelos dados corretos do IBGE (Anuário Estatístico do IBGE – 1992, p. 207), esse fato ocorreu entre 1960 e 1970. Em 1960, o país apresentava ainda uma população urbana de 45,5% e uma população rural de 54,9%. Já em 1970, a população urbana chegou a 56% e a rural, a 44%.

b) Um dos grandes responsáveis por essa transformação foi o êxodo rural, causado por uma série de fatores, tais como:

• o crescente processo de industrialização que, intensificado no Brasil a partir da década de 1950, determinou maior oferta de emprego, sendo esse fato mais um atrativo para o crescimento urbano;

• a grande concentração fundiária existente no país, que manteve milhões de camponeses em condições de vida precárias: sem terra e muitas vezes sem trabalho, foram obrigados a procurar melhores condições nas cidades;

• o aumento de mecanização agrícola, que tem se intensificado nos últimos anos, especialmente no Centro-Sul, tirando trabalho de muitos camponeses.

Questão 473)

A migração campo-cidade no Brasil diminuiu seu ritmo, ou seja, de onde migravam dez, agora são apenas sete. A diferença para menos, no total, é de 4 milhões de migrantes. Sobre esse fato é correto afirmar, EXCETO:

a) O processo que está ocorrendo é o da urbanização.

b) A diminuição do ritmo do êxodo rural é o desenvolvimento da terceira via no campo.

c) Todos os países convivem com níveis significativos de evasão do meio rural.

d) Esse fato é homogêneo e reflete a aplicação das políticas agrícola e agrária brasileiras.

Gab: D

Questão 474)

“Alargam-se numerosas ruas e praças, tanto no centro como nos bairros; largas e extensas avenidas, diversos viadutos, quarteirões inteiros transformados, altos prédios substituindo velhas casas e sobrados decadentes.A cidade se transforma, cria e recria espaços, alargando seus limites, encontrando-se com as cidades vizinhas que vivem o mesmo turbilhão.”

(Adaptado de Pasquale Petrone.)

A leitura do texto e o que se conhece sobre a urbanização brasileira permitem afirmar que o processo descrito:

a) foi típico de São Paulo, entre os anos 50 e 70, não tendo sido observado em outras áreas do País.

b) ocorreu nas metrópoles do Sudeste, que tiveram um forte crescimento em função do desenvolvimento das atividades terciárias.

c) tem ocorrido em todas as metrópoles brasileiras que têm crescido, embora com ritmos diferentes.

d) é observado nas metrópoles do Norte e Nordeste que, atualmente, lideram o crescimento urbano no País.

e) durou até meados da década de 80, quando as metrópoles brasileiras deixaram de crescer devido às crises econômicas.

Gab: C

Questão 475)

A elaboração, a sistematização e a análise dos indicadores sociais e econômicos são de especial interesse para os geógrafos, no sentido de compreender as transformações do perfil espacial da sociedade brasileira. Acerca dessas características e das principais tendências observadas no conjunto da população brasileira, a partir de 1990, julgue os itens a seguir.

01. Houve um avanço significativo na melhoria dos indicadores sociais, como os relativos à educação e ao rendimento salarial da população, o que evidencia a diminuição das desigualdades regionais.

02. A tendência de aumento do número de mulheres no mercado de trabalho é observada principalmente nas regiões Sul e Sudeste porque são as mais desenvolvidas do país.

03. Enquanto decrescem as taxas de mortalidade infantil, observa-se, atualmente, um grande crescimento das taxas de mortalidade entre adolescentes e jovens na faixa de 15 a 19 anos de idade, causado, principalmente, por mortes violentas como homicídios e acidentes.

04. Impulsionado pelas exigências do mercado de trabalho, verificou-se um aumento no número de matrículas, tanto em escolas do ensino fundamental quanto do médio e do superior.

05. A exemplo do que ocorre na região metropolitana de Brasília, a população brasileira convive com o aumento dos índices de criminalidade, relacionado à crescente periferização da pobreza em torno de grandes cidades.

Gab: CECCC

Questão 476)

Após a leitura do texto abaixo, indique as alternativas que apontam soluções possíveis para problemas das grandes cidades brasileiras.

Ter Medo de Quem na Cidade Grande?

(...)No seu movimento atual. As grandes cidades brasileiras já apontam, aliás, para o futuro. (...) Pode-se até imaginar que, a prosseguir como vamos, as grandes cidades serão tão fragmentadas material e socialmente quanto já o são hoje os seus moradores. Todavia, tal fragmentação pode levar à recriação de uma vida coletiva local, não independente da aglomeração como um todo, mas representativa das condições de vida reinantes em cada fragmento. A relativa importância da vida local de certos bairros ou subúrbios melhor equipados em São Paulo, no Rio e outra grande cidade do país nos permite, de logo, enxergar o que poderão ser as regiões metropolitanas, se um novo modelo produtivo e distributivo se instalar no país.

Milton Santos, Folha de São Paulo, 22/11/85, p. 03

01. A procura de ações nacionais integradas aos fatores econômicos, sociais e políticos que ajudem a transformar as regiões metropolitanas atuais em áreas urbanas com melhores condições de vida.

02. A criação de uma autêntica federação urbana onde o ponto de partida e o objetivo final sejam o cidadão, uma vez que a grande maioria da população brasileira se concentra nas grandes cidades.

04. A escolha de políticos que discutam com a população uma saída para a atual situação das cidades, retratos da profunda crise atualmente vivida pelo país, e não apenas ocupem seu tempo com discursos em debates estéreis.

08. Só a mudança para o regime monárquico de governo, com centralização do poder decisório, é que poderá, com pulso forte, resolver os problemas urbanos nacionais.

Gab: 07

Questão 477)

Importantes movimentos migratórios vêm ocorrendo no Brasil, nos últimos 20 anos, destacando-se entre estes as migrações rural-urbanas. Sobre este assunto, marque a alternativa correta.

a) Trata-se de migrações pendurares que ocorrem nos grandes centros urbanos, especialmente, nas principais metrópoles.

b) São migrações inter-regionais aceleradas pelo processo industrial que se deu em todas as regiões brasileiras.

c) São as migrações que vêm ocorrendo para as cidades do Nordeste em função da ampla mecanização do campo nesta região.

d) Constituem-se da saída de pessoas do campo para as cidades, tanto por fatores de modernização corno de estagnação do campo.

e) São as migrações que vêm ocorrendo da Região Nordeste para o Centro-Sul, em função do crescimento industrial desta região.

Gab: D

Questão 478)

O intenso crescimento das cidades brasileiras, que vem ocorrendo, especialmente a partir de 1950, gera um processo de urbanização o qual viabiliza a formação de áreas metropolitanas.

Uma das características dessa metropolização é o(a):

a) existência de uma gestão político-administrativa centralizada no espaço conurbado.

b) presença de um centro histórico, que norteia o processo de conurbação, vinculado, por sua vez, a uma administração central.

c) crescimento urbano, decorrente da absorção de aglomerados rurais e de outras cidades vizinhas, formando áreas conurbadas.

d) fluxo de circulação de veículos e de pessoas entre cidades conurbadas, formando a chamada transumância.

Gab: C

Questão 479)

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o número de crianças que trabalham no Brasil tem apresentado tendências de declínio. De 1995 a 1999, o contingente de 5 a 9 anos de idade ocupado baixou de 519 mil para 375 mil, e o grupo de 10 a 14 anos, no mesmo período, baixou de 3,3 milhões para 2,5 milhões.

Com relação a esse tema são feitas as seguintes afirmações.

I. Nas áreas urbanas, cresce o número de crianças empregadas, sobretudo nos setores de serviço, comércio, indústria e trabalho doméstico, sendo este último setor o responsável pela superioridade da utilização de mão-de-obra infantil feminina.

II. Por sua constituição mais frágil e por estarem em processo de formação, as crianças que trabalham tendem a desenvolver doenças relacionadas ao trabalho ou a se envolver em acidentes com mais freqüência que os adultos.

III. A utilização de mão-de-obra infantil está mais concentrada em pequenos empreendimentos familiares, especialmente no setor agrícola, onde desenvolvem trabalhos sem contrapartida de remuneração.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II, III

Gab: D

Questão 480)

A expansão do processo de urbanização no Brasil deu origem à formação de redes urbanas. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

a. As redes urbanas constituem-se de um conjunto de centros funcionalmente articulados, que reflete e reforça as características econômicas e sociais do território.

b. Na formação da rede urbana brasileira, destaca-se um processo de oposição entre o campo e a cidade, marcante no atual processo de urbanização.

c. Na Região Norte do Brasil, constata-se uma rede urbana integrada em função dos intensos fluxos econômicos no interior da própria região.

d. A evolução dos meios de transporte e a modernização dos meios de comunicação têm pouca influência na formação da rede urbana brasileira.

e. O Brasil, no período colonial, cuja economia básica dependia do setor agrário-exportador, já possuía uma rede urbana articulada em toda a extensão do território.

Gab: A

Questão 481)

Observe o mapa para responder à questão.

clip_image004

Fonte: Ferreira, G. M. L. Atlas Geográfico: espaço mundial, p. 24 (adaptado).

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as legendas I, II e III do mapa.

a) I– região urbana e industrial importante; II– área de pecuária menos modernizada; III– região mais urbanizada e industrializada.

b) I– área de agropecuária modernizada; II– área de pecuária menos modernizada; III– região mais urbanizada e industrializada.

c) I– área de pecuária menos modernizada; II– paisagem natural pouco modificada; III– região urbana e industrial importante.

d) I– região urbana e industrial importante; II– região mais urbanizada e industrializada; III– paisagem natural pouco modificada.

e) I–paisagem natural pouco modificada; II– região urbana e industrial importante; III– área de agropecuária modernizada.

Gab: E

Questão 482)

Em relação ao município de Porto Alegre, o relevo pode ser utilizado como um critério de diferenciação de paisagens e também como revelador do processo da sua urbanização. No século 18, a chamada "cidade alta", isto é, as elevações, era habitada pelas pessoas de maior representação social do burgo nascente, as quais conviviam com os chamados "excluídos da cidade", que habitavam os vales, constituídos por capões de mato, macegas e riachos.

Com relação ao processo de urbanização e às alterações na paisagem de Porto Alegre, pode-se afirmar que

a) a verticalização é uma das características dos bairros situados na porção sul da cidade, assim como o centro de Porto Alegre.

b) a expansão das ocupações ditas "irregulares" nos morros da cidade tem comprometido a segurança das habitações e impedido do moradores de maior poder aquisitivo de ocupá-los.

c) a margem esquerda do Guaíba, em Porto Alegre, tem uma importância ambiental e cultural para o município, sendo essencial para a atual expansão de sua área portuária.

d) o Dilúvio, retificado nos anos 30 e encaixado na sua planície aluvial, constitui exemplo de um projeto de recuperação ambiental numa paisagem densamente ocupada.

e) há um conflito de uso - nas ocupações dos morros da cidade - entre a expansão urbana que exerce forte pressão e as políticas de preservação dos remanescentes de matas situadas nos morros.

Gab: E

Questão 483)

"As cidades sempre tiveram uma enorme relação com o espaço econômico. A maior parte dos grandes negócios do país é realizada em algumas delas. Em suma, quase tudo o que acontece de mais importante na vida nacional está, de alguma maneira, ligado a elas." (Adaptado da revista EXAME, 20/09/2000.)

Com base nos conhecimentos sobre as regiões metropolitanas brasileiras e as cidades que as compõem e nas informações contidas na tabela abaixo, é correto afirmar:

REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS: PESO DE CADA REGIÃO NO TOTAL DO BRASIL - EM %

clip_image006

01. Os valores mais expressivos dos indicadores da economia brasileira estão na região Sudeste.

02. Apesar do crescimento recente de Curitiba e de outras metrópoles, São Paulo continua sendo a área de maior concentração econômica do país.

04. As regiões metropolitanas do Nordeste têm um comportamento econômico semelhante ao das regiões metropolitanas do Sudeste, quando se comparam população e poupança.

08. Como a qualidade de vida de uma população se mede por sua renda, São Paulo é, no Brasil, a região metropolitana com os melhores indicadores sociais.

16. A influência das regiões metropolitanas no conjunto da economia brasileira é insignificante.

32. Pelo seu tamanho e sua integração, as cidades que compõem as regiões metropolitanas do Sul do país transformaram-se em megalópoles.

64. Embora o percentual de população das regiões metropolitanas seja significativo em relação à população absoluta brasileira, está ocorrendo uma desconcentração populacional devido à multiplicação de cidades de porte médio.

Gab: VVFFFFV

Questão 484)

''Os sertanejos davam conta da metade do serviço do campo. Batiam na usina, aos bandos, contratando tarefas. Só queriam receber dinheiro corrente, nada de vales. Metiam-se assim nos partidos, nas limpas e, enquanto o eito da fazenda se mexia devagar, os sertanejos raspavam terra com uma velocidade de máquina. Tiravam as tarefas em três tempos. Agora com a falta de braços o serviço deles era estimado por toda parte. Podiam até contar com os ''corumbas'' até que para as bandas do sertão, os relâmpagos aclareassem, porque só ficavam por ali esperando que as chuvas caíssem pelas suas caatingas. Não havia pedidos que os contivessem. Com a chuva a terra deles era um presente do céu.''

(José Lins do Rego-Usina)

O texto faz referência ao tipo de movimento horizontal da população denominado:

a) migração pendular.

b) migração sazonal.

c) migração urbano-rural.

d) migração microrregional.

e) migração edáfica.

Gab: B

Questão 485)

Observe o gráfico abaixo:

Taxa de Crescimento Demográfico (%)

clip_image008

(Fonte: IBGE)

A partir do gráfico e das tendências socioeconômicas apresentadas pelas três regiões metropolitanas do Nordeste brasileiro, pode-se inferir que:

a) A metrópole cearense tornou-se um foco de repulsão populacional nesse período, devido ao crescimento de uma rede de importantes cidades médias no Estado.

b) A Grande Recife é a região metropolitana mais populosa e constitui, a cada dia, o maior pólo de atração para os migrantes do próprio Estado e das vizinhanças.

c) A metrópole baiana exibe cifras de crescimento demográfico superiores às de Fortaleza e Recife, pelo fato de possuir uma estrutura industrial mais antiga e mais desenvolvida.

d) A Grande Fortaleza vem registrando o mais rápido crescimento demográfico, graças ao dinamismo econômico de suas indústrias têxteis, de calçados e do turismo.

e) A Grande Salvador apresenta o mais lento crescimento populacional porque sua industrialização, em decadência, não tem conseguido gerar empregos suficientes para atrair mão-de-obra da região.

Gab: ver comentário

A questão precisava ser melhor elaborada pois, dependendo da interpretação, pode admitir mais de uma alternativa correta.

A alternativa B poderá ser considerada correta se a FGV desconsiderar a parte do enunciado onde se apresenta "segundo o gráfico", e não consta no gráfico que a região metropolitana de Recife é a mais populosa das três, considerando somente as tendências socioeconômicas.

A alternativa C poderá ser considerada correta se for levado em consideração que a metrópole baiana exibiu em 2 dos 3 períodos o maior crescimento demográfico.

A alternativa D poderá ser considerada correta se a FGV considerar o termo "mais rápido crescimento" como um sinônimo de maior taxa de crescimento demográfico e levar em conta a soma dos percentuais ao longo do período.

Questão 486)

Em várias cidades do Brasil, um problema ambiental muito sério tem sido a ocorrência freqüente de enchentes nos períodos de chuvas prolongadas, gerando enormes prejuízos sociais e econômicos.

Com relação a esse problema ambiental – as enchentes –, faça o que se pede:

a) Dê um exemplo de alteração do meio físico urbano, provocado pela ação antrópica que esteja diretamente relacionado ao fenômeno das enchentes.

b) Aponte um problema oriundo do modo de vida adotado pela sociedade de consumo, que seja também uma das causas das enchentes.

Gab:

a) Impermeabilização do sítio urbano, canalização dos rios, desmatamento das margens dos rios e ocupação dos mananciais.

b) Grande consumo de matérias-primas e o seu destino inadequado (lixo que entope as galerias pluviais).

Questão 487)

O croqui abaixo representa a evolução urbana de um município do interior paulista cuja formação se iniciou com a implantação da ferrovia e com o desenvolvimento da economia cafeeira. Sua estrutura urbana atual se relaciona à agroindústria canavieira.

clip_image010

Etapas da Urbanização:

I. Crescimento habitacional periférico relacionado à necessidade de os trabalhadores rurais morarem na cidade.

II. Núcleo original relacionado ao eixo de circulação característico do final do século XIX e início do XX.

III. Casario construído em meados do século relacionado à expansão do núcleo original.

A alternativa que contém a seqüência correta da evolução urbana é:

a) I, II e III

b) I, III e II

c) II, I e III

d) II, III e I

e) III, I e II

Gab: D

Questão 488)

No Brasil, as regiões metropolitanas caracterizam-se por:

a) concentração de migrantes. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da concentração de organismos públicos federais.

b) concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da proporção de imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua população.

c) processo de desconcentração industrial. A importância regional ou nacional de sua indústria é que permite classificar uma região como metrópole regional ou nacional.

d) conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econômicas.

e) processo de concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende de sua influência no desenvolvimento industrial regional ou nacional.

Gab: D

Questão 489)

INSTRUÇÃO: Considere o gráfico abaixo.

clip_image012

Pela interpretação do gráfico, conclui-se que

a) no período entre 1872 a 1900, o planejamento familiar possibilitou ao país um pequeno crescimento demográfico.

b) o aumento populacional, a partir de 1950, é conseqüência da diminuição da mortalidade, em função dos avanços médico-sanitários.

c) o desaceleramento do aumento da população na década de 90 do século XX mostra que o país conseguiu entrar na segunda fase de crescimento mundial da população, atingida pelos países não desenvolvidos industrializados.

d) até 1950, o Brasil permaneceu em equilíbrio populacional, pois não tinha recebido contingentes imigratórios.

e) o Brasil é um país populoso, conseqüentemente povoado.

Gab: B

Questão 490)

Leia o texto abaixo:

“Nos primeiros 450 anos de história européia do Brasil, o povoamento e a urbanização foram praticamente litorâneos. Hoje o Brasil é um país urbanizado, com uma taxa de I superior a 75% e diversos níveis e tipos de cidades. Com a difusão do fenômeno urbano em todas as regiões, pode-se falar, desde os anos 70, em II . Multiplica-se o número de III , onde a população encontra resposta às suas demandas primárias de consumo material e imaterial. Criam-se numerosas IV em todos os estados, interiorizando seletivamente elementos mais sofisticados da vida contemporânea. Ao mesmo tempo, o processo de V não é mais limitado ao Sudeste”.

Milton Santos

Marque a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas:

a) I: urbanização; II: urbanização do território; III: cidades locais; IV: cidades médias; V: metropolização

b) I: crescimento econômico; II: ampliação do território; III: distritos; IV: metrópoles; V: periferização;

c) I: municipalização; II: suburbanização; III: cidades locais; IV: cidades satélites; V: urbanização;

d) I: urbanização; II: metropolização; III: cidades médias; IV: cidades locais; V: urbanização do território.

Gab: A

Questão 491)

O Brasil vem passando por um rápido processo de urbanização: de 46% em 1940, as cidades passaram a abrigar 75% do total da população, em 1991.

A esse respeito, é correto afirmar que:

a) o referido processo de urbanização foi concentrado apenas na região Centro-Sul, onde está localizado o maior número de indústrias.

b) o intenso processo de urbanização na região Norte, nos últimos anos, gerou um sistema hierarquizado de centros urbanos.

c) este processo de urbanização ocorre através da continuidade do predomínio do campo sobre a cidade.

d) a industrialização que vem se processando no Nordeste a partir da SUDENE explica o rápido crescimento das cidades nesta região.

e) os últimos censos do IBGE demonstram um aumento nos índices de crescimento dos centros regionais e uma interiorização do crescimento urbano.

Gab: E

Questão 492)

Observe, atentamente, o gráfico abaixo sobre as cidades brasileiras mais visitadas por turistas nos anos de 1992, 1993 e 1994.

clip_image014

BRASIL EM NÚMEROS, v.4, IBGE. (adaptado)

A análise do gráfico nos permite concluir que:

01. A cidade do Rio de Janeiro aparece como o maior centro turístico do país nos anos de 1992, 1993 e 1994, apesar de não ser mais a capital federal desde 1960.

02. Porto Alegre, capital do vizinho estado do Rio Grande do Sul, é a única cidade da região Sul que se destaca no cenário nacional como importante pólo turístico.

04. A cidade de São Paulo, embora seja o maior centro financeiro do Brasil, não possui qualquer expressão no contexto turístico nacional.

08. Salvador e Recife, classificados em 5o e 8o lugar, respectivamente, nos anos de 1992, 1993 e 1994, destacam-se como centros turísticos apenas em razão de suas belezas naturais.

16. As cidades catarinenses de Florianópolis e Balneário Camboriú constituem pólos turísticos de expressão nacional, sendo que a primeira aparece em 3o lugar entre as cidades brasileiras mais visitadas no ano de 1994.

32. A cidade de Foz do Iguaçu, 4a colocada no gráfico em 1994, constitui um importante pólo turístico brasileiro, que tem nas Cataratas do Iguaçu sua principal atração.

Gab: 49

Questão 493)

Observe, atentamente, a tabela abaixo e selecione a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

clip_image016

1. Porcentagem de domicílios urbanos com acesso à rede de água, esgoto/fossa asséptica, energia elétrica e coleta de lixo.

2. Número de domicílios urbanos em cada 10 mil com telefone, automóvel, rádio, geladeira, TV em cores, freezer e máquina de lavar roupa.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, S.P., 02/05/99. (adaptado)

01. A capital federal destaca-se entre as metrópoles brasileiras, pois além de registrar a maior taxa de crescimento anual nos anos 90, vem apresentando, neste período, uma aceleração no seu crescimento populacional, em relação ao período 1980-1991.

02. Campinas, cidade do interior paulista, destaca-se pelo 2o melhor índice em infra-estrutura urbana e o 1o em consumo de bens por domicílio.

04. A cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira, possui o melhor índice em infra-estrutura, visto que 80% dos domicílios contam com rede de água e energia elétrica, rede de esgoto (ou fossa asséptica) e coleta de lixo.

08. As duas metrópoles da região Sul, Porto Alegre e Curitiba, despontam nacionalmente: a primeira por apresentar o 3o maior índice em infra-estrutura e a segunda, o 3o lugar em consumo de bens.

16. Rio de Janeiro e São Paulo, as duas metrópoles nacionais, vêm apresentando, nos anos 90, uma desaceleração na taxa de crescimento anual da sua população, em relação ao período anterior.

Gab: 31

Questão 494)

As principais cidades brasileiras concentram-se na zona costeira. Assinale os itens que contêm as justificativas para esse fato.

I. A herança colonial é marcada pelo modelo econômico agroexportador.

II. A implantação do complexo urbano-industrial é uma característica do Brasil Colônia.

III. A instalação dos núcleos urbanos é favorecida pela configuração do relevo e da vegetação.

IV. A distribuição espacial das cidades é resultado da evolução histórica do país.

V. A urbanização brasileira é semelhante ao modelo clássico dos países europeus.

a) I, III e IV estão corretas

b) I, III e V estão corretas

c) II, III e IV estão corretas

d) II, IV e V estão corretas

e) III, IV e V estão corretas

Gab: A

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis