quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Meio Ambiente–Recursos Naturais 3

Questão 35)

O ecossistema ilustrado abaixo apresenta um ambiente muito particular, exposto a alta salinidade, a pouca xigenação de seu substrato e a solos lodosos, exigindo um alto grau de especialização de sua flora. Extensões consideráveis desse ecossistema têm desaparecido no litoral capixaba em virtude do crescimento urbano-industrial. .

clip_image002

Construa um pequeno texto sobre a situação descrita acima, identificando a formação vegetal correspondente e demonstrando sua importância para os ecossistemas costeiros.

Indique três impactos ambientais que vêm degradando ou ameaçando de extinção o ecossistema representado na figura e relacione esses impactos com as atividades sócio-econômicas desenvolvidas no Espírito Santo.

Gab:

a) Ecossistema Manguezal, Manguezal ou Vegetação de Mangue.

É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.

- Desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira.

- Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

- Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

- As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.

- O manguezal constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas.

b) Desmatamento, aterros e urbanização.

- Ocupação contínua e desordenada dos manguezais, implantação de palafitas, lançamento de esgoto, disposição de lixo, utilização da madeira para construção e como combustível, utilização da casca do mangue vermelho para extração de tanino e a pesca predatória.

Questão 36)

O solo, quando modificado para cultivo ou desprovido de sua vegetação originária, fica propício à erosão, capaz de remover mil vezes mais material do que se este mesmo solo estivesse coberto. Por ano, o Brasil perde, aproximadamente, 500 milhões de toneladas de solos através da erosão.

Sobre o processo de erosão, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A erosão geológica ocorre naturalmente na crosta e tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.

b) O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento e ondas.

c) A erosão eólica é a mais bem notada no Brasil em regiões montanhosas, principalmente as existentes no planalto central.

d) A erosão hídrica desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade, principalmente em regiões de clima úmido.

Gab: C

Questão 37)

A ONU definiu a desertificação como sendo a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de variações climáticas e atividades humanas. Por degradação da terra se entende a degradação dos solos e dos recursos hídricos, a degradação da vegetação e da biodiversidade e a redução da qualidade de vida da população afetada. Atualmente, há conscientização da gravidade do problema e da necessidade de uma ação coletiva e integrada da comunidade internacional, para uma luta eficaz contra a desertificação.

Observe o mapa a seguir, sobre um processo de degradação do ambiente no Rio Grande do Sul.

Mapa com localização de área de degradação

ambiental no Rio Grande do Sul

clip_image004

SUERTEGARAY, 1998. [adapt.]

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) o processo de degradação ambiental verificado no sudoeste do Rio Grande do Sul é denominado de arenização, definido pelo afloramento de depósitos arenosos a partir da remoção da cobertura vegetal sob a qual permaneciam enterrados.

b) o processo pelo qual vem passando a região SW do Rio Grande do Sul — semelhante ao ocorrido no deserto do Saara — pode ser chamado de desertificação, uma vez que ocorre em uma região árida, pela falta de precipitações.

c) as áreas suscetíveis à ocorrência de desertificação, nos termos definidos pelas Nações Unidas, se encontram na região NE do Brasil; no entanto, essas áreas não poderão ser desérticas, pois se encontram em região tropical.

d) a pecuária extensiva, aliada aos mecanismos de intensificação da exploração dos recursos naturais, exerce grande pressão sobre a vegetação nativa — tanto pela eliminação das plantas como pela compactação do solo, devido ao pisoteio excessivo —, mas não afeta o processo de arenização que ocorre na região de Alegrete.

e) a gênese do processo de desertificação no Rio Grande do Sul é natural. Como a vegetação é frágil, o desgaste faz emergir areia sob o verde e o vento faz com que ela se espalhe; assim, a lavoura monocultora não pode ser apontada como uma causa para o aceleramento desse processo.

Gab: A

Questão 38)

Considerando a grande extensão do território brasileiro e a sua intensa utilização agrícola, assinale, a respeito das afirmações abaixo, o que for correto sobre o assunto.

01. O crescimento demográfico, que gera grandes pressões para a produção de maior quantidade de alimentos, tem resultado no desmatamento de áreas florestadas para a expansão das áreas agricultáveis.

02. O solo é, sem dúvida, o recurso natural mais importante de um país, pois é dele que se derivam os produtos para alimentar sua população.

04. Desmatamento, cultivo de terras, uso de agroquímicos e exploração mineral são atividades que, se não forem bem conduzidas, através de técnicas desenvolvidas com criteriosa base científica, podem levar à erosão e à contaminação dos solos.

08. A urbanização causa a impermeabilização do solo e a expulsão das áreas verdes agrícolas em torno das cidades, o que acaba por reduzir a infiltração e a recarga do aqüífero.

16. Os agentes de erosão podem movimentar o material que forma o manto de intemperismo, incluindo o solo.

32. O intemperismo altera as características físicas e químicas dos solos.

Gab: 63

Questão 39)

Observe o mapa.

clip_image006

Fonte: ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo, Moderna:1998. p.362.

CITE e EXPLIQUE um fator responsável pelo problema em destaque no mapa.

Gab:

Questão 40)

A degradação ambiental tem sido apontada como principal impacto ou conseqüência negativa da mineração. A grande maioria desses impactos pode ser minimizada, ou até mesmo evitada, mediante atitudes previamente planejadas.

Sobre o assunto considere as afirmações:

I. Harmonizar a mineração com o meio ambiente e com outras atividades econômicas.

II. Integrar a relação conservação e desenvolvimento.

III. Proteger as reservas minerais de uma urbanização desordenada.

IV. Respeitar a capacidade do planeta Terra.

Estão corretas:

a) apenas II e IV.

b) apenas I, II e III.

c) apenas III e IV.

d) I, II, III e IV.

e) apenas I e III.

Gab: D

Questão 41)

Com base no mapa do Rio Grande do Sul.

clip_image008

A área destacada no mapa refere-se às ondulações mais baixas, chamadas de coxilhas. A vegetação predominante são os campos limpos, sendo que em áreas mais úmidas encontramos os campos sujos. Aqui ocorre um processo de arenização. Estamos falando:

a) do Planalto Sul-Rio-Grandense.

b) da Depressão Periférica.

c) da Planície Costeira.

d) do Planalto Norte-Uruguaio.

e) da Cuesta do Haedo.

Gab: E

Questão 42)

A região semi-árida do Nordeste do Brasil, representada no mapa abaixo, onde predomina a caatinga, constitui um ecossistema ecologicamente frágil e propenso à desertificação.

clip_image010

MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia do Brasil, p. 69.

Relacionando a informação acima com o mapa, é correto afirmar que:

a) as características sócio-econômicas dos espaços, que não estão inseridos nas áreas susceptíveis à desertificação, diferenciam-se destas apenas devido à sua localização geográfica.

b) além da localização geográfica, contribuem para acelerar o processo de desertificação da área em destaque o uso inadequado do solo, as práticas agropecuárias e as atividades de mineração.

c) o fator pluviosidade é o determinante do processo de desertificação da área em destaque, onde se verificam as menores médias pluviométricas anuais da Região Nordeste.

d) o processo de desertificação da área, em destaque, decorre da intensa urbanização e das agressões ao ambiente provocadas pelas atividades urbano-industriais.

e) as áreas que compõem a região sertaneja apresentam processos evidentes de desertificação, em razão de sua distância em relação à região amazônica e de sua baixa pluviosidade.

Gab: B

Questão 43)

Observe as figuras para responder à questão.

clip_image012

clip_image014

clip_image016

clip_image018

(Igo F. Lepsch. Solos – formação e conservação. São Paulo: Melhoramentos, 1977. p. 142)

Assinale a alternativa que MELHOR interpreta as figuras.

a) Inúmeros solos têm sua formação ligada ao transporte de sedimentos de outros locais.

b) Em áreas com predomínio de rochas cristalinas, os solos são menos sujeitos à erosão.

c) A erosão dos solos varia em intensidade, de acordo com o uso da terra.

d) O emprego em larga escala de fertilizantes químicos é fator importante na erosão dos solos.

e) As perdas de solo são mais freqüentes em áreas com baixos índices pluviométricos.

Gab: C

Questão 44)

Denomina-se erosão a degradação e decomposição das rochas e as modificações provocadas pelas variações de temperatura, ação da água e do vento, seu transporte e deposição. Este processo também pode ser induzido ou acelerado pela ação humana. Assinale a alternativa que contém, corretamente, um tipo de erosão e respectiva técnica de controle.

a) Eólica/calagem.

b) Laminar/terraceamento.

c) Pluvial/assoreamento.

d) Glacial/gabiões.

e) Fluvial/desmoronamento.

Gab: B

Questão 45)

O descarte irregular e inadequado do lixo é um dos graves problemas ambientais urbanos da atualidade. Nas últimas décadas, tem aumentado no Brasil a preocupação com o destino final de:

a) matéria orgânica, considerando-se que a produção nacional já é superior à de países desenvolvidos, como os EUA e a Suécia.

b) papéis, pois a fabricação de papel reciclado consome cerca de 50% mais de água e energia do que em condições normais.

c) plásticos e vidros, porque eles constituem mais de 70% do lixo domiciliar no país.

d) pilhas, porque elas deixam vazar metais como o zinco e o mercúrio, extremamente prejudiciais à saúde.

e) pneus, porque eles levam cerca de quinze anos para se decomporem na natureza, contribuindo para a proliferação de insetos.

Gab: D

Questão 46)

NÃO é fator que acelera o processo de degradação dos solos pela ação antrópica em países periféricos:

a) derrubada de florestas seguida do uso inadequado do solo.

b) alteração climática gerando rápida erosão do solo.

c) uso do solo agrícola acima da sua capacidade de suporte, gerando desertificação.

d) reflorestamento com espécies homogêneas desgastando o solo e alterando o ecossistema.

Gab: B

Questão 47)

Não há estatística no Brasil sobre a quantidade de pneus que são jogados no lixo a cada ano ou de quantos são reciclados. (Produção Anual de Pneus: 40 milhões de unidades. Folha de S. Paulo).

Leia as afirmações abaixo sobre os problemas ambientais e higiênicos produzidos pelos pneus quando não têm um destino ambientalmente adequado:

I. Leva mais de 500 anos para biodegradar-se.

II. Acumula água propiciando a proliferação de insetos.

III. O entulho nos rios e córregos facilita a ocorrência de enchentes.

IV. A queima de pneus produz fumaça que é tóxica.

V. Permite o surgimento de ninhos de répteis.

São verdadeiras as afirmações:

a) apenas I, II e IV.

b) apenas II, III e V.

c) apenas III, IV e V.

d) apenas I, II, III e IV.

e) todas.

Gab: E

Questão 48)

Observe o gráfico e responda.

clip_image020

Fonte: CETESB, 2000.

a) Como era a disposição final do lixo nos municípios paulistas no período 1997-1999?

b) Indique duas medidas que poderiam ser tomadas pelas administrações municipais para diminuir o volume de lixo urbano depositado nos aterros.

Gab:

a) Houve uma melhora na disposição final do lixo com um aumento expressivo da forma adequada e redução da inadequada, que se mantém, ainda, com predominância no período citado; e a controlada variou para uma maior disposição de 1997 a 1998 e diminuiu de 1998 a 1999.

b) Entre as várias medidas, destacam-se: a coleta seletiva, a reciclagem, a compostagem, entre outros.

Questão 49)

O lixo produzido na cidade de São Paulo cresceu de modo acelerado e se tornou um problema sócio-estrutural. Inúmeros lixões crescem na periferia da cidade, onde seres humanos disputam os restos de comida e objetos encontrados no mesmo, para que possam garantir sua sobrevivência. Assinale a alternativa que melhor caracteriza a situação problemática do lixo produzido em São Paulo.

a) As disparidades sociais contribuem para que muitas pessoas vivam catando lixo, tentando encontrar um meio de se manterem vivas.

b) Apesar da construção de inúmeros aterros sanitários e do tratamento da coleta seletiva obrigatória no município, as mudanças não são satisfatórias.

c) O município tem investido na erradicação de insetos por meio do enterramento do lixo urbano.

d) A utilização da mão-de-obra com pouca qualificação para a coleta de lixo e para a realização da compostagem está reduzindo os problemas sócio-estruturais do município.

e) O município está estimulando o garimpo do lixo para reduzir o desemprego por meio da utilização das frentes de trabalho criadas pelo governo.

Gab: A

Questão 50)

A figura abaixo mostra regiões (destacadas em cor escura) onde se incluem áreas de risco quanto ao processo de desertificação no Brasil.

clip_image022

Com relação a este processo, é correto afirmar que:

a) é de localização zonal, uma vez que ocorre apenas em áreas tropicais.

b) decorre da conjugação de diferentes fatores de ordem natural e de formas inadequadas de uso e ocupação.

c) ocorre apenas em áreas montanhosas, onde os processos erosivos são mais intensos.

d) é determinado unicamente por processos climáticos, como escassez de chuvas e elevadas temperaturas.

e) advém somente da intensa ocupação pela agricultura de produção nas regiões Nordeste e Sul.

Gab: B

Questão 51)

Analise a figura.

Evolução do uso do solo no noroeste do Estado do Paraná e suas conseqüências ambientais

clip_image024

Fonte: Adaptado de BIGARELLA, J.J., MAZUCHOWSKI, J.Z. ,(E.). Visão integrada da problemática da erosão.

III Simpósio Nacional de Controle da Erosão, Maringá, 1985. p.112.

A partir da análise dessa figura e de conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, na região representada,

a) a biodiversidade foi significativamente reduzida, tendo-se em vista a substituição da vegetação de mata por cultivos agrícolas.

b) a cobertura vegetal foi parcialmente substituída pela cafeicultura e, posteriormente, por pastagens.

c) a deposição de sedimentos arenosos no vale aumentou consideravelmente a área ocupada pela planície de inundação.

d) a vazão do rio foi progressivamente ampliada em conseqüência da intensificação das atividades antrópicas.

Gab: D

Questão 52)

Assinale a alternativa correta.

Segundo a publicação Gaia: el atlas de la gestión del planeta, perdem-se a cada ano, no mundo, cerca de 11 milhões de hectares de terras cultiváveis.

No Brasil, essa perda, através da erosão do solo, é também um fato preocupante. Destacam-se como os principais fatores da erosão do solo nas terras cultiváveis

a) a laterização e a agricultura itinerante.

b) o decrescente número de pessoas e o aumento dos rebanhos por hectare.

c) os longos períodos de seca e o uso adequado do solo.

d) o excesso de gado e o pouco uso de substâncias tóxicas.

e) o desmatamento e o sobrepastoreio.

Gab: A

Questão 53)

Jardim Zoológico de Goiânia foi construído nas cabeceiras do córrego Capim Puba. A urbanização atingiu parte das nascentes desse córrego e gerou problemas de desequilíbrio ambiental. Em março desse ano, uma grande erosão se abriu, atingindo a Alameda das Rosas, tornando apreensivos os moradores do local. Sobre o aparecimento repentino dessa erosão, é correto afirmar-se que:

01. à ausência de curvas de nível nas imediações pavimentadas;

02. aos azares naturais, inerentes ao ecossistema das cidades;

04. à falta de planejamento urbano e não cumprimento da legislação ambiental, que prevê a total preservação das áreas de nascentes;

08. à falta de planejamento adequado na execução das obras de engenharia e desmatamento das áreas de nascente;

16. ao pisoteio dos animais do Jardim Zoológico e à engenharia de tráfego;

32. ao intenso índice de pluviosidade e ao mal dimensionamento das galerias pluviais.

Gab: FFVVFV

Questão 54)

Em vastas áreas agrícolas do Brasil ocorre erosão acelerada dos solos.

Marque a opção que revela aspectos associados a esse fenômeno.

a) Ausência de "zoneamento ecológico" que delimite as culturas de acordo com as determinações do meio físico.

b) Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que desagrega os minerais da camada superficial dos solos.

c) Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão.

d) Complexa e frágil constituição ecológica do solos, tornando-os naturalmente sensíveis à erosão, independente das formas de uso.

e) Utilização de maquinaria e de formas de irrigação inadequadas às condições ecológicas, por parte das grandes empresas agrícolas.

Gab: E

Questão 55)

Pela erosão geológica, num processo lento, equilibrado e renovador, foram esculpidos os morros, escavados os vales, formadas as várzeas e os delta dos rios.

O homem, no entanto, quando cultiva o solo ou sobre ele constrói cidades, estradas e pontes, sem o uso de práticas de conservação do solo, desencadeia processos de erosão acelerada altamente danosos.

Partindo-se de conceitos sobre EROSÃO é correto afirmar que:

01. a cobertura vegetal desfavorece a infiltração das águas pluviais;

02. a falta de cobertura vegetal tende a aumentar o arraste do solo pelo aumento do volume d’água que circula superficialmente;

04. os fluxos de água concentrados podem provocar profundos sulcos nos solos, fenômenos que, uma vez desencadeado, torna-se de difícil contenção;

08. a abertura de estradas de terra paralelamente ao declive das colinas e longas encostas desfavorece o processo erosivo;

16. a erosão antrópica causa perdas de enormes volumes de solo e conseqüente assoreamento de rios, barragens e portos;

32. o plantio em curvas de nível e a rotação de culturas estão entre as medidas de contenção da erosão nas áreas de cultivo agrícola.

Gab: FVVFVV

Questões de Vestibulares Meio Ambiente–Recursos Naturais 2

Questão 15)

A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (1994) definiu como desertificação “a degradação das terras nas zonas áridas, semi-áridas e subúmidas secas resultantes de fatores diversos tais como as variações climáticas e as atividades humanas”. Do ponto de vista da geografia e da história ambiental, a desertificação no Brasil pode ser entendida como uma problemática:

I. continental, tendo em vista que é um fator climático que ocorre apenas nos países africanos e sul-americanos.

II. ambiental, levando em consideração que as olarias e carvoarias degradam o meio ambiente com o corte e queima de árvores e o desgaste do solo.

III. sócio-cultural, pois a desertificação reduz a qualidade de vida da população afetada e provoca o êxodo para outras regiões.

IV. climática, compreendendo que a redução dos totais pluviométricos pode contribuir com o aumento da desertificação.

Estão corretas:

a) I, III e IV.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) III e IV.

e) I, II e III.

Gab: C

Questão 16)

Observe as figuras abaixo.

clip_image002

clip_image004

Fonte: SUERTEGARAY, D. M. A. Deserto Grande do Sul:

controvérsia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

Considerando o bloco diagrama que representa a gênese dos areais, fenômeno que ocorre na região sudoeste do Rio Grande do Sul, os processos responsáveis pela formação destas manchas arenosas são identificados como:

a) Escoamento superficial concentrado e transporte de areia pelo vento.

b) Escoamento laminar e transporte de areia pelo vento.

c) Desmatamento e cultivo de arroz.

d) Desmatamento e escoamento laminar.

e) Reduzida precipitação e transporte de areia pelo vento.

Gab: A

Questão 17)

Observe os gráficos.

clip_image006

clip_image008

Fonte: Adaptado de ARAÚJO, G.H.S. et.al.

Gestão Ambiental de Áreas Degradadas.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

Comparando-se os dados disponíveis nos dois gráficos é possível afirmar que:

a) a vegetação aumenta a estabilidade da encosta e reforça o solo.

b) a passagem do tempo corresponde a um maior reflorestamento.

c) a presença de vegetação acentua o número de deslizamentos.

d) a perda de solo diminui com a ausência de vegetação arbórea.

e) o grau de desmatamento é inversamente proporcional ao número de deslizamentos.

Gab: A

Questão 18)

A erosão do solo é um sério impacto ambiental causado pela retirada da cobertura vegetal que protege o solo para o plantio de lavouras e pastagens. Milhares de toneladas de solo são perdidas anualmente, em decorrência das práticas agrícolas sem o manejo adequado do solo. Quais têm sido as técnicas desenvolvidas para minimizar os problemas causados pela erosão em áreas agrícolas?

a) Terraceamento, curva de nível e associação de cultura.

b) Curva de nível, compactação do solo e ravinamento.

c) Associação de cultura, terraceamento e irrigação.

d) Compactação do solo, ravinamento e terraceamento.

e) Ravinamento, irrigação e reflorestamento.

Gab: A

Questão 19)

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo.

Sobre esta questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Gab: D

Questão 20)

clip_image010

Adapt. IPT/DAEE, 2005

Considere o mapa e selecione a alternativa que apresenta corretamente as características das áreas mais suscetíveis a esse processo erosivo.

clip_image012

Gab: C

Questão 21)

Recentemente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo publicaram os resultados de um estudo sobre a situação dos municípios paulistas quanto ao problema da erosão. De um total de 645 municípios, foram listados 183 que se encontram em uma situação bastante crítica. No mapa abaixo, aparecem resumidos os resultados dessa pesquisa.

clip_image014

Folha de São Paulo, 21/06/2005, p. C1.

clip_image016

Esse esquema apresenta o Planalto Atlântico com o vale do rio Paraíba e o Planalto Meridional com a Depressão Periférica.

Novo Atlas Geográfico, Editora FTD, São Paulo, 1999. p. 24

Comparando o mapa ao perfil do relevo do Estado de São Paulo, marque a alternativa que explicita corretamente a relação entre ambos.

a) O desmatamento ocorrido na porção litorânea do estado, em função de seu aproveitamento para a agricultura, com a conseqüente exposição de rochas sedimentares, auxilia na explicação da concentração de áreas mais críticas nessa porção do estado.

b) A orientação do declive, na porção oeste do estado, revela uma situação no mínimo preocupante, na medida em que se observa que esta é a área mais atingida pelos processos erosivos o que, inclusive, pode repercutir fortemente sobre a vida útil de represas localizadas nesse estado e no Paraná.

c) Pode-se constatar que as variações na altitude do relevo vêm se constituindo no mais influente fator das variações espaciais da erosão no estado, uma vez que o desgaste do solo pela água da chuva se agrava em proporção direta ao aumento da inclinação do relevo, submetido a esse agente de erosão.

d) A influência dos grandes centros industriais na ocorrência e distribuição de chuvas ácidas, já pode ser plenamente percebida, através de maior incidência de processos erosivos dentro de áreas do estado, onde se concentra a maior parte das empresas que compõem o parque industrial paulista.

e) A pecuária paulista vem se caracterizando pelo uso de modernas técnicas intensivas e, por conseguinte, por seu baixíssimo impacto ambiental, o que acaba fazendo com que as áreas onde predominam essas atividades, fiquem bem mais preservadas em relação à erosão.

Gab: B

Questão 22)

A Serra do Mar, que atravessa a porção oriental do estado do Paraná, tem merecido grande atenção nos últimos anos por parte dos ambientalistas devido à larga importância de seus ecossistemas. Na atualidade, grande parte da região da Serra do Mar se sita dentro dos domínios de APAs – Áreas de Proteção Ambiental – e de parques estaduais, o que restringe as atividades humanas nela desenvolvidas. Assim sendo, o desenvolvimento de atividades agrícolas e criatórias nas encostas da Serra do Mar é inviável devido às seguintes situações:

I. A interferência antrópica intensifica a ocorrência de deslizamentos de terra nos declives mais acentuados das encostas da Serra do Mar.

II. A ação da erosão pluvial torna-se mais intensa numa área destinada ao cultivo agrícola ou para pasto do que numa área revestida pela floresta nativa.

III. Com a diminuição da cobertura florestal, o processo de assoreamento do leito dos rios que desembocam na baía de Paranaguá se acentua, o que pode trazer graves transtornos à atracagem e movimentação dos navios no principal porto do estado.

IV. Considerando-se o fato de a Serra do Mar ser uma das regiões mais chuvosas do país e ainda a ação da massa tropical atlântica ao longo de todo o ano, o uso do solo nas encostas da serra para fins agrícolas aumentaria o pocesso de lixiviação do solo, com a conseqüente perda de seus nutrientes. Estão corretas:

a) somente II e IV.

b) somente I e III.

c) todas.

d) somente I, II e III.

e) somente II, III e IV.

Gab: C

Questão 23)

“A ação humana tende a transformar o meio natural em geográfico, isto é, em meio moldado pela intervenção do homem no decurso da história”

(DULLFUS, Olivier, O Espaço Geográfico, São Paulo, Difel, 1982).

Nos últimos anos a falésia do Cabo Branco vem apresentando constantes deslizamentos. O IBAMA e a SUDEMA vêm tentando encontrar soluções para conter a fúria da natureza e preservar o ponto mais oriental das Américas. Tomando como base o texto, analise as proposições e escreva F ou V, conforme sejam falsas ou verdadeiras.

( ) A construção do Hotel Tambaú é um importante fator para destruição da falésia, uma vez que o mesmo alterou o regime das ondas impedindo a descarga natural de energia que deveria ser desfechada na área onde se encontra o hotel.

( ) O grande fluxo de veículos na porção superior da falésia provoca uma grande trepidação no solo facilitando a fragmentação da barreira e causando os deslizamentos.

( ) Os gabiões colocados no Seixas provocam a destruição da falésia.

( ) O programa turístico do Estado da Paraíba não tem preocupação com a destruição da Falésia do Cabo Branco.

( ) O avanço do Mar sobre o continente é um fenômeno natural e nada podemos fazer para preservar a Falésia do Cabo Branco.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a) VVVVF

b) VVFFF

c) VVFFV

d) FFFFV

e) FFFVV

Gab: B

Questão 24)

clip_image018

Brasil domínios morfoclimáticos –

Aziz Ab´Saber

No mapa, a área destacada apresenta um fenômeno natural que a degrada, porém, com a ação antrópica, tornou-se, nas últimas décadas, uma região economicamente viável. A ocorrência do problema natural e a solução encontrada para o aproveitamento são, respectivamente,

a) voçorocas e reflorestamento.

b) lixiviação e calagem.

c) desertificação e transposição de leito de rios.

d) enchentes e contenção por barragens.

e) inversão térmica e controle de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Gab: B

Questão 25)

Observe a manchete e a foto a seguir:

RECORDE DE CHUVA LEVA CAOS A RUAS E RODOVIAS

clip_image020

O POPULAR, Goiânia, 29 mar. 2005, p.1. Capa. (Adaptado).

A imagem expressa uma situação que evidencia a ocorrência de um impacto ambiental negativo. Esse impacto tem origem

a) no clima tropical, com altos índices de precipitação, que, independentemente da ação humana, contribui para o aumento de água na rede de drenagem.

b) na forma arredondada da bacia hidrográfica, que proporciona maior área para a captação da água pluvial e a ocupação urbana.

c) na declividade acentuada da vertente, que favorece a concentração da água pluvial e os processos erosivos.

d) nas obras de engenharia e nos desmatamentos que, oriundos da atuação da sociedade no ambiente urbano, afligem a população.

e) no solo argiloso que, por apresentar baixa porosidade, dificulta a infiltração da água e possibilita os movimentos de massa.

Gab: D

Questão 26)

“Conforme Pierre Gourou, seriam comuns, sob a mata de terra firme, os perfis (de solo) com uma capa delgada de húmus, um horizonte arenoso e, abaixo, a carapaça laterítica. Pouco tempo depois que a selva é derrubada para cultivo, as escassas reservas de bases solúveis e o húmus são arrastados para o lençol freático, e daí para os rios, pela infiltração de água oriunda de copiosas chuvas. Após a conclusão desse processo, o solo fica reduzido a uma areia solta, que em muitos lugares acabaria sendo arrastada pelas enxurradas”.

(Orlando Valverde)

O processo mencionado no texto corresponde a:

a) Arenização.

b) Lixiviação.

c) Desertificação Antrópica.

d) Eolização.

e) Litogênese.

Gab: B

Questão 27)

A figura representa uma forma de erosão típica de áreas sedimentares em regiões tropicais.

clip_image022

a) Identifique o tipo de processo erosivo e explique como ele ocorre.

b) Qual é o recurso natural comprometido por este processo? Justifique como ele pode ser evitado, tanto no campo como na cidade.

Gab:

a) O processo é o "ravinamento", que é provocado pelo escoamento da água em áreas com declividade onde o solo apresenta-se com pouca ou nenhuma vegetação.

b) O recurso natural comprometido por esse processo erosivo é o solo. No campo e na cidade ele pode ser evitado pela manutenção ou colocação do capeamento vegetal.

Questão 28)

O processo de modernização da agricultura brasileira, realizado nas últimas décadas do século XX, foi marcado pelo uso cada vez mais freqüente de insumos industriais. Os equipamentos mecânicos utilizados nas grandes propriedades monocultoras e a aplicação de fertilizantes e agrotóxicos vêm provocando graves desequilíbrios ambientais.

Sobre os problemas ambientais que resultaram da expansão da agricultura, analise as afirmativas a seguir.

I. As constantes aplicações de agrotóxicos estão aumentando a incidência de pragas porque estão reduzindo a população de predadores naturais e tornando os seus vetores mais resistentes aos venenos aplicados.

II. Os sulcos abertos pelos tratores na preparação do solo estão facilitando o escoamento superficial da água das chuvas, acelerando o processo de degradação dos solos.

III. O desmatamento indiscriminado, provocado pelo avanço da “fronteira” agrícola, tem alterado o armazenamento da água no solo, com graves repercussões no regime dos rios.

IV. O uso da queimada na preparação do solo vem aumentando a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, fazendo com que a atmosfera retenha mais calor do que deveria em seu estado natural.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

d) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gab: E

Questão 29)

Assinale a alternativa incorreta a respeito das potencialidades dos solos e dos seus processos de degradação.

a) O solo agrícola é um complexo vivo, formado pela decomposição das rochas e onde deve existir ar, água, minerais e matéria orgânica, composta por organismos vegetais e animais.

b) Nas regiões áridas, o solo tende a ser raso e pedregoso devido à predominância do intemperismo físico, que atua onde há poucas chuvas.

c) O solo de massapé, presente na Zona da Mata nordestina, está associado, desde o período colonial, ao cultivo da cana-de-açúcar.

d) No Brasil, a erosão dos solos causada pela rotação de cultivos resulta na formação de lateritas. O cultivo em terraços é uma técnica utilizada para controlar a laterização.

e) A lixiviação é o processo de lavagem dos minerais solúveis do solo pela ação das chuvas.

Gab: D

Questão 30)

Leia a manchete que foi publicada em um dos grandes jornais brasileiros:

“É PREOCUPANTE O DESMATAMENTO QUE VEM OCORRENDO NO BRASIL”

Fonte: Folha de São Paulo - maio/2004

A partir da manchete, analise as proposições:

I. As atividades econômicas consumidoras de espaço, para sua localização, se concentraram, desde o período colonial, numa faixa de terra junto ao litoral, atingindo violentamente a Mata Atlântica.

II. O processo acelerado de ocupação territorial das novas fronteiras, a partir da década de 1960, se deu por grandes empresas privadas e estatais, as quais contribuíram para a destruição de parcelas significativas da floresta Amazônica.

III. A expansão urbana, os efluentes domésticos e industriais, o derramamento de petróleo na zona costeira vêm comprometendo enormes trechos dos mangues no litoral.

Está(ão) correta(s)

a) apenas III.

b) apenas I.

c) apenas II.

d) I , II e III.

e) apenas I e III.

Gab: D

Questão 31)

Estima-se que hoje no Brasil, as perdas de solo, em função da erosão, sejam da ordem de 822,7 milhões de toneladas, sendo cerca de 91% em áreas de lavouras e 9% em áreas de pastagens

(SANTOS, Thereza C.C. & CÂMARA, João B.(org.)- GeoBrasil 2002, IBAMA, p. 63).

Áreas Sujeitas à Erosão Devido ao Uso Agrícola, Resultantes do Cruzamento Entre a Pressão do Uso das Terras e a Suscetibilidade dos Solos à Erosão.

clip_image024

A partir da análise do mapa, pode-se concluir que:

a) as áreas dominadas pelo clima subtropical, embora bastante exploradas, são as que apresentam a menor disposição aos processos erosivos;

b) as áreas com a exploração baseada numa agricultura altamente mecanizada têm experimentado a redução de sua disposição à erosão;

c) a expansão do agronegócio em associação com a ocorrência do clima tropical ajuda a explicar a vulnerabilidade dos solos no cerrado brasileiro;

d) um relevo bastante similar e o mesmo comportamento de seu regime de chuvas explicam as áreas com menor vulnerabilidade à erosão;

e) o aumento da acidez das águas das chuvas nos grandes centros urbanos explica as áreas onde os solos estão mais expostos à erosão.

Gab: C

Questão 32)

A desertificação ocorre em mais de 100 países do mundo. De toda a superfície do planeta, 41% é formada por áreas secas. Por isso a desertificação é considerada um problema global. Para tentar reverter esse processo e debater mais amplamente o problema, a ONU designou 2006 como Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação.

Sobre a desertificação,

a) defina esse processo e cite três problemas causados por ele.

b) cite um exemplo de área susceptível à desertificação no Brasil. Explique como esta área é afetada por esse processo.

Gab:

a) O conceito de desertificação está relacionado à ocorrência de períodos secos bastantes longos que podem durar décadas e a presença da ação antrópica. Assim, a ONU em conjunto com ONG’s na Conferência de Nairóbi conceituou desertificação como: “Empobrecimento de ecossistemas áridos ou subúmidos em virtude do efeito combinado das atividades humanas e da seca”. Na ECO-92, o conceito de desertificação passou a ser entendido como a degradação das terras áridas, semi-áridas e sub-úmidas resultantes de vários fatores, incluindo variações climáticas e atividades humanas.

Como principais conseqüências da Desertificação, temos a degradação das terras secas que causa sérios problemas econômicos. Isto se verifica principalmente no setor agrícola, com o comprometimento da produção de alimentos. Além do enorme prejuízo causado pela quebra de safras e diminuição da produção, existe o custo quase incalculável de recuperação da capacidade produtiva de extensas áreas agrícolas e da extinção de espécies nativas, algumas com alto valor econômico e outras que podem vir a ser aproveitadas na agropecuária. Os problemas sociais estão intimamente relacionados aos custos econômicos.

b) No nordeste do Brasil a mancha do semi-árido. A causa desta desertificação está vinculada ao efeito orográfico, caracterizando uma desertificação por causas climáticas e também antrópica, devido o desmatamento da caatinga.

Questão 33)

A área destacada no mapa apresenta

clip_image026

a) núcleos de desertificação provocados, dentre outros fatores, pelo sobrepastoreio, e pela agricultura inadequada.

b) regiões onde as políticas de desenvolvimento sustentável têm sido praticadas com relativo sucesso.

c) trechos ainda bastante conservados do domínio da caatinga.

d) porções nordestinas onde há pequeno movimento emigratório.

e) parcelas da região nordestina com baixo crescimento vegetativo.

Gab: A

Questão 34)

Por ano, o Brasil perde aproximadamente 500 milhões de toneladas de solo através da erosão. Assinale a(s) alternativa(s) que indique(m) corretamente tipos de erosão natural e social.

01. Água; devastação da cobertura vegetal.

02. Vento; retirada da mata ciliar das margens dos rios.

04. Secas prolongadas; cultivo de grandes áreas com reflorestamento visando à produção de papel e celulose.

08. Radiação solar moderada; construção de rodovias sem o devido cuidado com o escoamento de água.

16. Mudanças das fases da Lua; monocultura impossibilitando a recuperação do solo.

32. Ondas do mar; carga excessiva de animais em áreas insuficientes, provocando o pisoteio do solo.

Gab: 35

Questões de Vestibulares Meio Ambiente–Recursos Naturais 1

Questão 01)

Observe, com atenção, a fotografia a seguir.

clip_image002

Foto. Localidade: Gilbués, Piauí.

Sobre o fenômeno mostrado na fotografia, é correto afirmar que:

00. os processos de erosão exibidos são típicos de áreas de cerrados, onde a ação eólica gera notáveis feições erosivas do tipo dunas, em geral migratórias.

01. a paisagem encontra-se nitidamente atravessando um expressivo processo de desertificação, decorrente do aquecimento global, que é marcante no Meio Norte, especialmente no Piauí.

02. o parâmetro erosão acelerada do solo é considerado como um dos principais indicadores de áreas de desertificação no Nordeste brasileiro.

03. o fenômeno é de origem predominantemente antrópica, caracterizado pela rápida remoção de solos e/ou fragmentos maiores de rochas, em face da atuação intensificada dos agentes erosivos em áreas onde o equilíbrio natural foi rompido.

04. a área fotografada apresenta restrições à formação de solos e mostra cicatrizes de feições de relevo escavadas pelo escoamento concentrado das águas.

Gab: FFVVV

Questão 02)

“Marcado nos últimos meses por temporais, enchentes e tremores de terra, o Nordeste brasileiro sofre com um mal silencioso que pode causar prejuízos ainda mais sérios à população que mora no semiárido: a desertificação. O processo atinge oito dos nove estados da região, além do norte de Minas Gerais.”

(Fonte: UOL Notícias – Cotidiano, 05/08/2010).

O evento identificado no texto acima é causado, principalmente, pelos seguintes fatores:

a) desmatamento, cultivo de cactáceas e aumento do gado de corte.

b) queimadas, cultivo de cactáceas e esgotamento do lençol freático.

c) desmatamento desordenado, queimadas e uso intensivo do solo na agricultura.

d) esgotamento do lençol freático, uso intensivo do solo na agricultura e queimadas.

e) queimadas, aumento do gado de corte e cultivo de cactáceas.

Gab: C

Questão 03)

As afirmações abaixo tratam do uso e ocupação do solo no Brasil. Assinale a única que NÃO é verdadeira.

a) Tem sido bastante significativo o desenvolvimento científico e tecnológico para uso do solo agrícola em termos qualitativos e quantitativos, demonstrando uma evolução positiva desse cenário nos últimos anos.

b) O uso predominante do solo é na agropecuária. Todavia, parte significativa do país, principalmente no semi-árido, tem solos totalmente desaconselháveis para qualquer tipo de atividade agrícola.

c) A salinização do solo em regiões onde a evapotranspiração potencial é superior à pluviosidade verifica-se principalmente no Nordeste do país e é motivada pelo manejo inadequado na irrigação.

d) O modelo agrícola predominante no país é norteado pela dimensão ecológica e conservacionista, em detrimento da dimensão econômica que prioriza o aumento da produção, mesmo com tecnologias rudimentares.

Gab: D

Questão 04)

A exemplo de várias cidades brasileiras, a região serrana do Rio de Janeiro tem sofrido com a ocorrência de chuvas intensas no verão que causam verdadeiras catástrofes. Como exemplo, o episódio ocorrido em janeiro de 2011 ilustrado abaixo que caracterizou-se como uma das maiores tragédias da história brasileira.

clip_image004

Imagem: Destruição causada pelas chuvas em Teresópolis, Rio de Janeiro - 12/01/2011. Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/slideshow/chuvas-no-rio-de-janeiro
capturado em 22 de março de 2011.

Analise as afirmações abaixo quanto aos fatores que contribuem para a ocorrência deste tipo de tragédia.

I. A implementação de ação de planejamento urbano e de política habitacional com práticas de uso e ocupação de solo adequado.

II. Práticas de desmatamento, impermeabilização do solo, ocupação irregular e desordenada em grande parte das bacias de drenagens.

III. Ocupação das encostas com ampliação do escoamento superficial e erosão do solo, com consequente assoreamento dos rios causando transbordamento hídrico de suas calhas e deslizamento de encostas.

IV. Construção em Áreas de Preservação Permanente, como os topos de morros e áreas de encostas com taludes acima de 45°, e em áreas com restrições à edificações nas faixas marginais dos corpos de água.

V. A prática de revegetação das encostas com a movimentação do solo e a proteção das margens de drenagens com obras de engenharia interferindo na contenção e circulação das águas.

Assinale a alternativa CORRETA que contém as afirmações que contribuem para a ocorrência de tragédias dessa natureza.

a) apenas I, III e V

b) apenas I, II e V

c) apenas II, III e IV

d) apenas I, III e IV

e) apenas III, IV e V

Gab: C

Questão 05)

Leia o texto:

A desertificação (...) ameaça a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. No Brasil, a região Nordeste é a mais vulnerável, com mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados suscetíveis ao fenômeno.

(Revista Ciência Hoje, abril de 2011.)

Sobre as causas da desertificação que ocorre no nordeste brasileiro, é correto afirmar que esse fenômeno é

a) uma degradação das condições ambientais de áreas naturalmente de baixa umidade, provocada ou acelerada pela ação humana.

b) uma ocorrência típica de regiões superpopulosas, com elevados índices de densidade demográfica, como é o caso de toda a área da região nordestina.

c) um processo exclusivamente natural, que ocorre em regiões semiáridas, agravado por mudanças climáticas recentes.

d) um processo natural, comum em áreas com pouca biodiversidade e com pequeno número de rios intermitentes.

e) uma degradação causada por mudanças climáticas recentes, devido aos intensos desmatamentos de áreas florestadas na região.

Gab: A

Questão 06)

No Nordeste, as terras fortemente degradadas pela desertificação chegam a 180 mil quilômetros quadrados. Se a esse número forem somadas as áreas com desertificação moderada, chega-se a um total que ultrapassa os 500 mil quilômetros quadrados. Processo semelhante ocorre, também, no

a) sul do Pará.

b) vale do rio Paranapanema.

c) leste de Santa Catarina.

d) oeste da Campanha Gaúcha.

e) norte do Mato Grosso.

Gab: D

Questão 07)

Atualmente, o fenômeno da desertificação é um dos temas de preocupação internacional. O primeiro sinal de alerta para a humanidade foi a grande seca que se abateu sobre a região saheliana no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. A seca saheliana provocou uma queda substancial na produtividade e no rendimento de países como Mali, Bukina-Fasso (antigo Alto Volta), Níger, Senegal, Chade, Sudão e Mauritânia. Sobre o processo de desertificação, é correto afirmar:

00. A desertificação não se apresenta como um fenômeno recente para os seres humanos. Civilizações remotas como os Sumérios e Babilônicos tiveram a produtividade agrícola de suas terras irrigadas destruída como consequência da insuficiência de drenagem contribuindo, assim, para o seu declínio;

01. Hoje, a desertificação tem uma definição oficial, ratificada pelo Governo do Brasil, signatário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD): “A desertificação deve ser entendida como a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas”.

02. No Nordeste do Brasil, as populações mais pobres e com piores índices de desenvolvimento são as menos vulneráveis aos processos de desertificação, pois estão, em sua maioria, localizadas no Sertão nordestino.

03. Atualmente, 1.340.000 km2 do território brasileiro são áreas suscetíveis à desertificação e abrangem o trópico semiárido, subúmido seco e áreas de entorno, atingindo diretamente 30 milhões de pessoas.

04. No Brasil, as duas regiões mais suscetíveis à desertificação são as regiões Norte e Nordeste.

Gab: VVFVF

Questão 08)

O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países do mundo, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais.

A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV, abaixo.

I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.

II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.

III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos disseminará, atingindo animais de águas superficiais.

IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas III e IV estão corretas.

c) apenas I e IV estão corretas.

d) apenas I, II e III estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

Gab: D

Questão 09)

Observe o mapa.

clip_image006

Sobre a área em destaque no mapa, podemos afirmar que

a) possui grande produção agrícola, devido à tecnologia de irrigação que retira água dos rios intermitentes e a leva para a área de lavoura.

b) ocorre em regiões de solo raso e com baixo índice pluviométrico, implicando uma vegetação caducifólia.

c) predomina a vegetação de porte arbóreo, com baixa amplitude térmica e elevado índice de umidade relativa do ar.

d) apresenta elevado desenvolvimento econômico, em função das indústrias que se deslocam para essa região.

Gab: B

Questão 10)

A preocupação com as questões ambientais começou a se acentuar, em nível mundial, no final da década de 1980. Na atualidade, assume grande importância o conceito de desenvolvimento sustentável, que dá o mesmo valor às dimensões econômica, social e ambiental. A mineração e o garimpo são considerados como atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente e, portanto, devem ser motivo de atenção e gestão públicas.

clip_image008

(Fonte: <http://grupombl.com.br/images/Mineração.jpg>.
Acesso em: 06 maio 2010.)

clip_image010

(Fonte: <http://www.igc.usp.br/uploads/pics/geoeduamb3.jpg>.
Acesso em: 06 maio 2010.)

clip_image012

(Fonte: <http://viajeaqui.abril.com.br/nationalgeographic/papeis-de-parede/
edicao-106-janeiro-2009-450889.shtml?foto=9p>.
Acesso em: 06 maio 2010.)

clip_image014

(Fonte: <http://www.riosvivos.org.br/arquivos/site_noticias_1315169013.jpg>.
Acesso em: 06 maio2010.)

Considerando o enunciado e observando as fotos apresentadas, assinale a alternativa que apresenta uma atitude INCORRETA do ponto de vista da sustentabilidade.

a) Aplicar medidas mitigadoras dos impactos gerados pela atividade.

b) Recuperar a paisagem e recompor o solo de áreas mineradas.

c) Impedir a mineração em áreas de conservação como florestas.

d) Lançar os rejeitos líquidos e sólidos na rede hidrográfica regional.

Gab: D

Questão 11)

A Agenda 21, documento resultante da Conferência do Rio, no seu capítulo 12, define desertificação como sendo “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”.

Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.

Acerca do processo de desertificação, considerando a Agenda 21, analise as afirmativas.

I. Nas discussões enfocando as questões de desertificação, deverão ser evidenciadas apenas as associadas ao meio abiótico.

II. No processo de desertificação, a degradação ambiental provoca a formação de desertos naturais.

III. No Brasil, fora da área considerada pela Agenda 21, Alegrete, no Rio Grande do Sul, é um exemplo de área com processo de degradação da terra.

IV. Na análise dos impactos ambientais resultantes do processo de desertificação, é necessário avaliar as mudanças sociais que dele decorrem.

Estão CORRETAS as afirmativas

a) I, III e IV, apenas.

b) III e IV, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I e II, apenas.

Gab: B

Questão 12)

“Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.”

(http://www.ambientebrasil.com.br/ acessada em: 25 set. 2008).

Nos mapas a seguir, são apresentadas as áreas de ocorrência de impactos ambientais causados pela ação do homem no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE na legenda o impacto predominante.

a) clip_image016clip_image018 Área de contaminação dos solos por agrotóxicos.

b) clip_image020clip_image022 Área de mineração contaminando o solo e a água.

c) clip_image024clip_image022[1] Área de vegetação nativa extinta.

d) clip_image026clip_image022[2] Área urbano-industrial sujeita à poluição hídrica e atmosférica.

e) clip_image028clip_image022[3] Área sujeita à desertificação.

FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico. São Paulo: Moderna, 2006

Gab: B

Questão 13)

Considerando que a história do processo de ocupação do território brasileiro tem demonstrado que a terra sempre foi utilizada de modo intensivo e numa visão imediatista, até o limite de sua potencialidade, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O controle da erosão depende fundamentalmente da redução do impacto direto das gotas de chuva, diminuição da desagregação mecânica das partículas do solo, aumento da infiltração da água e aumento da velocidade de escoamento da água excedente.

b) A perda de solo de uma encosta está intimamente relacionada com as características da chuva, em parte devido à energia que as gotas têm em destacar as partículas, quando batem na superfície do solo, e em parte em relação à contribuição ao volume de água no escoamento superficial.

c) O plantio direto e a diversidade de culturas são práticas complementares que contribuem para a conservação dos solos.

d) A exploração agrícola dos solos deve ser feita segundo preceitos conservacionistas e também levando em conta, ao mesmo tempo, aspectos econômicos.

e) Ao avaliar o processo de ocupação do Brasil, pode se perceber que as formas de relevo têm contribuído para definir os novos arranjos dos espaços territoriais produzidos no Brasil.

Gab: A

Questão 14)

Os solos são formados pela desagregação dos diferentes tipos de rochas expostas à ação dos agentes de intemperismo, como o clima (ar, água) e os organismos vivos e são considerados parte da biosfera (a camada viva da Terra), constituindo a base para os sistemas agrícolas de produção. Acerca desse tema, é CORRETO afirmar:

a) Quanto à origem e estrutura, os solos podem ser eluviais, aluviais e orgânicos e não dependem dos fatores climáticos para sua formação e conservação.

b) Os solos eluviais formam-se pelo transporte dos agentes modeladores do relevo, acumulando-se principalmente nos vales pluviais.

c) A prática da agricultura moderna, com a utilização de máquinas e implementos agrícolas, acompanhada do intenso uso de produtos agrotóxicos, não contribui para o empobrecimento dos solos.

d) A degradação mais importante dos solos por ocorrência natural se dá por lavagem excessiva das camadas superficiais do solo pelas águas da chuva, fenômeno denominado de lixiviação e típico das regiões tropicais.

Gab: D

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis