terça-feira, 8 de setembro de 2015

Questões da Ásia

Questão 01)

Com relação apenas a locais, formações geográficas e termos relacionados ao continente asiático, assinale o que for correto.

01. Bangkok, rio Amur, deserto de Kalahari, monte Kilimanjaro, estreito de Gibraltar e mar Cáspio.

02. Rio Yangtsé, cordilheira Pamir, península Arábica, estreito de Ormuz, deserto de Gobi e Ulan Bator.

04. Mar Morto, rio Mekong, Irã, taiga Siberiana, Grandes Muralhas da China e estreito de Malaca.

08. Rio Reno, Seul, mar Egeu, cidade de Petra, ilha de Java e Costa de Malabar.

16. Montes Cárpatos, vulcão Niragongo, rio Níger, Cabul, Azerbaijão e montes Pirineus.

Gab: 06

Questão 02)

Observe o mapa:

clip_image002

Fonte: www.luventicus.orgAcessado em 07/09/2014

A região indicada com a seta representa a Caxemira, que ocupa um extenso vale fértil habitada, principalmente, por população muçulmana. Desde 1947, quando esses dois países conquistaram a independência da Inglaterra, já ocorreram duas guerras envolvendo a disputa por essa região. Os países que brigam pela dominação da Caxemira são:

a) China e Japão;

b) Irã e Afeganistão;

c) Índia e Paquistão;

d) Tailândia e Indonésia;

e) Rússia e Sri Lanka.

Gab: C

Questão 03)

Na figura abaixo, estão indicados, por números, três países do continente asiático.

clip_image004

Adaptado de: <http://geografiaetal.blogspot.com.br /2009/10/
mapa-mudo-politico-da-asia.html>. Acesso em: 25 ago. 2014.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre número, denominação do país e característica populacional.

a) 1 – Nepal – alta densidade demográfica

b) 2 – Catar – baixa densidade demográfica

c) 1 – Paquistão – alta densidade demográfica

d) 3 – Indonésia.–.baixa.densidade demográfica

e) 2 – Arábia.Saudita.–.baixa.densidade.demográfica

Gab: E

Questão 04)

Analise o mapa.

clip_image006

(www.geografiaparatodos.com.br. Adaptado.)

Sobre esse conjunto de países, é correto afirmar que:

a) é uma região de intensos conflitos religiosos, como o que opõe o governo cristão do Paquistão aos muçulmanos do Afeganistão.

b) concentra algumas das maiores áreas protegidas de florestas tropicais do mundo, especialmente no norte da Índia, Nepal e Butão.

c) apresenta algumas das maiores concentrações populacionais do mundo, especialmente na Índia e em Bangladesh.

d) é o berço dos Tigres Asiáticos, inicialmente representados pela Índia e Paquistão, mas que engloba atualmente países emergentes como a China.

e) com exceção da China, a religião muçulmana é predominante em todos os países, com destaque para o conflito entre xiitas indianos e sunitas paquistaneses.

Gab: C

Questão 05)

No contexto da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois Estados rivais: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Observe, na tabela a seguir, algumas informações sobre esses dois Estados.

clip_image008

(1) M/F – Masculina/Feminina; (2) PIB – Produto Interno Bruto; (3) Estimativa; (4) 2006; (5) 2007.
Todos os demais dados são referentes a 2008.
Fonte dos dados: Almanaque Abril 2009.

A respeito das Coreias, analise os dados da tabela e assinale a alternativa correta.

a) O alto volume de exportações da Coreia do Sul deve-se à existência de um vigoroso parque industrial e de uma mão de obra barata e pouco qualificada.

b) A densidade demográfica da Coreia do Norte é mais elevada do que a da Coreia do Sul.

c) A Coreia do Sul, um dos Tigres Asiáticos, possui grande capacidade exportadora, o que contribui para que seu PIB seja superior ao da Coreia do Norte.

d) Na Coreia do Norte, um dos mais duradouros regimes comunistas, indicadores como a expectativa de vida revelam um desenvolvimento social superior ao da Coreia do Sul.

e) O efetivo militar da Coreia do Norte é maior do que o da Coreia do Sul, em razão da população e do PIB norte-coreano serem mais elevados do que o sul-coreano.

Gab: C

Questão 06)

Analise os gráficos relativos à economia do Nepal.

Composição do PIB, por setor da economia

clip_image010

PEA, por setor da economia

clip_image012

clip_image014

(www.cia.gov. Adaptado.)

Em relação à economia do Nepal, é correto afirmar que

a) a maior parte da força de trabalho se concentra no setor ligado à prestação de serviços.

b) as atividades ligadas ao setor bancário empregam a maior parte da população economicamente ativa.

c) a maior parte da população economicamente ativa realiza atividades ligadas à agropecuária, caça, pesca ou extrativismo vegetal.

d) o setor industrial é responsável pela maior contribuição na composição do PIB.

e) o setor de transformações não contribui com a geração de empregos.

Gab: C

Questão 07)

Atualmente, além dos conflitos separatistas ou de libertação, existem diversos outros relacionados às disputas territoriais entre países e à delimitação de linhas de fronteira. São considerados conflitos territoriais relacionados à disputa de terras, a partir do fim da Guerra Fria, EXCETO:

a) O conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

b) O conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

c) O conflito entre a Autoridade Palestina e Israel.

d) O conflito entre a China, a Índia e o Paquistão.

Gab: A

Questão 08)

“Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da nãoviolência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.

A ação de Gandhi consistia em desobedecer as leis inglesas sem se importar em sofrer as consequências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua fi gura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra, e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifi stas.”

http://educacao.uol.com.br/historia/independenciadaindianaoviolencia
edesobedienciacivildeghandi. jhtm. Acesso em 27 out. 2012

O surgimento de novas nações na Ásia foi consequência da Segunda Guerra Mundial, e um dos momentos mais importantes desse contexto histórico foi a Independência da Índia. Analise e assinale a alternativa CORRETA:

a) A Índia era a principal colônia britânica da Inglaterra, já que era uma fonte econômica considerável.

b) A Índia, que era a principal fonte de lucros para os ingleses, lutou e obteve sua independência através de lutas sangrentas e boicote à Inglaterra.

c) A Índia obteve sua independência com o enfraquecimento da Inglaterra pela 2ª Guerra Mundial e com o princípio da não violência.

d) A Índia adquiriu sua independência pela união dos grupos islâmicos e induístas que se mobilizaram deixando de lado as divergências religiosas.

e) A Índia conquistou sua independência através da obediência civil e pelos confl itos ocasionados por cidadãos islâmicos e induístas.

Gab: C

Questão 09)

Um território dividido entre extremos. Ao norte, o país mais fechado do mundo. Ao sul, uma aliada dos Estados Unidos, país símbolo do liberalismo. Ao norte, uma população miserável, faminta e perseguida, dependente das doações de alimentos que vêm do exterior. Ao sul, uma economia próspera, um país moderno e industrializado.

clip_image016

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/quem/coreia-norte-coreia-sul.shtml>. Acesso: 20 mar. 2013.

Passados mais de 50 anos de separação entre as duas Coreias, a região ainda é palco de uma grande tensão entre o sul “capitalista” com um governo democrático e o norte “socialista”, cujo governo militar

a) apesar de ditatorial, trabalha para que o país não se isole do mundo, permitindo aos norte-coreanos a leitura de jornais, revistas ou livros estrangeiros e acesso à internet.

b) quase não mantém relações exteriores e, apesar de receber ajuda financeira e humanitária para sua população, continua com os investimentos militares e o desenvolvimento de testes nucleares.

c) mesmo com uma economia estagnada, há vários anos, ainda controla os problemas relacionados à desnutrição da população e ao acesso aos bens básicos.

d) transformou o país em um dos Tigres Asiáticos, seguindo o exemplo da China que, mesmo sem ter um governo democrático, conseguiu modernizar e diversificar sua economia.

Gab: B

Questão 10)

Observe com atenção a imagem a seguir.

clip_image018

Com relação às áreas indicadas pelos números de 1 a 5, podemos afirmar que:

00. O país 1, durante o período de verão boreal, é atingido por pesados aguaceiros, às vezes catastróficos, com graves consequências socioeconômicas; esses aguaceiros são determinados por fluxos de ar que se deslocam de sul para o norte.

01. O país 2 adota o modelo político de Partido Único, com forte predominância do Estado sobre as atividades econômicas, contudo nele foram criadas Zonas Econômicas Especiais, abertas a investimentos estrangeiros e com certo incentivo à propriedade privada no campo.

02. O país 3 foi incorporado, no século XIX, às possessões britânicas da Índia. Apresenta conflitos étnicos e rivalidades religiosas. Na parte norte do país, há um trecho da Cordilheira do Himalaia.

03. O país 4 adota, ainda, o modelo político socialista marxista, com proibição da propriedade privada dos meios de produção. Na década de 1970, as milícias do Khmer Vermelho assumiram o controle do país, voltando-se a produção inteiramente para as áreas agrícolas.

04. O país 5 está situado na placa litosférica euroasiática. Os terrenos dessa placa são muito ricos em petróleo, daí a posição geopolítica estratégica assumida pelo país no contexto mundial.

Gab: VVVFF

Questão 11)

A Coreia do Norte tem gerado tensões geopolíticas em decorrência de sua capacidade nuclear, do seu isolamento político e das disputas territoriais com sua vizinha Coreia do Sul.

Atualmente separadas por uma faixa desmilitarizada, a divisão que criou as duas Coreias se originou

a) no final da Primeira Guerra Mundial, com o controle da Península Coreana pelo Japão.

b) logo em seguida ao fim da revolução comunista na China, com a expansão de seus domínios territoriais até a Península Coreana.

c) após a Segunda Guerra Mundial, em um conflito regional que envolveu Estados Unidos da América, União Soviética e China.

d) no decorrer da Guerra Fria, com os Estados Unidos da América procurando ampliar sua influência no continente asiático.

e) no final dos anos 1980, com o enfraquecimento da União Soviética e a retirada de suas tropas do território coreano.

Gab: C

Questão 12)

Qual país da África apresentava uma violenta segregação racial (política apartheid), com a minoria branca dominando política, social e economicamente a grande maioria negra? Essa segregação foi encerrada em 1993, e é uma das razões da grande concentração de renda em um país com grandes riquezas naturais e muita miséria.

a) Nigéria

b) África do Sul

c) Angola

d) Egito

e) Costa do Marfim

Gab: B

Questão 13)

O CHORO DOS COREANOS

[...] A emoção do momento foi simbolizada pelas lágrimas dos irmãos Park Yang-gon, da parte sul, e Park Yang-soo, da metade norte. A retomada das reuniões familiares – que duram apenas algumas horas – sempre pode ser suspensa quando o regime norte-coreano se sente ameaçado ou ofendido [...].

Fonte: Revista Veja, 26-2-2014, p. 40.

O contexto da reportagem e seus conhecimentos sobre a situação das Coreias permitem inferir, EXCETO

a) As duas Coreias surgiram de uma intervenção da ONU, na década de 1980, considerando a instabilidade política mundial e os riscos de uma Terceira Guerra Mundial.

b) Na década de 1950, em plena Guerra Fria, a Coreia foi dividida em duas porções independentes, surgindo, assim, no mapa-múndi, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

c) A expansão capitalista no Extremo Oriente permitiu à Coreia do Sul fortalecer sua economia que, juntamente com outros países, foi identificada como integrante dos Tigres Asiáticos.

d) A reunificação das Coreias trará vantagens diplomáticas para o governo sul-coreano, em função da superioridade econômica em relação ao da Coreia do Norte.

Gab: A

Questão 14)

clip_image020

(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.)

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover

a) a indústria pesada.

b) o setor terciário.

c) a irrigação de lavouras.

d) a zona urbana.

e) o complexo industrial.

Gab: C

Questão 15)

A região representada no mapa localiza-se entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Nela coexistem países que recuperaram sua independência depois da desintegração da União Soviética. É uma das regiões mais conflituosas do mundo.

clip_image022

Trata-se

a) da Mesopotâmia, que reúne 3 etnias, todas cristãs.

b) da Meso-América, que tem mais de 10 etnias não monoteístas.

c) da Ásia Central, que abriga mais de 20 etnias, cuja religião principal é o judaísmo.

d) dos Bálcãs, que congregam 4 etnias, distribuídas em três religiões principais: cristãos, islâmicos e judeus.

e) do Cáucaso, que possui mais de 70 etnias, distribuídas em duas religiões principais: cristãos e islâmicos.

Gab: E

Questão 16)

clip_image024

LORD WILLINGDON’S DILEMMA

Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov. 2011.

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando

a) a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.

b) o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.

c) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.

d) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.

e) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.

Gab: D

Questão 17)

Na tirinha abaixo, a personagem Mafalda afirma que a Ásia está doente. A partir da interpretação do recurso e de seus conhecimentos geográficos, a alternativa que se relaciona à fala da personagem é:

clip_image026clip_image028clip_image030

(QUINO. Toda Mafalda. São Paulo:Martins Fontes, 1995. p. 77.)

a) no contexto mundial é o continente que apresenta os maiores índices de pobreza e fome endêmica, principalmente na porção sudeste (Ásia de Monções), área de concentração de antigas colônias britânicas, a exemplo do Japão e China, atualmente as maiores potencias econômicas no contexto do continente.

b) em diversos países deste continente existem violentos conflitos de naturezas diversas, mas principalmente étnicos, religiosos e políticos, a exemplo dos que ocorrem no Oriente Médio (árabes x judeus) e a Questão Curda, e ainda na Índia, na região da Cachemirra.

c) atualmente várias crises econômicas assolam o continente, sendo as mais significativas as do Japão e da China, mais importante integrante da APEC, países que, nos últimos anos, têm tido lento crescimento devido a seus respectivos endividamentos externos.

d) nos últimos anos, violentas catástrofes naturais com milhares de vítimas têm assolado o continente, em especial na porção setentrional, onde os rigores do clima desértico têm se intensificado, provocando estiagens prolongadas e intensos prejuízos à agricultura.

e) recentemente ocorreram intensos vazamentos nucleares no Japão, fato relacionado exclusivamente à carência tecnológica que o país possui na produção de energia nuclear, que atualmente é a matriz energética das grandes potências do continente, em especial da China.

Gab: B

Questão 18)

Sobre os conflitos na Ásia e no leste europeu, assinale o que for correto.

01. A Iugoslávia iniciou a sua unificação em 1991, ao término de uma violenta guerra civil entre grupos teocráticos que disputavam territórios. No processo de unificação, foram anexados ao seu território três antigos países: Macedônia, Kosovo e Montenegro.

02. Os confrontos entre a Índia (maioria de religião hindu) e o Pasquitão (maioria mulçumana) têm sido violentos desde 1947, quando a região da Caxemira foi anexada à Índia. Como a Caxemira é de maioria mulçumana, a população deseja a unificação com o Paquistão. Essa rivalidade entre os dois países aprofundou-se, quando se tornou público, em 1998, que os dois países possuíam armas nucleares.

04. Os conflitos no Afeganistão duram há mais de três décadas. Em 2001, os atentados nos Estados Unidos e o suposto abrigo dado pelo Afeganistão a Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda, motivaram uma invasão desse país por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.

08. Os bascos, de etnia mulçumana, são povos concentrados entre a China e o Nepal, que lutaram para formar um país independente. Em 1999, depois de violentos conflitos, apoiados pela Rússia, esta etnia conquistou seu território, que atualmente é conhecido como Sérvia.

16. O Cáucaso está situado entre o mar Cáspio e o mar Negro, abrigando diversas etnias de religião cristã ou islâmica, que falam dezenas línguas. Trata-se de uma área de tensões: as lutas que se deram inicialmente entre os impérios Russo, Turco-Otomano e Persa e, posteriormente, entre os estados modernos, duram há mais de três séculos.

Gab: 22

Questão 19)

Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira desde 1947. Os intensos conflitos armados entre esses países os levaram a uma acirrada corrida armamentista que culminou com a sua entrada no grupo de países detentores de armas nucleares. As causas dos conflitos na região da Caxemira estão relacionadas

a) ao imperialismo francês, que colonizou a região e juntou povos com diferentes religiões e culturas.

b) à sua posição geográfica estratégica, localizada no sul da Índia, sendo a principal rota marítima das grandes embarcações.

c) às diferenças religiosas entre a Índia, de maioria hindu, e a região da Caxemira, de maioria muçulmana.

d) às rivalidades milenares entre povos paquistaneses, de origem báltica, e os indianos de origem muçulmana.

e) à presença de fartas reservas de petróleo, que torna a região estratégica para o desenvolvimento da Índia.

Gab: C

TEXTO: 1 - Comuns às questões: 20, 21

Analise o mapa a seguir.

Densidades demográficas na Ásia, 2007

clip_image032

(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da mundialização: compreender
o espaço mundial contemporâneo
, 2009.)

Questão 20)

Sobre o desenvolvimento econômico da Ásia, pode-se afirmar que:

a) Os dois países mais populosos apresentam atualmente grande dinamismo econômico, além de um imenso potencial, entre outras razões, pelos seus grandes contingentes demográficos.

b) Essa região do mundo apresenta um domínio de zonas deprimidas economicamente, em razão dos enormes volumes de população para se alimentar.

c) Os países de configuração insular apresentam densidades demográficas mais baixas, o que explica os índices menores de desenvolvimento econômico.

d) O desenvolvimento econômico da região, em razão dos grandes contingentes demográficos, se sustenta no uso intensivo da mão de obra em setores de baixa tecnologia.

e) A política econômica dos países que mais se desenvolvem na região é notável por evitar o ramo da informática, para não gerar desemprego em função da automatização.

Gab: A

Questão 21)

Assinale a alternativa que indica corretamente as situações representadas no mapa:

a) Distribuição das populações absolutas de uma das regiões mais populosas do mundo, ao lado da América Latina.

b) Densidades demográficas das duas regiões mais populosas da Terra, o leste do continente asiático e o subcontinente indiano.

c) Quadro demográfico onde se nota que a densidade demográfica do sudeste asiático (Laos, Tailândia, etc.) é maior do que a do subcontinente indiano.

d) Densidades demográficas semelhantes nos territórios dos dois países mais populosos do mundo, China e Índia.

e) Predomínio de densidades demográficas superiores em regiões interioranas, em relação às zonas litorâneas.

Gab: B

Questão 22)

Quais os maiores povos sem pátria no mundo? Foi a pergunta que a revista NOVA ESCOLA, edição 235, setembro de 2010, página 30, assim respondeu: “São os curdos, palestinos, tibetanos, bascos e chechenos...”

Sobre esses povos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) Numa área de grande tensão mundial, os palestinos, árabes muçulmanos, lutam por terras que eram da Palestina até 1948 e hoje pertencem a Israel.

b) Os curdos correspondem ao povo mais numeroso, sem pátria, e reivindicam áreas, sobretudo na Turquia, Iraque e Irã.

c) Os tibetanos disputam com a Índia a área montanhosa que habitam e aproveitaram as últimas olimpíadas realizadas em Pequim para mostrar ao mundo o desejo de recuperação da autonomia retirada pelos indianos, com a anexação do Tibet.

d) O povo basco, que luta pelo território na fronteira entre França e Espanha, constitui-se num foco de tensão que, por vezes, chama a atenção da imprensa internacional.

Gab: C

Questão 23)

Leia as informações a seguir.

Com os Estados Unidos sob a presidência de Barack Obama, discute-se qual será sua política em relação a um dos últimos países comunistas na Ásia, incluído no “eixo do mal” pelo ex-presidente norte-americano George Bush em razão de seu programa nuclear.

“A agenda secreta americana de derrubar Kim Jong-il nos anos Bush não interessa a ninguém. A China não quer ver o aumento da influência americana na Península Coreana, que aconteceria com o fim do regime do Norte e nem quer pensar em milhões de famintos cruzando a sua fronteira caso o regime comunista colapse. [...] A economia pode mudar, mas o sistema político seguirá intacto, Kim mira nos exemplos da China e do Vietnã. Só que o ritmo das reformas é bem mais vagaroso porque, ao contrário desses países, ele ainda enfrenta um inimigo poderoso, os Estados Unidos”.

Jornal Folha de São Paulo, 11/05/2009, p. 4.

As informações acima se referem a qual país?

a) Coreia do Sul

b) Vietnã do Norte

c) Coreia do Norte

d) Irã

Gab: C

Questão 24)

Observe o mapa.

clip_image034

(Simielli, 2007. Adaptado.)

Conflitos políticos, de matriz religiosa, geram contestações fronteiriças entre os países I e II, que são, respectivamente,

a) Paquistão e Índia.

b) China e Índia.

c) Afeganistão e Paquistão.

d) Bangladesh e China.

e) Bangladesh e Afeganistão.

Gab: A

Questão 25)

Leia as frases para responder à questão.

“Há disputas na África, onde a ONU estima que o acesso às fontes hídricas seja a causa número 1 de guerras até 2003”.

“Israelenses e palestinos confrontam a Síria e a Jordânia pelo controle do vale do rio Jordão”.

“O maior foco de conflito foi a represa de Ataturk, construída pelos turcos na década de 1990”.

“O Tratado de 1996 amenizou o conflito entre Índia e Bangladesh, ocasionado pelo uso do rio Ganges, que nasce no Himalaia”.

Pode-se atribuir como justificativa(s) para os conflitos

a) a padronização mundial do uso da água no comércio e nas residências, gerando um consumo excessivo fora da realidade.

b) a incapacidade dos governos em gerir água de maneira eqüitativa, ou seja compatível com a quantidade renovada pela chuva.

c) o despreparo técnico das nações mundiais em entender que, o planeta conta com um volume de água de 97,5%, é só saber usar.

d) o uso desordenado das fontes hídricas pelos países mais ricos, pois as indústrias é que utilizam maior quantidade de água.

e) o aumento dos índices pluviométricos no planeta Terra, ocasionado pelo derretimento das calotas polares.

Gab: B

Questão 26)

ORIGEM E DESTINO DE POPULAÇÕES

DE REFUGIADOS EM 2004

clip_image036

Fonte: www.acnur.org.br. Acessado em setembro de 2008. Adaptado.

Conforme a ONU – Organização das Nações Unidas, o número de refugiados tem crescido nos últimos anos.

Em relação a esse fenômeno:

a) Cite duas causas principais desses deslocamentos, explicando, ao menos, uma delas.

b) Faça uma análise crítica do caso afegão, considerando os respectivos países de destino.

Gab:

a) Os deslocamentos dessas populações ocorreram em países com baixo padrão social e diferentes formas de conflitos. Na busca por melhores condições de vida, parte desses refugiados buscam áreas mais prósperas e estáveis do que as de seus países de origem. Conflitos violentos e de longa duração motivaram a saída dessas populações por razões de segurança à sua integridade física.

b) O Afeganistão foi alvo de intervenção direta de grandes potências nas últimas décadas, como a ex-URSS na década de 1980, e forças da Otan, desde 2001, fatos que justificam o maior número de refugiados entre os países apresentados na tabela. O Paquistão e o Irã foram destinos de refugiados afegãos porque são países vizinhos, o que facilita o deslocamento fronteiriço. Nesse caso, a presença de afegãos nesses países é um fator de instabilidades: étnica no Paquistão, pois muitos são Pashtun; e no Irã, religiosa, uma vez que os iranianos são majoritariamente xiitas e os afegãos, sunitas. Alemanha, Países Baixos e Reino Unido são países que oferecem melhores condições de vida e leis que favorecem o recebimento de refugiados, sobretudo nos casos de países que sejam alvo do interesse de suas políticas externas.

Outro fato importante é a presença de grandes populações muçulmanas nesses países, o que permite uma rede de contatos com refugiados de países islâmicos. Por outro lado, os afegão são em grande parte pobres e pouco qualificados, o que agrava o problema da xenofobia nesses países europeus que o recepcionam.

Questão 27)

Sobre a economia de países do Sudeste Asiático, analise as afirmativas.

I. A China abandonou o regime totalitário, com plena abertura política e econômica, ampliando os investimentos em indústria pesada com sistema de produção capitalista voltado para o mercado mundial.

II. Os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foram beneficiados pelo crescimento dos investimentos, sobretudo do Japão e dos Tigres Asiáticos que ampliaram o comércio intra-regional.

III. Além das relações econômicas centralizadas no Japão, tem crescido o fluxo de comércio e investimentos entre Japão, China e demais países do Sudeste Asiático.

IV. A partir da segunda metade do século passado, a economia norte-coreana deu ênfase à indústria pesada e à de bens de capital, mas, após a crise do socialismo real, o país passou por dificuldades econômicas.

Estão corretas as afirmativas

a) II, III e IV, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: A

Questão 28)

As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos.

Analise as proposições sobre a Índia.

I. O domínio britânico na Índia trouxe sérias implicações econômicas: desarticulou a indústria artesanal, proibiu o surgimento de fábricas e forçou os indianos a abrirem grandes espaços para as culturas industriais como o algodão, o chá e a juta, agravando o problema de escassez de alimentos.

II. As reações mais fortes à presença britânica, na região, datam do fim do século XIX e cresceram após o fim da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi chamado de Mahatma, que quer dizer “Grande Alma”.

III. A campanha de independência da Índia comandada por Gandhi contra o governo britânico era pacífica; como armas eram utilizadas as greves e o boicote aos produtos britânicos.

IV. A Índia conquistou sua independência após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1947.

V. Após a independência da Índia veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos – que já existia e que Gandhi inutilmente tentara resolver. Este conflito resultou na divisão do território indiano em dois países: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana).

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 29)

Na novela “Caminho das Índias”, apresentada pela TV Globo, a questão cultural e hierarquização foram temas relevantes na sociedade indiana. Logo:

I. O hinduísmo (uma mistura de Religião e Filosofia) é o elemento unificador dessa cultura diversificada e complexa; é importante para manter a coesão social da Índia, onde convivem numerosos grupos étnicos.

II. As castas são grupos sociais hereditários de pessoas ou famílias que possuem determinadas tradições que as classificam hierarquicamente como mais “puros” ou “impuros” dentro da sociedade hinduísta. Os brâmanes gozam historicamente de posição social privilegiada. Independentemente de sua riqueza, representam a elite dominante.

III. Os párias ou dálats representam a camada mais baixa da população, sem profissão definida e sem privilégio, são considerados como “intocáveis” pelos brâmanes. Eles exercem a maioria das atividades desvalorizadas na sociedade indiana.

IV. Nos anos de 1990, numa atitude conservadora e mantendo as tradições segregacionistas, estudantes indianos se rebelaram contra a política governamental que garantia um percentual de empregos e vagas nas escolas para os párias.

Estão corretas

a) todas as proposições

b) apenas as proposições I e II

c) apenas as proposições II e III

d) apenas as proposições I e IV

e) apenas as proposições II e IV

Gab: A

Questão 30)

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas após a 2.ª Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coreia no paralelo 38°N. Durante o período da Guerra Fria a reunificação se tornou inviável, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos últimos 56 anos as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna crítica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares.

(Cláudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte

deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.)

Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico é possível afirmar que:

a) As tensões permaneceram restritas a tiroteios na fronteira entre as duas Coreias até que a Revolução Chinesa, em 1929, encorajou a Coreia do Norte a tentar unificar a península sob a bandeira do comunismo.

b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU para legitimar uma intervenção internacional e expulsaram os comunistas, ultrapassaram o paralelo 38ºN, chegando até a fronteira com a China.

c) Em nenhum momento histórico Mao Tse-tung apoiou a Coreia do Norte, que, desta maneira, não conseguiu empurrar os americanos para o paralelo 38ºN e delimitar seu território.

d) Os dois lados negociaram só um cessar-fogo, em 1983, o que manteve as duas Coreias em estado de guerra.

e) A Coreia do Norte ameaçou, em 2009, atacar militarmente a Coreia do Sul e romper o acordo de armistício de 1953.

Gab: E

Questão 31)

Sobre a região apontada pela seta, no mapa abaixo, é correto afirmar que:

clip_image038

a) Índia e Paquistão são inimigos históricos desde a independência dos dois países do Reino Unido, em 1947. Ambos disputam a região da Caxemira.

b) a rivalidade permanente entre o Afeganistão e o Paquistão já gerou milhares de guerras na disputa pela Caxemira, a última delas em 2008; ambos os Estados dividem uma fronteira tensa e militarizada.

c) indianos do Taleban e da Al-Qaeda são grupos terroristas que se organizam especificamente para lutar contra o que chamam de "ocupação paquistanesa" de parte da Caxemira.

d) atualmente, o grupo terrorista Lashkar opera abertamente no Afeganistão. O grupo, antes concentrado na Caxemira, já expandiu sua área de atuação para regiões tribais da Índia e está determinado a participar de uma jihad global.

e) Índia e Afeganistão instauraram um processo de paz que melhora as relações bilaterais, mas a disputa pela Caxemira continua sem solução, fato que aumentou as preocupações com a estabilidade do país, que possui armas nucleares.

Gab: A

Questão 32)

Analise este mapa de uma região considerada uma das mais populosas do mundo:

clip_image040

Sem escala

No momento atual, na região mostrada nesse mapa, vivenciam-se duas expectativas no cenário mundial:

● uma, gerada por economias que vêm enfrentando a crise financeira com menos retrocesso, por exemplo, em relação aos países da União Européia, é a de que tais economias podem amenizar efeitos dessa crise em nível global; e

● a outra é a de que o crescente poderio bélico-nuclear de alguns países pode, enfim, ameaçar a segurança e a paz mundiais.

Nas duas situações – melhor desempenho econômico e corrida armamentista –, há países tanto capitalistas quanto socialistas e, nesses dois grupos, em maior ou menor medida, políticas de Estado são adotadas em detrimento de direitos sociais e políticos básicos das populações, o que chega, inclusive, a extremos de desrespeito a direitos humanos.

Considerando essas informações,

a) CITE um país dessa região que se enquadra, mais especificamente, em cada uma das duas situações caracterizadas; e, para cada país citado,

b) IDENTIFIQUE o sistema econômico nele adotado;

c) APRESENTE um procedimento do Estado, nele ocorrido, que evidencia desrespeito a direitos humanos.

1.

a) País cujo desempenho da economia pode amenizar os efeitos da crise financeira global

b) Sistema econômico adotado nesse país:

c) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional:

2.

a) País que tem aumentado seu poderio nuclear:

b) Sistema econômico adotado nesse país:

c) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional:

Gab:

1.

a) China.

b) Socialismo de mercado.

c) Excesso de penas de morte, censura aos meios de comunicação.

2.

a) Coreia do Norte.

b) Socialismo.

c) Isolamento internacional, resultando em fome, trabalho forçado, prisões arbitrárias, censura aos meios de comunicação, impedimento á livre circulação de pessoas.

Questão 33)

Leia, com atenção, o texto a seguir e identifique, no mapa, o país a que os fatos mencionados se referem.

“De 1979 a 1989, houve uma tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos Mujahedin, entre eles Bin Laden. Em 1996, ocorreu a tomada do poder pelo grupo radical Taleban, que passou a adotar a Sharia como lei. No ano de 2001, os EUA atacaram o país, acusando-o de proteger Bin Laden e servir de base para as ações terroristas da Al Qaeda.”

clip_image042

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: D

Questão 34)

O mapa a seguir está indicando

clip_image044

a) movimentos separatistas na Índia.

b) principais conflitos do Oriente Médio.

c) principais megalópoles asiáticas.

d) centros tecnológicos da Ásia.

e) zonas especiais da China.

Gab: A

Questão 35)

Um dos fatos marcantes da geografia política do país abaixo, em 2007, foi:

clip_image046

a) Passar a fazer parte da OMC (Organização Mundial do Comércio).

b) Conseguir, pela primeira vez, atingir dois dígitos em seu crescimento econômico.

c) O país, enfim, cessar a reivindicação em relação à “ilha rebelde”.

d) A aceitação constitucional da propriedade privada.

e) O país passar a ser o maior exportador mundial.

Gab: D

Questão 36)

Conforme Jabbour, enquanto sob a liderança do Japão, o capitalismo do Leste Asiático caminhava a passos firmes rumo ao descortinamento de novos paradigmas tecnológicos e, conseqüentemente, de novas formas de organização de produção, a China partia para um programa de desenvolvimento de tipo soviético, caracterizado pela ênfase na necessidade de crescimento durante todo o plano, concentração na indústria de bens de capital, transformação institucional na agricultura, bem como preconceitos em relação ao uso de métodos de capital-intensivo.

(JABBOUR, E. China: infraestruturas e crescimento econômico).

A partir do texto, pode-se afirmar que:

a) A China e o Japão tiveram um processo semelhante de organização, baseado na planificação econômica e investimentos maciços no setor de bens de capital.

b) A liderança do Japão no Leste Asiático levou a China a adotar métodos de uso de capital intensivo.

c) Os novos paradigmas tecnológicos e as novas formas de organização de produção levaram a China e o Japão a adotarem um programa de desenvolvimento do tipo soviético.

d) A China partiu de um programa de desenvolvimento semelhante ao adotado pela União Soviética, priorizando investimentos nos setores de bens de capital e adotando a planificação econômica.

e) A transformação institucional na agricultura proporcionou condições para a China adotar os novos paradigmas tecnológicos já adotados pelo Japão e o Leste Asiático.

Gab: D

Questão 37)

O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados. Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes.

I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e seqüestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.

II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos.

III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão.

IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região.

Estão corretas as afirmações:

a) I e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) II e IV, apenas.

Gab: A

Questão 38)

A Coréia do Norte nos últimos meses vem assustando a comunidade internacional, principalmente o Japão e a Coréia do Sul, com teste nuclear e o claro desejo de participar do restrito grupo de países que possuem a bomba atômica.

Embora o país desenvolva essa complexa tecnologia, sua produção e economia baseiam-se essencialmente no setor:

a) Têxtil.

b) Terciário.

c) Secundário.

d) Primário.

e) Financeiro.

Gab: D

Questão 39)

Apesar da queda do muro de Berlim, da reunificação da Alemanha, do colapso do sistema socialista e do final da Guerra Fria, ainda há dois países separados ideologicamente: um socialista e outro capitalista.

No início de outubro de 2007, os presidentes das duas nações se encontraram para pôr fim ao estado de guerra, embora a declaração de cessar fogo tenha sido assinada em 1953.

clip_image048

O mapa e o texto referem-se a

a) I. Vietnã do Norte e

II. Vietnã do Sul.

b) I. Armênia e

II. Azerbaijão.

c) I. Iemên do Norte e

II. Iemên do Sul.

d) I. Indonésia e

II. Timor Leste.

e) I. Coréia do Norte e

II. Coréia do Sul.

Gab: E

Questão 40)

As proposições seguintes indicam fatos que ocorreram a partir da 2ª metade do século XIX no Japão, culminando com o processo emigratório japonês para o Brasil.

1. Enfraquecimento do governo xogunal e cessão de privilégios comerciais a estrangeiros, o que gerou violentas crises internas, revoltas e guerra civil.

2. Estabelecimento da Era Meiji (1868–1912) – nova organização político–governamental e econômica, que proporcionou o surgimento de uma burguesia industrial emergente.

3. Prioridade na organização de uma potência bélica em detrimento de investimentos na área social, o que gerou empobrecimento, em especial nas áreas rurais.

4. Êxodo rural para as áreas urbanas e, depois, para o norte (Hokkaido), como necessidade de sobrevivência.

5. A localização em arquipélago montanhoso e a superpopulação determinaram a emigração como opção de governo para solucionar o problema do empobrecimento da população.

6. Organização de Zaibatsus como forma de organização econômica (empresas familiares).

7. Vertiginoso processo de industrialização determinou a busca de regiões para suprir a escassez crônica de matérias–primas e energia.

Assinale a alternativa que indica SOMENTE as ocorrências que determinaram a imigração japonesa para o Brasil no início do século XX.

a) 5 – 6 – 7

b) 3 – 4 – 5 – 6

c) 4 – 5 – 6 – 7

d) 1 – 2 – 3 – 4 – 5

Gab: D

Questão 41)

A China é o país mais populoso do mundo, tem a terceira maior área de extensão territorial e destaca-se devido ao seu acelerado crescimento econômico, fato que renova a disputa pelo poder entre as grandes potências mundiais.

O papel geopolítico da China atualmente é o de

a) substituir a Rússia na luta pela hegemonia política no pós-Guerra Fria.

b) retomar a disputa nuclear enfrentando a força da Coréia do Norte.

c) estabelecer apoio às organizações socialistas em Cuba e na América Latina.

d) disputar com os EUA a liderança pelo controle dos mercados mundiais.

e) competir com o Japão pelo domínio geopolítico do Leste Asiático.

Gab: D

Questão 42)

Assinale a alternativa correta sobre o Afeganistão.

a) O Afeganistão apresenta um relevo plano e baixo, abrangendo a antiga Mesopotâmia, com rios navegáveis e muitas cavernas.

b) Dentre os países do Oriente Médio, o Afeganistão apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), com baixas taxas de mortalidade infantil e altos valores de expectativa de vida.

c) A religião predominante é o hinduísmo, embora os grupos islâmicos xiitas sejam muito ativos.

d) A principal atividade econômica do País é a policultura, que ocupa as planícies do leste.

e) Na guerra contra o terrorismo internacional no início do século XXI, o Afeganistão, então refúgio de Osama bin Laden e de sua rede Al-Qaeda, foi o primeiro alvo.

Gab: E

Questão 43)

“A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira 25/05/2009 (noite de domingo, no Brasil) ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas.”

Folha On Line, 25/05/09

Sobre a atual situação vivida pela Coreia do Norte, é correto afirmar que

a) a comunidade internacional, tendo como país influente os Estados Unidos da América, pressiona para que a ONU (Organização das Nações Unidas) não aplique sanções econômicas ao norte-coreanos.

b) a Coreia do Sul mais o Japão pressionam para participar das experiências atômicas desenvolvidas naquele país, reforçando as ações norte-coreanas.

c) a pressão exercida por esse país sobre a comunidade internacional decorre, principalmente, do momento de crise que sua economia atravessa exigindo dessa forma mais atenção para seus problemas internos.

d) o uso de combustíveis atômicos por esse país deixam-no em uma posição privilegiada para negociar com a comunidade internacional que vê tais experiências como importante ação de autonomia e independência.

e) o Japão, principal parceiro econômico desse país, apoia experiências atômicas porque, por intermédio delas, a técnica japonesa evolui e comprova a autonomia norte-coreana.

f) I.R.

Gab: C

Questão 44)

Observe o mapa e as afirmativas.

clip_image050

I. A fronteira destacada no mapa corresponde a uma das áreas mais perigosas do mundo, pois nela são treinados grupos de resistência talibã, formados por seguidores de Bin Laden.

II. O destaque no mapa representa uma região de tensões geopolíticas em torno da posse da Caxemira, área produtora de urânio.

III. A fronteira evidenciada no mapa corresponde à divisão entre dois países, o Afeganistão e o Paquistão, hoje considerados pelo Ocidente uma ameaça terrorista para a humanidade.

IV. O principal problema existente nesta área de fronteira é a disputa pelos oleodutos construídos para abastecer a porção ocidental da China.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas apenas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

e) I, II e IV.

Gab: B

Questão 45)

Leia atentamente o texto abaixo:

... foi parte do Império da Índia, controlado pelo Reino Unido, por 62 anos (1824-1886). O país continuou como uma Província da Índia até 1937, quando se tornou uma colônia separada. O país conseguiu a independência em 1948 e se tornou uma república e, ao contrário de antigos locais que viveram sob o domínio britânico, [...] não se tornou parte da Comunidade Britânica.

Em 1962, o general Ne Win assumiu o governo graças a um golpe de Estado. Ele ficou no poder até 1988, primeiro como comandante militar, depois como presidente auto-indicado e finalmente como o membro mais importante do governo.

Em 1988, protestos pacíficos contra a junta militar terminaram com a morte de 3.000 pessoas no país.

Apesar de eleições legislativas em 1990, que resultaram na vitória do principal partido de oposição --o Liga Nacional pela Democracia (LND)--, a junta militar governante se recusou a repassar o poder aos vencedores.

Folha Online, 27/09/2007.

Ultimamente o país vem recebendo atenção especial da ONU, devido aos conflitos e à violência governamental contra os opositores. Estamos nos referindo ao país:

a) Cambodja.

b) Afeganistão.

c) Paquistão.

d) Mianmar.

e) China.

Gab: D

Questão 46)

A Assembléia Geral da ONU condenou a invasão Indonésia, numa resolução aprovada no dia 12 de dezembro de 1975, mas que ficou sem qualquer efeito. Apenas um país, a Austrália, reconheceu a autoridade Indonésia sobre o Timor Leste. Começa a repressão Indonésia, que vai resultar na morte de 200 a 300 mil timorenses, seja pela violência direta, seja pela fome programada, seja pelo deslocamento forçado de populações inteiras, seja pela criação de verdadeiros campos de concentração.

Rosely Forganes

Assinale a alternativa correta a respeito das razões indonésias para invadir o Timor.

a) O domínio indonésio no território timorense se deu também com o intuito de atender aos interesses capitalistas estadunidenses para impedir a expansão socialista no período da Guerra Fria.

b) A Austrália, interessada no petróleo timorense, patrocina a invasão Indonésia para garantir a exclusividade da exploração dos recursos minerais timorenses.

c) A Indonésia, por ser um país predominantemente muçulmano, invade o Timor Leste para converter os cristãos e ampliar a área islâmica no sudeste da Ásia.

d) Após a vitória do grupo ditatorial ultra-direitista FRETILIN, na guerra civil timorense de 1975, o exército indonésio invade o território do Timor para garantir a democracia da região.

e) Após a entrada da Indonésia no grupo dos Tigres Asiáticos, o Japão, interessado nas riquezas naturais do Timor, apóia a invasão Indonésia.

Gab: A

Questão 47)

Por considerar uma ameaça à paz mundial, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou, recentemente, resolução impondo sanções a um país asiático que, segundo fontes internacionais, realizou testes de mísseis balísticos e teste subterrâneo de um artefato nuclear. Estamos nos referindo a

a) Coréia do Sul, que apresenta as mais altas taxas de analfabetismo, desemprego e concentração de renda do mundo e, visando defender o regime comunista, prioriza o investimento em armamentos nucleares em detrimento de políticas sociais;

b) China, que, embora comunista, sucumbiu à modernização tecnológica e econômica dos países capitalistas e tem investido maciçamente em arsenal nuclear, imposto sobretudo pelo estritamento de relações diplomáticas com os EUA e Japão;

c) Índia, cujos investimentos maciços em pesquisas nucleares estão associados às novas alianças estabelecidas a partir de seu ingresso nos Tigres Asiáticos, em 2002;

d) Rússia, que, ao ingressar na União Européia, alcançou rápido crescimento econômico, passando a investir em meios altamente modernos de defesa e ofensiva capazes de derrotar qualquer inimigo;

e) Coréia do Norte, que ignorou a assinatura de acordo internacional que impunha a desativação de qualquer pesquisa ligada à produção de arsenal nuclear.

Gab: E

Questão 48)

Desde os tempos mais remotos, a guerra tem sido o meio pelo qual certas nações ou certos povos procuram resolver os seus problemas de ordem política, econômica ou religiosa. Observe a figura.

clip_image052

Cite os dois países destacados na figura, que estão em guerra há 50 anos, e apresente o motivo desse conflito.

Gab:

Os dois países destacados na figura são: Paquistão (mais claro) e Índia (mais escuro). Entre os motivos, temos: a diferença religiosa entre o Paquistão (predominantemente muçulmano) e a Índia (predominantemente hindu), que levou à separação de ambos, no final da década de 1940, e ao movimento separatista muçulmano na Caxemira indiana, apoiada pelo Paquistão.

Questão 49)

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas sobre o país em destaque na figura.

clip_image054

I. Banhado pelo Oceano Índico, apresenta cadeia montanhosa terciária ao norte, formada a partir do choque entre a placa de Deccan e a placa asiática.

II. O maior centro financeiro e populacional é Mumbai, localizado na costa oeste, enquanto no centro-sul localiza-se a região industrial da alta tecnologia.

III. A industrialização, via substituição de importações, passou por abertura econômica, a partir da década de 1990, recebendo grande volume de investimentos estrangeiros.

IV. Possui organização social em castas e uma distribuição de renda equilibrada, sobretudo entre as populações urbanas, que representam 67% da população do país.

a) Todas estão corretas.

b) Somente I, II e III estão corretas.

c) Somente II, III e IV estão corretas.

d) Somente I, II e IV estão corretas.

e) Somente I, III e IV estão corretas.

Gab: B

Questão 50)

clip_image056

Du Mortier, 2003

Assinale a alternativa na qual estão corretamente associados os países I, II e III com as religiões neles predominantes.

clip_image058

Gab: A

Questão 51)

Em outubro de 2005, a região assinalada no mapa a seguir foi sacudida por um dos maiores terremotos deste início de século, provocando a morte de dezenas de milhares de pessoas e incontáveis danos materiais.

clip_image060

A região em questão e os países mais atingidos são, respectivamente:

a) o deserto de Góbi, atingindo a Mongólia e o norte da China.

b) a Caxemira, atingindo o nordeste do Paquistão e o norte da Índia – países que há décadas disputam essa área cuja população é majoritariamente muçulmana.

c) a Cisjordânia, atingindo Israel, Palestina, Jordânia e Síria.

d) o altiplano tibetano e a porção setentrional dos contrafortes do Himalaia, atingindo especialmente a China (que ocupa o Tibete desde que o invadiu em 1950) e o Nepal.

e) a Sibéria, atingindo exclusivamente territórios do norte da Rússia.

Gab: B

Questão 52)

Leia a notícia e observe a foto.

Fim do Mundo Mais Próximo

O ponteiro do “Relógio do Fim do Mundo” foi adiantado ontem em cinco minutos. Essa mudança deveu-se às explosões subterrâneas, nos últimos meses, de cinco bombas atômicas pela Índia e seis pelo Paquistão, em testes que ratificaram a entrada dos dois países para o clube de potências nucleares – até então limitado aos EUA, Rússia, Inglaterra, França e China.(...)

“As conseqüências de um possível confronto nuclear entre Índia e Paquistão são imprevisíveis”, alerta o Boletim dos Cientistas Atômicos.

(Adaptado do Jornal do Brasil, 12/06/98)

clip_image062

Militares do Paquistão e da Índia, frente a frente, na fronteira entre os dois países.

Um fator responsável pelos enfrentamentos entre Índia e Paquistão é o seguinte:

a) a disputa pela região da Cachemira, área geográfica fronteiriça de maioria demográfica muçulmana, sob controle majoritariamente indiano;

b) o avanço do terrorismo na região da Cachemira, com domínio paquistanês sobre uma população majoritariamente de origem hindu;

c) a aliança política formada entre muçulmanos do Paquistão e do Afeganistão, sob liderança talibã, contrária ao hinduísmo nas fronteiras;

d) a pressão militar atômica chinesa sobre a Índia, com a decorrente desestabilização da identidade religiosa que une indianos e paquistaneses;

e) o entrechoque de civilizações milenares, tornadas rivais a partir da corrida nuclear estabelecida naquela parte da Ásia, nos últimos anos.

Gab: A

Questão 53)

Começa a tomar forma, 45 anos depois de ter sido proposta, uma versão moderna da Rota da Seda, que, na Antigüidade, ligava a Ásia à Europa. Trata-se de uma rede de rodovias e rotas de ferryboat (balsas) que tem 140 mil quilômetros e irá ligar os dois continentes outra vez. (...) Proposto inicialmente em 1959, mas adiado por décadas (...), o projeto foi recentemente ratificado, em princípio, por 32 países da Europa e da Ásia. O plano rodoviário faz parte de um projeto amplo para melhorar todas as vias de transporte existentes na região, alcançando padrões internacionais.

(Adaptado de Elaine Kurtenbach, “Asiáticos planejam nova Rota da Seda”, Folha de S. Paulo, 27/04/2004, p. A16.)

a) Que circunstância política internacional foi responsável pelo adiamento do projeto?

b) A construção de tal sistema viário ajudaria a reduzir o isolamento geográfico de muitos países asiáticos. Cite dois fatores que determinam esse isolamento.

c) Por que países como o Japão, China e Coréia do Sul, principais economias asiáticas, podem se beneficiar com a implantação desse sistema viário?

Gab:

a) O encrudescimento da Guerra Fria.

b) Entre os fatores que determinam o relativo isolamento de algumas regiões asiáticas, temos: o predomínio de formas de relevo elevadas e acidentadas e de climas secos, grandes extensões territoriais a serem percorridas, dificuldade de algumas regiões em relação ao acesso direto ao mar, e precariedade da infra-estrutura de grande parte dos países.

c) Porque facilitaria um maior intercâmbio e uma maior integração econômica entre esses países com o mercado regional e, por extensão, com a Europa pela via terrestre.

Questão 54)

No mapa, estão numerados dois países com os quais o Brasil tem intensificado exportações e importações.

clip_image064

Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que contém os países 1 e 2, nessa ordem, seu continente e o recurso mineral exportado pelo Brasil.

a) Coréia do Norte e Tailândia; euroasiático; urânio.

b) Paquistão e Índia; indiano; carvão.

c) Coréia do Sul e Japão; asiático; minério de ferro

d) Nova Zelândia e Birmânia; australiano; bauxita.

e) Ucrânia e Romênia; europeu; manganês.

Gab: C

Questão 55)

Pivô de um conflito de quase seis décadas entre Índia e Paquistão, a região é marcada pelas tensões étnicas, políticas e religiosas, podendo haver um confronto militar entre os países citados acima. O enunciado alude à região de:

a) Chechênia;

b) Caxemira;

c) Palestina;

d) Iugoslávia;

e) Afeganistão.

Gab: B

Questão 56)

Observe o mapa abaixo:

clip_image066

LUCCI, Elian Alabi. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 271. (adaptação)

No mapa, aparece hachurada:

a) a região do Tibet, área de conflito entre a minoria Taliban do Afeganistão e os muçulmanos do Paquistão.

b) a região do Oriente Médio onde se concentram os principais conflitos étnicos e religiosos da atualidade, cuja causa norteadora é o petróleo.

c) a região da Palestina onde ocorrem conflitos entre árabes e judeus, cuja causa principal é a religião.

d) a região da Caxemira, foco de conflitos armados entre a Índia e o Paquistão pelo controle do território.

Gab: D

Questão 57)

Considerando que o mapa é uma forma de representação da realidade, observe-o.

clip_image068

Jornal do Brasil, 2004.

Agora, leia o texto:

Na primeira semana de outubro, o governo iraniano afirmou que manteria seu projeto de enriquecimento de urânio e revelou que possui uma capacidade balística de grande alcance.

Considerando as informações anteriores, podemos afirmar que a posição dada ao Irã, no mapa, serve para:

a) retirar o país do "eixo do mal".

b) afirmar sua soberania de Estado-nação.

c) mostrar o alcance de sua força bélica.

d) mudar a localização dos países vizinhos.

e) revelar que o país passou a ocupar o centro do mundo.

Gab: C

Questão 58)

Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, um judoca iraniano se recusou a lutar com um atleta israelense, apesar de ser um dos favoritos à medalha de ouro. Com essa atitude, ele reafirmou:

a) o Alcorão, que proíbe o contato físico com seguidores de outra religião.

b) o fair-play, princípio olímpico definido pelo Barão de Coubertin.

c) a política externa iraniana, que é contra a manutenção do estado de Israel.

d) o espírito olímpico, que proíbe guerra entre países durante os jogos.

e) a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou um embargo à Israel.

Gab: C

Questão 59)

A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas.

Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração:

a) é autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais.

b) interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados.

c) provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens.

d) resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, conseqüentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais.

Gab: A

Questão 60)

Com base nos conhecimentos sobre a China e a Índia, os dois países mais populosos do mundo, considere as afirmativas a seguir.

I. Os dois países enfrentam conflitos territoriais, com potencial para desestabilizar as relações internacionais na região, e, no caso indiano, o problema tem fundamento religioso.

II. Quanto ao controle do crescimento populacional, China e Índia desenvolvem programas de controle da natalidade semelhantes, limitando dois filhos por casal.

III. Na última década, China e Índia apresentaram taxas de crescimento de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) acima da média mundial.

IV. Dentre os dois países, apenas a Índia tem tido sucesso em atrair investimentos diretos de capital, pois a China enfrenta problemas nesse setor, devido às características particulares de seu regime político.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 61)

País localizado na Ásia das Monções, mais especificamente no Sul Asiático, caracteriza-se por ser o maior produtor agrícola da área, mas, ainda assim, tem que importar alimentos devido a sua numerosa população. Atualmente observa-se nesse país um elevado crescimento industrial, investimentos na educação e em tecnologias avançadas; é considerado uma das futuras potências mundiais, embora apresente desigualdades sócio-econômicas internas.

SUL DA ÁSIA

clip_image070

(Atlas Geográfico. 1998. Adaptado.)

O país citado no texto e destacado no mapa é:

a) Nepal.

b) China.

c) Índia.

d) Bangladesh.

e) Indonésia.

Gab: C

Questão 62)

Os países Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan, além da Região Administrativa de Hong Kong na China, compõem os chamados “Tigres Asiáticos”. Coréia do Sul e Taiwan possuem uma economia diversificada. Hong Kong, por sua vez, apresenta uma base econômica constituída pelo setor portuário e pelos bancos. Já Cingapura possui um dos portos mais movimentados do mundo e um forte setor financeiro, além de, um importante setor de indústrias petroquímicas.

Observe o mapa a seguir:

clip_image072

FERREIRA, G.M.L.. Geografia em mapas. São Paulo: Moderna, 2000.

Com base nos textos acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a numeração correta em relação à localização dos Tigres Asiáticos

a) Coréia do Sul (1), Taiwan (3), Hong Kong (4) e Cingapura (6).

b) Coréia do Sul (1), Taiwan (2), Hong Kong (3) e Cingapura (4).

c) Coréia do Sul (5), Taiwan (6), Hong Kong (2) e Cingapura (1).

d) Coréia do Sul (3), Taiwan (4), Hong Kong (2) e Cingapura (1).

e) Coréia do Sul (5), Taiwan (6), Hong Kong (4) e Cingapura (6).

f) I.R.

Gab: A

Questão 63)

Terceiro país do mundo em extensão, com 9 milhões de km2, e campeão absoluto de população (1,3 bilhão de habitantes em 2003), a China é um país de muitas faces. Sobre a China, é CORRETO afirmar:

a) As indústrias localizadas nas ZEEs absorvem a maior parte da mão-de-obra disponível no país, provocando com isso o intenso êxodo rural, desestruturando as atividades agrárias.

b) Mesmo com a reforma na agricultura chinesa, que provocou a disseminação da iniciativa privada e do trabalho assalariado no campo, não houve o surgimento de uma camada de camponeses ricos.

c) Na década de 1980, as exportações tornaram-se prioridade do governo; no entanto, a principal atração para as empresas estrangeiras que se instalaram no país foi o mercado consumidor interno.

d) Mudanças recentes levaram à implantação, a partir da década de 1970, de zonas econômicas especiais (ZEEs) – espécie de enclave capitalista dentro da China –, cujo objetivo fundamental é atrair empresas estrangeiras.

Gab: B

Questão 64)

ORDEM MUNDIAL

O mundo da Guerra Fria foi marcado por muitos conflitos. Em todos eles, direta ou indiretamente, os Estados Unidos (país líder do bloco capitalista) e a União Soviética (líder do bloco socialista) estavam envolvidos. O desenrolar desses conflitos fez com que o espaço mundial fosse reconfigurado.

Sobre a configuração do mundo durante a Guerra Fria, é correto afirmar que

a) a independência das colônias africanas deu origem a novos países como o Vietnã, que se tornou socialista após violento conflito, e o Laos, que se tornou capitalista.

b) a invasão soviética provocou a guerra das Filipinas, ao término da qual, a metade sul do País tornou-se socialista, e a metade norte, capitalista.

c) a Coréia, com a derrota dos japoneses, foi dividida: o norte passou a pertencer ao bloco socialista, e o sul, ao capitalista.

d) a invasão das tropas americanas provocou a divisão da Tchecoslováquia em dois países, sendo que apenas a parte eslovaca tornou-se capitalista.

e) a ocupação soviética fez com que a Mongólia se separasse da China, sendo que a primeira tornou-se capitalista, e a última, comunista.

Gab: C

Questão 65)

As afirmativas a seguir fazem referências a alguns dos principais aspectos geográficos da Ásia.

01. A partir do século XV, com a expansão marítimo-comercial européia, os contatos da Europa com os povos asiáticos se estreitaram.

02. A expressão “Oriente Médio” foi criada pelos europeus para designar os países asiáticos que possuem relevos de altitude média nas proximidades do oceano Índico.

03. O grande processo de descolonização do continente asiático aconteceu antes da ocorrida no continente africano, no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial.

04. As condições climáticas da Ásia são bem diversificadas, existindo climas que vão do superúmido ao hiperárido.

05. As maiores concentrações populacionais da Ásia ocorrem nas planícies formadas por rios importantes, na Indonésia e no Arquipélago Japonês.

Estão corretas as afirmativas:

a) apenas 1, 2 e 3.

b) apenas 2, 3 e 5.

c) apenas 1 e 4.

d) apenas 1, 3, 4 e 5.

e) apenas 2, 3, 4 e 5.

Gab: D

Questão 66)

A região denominada Bacia do Pacífico tem sido alvo da preocupação de analistas políticos manifestada na mídia internacional.

Todas as alternativas apresentam razões que justificam essa preocupação, EXCETO:

a) A permanência, na região, de democracias instáveis e ditaduras pessoais e/ou militares.

b) O fortalecimento, em período recente, da crença na superioridade da civilização oriental.

c) A possibilidade latente de ocorrência de conflitos entre países da região com diferentes ideologias.

d) A queda no nível de vida da população, que acompanhou a industrialização recente da maior parte dos países.

Gab: D

Questão 67)

A Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2003, publicou a seguinte notícia: “O setor de tecnologia da informação (TI) é o segmento que mais cresce na economia indiana, tanto em números de produção quanto de exportação. (...) As exportações de softwares e serviços ligados à TI saltaram 60% por ano, e o PIB do país apresentou um crescimento constante em torno de 7%. Enquanto que no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o país passou do 115°. lugar para o 127°, em 2003.”

Com relação à Índia, é CORRETO afirmar:

a) As exportações de softwares e serviços são responsáveis pela queda do IDH, porque a produção visa apenas abastecer os países desenvolvidos.

b) A nova classe de empresários milionários que surgiu com o "boom" da indústria de TI contrasta com a permanência da divisão da sociedade em castas.

c) A instalação das indústrias de alta tecnologia é fruto da política indiana de sanar as desigualdades econômicas entre as regiões norte e sul.

d) O crescimento do PIB reflete os avanços sociais alcançados pela economia indiana, mesmo com um setor agrícola arcaico e ultrapassado.

e) O desenvolvimento da indústria de Tecnologia da Informação é explicado pela presença de reservas indianas de minerais como o silício e o lítio.

Gab: B

Questão 68)

Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.

Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?

Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a idéia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas

“Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor.

Revista Veja, 25/06/2003

Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.

a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.

b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.

c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.

d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.

e) A expressão “choque de civilizações” é inapropriada para o mundo atual, pois não há conflitos relevantes no âmbito das culturas e das religiões.

Gab: A

Questão 69)

A respeito dos aspectos geográficos da Ásia, assinale o que for correto.

01. A planície do rio Iang-tsé, na China, e a planície Indo-gangética, ao sul da cordilheira do Himalaia, destacam-se pela elevada densidade demográfica.

02. As baixas densidades demográficas ocorrem, especialmente, nas áreas de climas frios das altas latitudes e dos altos planaltos e cordilheiras, e também em muitas áreas de climas áridos.

04. Os principais fatores que concorreram para o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos" – Coréia do Norte, Taiwan, Malásia, Filipinas e Hong Kong – foram a estabilidade política e os altos salários pagos à mão-de-obra operária.

08. O clima tropical de monções, com chuvas de verão concentradas no território continental, deve-se ao fato de que, na estação quente, o continente se aquece mais do que o oceano, criando um centro de baixa pressão. As baixas pressões atraem o ar úmido que vem do oceano. Quando este se eleva e se resfria, devido ao relevo continental, provoca as fortes precipitações.

16. O Islamismo é a religião predominante no Oriente Médio e na Ásia Central, estando também presente na Indonésia e na Índia. Os sunitas e os xiitas são representantes de duas importantes correntes islâmicas.

32. Na península Arábica, as principais jazidas de petróleo estão a leste, em uma faixa que vai de norte a sul e confronta, em parte, com o golfo Pérsico.

64. O Sudeste Asiático possui climas amenos, destacando-se pelo cultivo de produtos de clima temperado, como pêssegos, maçãs e ameixas. O clima de monções impede o cultivo de produtos tropicais, devido às baixas temperaturas do inverno.

Gab: 59

Questão 70)

País localizado na costa leste da península da Indochina, no sudeste da Ásia, seu território é coberto por florestas tropicais e por planícies alagadas nos deltas dos Rios Vermelho e Mekong, onde há extensas plantações de arroz, que o fazem o segundo maior exportador do mundo. Há também o cultivo de café, cacau, pimenta, cana-de-açúcar e seringueira para a obtenção do látex.

Na década de 70, o país foi oficialmente reunificado, sob o regime comunista, aliado da ex-U.R.S.S.. Atualmente, o governo adota uma política que combina liberalização econômica ao regime de partido único; porém, o país vive com seqüelas dos bombardeios norte-americanos com desfolhantes químicos “agente laranja”, que destruíram grandes áreas agrícolas e de florestas, ainda não recuperadas, e das minas terrestres não detonadas.

O texto acima identifica qual país asiático?

a) Cambodja.

b) Indonésia.

c) Coréia.

d) Vietnã.

e) Laos.

Gab: D

Questão 71)

O muro de Berlim desmoronou com a Guerra Fria, no entanto, outros estão sendo construídos na nova ordem mundial. Em 2001, o geógrafo Arnon Sofer apresentou, ao primeiro ministro de seu país, mapas e propostas de separação física por meio de muros e barreiras fortificadas entre seu Estado e os territórios vizinhos e, em 2003, o projeto está em implantação.

clip_image074

(AP/www.terra.com.br)

O muro está sendo construído entre

a) os Estados Unidos e o México.

b) o Estado de Israel e os territórios palestinos.

c) o Marrocos e o território espanhol de Ceuta.

d) as Províncias Bascas e a Espanha.

e) os territórios católico e protestante da Irlanda do Norte.

Gab: B

Questão 72)

Durante a Guerra Fria, o modelo de industrialização adotado em alguns países subdesenvolvidos, como os então chamados NICs (Newly Industrializing Countries), a exemplo da Coréia do Sul e Taiwan, é conhecido como:

a) substituição de importações.

b) plataformas de exportação.

c) processamento pesado.

d) zonas francas de importação.

e) holding periférica.

Gab: B

Questão 73)

A Índia possui aproximadamente 3,3 milhões de km2. É formada por vinte e seis estados e territórios onde habitam mais de um bilhão de pessoas, 16,6% da população mundial. No país, existem dezesseis línguas regionais e mais 1.600 dialetos reconhecidos pela Constituição. A Índia compõe-se de quatro regiões geográficas: a Cordilheira do Himalaia, a Planície Indo-Gangética, o Planalto do Decã e o Deserto de Thar; apresenta, ainda três estações climáticas definidas pelas monções: a estação quente, a das monções e a denominada localmente de fresca.

clip_image076

GANERI, Anita Explorando a índia. Trad. M. Vilela. São Paulo: Ática, 2002. (Suplemento de Atividades)

Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que NÃO condiz com a complexa realidade indiana:

a) No contexto econômico atual, a Índia tem-se destacado mundialmente pelo se desenvolvimento em setores de tecnologia avançada (energia nuclear, satélites artificiais) e de informática, que se desenvolveram em pólos industriais como Bombaim, Délhi e Balgalore.

b) Tendo superado o problema do crescimento demográfico e o da expansão populacional das cidades, a Índia tem apresentado um grande desenvolvimento promovido pela estatização econômica e pela liberalização comercial.

c) O país apresenta graves problemas sociais e culturais, tais como: precárias condições de habitação e saneamento básico, fome e desnutrição, elevada taxa de desemprego, grande desigualdade na distribuição de renda, alta taxa de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida.

d) Nos últimos anos a produção agrícola da Índia aumentou muito, porém ocorreu a substituição de grande parte das culturas alimentares pelas de exportação, ocasionando graves conseqüências para a alimentação da população indiana.

Gab: B

Questão 74)

Nas duas últimas décadas, o leste e o sudeste asiáticos, no Pacífico, têm se destacado no cenário internacional, em virtude de vários fatores. CITE dois desses fatores.

Gab:

Questão 75)

Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as quatro afirmações seguintes.

I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China.

II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão.

III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado.

IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenais.

É correto o que se afirma em

a) I e III, apenas.

b) II e IV, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Índia e Paquistão lutam pela porção leste de Caxemira (a Caxemira indiana) desde 1947.

Questão 76)

"A grande incógnita, em nossos dias, é, como 'digerir' o gigante chinês em manufaturas e o indiano em serviços quando nações ricas crescem quase só vegetativamente e já sofrem de desemprego estrutural."

Rubens Ricupero

A China e a Índia são hoje dois importantes países no quadro do sistema capitalista de produção mundial.

Com relação a esses países, não se pode afirmar que:

a) possuem condições de produção com custos inferiores aos dos demais países do mundo.

b) tirem empregos dos trabalhadores dos países de industrialização mais avançada.

c) apresentem uma relação equilibrada entre recursos naturais, população e produção.

d) sejam grandes exportadores de manufaturados - a China, e de serviços - a Índia.

e) venham transformando a divisão internacional do trabalho.

Gab: C

Questão 77)

No mapa abaixo, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade.

clip_image078

FOLHA DE SÃO PAULO 03/05/2003

Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região.

a) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos.

b) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear.

c) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo.

d) Aspirações nacionalistas dos povos da Cachemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão.

e) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico.

Gab: E

Questão 78)

Observe este mapa:

clip_image080

FONTE: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 55. (Adaptado)

A partir da interpretação desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

a) a proximidade entre várias capitais nacionais – sobretudo Beirute, Tel Aviv, Amã e Damasco – as torna mais vulneráveis em situações de conflitos bélicos, freqüentes na região.

b) o Oriente Médio, por sua posição latitudinal e relativa à circulação atmosférica geral, tem clima mediterrâneo, com tendência à semi-aridez ou à aridez, responsáveis pelo impacto nos recursos hídricos, um dos maiores problemas regionais.

c) a região, situada no “fundo” do Mar Mediterrâneo, na junção de três continentes, foi rota de grandes exércitos conquistadores e esteve sob domínio sucessivo de inúmeros grandes impérios.

d) as fronteiras nacionais, definidas há muitos anos, resultaram da existência de obstáculos de natureza física, que impediam o traçado de limites correspondentes ao quadro geopolítico.

Gab: D

Questão 79)

No mapa, identifique o país descrito a seguir.

“Trata-se de um país do Oriente Médio que possui a maior parte do seu território situada nos vales dos rios Tigre e Eufrates. É um dos principais focos de tensão da atualidade. Em janeiro de 2002, o presidente George W. Bush incluiu esse país no que chamou de “eixo do mal”, por, supostamente, apoiar o terrorismo internacional e acumular armas de destruição em massa. Recentemente foi alvo de uma intervenção armada de grande porte, liderada pelos Estados Unidos”.

clip_image082

O país está indicado pelo número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: E

Questão 80)

A China, com seus 9.536.499 km², é um dos mais importantes países da Ásia Oriental. Sobre este assunto, analise as proposições a seguir.

00. A China apresenta uma razoável densidade demográfica, mas a distribuição da população pelo país é muito irregular.

01. Em face da sua localização geográfica, a China apresenta, dominando em todo o país, o clima de monções, caracterizado por pesados aguaceiros de inverno.

02. Mesmo com regime político de “partido único”, a China se defronta com movimentos separatistas, como acontece, por exemplo, na Mongólia Interior.

03. Um dos grandes problemas geopolíticos da China é a questão do Tibete, que foi anexado ao País no início do século XX; atualmente o governo comunista vem tentando uma aproximação com o líder religioso do Tibete, o Dalai Lama.

04. Nesses últimos anos, a China vem experimentando uma série de profundas reformas, como, por exemplo, a permissão de produção para o mercado e a criação das Zonas Econômicas Especiais.

Gab: VFVVV

Questão 81)

Embora o presidente americano George W. Bush tenha dito ontem que os EUA continuam comprometidos com o ‘mapa da estrada’, o último plano de paz para a região, na prática, suas afirmações põem por terra esse frágil projeto e também os acordos de paz de Oslo. Estão sendo deixados de lado a definição das fronteiras e dos territórios ocupados, a questão de direito de retorno de milhões de refugiados e seus descendentes e o destino dos colonos assentados.

(O Estado de S.Paulo, 15.04.2004)

O texto refere-se:

a) ao problema do ETA.

b) ao separatismo da Caxemira.

c) aos movimentos muçulmanos na Chechênia e no Daguestão.

d) à oposição entre sunitas e xiitas no Iraque.

e) à questão palestino-israelense de Gaza e Cisjordânia.

Gab: E

Questão 82)

A China, no último ano, deixou de exigir o registro doméstico – o hukou –, sistema que ligava os cidadãos chineses a suas cidades ou vilarejos de origem. Assim, o governo chinês, acabando com as restrições que proibiam as pessoas de mudar de residência sem permissão, tornou mais fácil para os camponeses procurarem trabalho nas cidades prósperas.

A crescente presença de mendigos nas grandes cidades da China reflete a progressiva mobilidade da sociedade chinesa.

Para resolver essa grave situação social, o governo deve solucionar o problema principal, que é:

a) o da pobreza rural.

b) o da emigração chinesa.

c) o crescente êxodo para Taiwan.

d) a diminuição do êxodo rural.

e) a diminuição dos direitos individuais.

Gab: A

Questão 83)

Sobre o Oriente Médio, considere as seguintes proposições:

I. Em termos econômicos, o Oriente Médio tem grande projeção internacional, por estarem ali concentradas as maiores reservas mundiais de petróleo.

II. É palco de lutas que se arrastam por várias décadas entre diferentes povos, como a que envolve palestinos e judeus.

III. O Oriente Médio encontra-se estrategicamente localizado na zona de contato entre África, Ásia e Europa.

IV. briga os curdos, o maior grupo étnico sem Estado do mundo, que sofre violentas repressões na Turquia, no Irã e no Iraque, países onde vivem.

V. A produção e o armazenamento de armas químicas, biológicas e nucleares foram a justificativa encontrada pelos EUA e pela Inglaterra para a invasão do Iraque.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

b) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

c) Apenas as proposições III, IV e V são verdadeiras.

d) Todas as proposições são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

Gab: D

Questão 84)

Observe o mapa abaixo.

clip_image084

“O secretário de Estado dos EUA, Collin Powell, considerou que o foco imediato da OTAN deve estar no Afeganistão, e pediu à Aliança Atlântica que assuma o comando da operação de busca de talibãs e membros da rede terrorista al-Qaeda naquele país, onde a Aliança tem participado em missão de paz, comandando uma força de 5.700 membros.” (Notícia extraída do jornal O Globo, edição de 5/12/2003) Identifique, com base no mapa, o país a que se refere Collin Powell.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: B

Questão 85)

A respeito dos aspectos geográficos da China, assinale o que for correto.

01. O país é uma potência militar e detém, inclusive, um arsenal nuclear. O governo comunista tem uma clara política de fortalecimento militar e um projeto de exercício de poder em escala regional e mundial.

02. O País é um importante receptor de capitais produtivos. Esses investimentos concentraramse sobretudo nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

04. A diversidade climática do país é considerável. Na porção oeste, ocorrem climas frios e desérticos. Na porção leste, observa-se a ocorrência de climas temperados.

08. O processo de abertura econômica vem sendo acompanhado de uma ampla abertura política. A participação popular nas decisões de governo é cada vez mais freqüente.

16. A agricultura chinesa está voltada, predominantemente, para o cultivo de produtos de exportação, com destaque para o arroz, o trigo e o milho.

32. O relevo é caracterizado pela ocorrência de elevados planaltos e dobramentos modernos na porção oriental do território. A oeste, encontram-se baixos planaltos e extensas planícies.

Gab: 07

Questão 86)

O país do Oriente Médio cuja religião predominante é o islamismo e que tem sofrido ações terroristas por ter dado apoio aos Estados Unidos em diferentes ocasiões é:

a) o Líbano.

b) o Irã.

c) o Senegal.

d) a Arábia Saudita.

e) a Mongólia.

Gab: D

Questão 87)

A respeito da geopolítica no Oriente Médio, marque a alternativa INCORRETA:

a) Localizado nos vales dos rios Tigres e Eufrates, o Iraque tem uma população formada por diferentes etnias: árabes, iraquianos, curdos, turcomanos, sabeus, iezites e marches.

b) Curdistão é a denominação de uma região que abrange parte dos territórios da Turquia, do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia. É conhecida como a maior nação sem Estado do mundo.

c) O sionismo foi um movimento originário de países europeus, que tinha como principal objetivo a criação de um estado judeu. Esse movimento iniciou-se após a segunda Guerra Mundial.

d) Com a alegação de que o Kuwait estava vendendo petróleo abaixo do preço definido pela Opep, o Iraque invadiu esse país nos anos 90. Esse ato provocou um conflito internacional que culminou com o embargo econômico iraquiano.

e) A revolução islâmica ocorrida no Irã implantou o regime democrático dos aiatolás, no qual toda a população tornou-se livre para a prática de qualquer credo religioso.

Gab: E

Questão 88)

A interpretação do termo “um só país, dois sistemas”, característico da China, refere-se à:

a) Guerra do Ópio, que dividiu o país em dois setores políticos: socialista e capitalista.

b) reconquista da Manchúria, que apresentava resquícios capitalistas oriundos da influência japonesa.

c) ação dos tibetanos que tinha como objetivo transformar o oeste da China em uma monarquia capitalista.

d) disputa entre o Nepal e a Índia pelo oeste do território chinês.

e) reintegração de Hong Kong, que introduziu, no sistema econômico chinês, características do sistema capitalista.

Gab: E

Questão 89)

Foi destacada a participação brasileira na administração provisória coordenada pela ONU nesse país, o mais jovem estado independente de língua portuguesa, cuja autonomia foi recentemente conquistada, após 25 anos de opressão do governo indonésio.

Neste ano de 2002, o povo desse país, enfim, escolheu o seu primeiro presidente.

Assinale a alternativa que contém o país ao qual se refere o texto:

a) Filipinas.

b) Angola.

c) Guiné-Bissau.

d) Papua Nova Guiné.

e) Timor Leste.

Gab: E

Questão 90)

Na era do Pacífico, a China prepara-se para ser uma das maiores economias deste século. Vários condicionantes, que funcionam como fatores de atração de grandes investimentos externos, favorecem para que ela se encontre entre as potências mundiais emergentes, sendo INCORRETO afirmar que:

a) o País se abre ao mercado capitalista, e os produtos chineses invadem o mundo a preços irrisórios.

b) o País equilibra o alto custo de vida com o nível de renda elevado, se comparado ao contexto global.

c) a diáspora chinesa contribui com expressivo aporte de capital para o País.

d) o País apresenta níveis de crescimento econômico constantes e um atrativo mercado de consumo.

Gab: B

Questão 91)

A República Popular da China, a partir da década de 80 do século passado, coloca em prática o “socialismo de mercado”, ou um país com dois sistemas, isto é, o Estado permanece como centralizador do poder e a economia abre-se ao capital internacional. Como conseqüência dessa abertura econômica, podemos destacar:

a) a reafirmação do papel econômico das comunas populares no meio rural, onde o Estado determina o que deve ser produzido para atender a demanda do mercado.

b) o superávit comercial de bilhões de dólares, melhorando significativamente a qualidade de vida de seus 1,3 bilhão de habitantes.

c) a concessão ao capital estrangeiro de quase total liberdade de atuação em várias províncias litorâneas, denominadas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais).

d) a valorização crescente da mão-de-obra urbana e rural e do mercado consumidor interno, que tem levado o país à minimização das desigualdades sociais.

e) a introdução das tecnologias importadas que reduziram significativamente a implantação de pequenas empresas e de empresas mistas em seu território.

Gab: C

Questão 92)

São medidas adotadas pelo Japão, após a Segunda Guerra Mundial, período do “Milagre Japonês”, que o colocaram numa posição privilegiada no cenário econômico mundial, EXCETO:

a) a utilização de mão-de-obra abundante, barata e com capacitação técnica.

b) o retorno do Zaibatsus com os monopólios de famílias tradicionais ou conglomerados econômicos.

c) a intensa espionagem industrial, desenvolvendo a política do copiar para aperfeiçoar e, se possível, miniaturizar.

d) os maciços investimentos estatais em educação e, juntamente com a iniciativa privada, em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

e) a prioridade dada à exportação de produtos primários, permitindo a acumulação de capitais para a industrialização.

Gab: E

Questão 93)

Na década de 1990, a China, segundo país em extensão territorial e com cerca de 20% da população do mundo,

clip_image086

a) representou uma parcela importante do mercado mundial, embora seu mercado interno não tenha incorporado nem 1/3 da sua população, majoritariamente urbana, na região I, de clima tropical.

b) incrementou o comércio internacional, atraindo investimentos estrangeiros, extinguindo o controle migratório e desenvolvendo produção de trigo nas terras altas da região II.

c) passou por graves crises de crescimento econômico que afetaram, sobretudo, as áreas altas e secas, assinaladas em III, onde se localizam as minorias nacionais, como tibetanos e chineses muçulmanos.

d) revelou expressivo crescimento econômico e taxa baixa de crescimento demográfico, apresentando clima subtropical com grandes áreas de agricultura irrigada, na região IV.

e) coletivizou as atividades econômicas, reafirmando os valores de sua revolução, desenvolvendo a agricultura irrigada na região III, de clima continental e de baixa densidade demográfica.

Gab: D

Questão 94)

Observe o mapa.

clip_image088

A área em destaque:

clip_image090

Gab: A

Questão 95)

Considerando-se a China atual, avalie os cinco itens seguintes.

I. Existência de grande mercado consumidor e potencial aumento do consumo per capita.

II. Predomínio da população urbana, elevando a oferta de trabalhadores e diminuindo os custos da mão-deobra.

III. Expansão industrial em zonas econômicas especiais, com a presença de investimentos estrangeiros.

IV. Controle total do Estado sobre a agricultura e crescente expansão da mecanização no campo.

V. Localização privilegiada junto às economias de crescimento acelerado do sudeste asiático.

Assinale a alternativa que contém as três características que melhor representam a situação da economia chinesa, na atualidade.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) III, IV e V.

d) II, III e V.

e) I, II e IV.

Gab: B

Questão 96)

Observe o mapa abaixo.

clip_image092

Leia o texto a seguir e identifique, no mapa, o País em questão.

“A população iraquiana, como não poderia deixar de ser, vive uma situação generalizada de desconfiança e desalento em relação ao futuro. Segundo levantamento realizado pelo Oxford Research International, em colaboração com as universidades de Dohuk e Bagdá, perto de 80% dos habitantes do Iraque não confiam nem nas tropas de ocupação nem na Autoridade Provisória da Coalizão que tenta governar o País.”

a) 4

b) 5

c) 8

d) 9

e) 7

Gab: A

Questão 97)

Um dos marcos da história contemporânea foi a chamada “Guerra do Yom Kippur”, a mais importante guerra entre Israel e seus vizinhos, ocorrida em 1973.

Uma das afirmativas abaixo menciona um efeito dessa guerra sobre o espaço geográfico. Assinale-o.

a) Enfraquecimento da OPEP.

b) Diminuição da inflação no Brasil.

c) Diminuição da influência da URSS no Oriente Médio e na África.

d) Primeira Crise do Petróleo.

e) Diminuição das exportações dos Estados Unidos para o Norte da África.

Gab: D

Questão 98)

Leia o texto abaixo e a seguir identifique no mapa o país a que se refere.

clip_image094

“A importância da antiga “jóia da Coroa”, como era chamado o país na época em que era uma colônia inglesa na Ásia, deve-se a vários fatores. O principal deles foi sua confirmação como potência nuclear a partir dos testes que realizou em maio de 1998. Além disso, o país possui mais de 1 bilhão de habitantes e um exército de mais de 1 milhão de homens. A sua posição geográfica o projeta em direção ao oceano Índico, tendo a Leste o Golfo de Bengala e a Oeste o Mar das Arábias.”

(Texto adaptado do livro: Geografia- Pesquisa e Ação. Ed. Moderna, 2000)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: B

Questão 99)

As Colinas de Golã, território estratégico e foco de disputa no Oriente Médio, tem como destaques em sua paisagem geográfica o rio Jordão e o mar da Galiléia. Acerca dessa região, julgue os seguintes itens.

01. Israel conseguiu anexar as Colinas de Golã ao seu território por meio de povoamentos agrícolas, expandindo suas fronteiras e implantando colônias organizadas em cooperativas.

02. A maioria da população síria que ainda habita as Colinas de Golã é de árabes da seita religiosa drusa, aliados históricos dos judeus.

03. As Colinas de Golã compreendem uma região fundamental no complexo mapa da geografia de paz para o Oriente Médio, no que se refere à distribuição das reservas de água, à fixação das fronteiras e à segurança das diferentes etnias e religiões.

04. Os direitos sobre o rio Jordão, cujas nascentes se situam no norte de Golã, são motivos de conflito entre Israel, o Líbano e os guerrilheiros do Hezbollah, que dominam a área.

05. O mar da Galiléia, localizado junto à região agrícola, não constitui em fonte de abastecimento hídrico devido à salinidade de suas águas.

Gab: EECEE

Questão 100)

A questão palestina, por quase um século, fomenta o ódio entre árabes e judeus no Oriente Médio. Os palestinos conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas a criação de um Estado soberano envolve a exigência dos palestinos de que Israel devolva a zona oriental da cidade de Jerusalém.

A cidade de Jerusalém é a única do mundo que tem enorme valor simbólico para as três grandes religiões monoteístas, que são:

a) islamismo, cristianismo e hinduísmo.

b) judaísmo, cristianismo e islamismo.

c) cristianismo, budismo e hinduísmo.

d) budismo, islamismo e judaísmo.

e) hinduísmo, budismo e judaísmo.

Gab: B

Questão 101)

A distribuição espacial da população no continente asiático está associada, em muitos casos, às condições naturais. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre isso.

01. O domínio do clima tropical semi-árido na Ásia Central não permitiu a instalação de núcleos urbanos.

02. A presença do clima tropical monçônico nas penínsulas Indochinesa e Arábica propiciou a concentração de elevados contingentes populacionais.

04. Na Ásia Ocidental, apesar da aridez do clima, a presença de cidades como Ancara, Bagdá e Jerusalém está associada às importantes jazidas de petróleo do Golfo Pérsico.

08. No subcontinente indiano e na Ásia Oriental, grandes concentrações humanas aparecem ligadas às terras baixas ou aos deltas fluviais dos rios Ganges-Bramaputra, Huang-ho (rio Amarelo) e Yang-tsé (rio Azul).

16. Os arquipélagos filipino e malaio apresentam concentrações humanas principalmente nas terras altas de origem vulcânica e clima ameno.

32. Na Rússia asiática, os principais núcleos urbanos localizam-se ao longo da ferrovia Transiberiana.

Gab: 40

Questão 102)

Em outubro de 2002, o governo criou um pacote destinado a estimular a economia e retirá-la da estagnação em que se encontra há mais de dez anos. O plano prevê redução de impostos, mas sua principal meta é dar um fim ao que são consideradas as duas principais travas da atividade empresarial, a deflação e os créditos podres acumulados pelos bancos. A previsão para 2003 é otimista. O governo confirma que as exportações e o setor industrial estão ajudando a retirar o país da recessão. O país tem um PIB de aproximadamente 5 trilhões de dólares, uma infra-estrutura moderna, tecnologia de ponta e altíssimo nível educacional.

O texto refere-se:

a) ao Canadá.

b) ao Japão.

c) à Rússia.

d) aos EUA.

e) a Israel.

Gab: B

Questão 103)

Relacione os itens apresentados com a foto, assinalando a alternativa que indica características presentes no baixo vale do rio Ganges.

I. Produção de arroz.

II. Produção de trigo.

III. Meandros.

IV. Floresta equatorial.

V. Terrenos hidromórficos.

clip_image096

Fonte: Adap. Pitte, 1998.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, IV e V.

Gab: B

Questão 104)

A metrópole de Bangalore, com mais de 4 milhões de habitantes, tornou-se referência mundial em alta tecnologia. É um Vale do Silício que cresceu graças aos incentivos fiscais governamentais que atraíram as multinacionais. Outro motivo é a mão-de-obra barata e altamente qualificada. O país tem tradição no ensino de ciências exatas possuindo 1 800 instituições de ensino de tecnologia, que formam a cada ano 70 000 profissionais para trabalhar no desenvolvimento de software. Outro fator que contribui para o crescimento vertiginoso de Bangalore é a língua inglesa.

Hoje a indústria de informática movimenta 10 bilhões de dólares. Isso num país que tem metade da população miserável. Nas ruas de trânsito caótico de Bangalore circulam engenheiros bem sucedidos da indústria de computação e maltrapilhos, pedintes de esmolas. Ao lado de sedes de empresas multinacionais vêem-se vielas esburacadas e sujas.

(Veja, 09.04.2003.)

O contraste desse novo Vale do Silício é encontrado na:

a) Irlanda.

b) Finlândia.

c) Coréia do Sul.

d) Índia.

e) Argélia.

Gab: D

Questão 105)

Considere as seguintes afirmações sobre as áreas A e B destacadas no mapa do Japão.

clip_image098

I. A área A caracteriza-se pelo clima frio, provocado pela alta latitude e pela influência de correntes marítimas frias.

II. A área B apresenta climas que variam dos temperados úmidos aos subtropicais.

III. A área A é constituída por planícies aproveitadas para o cultivo de cereais, como o arroz.

IV. A área B corresponde à principal concentração urbano-industrial do país.

V. A área A apresenta baixas densidades demográficas.

VI. Apesar dos marcantes contrastes naturais, A e B não se diferenciam do ponto de vista demográfico.

Assinale:

a) se apenas I, II e VI forem verdadeiras.

b) se apenas I, II, III, IV e V forem verdadeiras.

c) se apenas II, IV e VI forem verdadeiras.

d) se apenas I, III e V forem verdadeiras.

e) se apenas I, II, IV e V forem verdadeiras.

Gab: E

Questão 106)

Uma formação social tradicional muito estudada pelos cientistas sociais é o sistema de castas. Trata-se de uma estrutura social apoiada em aspectos culturais que tem como referência a supremacia de um grupo sobre os demais setores da sociedade. Possui uma ordem rígida e restrições a ocupações e casamentos.

É um sistema fechado, uma vez que impede a mobilidade social. Quem nasce no escalão inferior ali permanece.

Oliva e Giansanti

Esse sistema ocorre:

a) na Índia e tem apoio e fundamentação na religião.

b) nos países islâmicos dominados pelo fundamentalismo.

c) nos países da África Subsaariana e tem fundamentação tribal.

d) nas Antilhas e baseia-se na divisão da sociedade entre mestiços e negros.

e) nos países Andinos e baseia-se na distinção entre a elite de origem branca e os indígenas.

Gab: A

Questão 107)

A área destacada no mapa da China pode ser definida como:

clip_image100

a) espaço econômico internacionalizado, onde foram instaladas as Zonas Econômicas Especiais.

b) a principal área de concentração da indústria pesada estatal.

c) zona tradicionalmente agrária, pobre e atrasada, sendo um reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.

d) área periférica, com elevadas densidades demográficas e atividades predominantemente agrárias.

e) área de anexação recente, onde se localizam Hong Kong, Macau e outras antigas colônias européias.

Gab: A

Questão 108)

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a China.

a) Considerada como a economia que mais cresce na atualidade, tem um potencial de crescimento ainda maior, considerando-se que a maior parte da população ainda não participa ativamente do mercado de consumo.

b) Com a abertura da economia, aumentou a desigualdade social entre os novos-ricos das cidades e a maior parte da população, ainda rural, o que tem provocado o êxodo rural de milhões de pessoas.

c) A maior parte da população ainda não se beneficiou do crescimento econômico, vivendo em áreas rurais, embora as comunas populares, antigas unidades de produção, tenham sido substituídas por unidades familiares.

d) A abertura econômica não foi acompanhada da abertura política, pois o país continua tendo um regime baseado num único partido político.

e) Apesar de sua grande extensão territorial e da diversidade étnica, o país não teme movimentos separatistas e, com as recentes anexações de antigas possessões européias, não reivindica soberania sobre nenhuma outra área.

Gab: E

Questão 109)

O Japão, uma das nações mais prósperas do mundo, enfrenta, há mais de dez anos, uma séria crise econômica, que, no entanto, reforça suas particularidades sociais e econômicas. Quanto ao recente desempenho do Japão no cenário mundial, é INCORRETO afirmar que:

a) vem funcionando como carro-chefe no crescimento do comércio e da economia mundial.

b) apresenta elevadas taxas de investimento externo de baixo retorno econômico.

c) restringe o livre acesso externo ao seu mercado consumidor em função de sua rígida formação sociocultural.

d) funciona como centro de excelência na criação de novas tecnologias, como nos setores eletroeletrônicos e robóticos.

Gab: A

Questão 110)

Assinale a única afirmativa INCORRETA sobre a Coréia do Sul:

a) Os portos sul-coreanos estão entre os mais movimentados do Atlântico.

b) É um país onde a indústria eletrônica é altamente desenvolvida.

c) Está entre os grandes exportadores de componentes para computadores e automóveis.

d) Localiza-se em uma península.

e) Pertence ao grupo de países que, nos anos 90 do século passado, foram chamados de Tigres Asiáticos.

Gab: A

Questão 111)

O Afeganistão é um país de relevo acidentado, cortado do Centro para Nordeste pela cadeia do Indu Kush:

clip_image102

a) seu maior porto é Karachi na foz do rio Indo.

b) na fronteira Norte, estão a China e a Índia.

c) para atingir o mar da Arábia, a menor distância é através do Paquistão ou do Irã.

d) na fronteira do Iraque se acha Qandahar, sua 2ª maior cidade.

e) a pesca no Mediterrâneo é a principal fonte de suprimento alimentar do povo afegão.

Gab: C

Questão 112)

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no mapa 2, que representa uma ampliação do mapa 1.

clip_image104

clip_image106

Quanto ao país hachurado no mapa 2, é correto afirmar que:

a) se localiza a nordeste da Índia e apresenta um relevo montanhoso, embora seja um ponto estratégico no comércio mundial de petróleo.

b) se localiza a sudoeste do Paquistão, possui um clima árido, sendo uma ex-colônia inglesa de importância vital para o equilíbrio geopolítico da região.

c) se localiza no extremo oriente da Ásia, entre vários países produtores de petróleo, não tem saída para o mar e vive em constante conflito com os vizinhos para a demarcação de seus limites políticos.

d) se localiza ao sul do Tadjiquistão e é formado por um conjunto de terras altas, cortado por cadeias montanhosas que convergem para o Pamir, no Himalaia.

e) se localiza a oeste do Iraque, sendo seu maior problema ambiental o desmatamento acelerado da Floresta Equatorial.

Gab: D

Questão 113)

A abertura da China para o mundo capitalista favorece cada vez mais seu destaque no cenário mundial e reforça, em conseqüência, seu crescimento econômico.

Sobre o crescimento econômico da China, é INCORRETO afirmar que:

a) a abertura econômica foi proporcionalmente maior do que a abertura do setor político.

b) as desigualdades regionais aprofundaram-se, em razão do crescimento das zonas especiais de exportação.

c) os incentivos governamentais aos investimentos estrangeiros e a reabertura da bolsa de valores foram fatores importantes para o desenvolvimento econômico.

d) o sistema de transportes eficiente e moderno facilita a circulação de mercadoria dentro e fora do país.

e) o surgimento de uma potência econômica no Leste da Ásia é visto com desconfiança pelos EUA.

Gab: D

Questão 114)

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto a seguir.

“Foi um dos países pioneiros em modificar o modelo econômico socialista. Nas últimas décadas do século passado, iniciou um processo de abertura econômica. No lugar de privatizações espelhadas no neoliberalismo, associou-se ao capital estrangeiro dentro de uma estrutura política socialista, fazendo surgir um socialismo pragmático”.

O país ao qual o texto se refere é a:

a) Rússia.

b) Hungria.

c) Suazilândia.

d) China.

e) Polônia.

Gab: D

Questão 115)

O mapa abaixo mostra as áreas em disputa nos conflitos entre árabes e israelenses.

clip_image108

No que se refere à correspondência entre as áreas enumeradas e as afirmativas abaixo, é INCORRETO dizer:

a) A área 4 representa a Faixa de Gaza, que em 2000 tinha a maior parte do território administrada pela Autoridade Palestina.

b) A área 2 representa a Cisjordânia, que passou a ter cerca de 40% das cidades administradas pela Autoridade Palestina em 2000.

c) A área 5 representa parte do território de Israel ocupada pelas tropas do Líbano a partir de 1993.

d) A área 1 representa a Península do Sinai, que foi anexada por Israel na Guerra dos Seis Dias e devolvida ao Egito em 1982.

e) A área 3 representa as Colinas de Golã, que foram anexadas por Israel em 1981.

Gab: C

Questão 116)

“O passado forma o alicerce do presente e conduz à estratificação do futuro. Morre a nação – ou o sistema que não souber preservar, cultivar e transmitir a sua memória histórica.”

MARGULIES, Marcos. Do racismo ao sionismo, 1976: 7.

Considere as situações abaixo:

I. A destruição de grande parte das obras de arte históricas, em território do Afeganistão, pela milícia do Taliban.

II. A invasão do Afeganistão, em 1979, pelas tropas soviéticas.

III. O controle das formas de diversão e a censura dos meios de comunicação adotados pela política extremista do Taliban.

IV. O aumento do índice de analfabetismo dos afegãos como resultado da política imposta pelo Taliban.

V. O combate de guerrilheiros islâmicos, forçando a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão.

Estão DE ACORDO com o texto:

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, III e V.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

Gab: B

Questão 117)

O Oriente Médio é uma das regiões mais antigas do mundo. Ao longo de tantos milênios, recebeu povos de diferentes procedências, que por lá passaram ou se fixaram, tornando a região um mosaico de etnias, línguas e religiões. No mundo de hoje, a região é conhecida como palco de violência, guerras internas e externas, conflitos, golpes de Estado, invasões, atos terroristas, assassinatos e massacres. A respeito dessa região, julgue os itens subseqüentes.

01. Na região, predomina a paisagem de deserto, que avança sobre as áreas férteis, onde a exploração abusiva expõe a superfície à perda de umidade, degrada o solo e provoca a desertificação.

02. As regiões de maior umidade são poucas, situadas próximas ao litoral e nos vales, onde se concentra a população.

03. Encontra-se nessa região a Planície da Mesopotâmia, conhecida por seu papel histórico, localizada entre os rios Nilo e Eufrates, com sua maior parte situada no atual Egito.

04. Atualmente, para reduzir o sério problema de escassez de água que a região enfrenta, vem sendo aplicada a técnica de dessalinização da água do mar para o consumo humano.

Gab: CCEC

Questão 118)

Os chamados “tigres asiáticos” concentram um forte setor financeiro e um parque industrial multinacional, atualmente direcionado às exportações. Os países que compõem o referido grupo são:

a) Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong.

b) Japão, Coréia do Norte, Taiwan e Cingapura.

c) China, Coréia do Sul, Japão e Tailândia.

d) Coréia do Norte, China, Japão e Tailândia.

e) Hong Kong, Tailândia, Cingapura e Coréia do Norte.

Gab: A

Questão 119)

Aproveite a crítica do filme Tempo de embebedar cavalos e observe a situação política e os desdobramentos geográficos para os quais ela aponta.

Tempo de embebedar cavalos

O filme faz uma abordagem lírica do tema: fome e falta de perspectiva de um povo. A história se passa em um pequeno vilarejo, na fronteira entre o Iraque e o Irã, e apresenta ao mundo um recorte do cotidiano da maior nação sem Estado do Planeta. Aponta muitos dos problemas enfrentados pelo seu povo, que se encontra espalhado por alguns países, como a Turquia, o Irã, a Síria... Com língua e cultura próprias, ele vem sendo rechaçado da região, principalmente quando o seu país deixou de existir nos mapas. Praticamente, o único trabalho disponível em certas regiões é o do contrabando de mercadorias entre o Irã e o Iraque. Além dos riscos dessa atividade ilegal, os habitantes sofrem com a enorme quantidade de minas enterradas nos locais onde transitam.

O estranho título vem do hábito de darem vodca aos animais, para que eles possam agüentar o frio intenso e as longas viagens que têm de fazer.

FRANZOIA, A. P. Época, p. 11, 14 set 2001. (Texto adaptado.)

O filme discute a questão curda. O comentário CORRETO sobre esse assunto é:

a) A criação de um Estado é uma reivindicação dos curdos, que representam a maior nação do mundo sem um território definido.

b) A cultura local é influenciada pela altitude, pelo frio e pela formação florestal densa, que exigem o uso de cavalos.

c) A questão curda é idêntica à dos palestinos, dos judeus e dos bascos, porque possuem língua, cultura, governo nacional, mas falta-lhes o país.

d) A supressão do Estado Curdistão permitiu ao Líbano, à Armênia, à Síria e ao Iraque a ampliação de seus territórios.

e) O principal motivo da luta dos curdos contra o Iraque e o Irã está relacionado à exploração econômica do petróleo nacional.

Gab: A

Questão 120)

Atualmente, o Oriente Médio caracteriza-se mais pelas desigualdades sociais e conflitos que pela hornogeneidade de seu território. Algumas evidências, como os indicadores sociais apresentados na tabela a seguir, corroboram essa afirmativa.

clip_image110

A partir dessas informações, julgue os itens abaixo, relativos ao Oriente Médio.

01. A riqueza constituída pelas reservas de petróleo contrapõe-se à pobreza e à baixa qualidade de vida da maioria dos países.

02. Os índices da tabela acima correspondentes à mortalidade infantil e à esperança de vida ao nascer caracterizam homogeneamente a região como de baixa qualidade de vida.

03. A população encontra-se desigualmente distribuída: os cinco países com mais de 20 milhões de habitantes, segundo estimativas para o ano 2000, concentram mais de dois terços do total de habitantes da região.

04. Enquanto Israel figura entre os países mais ricos do mundo, o Iêmen é um dos mais pobres.

Gab: CECC

Questão 121)

O Japão é uma arquipélago vulcânico, que se estende por mais de 2.500 km, situado no Extremo Oriente. Esse país tem uma importância enorme na atual conjuntura mundial. Sobre os aspectos geográficos desse país, pode-se afirmar que:

00. a parte do Japão voltada para o oceano Pacífico apenas as influências de uma corrente oceânica fria, conhecida como Kuru Sivo, que é responsável pelo predomínio de clima frio no país;

01. as grandes reservas de petróleo encontradas no interior do Japão decorrem da presença de uma extensa sedimentar ali existente;

02. o Japão enfrentou, nos anos 90, do século passado, uma crise econômica; naquela década, os efeitos crise financeira no Sudeste asiático se fizeram sentir consideravelmente sobre o país;

03. as terras cultiváveis no Japão são poucas; a agricultura limita-se, praticamente, aos solos férteis das planícies costeiras e às encostas dos baixos vales;

04. grande parte do território japonês apresenta focos sísmicos de elevada intensidade, com graves conseqüências econômicas. Esse fato deriva da colisão da norte-americana com a placa do Índico.

Gab: FFVVF

Questão 122)

O povo sobrevive espalhado em vários países do Oriente Médio, tais como Irã, Iraque, Síria e Turquia, dentro de um espaço relativamente bem delimitado, mas sem autonomia política, porém arraigado de uma forte etnogênese. O enunciado refere-se ao:

a) povo tuaregue.

b) povo curdo.

c) povo beduíno.

d) povo armênio.

e) povo lapão.

Gab: B

Questão 123)

Devido as constantes revoltas que realizavam reagindo ao seu domínio, os romanos provocaram a Diáspora, que foi a dispersão desse povo pelo mundo. Este fato está relacionado aos:

a) palestinos;

b) árabes;

c) judeus;

d) egípcios;

e) mesopotâmicos.

Gab: C

Questão 124)

Dentre as características da economia japonesa, é correto destacar:

a) a produção industrial voltada essencialmente para o mercado interno.

b) a falta de competitividade nos mercados internacionais por causa do alto custo de sua mão-de-obra.

c) a auto-suficiência em recursos naturais e matérias-primas para abastecer o parque industrial.

d) a dependência de recursos externos para financiar a produção industrial.

e) a agressividade nas exportações e a alta produtividade das indústrias.

Gab: E

Questão 125)

Com relação à China, podemos afirmar corretamente:

a) é um país de economia pastoril que se desenvolve através de uma população nômade das altas cadeias montanhosas que cortam o país de leste a oeste.

b) economicamente é dependente das importações de produtos básicos originários dos países vizinhos como Coréia e Japão.

c) possui uma economia estatizada, completamente fechada ao comércio internacional.

d) é um país de base agrária que tem se destacado por uma industrialização intensiva nas últimas décadas, favorecida pelo baixo custo da mão-de-obra.

e) a sua indústria se destaca pela elevada produtividade em função da alta qualificação dos seus trabalhadores.

Gab: D

Questão 126)

Os mapas 1, 2 e 3 referem-se, respectivamente, à densidade populacional, a elementos do quadro físico, e a importantes atividades econômicas do Afeganistão. Apenas com base na leitura dos mapas, responda:

clip_image112

clip_image114

clip_image116

a) Que atividade econômica está relacionada à concentração populacional em determinadas áreas desse país?

b) Que elemento do quadro físico local prejudica a distribuição espacial das atividades econômicas no Afeganistão? E qual favorece?

Gab:

Com base nos mapas apresentados, podemos destacar o seguinte:

a) A observação do mapa 2 permite confirmar que os principais rios cortam ou margeiam as áreas mais povoadas (mostradas no mapa 1). Esse povoamento mais intenso dos vales fluviais se deve, dentre outros fatores, à predominância dos climas secos no país. A principal atividade econômica relacionada a essa concentração populacional é a agricultura irrigada (o que se confirma pelo mapa 3), que absorve grande parte da população ativa e permite a sua subsistência.

b) Os elementos do quadro físico que prejudicam ou favorecem a distribuição espacial das atividades econômicas no Afeganistão são:

• Relevo— é o elemento prejudicial. A presença de elevados dobramentos modernos na porção central do país, que se estendem na forma de ramos para diversas de suas regiões, dificulta a integração territorial, favorece o isolamento cultural das diferentes etnias e contribui para a manutenção de atividades econômicas primárias de subsistência nos vales úmidos. As poucas indústrias existentes também ficam isoladas, longe do ideal de integração que favoreceria o seu crescimento e a multiplicação de seu número.

• Hidrografia — é o elemento que favorece. O mapa 2 mostra que os principais rios do país nascem nas montanhas e se espalham para diversas regiões. Devido à influência dos climas secos, esses vales fluviais são densamente povoados, e neles se desenvolve uma milenar agricultura irrigada, que, apesar de utilizar técnicas rudimentares, serve, pelo menos, para a subsistência de grandes parcelas da população. O mapa 3 mostra ainda que as poucas indústrias e usinas elétricas nacionais estão também nas áreas cortadas pelos rios, sendo, portanto, mais um indicador de sua importância econômica.

Questão 127)

"Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico ocidental, o Estado japonês investiu na instalação de fábricas nos setores em que o capital privado não tinha condições de atuar. Mais tarde, algumas dessas indústrias foram vendidas a baixo preço a empresários particulares. Surgiram assim os zaibatsu, verdadeiros monopólios privados que se desenvolveram muito no período entre guerras devido às inúmeras vantagens e privilégios assegurados pelo Estado. De 1955 a 1973, o crescimento industrial japonês foi maior que o dos Estados Unidos e o da Europa Ocidental, o que demonstra a eficácia da participação do Estado na reorganização industrial ocorrida no Pós-Guerra."

(VESENTINI, J. W.; VLACH, V. Geografia crítica. 18. ed. São Paulo: Ática, 1997. v. 3, p. 187-189.)

Sobre a industrialização japonesa, é correto afirmar:

01. Assim como nos Estados Unidos e na Europa, os estágios iniciais da industrialização japonesa foram possibilitados pela disponibilidade de carvão e ferro, minérios que hoje estão esgotados no país devido à exploração intensiva.

02. Os setores em que o Estado japonês teve que intervir mais intensamente para alavancar a industrialização foram aqueles que compõem a chamada “indústria pesada”, principalmente siderurgia, construção naval e petroquímica.

03. Graças à ação diligente do Estado e à importância simbólica da natureza na cultura nacional, o Japão logrou industrializar-se sem comprometer a qualidade de vida com poluição sonora ou do ar.

04. O trecho citado descreve com propriedade algumas características básicas do “modelo japonês” de desenvolvimento, mas não leva em conta a profunda crise que esse modelo vem experimentando desde o início dos anos 90, com estagnação econômica e aumento do desemprego.

05. Ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra, cujas empresas industriais transferem fábricas para países subdesenvolvidos a fim de tirar proveito dos baixos salários ali vigentes, o “modelo japonês” tem a virtude de manter a competitividade industrial mesmo pagando altos salários, sem a necessidade de transferir parte de sua produção para países menos desenvolvidos.

Gab: FVFVF

Questão 128)

As ilhas Filipinas estão situadas numa das áreas da superfície terrestre de forte instabilidade, provocada por fenômenos físicos provenientes do interior da Terra. A ocorrência desses fenômenos tem causado danos à sociedade local, com perdas de vidas humanas, destruição de áreas agrícolas e urbanas, dentre outros. Essa área territorial está vulnerável, principalmente, aos seguintes fenômenos estruturadores internos do relevo:

a) abalos sísmicos e intemperismo.

b) tectonismo e lixiviação.

c) abalos sísmicos e vulcanismo.

d) lixiviação e vulcanismo.

Gab: C

Questão 129)

A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola. Atualmente reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis, constitui uma planície drenada pelos rios:

a) Indo e Ganges, no Paquistão e Índia.

b) Tigre e Jordão, em Israel.

c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh.

d) Tigre e Eufrates, no Iraque.

e) Hoang-Ho e Yang-Tzé-Chiang, na China.

Gab: D

Questão 130)

País de civilização Milenar, que sofreu profundas transformações político-sociais a partir de meados do século XX. Possui uma vasta extensão territorial que abriga a mais numerosa população da Terra e vem apresentando, nos últimos anos, um expressivo desenvolvimento econômico. O país em questão é:

a) o Brasil

b) o Japão

c) os Estados Unidos

d) o Canadá

e) a China

Gab: E

Questão 131)

Devido a sua posição geográfica na “confluência” de três continentes, Ásia, África e Europa, o Oriente Médio sempre foi uma região de passagem e acabou sofrendo múltiplas influências. Desde a Antiguidade, sucederam-se na região civilizações e culturas muito diversas, influências éticas bastante variadas e sistemas políticos bem diferenciados. No mapa estão assinaladas áreas de intenso conflito na atualidade, envolvendo regiões com população palestina. São respectivamente:

clip_image118

a) Golan e Gasa

b) Neguev e Sinai

c) Gasa e Cisjordânia

d) Sinai e Gasa

e) Cisjordânia e Golan

Gab: C

Questão 132)

Marque letra A quando a Proposição e a Razão forem corretas.

Marque letra B quando a Proposição e a Razão forem falsas.

Marque letra C quando somente a Proposição for verdadeira.

Marque letra D quando somente a Razão for verdadeira.

Marque letra E quando Proposição e Razão forem verdadeiras e a Razão for conseqüência direta da Proposição.

O Japão desenvolveu após a segunda guerra mundial porque as suas famílias (zaibatsus) sem ajuda externa conseguiram investir na educação e tecnologia.

Gab: C

Questão 133)

No mapa da ÁSIA, observe a correspondência entre as áreas numeradas e as expressões à direita dos parênteses. Assinale a seqüência correta.

clip_image120

( ) Indo

( ) país grande produtor de petróleo

( ) Hokkaido

( ) Malásia

( ) 2º país mais populoso do mundo

a) 2, 7, 1, 3, 4.

b) 6, 5, 2, 7, 1.

c) 4, 2, 5, 1, 3.

d) 6, 4, 7, 3, 2.

e) 4, 3, 2, 7, 4.

Gab: C

Questão 134)

Na última vez em que a China invadiu a Índia, o próprio Himalaia não provou ser uma barreira muito eficiente. De fato, tropas do exército vermelho ocuparam uma grande faixa do território indiano e, desde então, Nova Déli olhou preocupadamente para si gigantesco vizinho, disposta, se preciso, a lançar mão de seu arsenal nuclear para deter a ameaça comunista do norte.

Por anos, as barreiras de mercado impostas pela Índia provaram ser mais eficientes que as naturais: necessidade de licienciamentos, inspeções, tarifas e quotas de importações mantiveram as indústrias nacionais “gordas e felizes”, longe da concorrência com produtos externos.

Recentemente, no entanto, Nova Déli teve de eliminar suas restrições como parte dos requisitos para sua ascensão na Organização Mundial do Comércio (OMC). Assim, nos últimos meses, a China tem cruzado a fronteira até mesmo mais facilmente do que fez nos picos do Himalaia, inundando o território indiano com seus produtos. Ironicamente, muitas das barreiras de comércio da Índia foram implantadas para deter as ameaças do oeste e não do norte.

“A good China”. In: Newsweek, 26/3/2001, p. 36-7 (com adaptações)

Com referência aos processos mencionados no texto acima, julgue os seguintes itens.

01. O Himalaia, edificado por forças de dobramento desencadeadas pelo encontro de placas tectônicas, é, de fato, uma barreira natural que permite a analogia com as barreiras comerciais feita no texto.

02. A idéia central do texto é a monopolização do mercado indiano pela China, com a entrada de mercadorias com preços mais competitivos que os das indústrias nacionais indianas.

03. As regras impostas pela OMC obedecem a políticas econômicas que reforçam o comércio entre os países limítrofes, enfraquecendo a tendência à globalização.

04. A total abertura política reinante atualmente na China Popular é responsável pela ativação de sua indústria e de seu comércio.

05. No último parágrafo do texto, o trecho “ameaças do oeste” referem-se ao perigo da dominação econômica da Índia por parte do Paquistão.

Gab: CEEEE

Questão 135)

Sobre os tigres asiáticos, considere as seguintes características:

oferece mão-de-obra barata (salários mais baixos que nos Estados Unidos e Japão).

baixos preços dos terrenos, em contraposição à falta de espaço e aos elevados preços imobiliários do Japão.

oferece uma rígida legislação antipoluição.

outras vantagens, como baixos impostos, mão-de-obra disciplinada e qualificada, facilidades para exportação e para remessa de lucros etc.

A alternativa que contém todas as proposições corretas é:

a) ( ) I, III e IV

b) ( ) II, III e IV

c) ( ) I, II e IV

d) ( ) III e IV

e) ( ) I e III

Gab: C

Questão 136)

A relação água — população deve-se colocar de forma inquietante nas próximas décadas. Se nestas regiões eclodirem as guerras pela água, elas não terão sido iniciadas por fatalidade, mas por decisão política.

(Adaptado de Magnoli, D., Arbex, J. & Olic, N. Panorama do mundo 2.)

Uma das regiões a que se refere o texto é:

a) Oriente Médio.

b) América Central.

c) Europa Oriental.

d) África Central.

e) Extremo Oriente.

Gab: A

Questão 137)

País de pequena extensão territorial, situado no sudeste asiático, apresenta população predominantemente de origem chinesa e tem uma das mais elevadas rendas per capita do mundo. Trata-se:

a) de Brunei

b) de Cingapura

c) do Nepal

d) da Tailândia

e) da Indonésia

Gab: B

Questão 138)

I. Com a absorção de Hong Kong, o país conseguiu acesso a um mercado financeiro de grande porte, conectado com o mundo.

II. A absorção de Macau pouco acrescentou em termos territoriais e econômicos.

III. As tentativas de absorção de Taiwan justificam-se pela densidade econômica da ilha.

IV. Com a absorção de Macau, antiga possessão portuguesa, o país conseguiu status privilegiado junto a Comunidade Européia.

V. O país não tem interesse em absorver Taiwan por temer uma “contaminação” capitalista em sua economia.

Das afirmações acima, sobre as recentes absorções territoriais realizadas pela China:

a) todas são verdadeiras.

b) nenhuma é verdadeira.

c) apenas I, II e III são verdadeiras.

d) apenas I, IV e V são verdadeiras.

e) apenas II, III e IV são verdadeiras.

Gab: C

Questão 139)

As áreas destacadas no mapa da Índia, apresentam os maiores índices de precipitações do país

(> 2000 mm/ano). Esse fenômeno explica-se:

clip_image122

a) pela presença de vegetação florestal, responsável pelo processo de evapotranspiração.

b) pela proximidade do oceano, responsável pela atuação de massas úmidas.

c) pela presença de grandes rios e de florestas-galerias.

d) pelo relevo predominante de planícies de baixas altitudes.

e) pela presença de barreiras orogênicas que dificultam a penetração de umidade para o interior.

Gab: E

Questão 140)

Pode-se afirmar sobre o quadro natural do Oriente Médio, EXCETO:

a) Em suas pradarias e estepes aparece um solo muito fértil, rico em matéria orgânica, de cor escura, chamado Tchernozion.

b) No centro da região, encontra-se a Planície da Mesopotâmia (Crescente Fértil), beneficiada por ser atravessada pelos rios Tigre e Eufrates.

c) Ao norte, situam-se terras elevadas – Montes Elbruz, Taurus e Zagros – as quais são envolvidas pelos Planaltos da Anatólia e do Irã.

d) Entre Israel e Jordânia, localiza-se a Depressão do Mar Morto, que está a 394 m abaixo do nível do mar, recebendo as águas do rio Jordão.

e) Ao longo do litoral de Israel, Líbano e Síria, destaca-se a vegetação típica do clima dessa região: a vegetação mediterrânea.

Gab: A

Questão 141)

Observe a paisagem para responder à questão.

clip_image124

Assinale a alternativa que identifica, corretamente, a área e o uso do solo apresentado na paisagem.

a) Centro-Norte da Europa / cultivo de trigo.

b) Norte da África / cultivo de milho.

c) Oeste da América do Sul / cultivo de soja.

d) Leste e Nordeste da Rússia / cultivo de trigo.

e) Sul e Sudeste da Ásia / cultivo de arroz.

Gab: E

Questão 142)

Os líderes das Coréias do Norte e do Sul se reunirão em junho na capital norte-coreana, Pyon-gyang, para um encontro histórico - o primeiro desde 1945...

Estado de São Paulo 11/04/00

Sobre o assunto, é correto afirmar-se que:

a) a Coréia do Norte foi reconstruída com a ajuda soviética e, após a assinatura de um tratado de paz, tem uma economia industrial complementar à economia da Coréia do Sul.

b) na década de 80 a Coréia do Sul perdeu grande parte da ajuda econômica soviética e sua economia entrou em estagnação com conseqüente redução do padrão de vida da população.

c) os investimentos japoneses provocaram a rápida industrialização das duas Coréias, que têm suas economias centradas na exportação de bens manufaturados.

d) devido à diminuição da qualidade de vida, a população da Coréia do Sul tem emigrado, principalmente para a Coréia do Norte e para o Brasil.

e) as Coréias foram divididas no quadro global da Guerra Fria, o que resultou numa guerra que envolveu diretamente tropas americanas e chinesas.

Gab: E

Questão 143)

Apesar do intenso crescimento industrial, a agricultura ainda é importante para a economia chinesa. Indique a alternativa que caracteriza o tipo de clima da China meridional e o principal produto agrícola ali cultivado.

a) Equatorial; arroz

b) Temperado continental; café

c) Subtropical; Cana-de-açúcar

d) Tropical monçônico; arroz

e) Semi-árido; chá

Gab: D

Questão 144)

A área do Pacífico, nas proximidades do leste e do sudeste asiáticos, assumiu importância no cenário mundial nas últimas décadas.

Todos os seguintes fatores contribuíram para essa situação, EXCETO:

a) Absorção da produção industrial local pelo mercado consumidor regional, reduzindo o impacto das oscilações da economia internacional.

b) Interesse de empresas transnacionais no acesso a um expressivo contingente de consumidores, até então alienados da economia de mercado.

c) Mecanismos de incentivos adotados por diversos países, transformando a região em receptora privilegiada de tecnologia e capitais estrangeiros.

d) Presença, na área, de uma grande potência econômica empenhada em fortalecer o comércio, formando um bloco de expressão mundial.

Gab: A

Questão 145)

I, II e III correspondem a:

clip_image126

a) Drusos / Libaneses / Petróleo.

b) Curdos / Líbios / Água.

c) Drusos / Palestinos / Gás natural.

d) Curdos / Palestinos / Petróleo.

e) Sírios-Libaneses / Jordanianos / Água.

Gab: D

Questão 146)

Com base no mapa abaixo, analise:

clip_image128

a) a diversidade religiosa da população da Índia.

b) as implicações políticas da distribuição dos grupos religiosos no país.

Gab:

A questão aborda a Índia, o segundo mais populoso país do mundo, onde existe uma grande diversidade étnica e religiosa.

a) A religião evoluiu com a ampliação da rizicultura. A população a pratica pelo processo da jardinagem oriental, com o uso de mão-de-obra intensiva e dependente das chuvas de Monção (Jun/Out). Surgiu assim uma religião ligada às forças da natureza que permitiam grandes safras de arroz. A religião hinduista, politeista, é amplamente dominante. A presença do Islã começa no século VIII, espalhando-se pelo país. A única região onde são majoritários é a de Jamu-Caxemira, no norte do país.

Os sikhs constituem importante minoria, sua crença é resultado da união de conceitos originários do Hinduismo e do Islã.

São maioria no estado do Punjab (noroeste do país), onde está sua cidade sagrada de Amritsar. A presença de cristãos liga-se inicialmente à presença de portugueses e holandeses, no século XVI. No século XVIII, a entrada dos ingleses significou a chegada de missionários que trataram de converter o maior número possível de nativos.

b) A existência de grupos religiosos conflitantes num mesmo país é motivo para instabilidade política. Os hinduistas, sendo ampla maioria, dominam politicamente o país apesar da constituição dar participação no Congresso Nacional às minorias. Os mais intensos conflitos envolvem as regiões onde o problema religioso liga-se a disputas territoriais e ao nacionalismo, em especial, na região de Jamu-Caxemira, onde os muçulmanos(maioria) desejam a independência e na região do Punjab, onde os Sikhs desejam maior autonomia.

Questão 147)

Considere as afirmações abaixo, sobre os países I, II e III identificados no mapa.

clip_image130

I. Dominado por uma ditadura pessoal, sofre bloqueio econômico que dificulta suas exportações de petróleo.

II. Controlado politicamente pelo clero islâmico, atravessa um momento de disputa política entre “fundamentalistas” e “liberais”.

III. Antes vinculado politicamente à ex-URSS, hoje é dominado por grupos islâmicos ultra-radicais.

I, II e III correspondem, respectivamente, a:

a) Iraque, Irã e Afeganistão.

b) Arábia Saudita, Turquia e Jordânia.

c) Iraque, Arábia Saudita e Paquistão.

d) Kwait, Irã e Iraque.

e) Iraque, Arábia Saudita e Irã.

Gab: A

Questão 148)

Responda à questão com base no texto abaixo, sobre um importante rio do nosso planeta.

Encontra-se em solos de löess, ou terras amarelas, fertilizando planícies aluvionais associadas ao regime monçônico e ao cultivo de cereais. As grandes cheias ocorridas ao longo dos anos levaram o país onde está localizado este rio a concretizar um projeto, que data de 1919, de construção de uma barragem que permitirá uma grande produção de energia e o acesso de navios de longo curso para o interior do país.

(Garcia, H. C. et al. Lições de Geografia. Ed. Scipione, texto adaptado)

O rio e o país de que trata o texto são, respectivamente,

a) o Ganges e a Índia.

b) o Mekong e o Vietnã.

c) o Huang-Ho e a China.

d) o Indo e a Índia.

e) o Yang-tsé e a China.

Gab: E

Questão 149)

Uma economia globalizada remete-nos a certas preocupações no sentido de sua abrangência e em função de sua importância. Decorre daí o reconhecimento do Oriente Médio como um local que deixou de ser distante e, por isso, suas ações interferem no nosso dia-a-dia.

Com relação ao Oriente Médio, a alternativa FALSA é:

a) Israel não exporta petróleo mas possui uma economia sólida, garantindo bom padrão de vida à população. Possui importante parque com indústrias variadas (química, metalúrgica, petroquímica, lapidação de diamantes, tabaco, vestuário, armamentos ,etc.) e moderna agricultura, que utiliza avançados recursos tecnológicos para irrigar terras situadas em climas desérticos.

b) Os países com maiores rendas per capita, como a Arábia Saudita, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos, são grandes exportadores de petróleo. Os demais são, em geral, nações pobres, excetuando-se Israel e, em parte, a a Turquia.

c) Os dólares, obtidos pelo Oriente Médio com a exportação de petróleo, não foram utilizados na criação de infra-estrutura, capaz de prepará-los para o futuro, quando ocorrer o esgotamento das reservas petrolíferas.

d) Muito importante, do ponto de vista político, foi o apoio do Iraque para a criação do Estado de Israel.

e) A Guerra do Golfo, um dos grandes conflitos internacionais recentes, envolveu o Iraque, que invadiu o Kuwait. Os Estados Unidos interferiram, bombardeando cidades iraquianas (entre elas Bagdá) derrotando o exército de Saddam Hussein.

Gab: D

Questão 150)

Como construir uma economia próspera em um país de pequenas dimensões, densamente povoado e sem recursos naturais?

Essa pergunta é feita quando se procura explicar o desenvolvimento da economia japonesa. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma razão para esse desenvolvimento.

a) A ação do Estado, fornecendo informações, limitando os riscos, criando políticas protecionistas e facilitando as mudanças das estruturas industriais.

b) A integração entre o sindicato patronal ( keidanren ) e o Ministério da Indústria e do Comércio Exterior ( MITI ), na solução das crises e na elaboração de estratégias econômicas.

c) A formulação de uma política de créditos e financiamentos capaz de criar uma sociedade de consumo e um grande mercado interno para os produtos japoneses.

d) A dualidade da produção industrial, que articula as grandes e poderosas empresas ( zaibatsu ) e as pequenas e médias empresas - mais frágeis diante das crises econômicas.

e) A elevada produtividade do trabalhador japonês e a estabilidade de emprego nos grandes conglomerados, fatores que reduzem a taxa de desemprego a índices muito baixos.

Gab: C

Questão 151)

Sobre as transformações econômicas e políticas que vêm atingindo a República Popular da China nas últimas décadas, é correto afirmar que:

01. em conseqüência dos diversos acordos políticos realizados com Taiwan, o processo de unificação entre os dois países encontra-se em fase bastante adiantada.

02. o desenvolvimento econômico é resultado, sobretudo, dos avanços ocorridos na tecnologia empregada na agricultura, responsável pela maior parte dos produtos exportados pelo país.

04. a abertura da sua economia, atraindo investimentos estrangeiros e oferecendo aos chineses a possibilidade de abrir negócios, contrasta com a severa repressão política que proíbe, por exemplo, manifestações populares contrárias ao governo ou críticas através da imprensa.

08. um marco dessas transformações foi a retomada do controle político sobre Hong Kong, ocorrido no ano de 1997, conforme acordo feito com o governo britânico.

16. o desenvolvimento econômico do país desperta interesse para o capital internacional, por possuir um mercado consumidor potencialmente amplo em razão de ser o país mais populoso do mundo.

32. são decorrências da política isolacionista utilizada pelo governo comunista do país, que intensificou os investimentos no setor produtivo sem ficar dependente do capital internacional.

Gab: 28

Questão 152)

Considerando os termos do acordo de paz firmado entre israelenses e palestinos em 1993 e as áreas assinaladas no mapa, marque a opção que contém a afirmativa correta.

clip_image132

a) As áreas 1 e 2 correspondem, respectivamente, à faixa de Gaza e à Cisjordânia, territórios em parte sob o controle da Organização para a Libertação da Palestina.

b) As áreas 3 e 4 correspondem a territórios anteriormente ocupados por Israel e que foram cedidos, respectivamente, à Síria e ao Líbano.

c) A área 5 passou a pertencer ao território de Israel e inclui colônias palestinas dotadas de autonomia política.

d) A área 6 corresponde à península do Sinai, devolvida integralmente à Jordânia.

e) A área 7 corresponde a territórios cedidos ao Egito através da concessão de usufru-to comum do Canal de Suez.

Gab: A

Questão 153)

Sobre os “Tigres Asiáticos”, compostos pela Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura, é correto afirmar:

01. Adotaram um modelo econômico baseado na abundância de mão-de-obra barata e destacada intervenção estatal na economia.

02. A expansão anual média do PIB (Produto Interno Bruto) desses países vem ocorrendo em ritmo ascendente desde a década de 1970, apresentando os maiores índices nos últimos anos, indicando que o crescimento econômico acelerado ocorreu principalmente nessa década de 1990.

04. Dispõem de economias sólidas, resultantes dos altos índices de exportações de produtos do setor primário.

08. Por serem aliados comerciais e políticos dos regimes comunistas asiáticos durante o período da “Guerra-Fria”, estão sofrendo transformações estruturais na economia nesse momento de reaproximação da República Popular da China com os Estados Unidos.

16. Possuem economias voltadas fundamentalmente à produção para o mercado externo, criando inclusive Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) liberadas ao capital externo.

Gab: 17

Questão 154)

A República Popular da China foi proclamada a 1o de outubro de 1949. De lá para cá, muitas coisas mudaram. As mudanças recentes colocam-na entre os países que mais crescem atualmente.

Sobre esse país e as suas mudanças, é CORRETO afirmar que:

01. a China é o país mais populoso do mundo, muito embora registre, em certas áreas de seu imenso território, vazios demográficos, em razão das condições naturais.

02. a instalação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) acentuou ainda mais as diferenças regionais e propiciou crescimentos desiguais dentro do próprio país.

04. a China, mesmo mantendo a estrutura básica do Estado Socialista, introduziu formas de cooperação com o capitalismo, permitindo a presença de bancos e grandes empresas.

08. tradicionalmente aliada do Japão, a China vem se desenvolvendo de forma acelerada, desde o final dos anos 70, através de um processo em que a abertura econômica é acompanhada da abertura política.

16. o setor portuário e os bancos constituem a base da economia de Hong Kong, território que foi administrado pelo Reino Unido e que em 1o de julho de 1997 foi devolvido à China.

Gab: 23

Questão 155)

Sobre o Japão, julgue os itens.

00. O Japão conseguiu promover impressionante acumulação interna de capitais, às custas de sacrifícios intensos, que recaíram basicamente sobre os assalariados. Esses capitais, reinvestidos pelas corporações industriais, garantiram um rápido crescimento da riqueza nacional.

01. O novo Japão industrial do pós-guerra utilizou muitas heranças do velho Japão Meiji; uma delas foi a organização empresarial de tipo familiar denominada Zaibatsu.

02. O Japão moderno é o resultado de uma combinação muito complexa e tensa, de características tradicionais da sociedade oriental com características geradas pela ocidentalização do pós-guerra.

03. Apesar da posição geográfica privilegiada do país, a atividade pesqueira no Japão é pouco expressiva diante da produção mundial.

Gab: ECCE

Questão 156)

“... Cantem uma canção ao amor

e não à guerra

não digam que o dia chegará

tragam-nos o dia

e em todas as praças

cantemos paz”

(Trecho do “Shir Lashalom” – “Hino da Paz”)

Um papel, manchado de sangue, com a letra deste o hino foi encontrado no bolso do paletó de Itzhak Rabin, quando o então primeiro ministro foi abatido a tiros por um fanático fundamentalista judeu.

Acerca do processo de paz, no Oriente Médio, é correto afirmar-se que:

01. a paz no Oriente Médio, principalmente entre israelenses e palestinos, é fundamental para a estabilidade política da região, onde os países ocidentais têm interesses estratégicos, ligados sobretudo às enormes reservas de petróleo;

02. a ingerência externa na maioria dos países da região tem sido uma constante, ao longo das últimas décadas, reduzindo a autonomia de alguns deles, como por exemplo do Líbano, a um simples governo de fachada;

04. um dos maiores entraves às negociações de paz tem sido a posição intransigente, e não raro violenta, de grupos extremistas judeus, para os quais a Palestina é a Terra Prometida e pertence exclusivamente aos “filhos de Israel”, por escritura divina lavrada na Bíblia;

08. os grupos extremistas palestinos, como os Hamas, são por sua vez controlados e financiados por países árabes de orientação anti-ocidental, como a Arábia Saudita e Jordânia, que pregam abertamente a destruição pura e simples do Estado de Israel;

16. Israel, considerado por seus inimigos como lacaio dos interesses americanos na região, tem atacado de forma subserviente todas as diretrizes políticas emanadas de Washington, e só iniciou as negociações de paz depois de receber um ultimato da Casa Branca.

Gab: VVVFF

Questão 157)

Entre os países do Terceiro Mundo, a Índia vem sendo considerada um dos mercados emergentes neste final de século. Todavia, este enorme potencial poderá não se efetivar. É que há inúmeros fatores políticos e socioeconômicos que podem frear ou mesmo limitar seriamente o processo indiano de modernização. Um desses fatores é o(a):

a) fortalecimento de organizações guerrilheiras que pretendem implantar o socialismo no país.

b) controle severo do governo em relação às taxas de crescimento demográfico nos últimos anos, o que já vem repercutindo na redução da oferta de mão-de-obra.

c) inexistência de setores industriais avançados, e razão do grande atraso tecnológico.

d) participação pouco expressiva de capitais nacionais em atividades urbanas e industriais como conseqüência do caráter rural da sociedade.

e) permanência de rivalidades étnico-religiosas que representam uma real ameaça de ocorrência de conflitos separatistas.

Gab: E

Questão 158)

De acordo com os dados recentemente publicados pela ONU, de todas as regiões do mundo, a menos afetada pela crise de desemprego é a Ásia, onde, apesar de essa crise ter crescido nos últimos 15 anos, o índice de desemprego continua baixo.

Essa situação vantajosa da Ásia, em relação às demais regiões, explica-se por diversos fatores.

Todas as alternativas apresentam exemplos desses fatores, EXCETO:

a) A queda do crescimento populacional da Ásia, nos anos 70, reflete-se numa insuficiente oferta de força de trabalho.

b) O crescimento econômico dos Tigres Asiáticos atraiu capital também para as áreas vizinhas, ampliando as oportunidades de emprego.

c) O prestígio da mão-de-obra oriental, fundamentada em aspectos de educação e disciplina, atraiu investimentos multinacionais.

d) Os sindicatos existentes na região atuam muito mais no sentido de aumentar a produtividade do que propor reivindicações.

Gab: A

Questão 159)

Leia e analise os dados abaixo:

I. Sua administração é realizada, desde 1842, por uma das principais potências européias.

II. Tem sua economia fortemente baseada em atividades terciárias, constituindo grande centro econômico e financeiro.

III. Apresenta legislação e regime de trabalho que permitem elevada exploração da mão-de-obra.

IV. É porta de entrada para o grande mercado representado pela China.

As características apresentadas acima se referem a um dos chamados “Tigres Asiáticos”. Assinale-o.

a) Macau.

b) Coréia do Sul.

c) Hong Kong.

d) ormosa.

e) Cingapura.

Gab: C

Questão 160)

Sobre a organização sócio-econômica e política do espaço geográfico japonês e dos “tigres asiáticos”, pode-se afirmar que:

00. Uma das razões para o Japão ter sobrevivido ao colonialismo ocidental foi a exigüidade de seus recursos naturais.

01. O espaço agrário japonês tem relativamente pouca importância na economia, se comparado a outros países centrais capitalistas.

02. O incipiente papel do Estado no planejamento econômico constitui-se numa das características que moldam o padrão capitalista dos “tigres asiáticos”.

03. As economias dos “tigres asiáticos” estão voltadas fundamentalmente para o mercado externo.

04. Os quatro países que formam os denominados “tigres asiáticos” são: Coréia do Sul, Cingapura, Hong-Kong e Taiwan (ou Formosa).

Gab: CEECC

Questão 161)

O Oriente Médio, região de confluência dos continentes europeu, asiático e africano, contém uma heterogeneidade étnica responsável tanto pela diversidade cultural, quanto pela falta de unidade nacional em países como Líbano, Irã e Turquia.

Numerando-se a segunda coluna de acordo com a primeira em relação aos grupos étnicos

(1) Patãs, Tafiques

(2) Iranianos

(3) Judeus

(4) Turcos

(5) Árabes

( ) Líbano

( ) Turquia

( ) Israel

( ) Irã

( ) Afeganistão

( ) Jordânia

( ) Síria

A ordem numérica correta é:

a) 5, 4, 3, 2, 5, 1, 5

b) 4, 4, 3, 2, 3, 1, 5

c) 5, 5, 5, 3, 4, 2, 1

d) 5, 4, 3, 2, 1, 5, 5

e) 3, 5, 5, 3, 1, 2, 4

Gab: D

Questão 162)

Sobre a economia japonesa, assinale a alternativa incorreta.

a) A capitalização dos conglomerados industriais apoiou-se no baixo custo da força de trabalho e na canalização da poupança popular para o investimento empresarial.

b) A conquista dos mercados externos deveu-se a uma política agressivamente exportadora, fundada na subvalorização do lene.

c) Para diminuir a dependência energética que o caracteriza, o país realiza altos investimentos em tecnologia nuclear e em fontes alternativas.

d) Parte considerável do parque industrial japonês está direcionado para a recuperação do poderio bélico, particularmente de origem nuclear.

e) Um dos aspectos mais significativos da economia japonesa reside no fato de o país exportar a maior parte de seus produtos para outros países, principalmente os estados Unidos.

Gab: D

Questão 163)

Sobre a Ásia, assinale a alternativa incorreta.

a) Em relação ás grandes linhas da Terra, a maior parte do seu território inclui-se na faixa temperada, embora seja continente que possui maior quantidade de terras na zona polar ártica.

b) Está ligada à Europa, com a qual forma um bloco maciço denominado Eurásia.

c) Japão e China são os países que apresentam maior taxa de natalidade e de mortalidade, no continente.

d) Seu relevo varia enormemente, encontrando-se ali as maiores altitudes e a maior depressão absoluta do mundo – o Pico Everest e o Mar Cáspio.

e) Somente na China e na Índia está mais da metade de toda a população do continente.

Gab: C

Questão 164)

Assinale a alternativa incorreta sobre o Oriente Médio.

a) O islamismo é uma religião bastante difundida no Oriente Médio.

b) O Sinai é uma península e foi devolvida por Israel ao Egito em 1975.

c) O conflito árabe-israelense deve-se ao fato de os palestinos terem sido deslocados para a região logo depois da Segunda Guerra Mundial.

d) O acordo entre Israel e a OLP, firmado em 1994, permitiu a instalação de um governo palestino na Faixa de Gaza e Jericó.

e) A resistência de grupo fundamentalistas islâmicos e judeus tem contribuído para a permanência de conflitos regionais e étnicos.

Gab: C

Questão 165)

O kibutz é uma das instituições ligadas à imagem de Israel. Entretanto, uma revista israelense declarou, em maio de 1995: “assistimos aos funerais da ideologia do kibutz”. Acerca dessa instituição, é correto afirmar que:

a) Apesar de ter na agricultura uma de suas bases, o kibutz passa por uma industrialização cada vez mais crescente.

b) Distribui-se geograficamente por todo o território de Israel, tendo funções predominantemente militares.

c) Tem importante papel econômico, não sendo permitidas funções religiosas em nenhum deles.

d) A produção dessas colônias coletivistas está voltada exclusivamente para atender ao mercado interno.

e) Representa uma sociedade igualitária, não existindo, pois, ricos e pobres dentro do mesmo kibutz.

Gab: A

Questão 166)

Determinados aspectos do relevo são importantes na delimitação de grandes áreas regionais. Neste sentido, pode-se afirmar:

I. Ao norte do Mar Cáspio, os limites entre a Europa e a Ásia são determinados pelo Rio Ural e Montes Urais.

II. Os Pirineus constituem uma cordilheira que se interpõe entre a Península Ibérica e o restante da Europa.

III. A Península Arábica localiza-se entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico.

Das afirmações acima, verifica-se que está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Todas.

e) Nenhuma.

Gab: D

Questão 167)

O mapa representa os países árabes, que fazem parte do Terceiro Mundo, mas formam uma unidade sócio-espacial que as distingue dos demais países deste bloco.

clip_image134

Assim sendo, demonstre e analise dois aspectos que expliquem a especificidade destes países.

Gab:

– Predomínio de povos árabes;

– Predomínio de Religição Mulçumanos.

Questão 168)

O Japão é, hoje, uma das maiores potências industriais da atualidade. Seu desenvolvimento industrial teve início no final do século passado implicando em profundas transformações na sociedade japonesa: a ruptura com o passado feudal e o estabelecimento de uma estrutura de produção e relações sociais tipicamente capitalistas. Considerando esses fatores e examinando o mapa abaixo, julgue as proposições:

clip_image136

(Extraído de ADAS, M. Geografia. A formação do terceiro mundo e o mundo asiático e europeu desenvolvido.

São Paulo, Moderna, vol. 4, p. 125)

01. o Japão é um país de território montanhoso, formado por um arquipélago de centenas de ilhas, das quais quatro constituem a quase totalidade de sua dimensão territorial, está situado na porção oriental do continente asiático;

02. a estrutura geológica de grande parte do Japão é de formação recente. Os grandes dobramentos da crosta terrestre originaram montanhas de cumes pontiagudos e sua estrutura geológica não consolidada ocasiona freqüentes abalos sísmicos e um intenso vulcanismo;

04. a forma do relevo influenciou na distribuição da população japonesa, o que fica evidenciado pelas altas densidades demográficas nas exíguas planícies;

08. após a 2a Guerra Mundial, o país implementou reformas políticas e econômicas visando à recuperação do desenvolvimento capitalista. Nesse contexto, a indústria de equipamentos se desenvolveu com base na descentralização da produção pelos grupos econômicos, resultante das reformas implantadas;

16. o parque industrial diversificado confere ao Japão a posição de potência mundial. Suas indústrias siderúrgica, automobilística, naval e da informática (mais recentemente) estão entre as maiores do mundo;

32. o tipo de relevo no país limita sua área de cultivo. No entanto, a forma de trabalhar a terra, com emprego de adubos, máquinas, irrigação, rotação de culturas e outras, eleva a produtividade e torna a produção agrícola suficiente para atender ao consumo do país;

64. a dependência dos mercados externos, tendo como uma das causas a escassez de matérias-primas, torna o Japão um dos países mais ativo no comércio internacional. Sua indústria siderúrgica, por exemplo, é dependente das importações de minério de ferro e coque metalúrgico.

Gab: VVVFVFV

Questão 169)

A China é atualmente um dos países remanescentes dos governos comunistas. Julgue os itens:

00. A economia chinesa funciona por meio de planos decenais.

01. A agricultura é de organização coletivista e a terra é dividida em comunas.

02. A agricultura ´atividade isolada dos outros setores econômicos, como por exemplo comunicação, comercialização, atividades industriais, artesanato, ensino e instrução militar.

03. O arroz irrigado representa o principal produto agrícola chinês.

04. Na China, o esforço industrial tem sido ininterrupto e Xangai é o maior centro industrial do país.

Gab: CCECE

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis