terça-feira, 8 de setembro de 2015

Questões de América Latina

Questão 01)

As justificativas técnicas do protecionismo latino-americano provinham da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que argumentava que a especialização da região em produtos primários era prejudicial a seu desenvolvimento porque os termos de intercâmbio desses bens (em relação aos manufaturados produzidos pelos países desenvolvidos) tendiam a se deteriorar com o tempo. Essa crítica levou a Cepal a propor políticas desenvolvimentistas autônomas fundamentadas em um papel forte dos Estados na promoção da industrialização na região, por meio do uso extensivo de medidas protecionistas.

(Marisa von Bülow. A batalha do livre comércio: a construção de redes
transnacionais da sociedade civil nas Américas
, 2014. Adaptado.)

O trecho do livro de Marisa von Büllow alude a um momento da história econômica de muitos países da América Latina, sobretudo entre 1950 e 1970, em que predominava a política de

a) ruptura econômica e comercial com os países capitalistas.

b) desestatização das indústrias de base, sobretudo as siderúrgicas.

c) industrialização por substituição das importações.

d) liberalização da circulação dos capitais financeiros em escala global.

e) proibição de instalação de empresas multinacionais nos países subdesenvolvidos.

Gab: C

Questão 02)

Os objetos tecnológicos invadiram o mundo e chegaram às regiões mais distantes, a exemplo da região andina, na América Latina, uma das regiões consideradas "excluídas" da Nova Ordem Econômica Mundial. A partir da análise da afirmativa e de seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que:

a) em nossos dias parece impossível conservar culturas em estado puro, e o avanço das comunicações tem provocado, nas comunidades nativas da região citada, falsa ideia de uma vida urbana cheia de vantagens, contribuindo não só para a aculturação desses grupos mas também para o estímulo à migração rural-urbana.

b) apesar do avanço no processo de globalização, graças principalmente à revolução técnicocientífico informacional, muitas culturas de espaços longínquos continuam intactas a exemplo das comunidades andinas, tibetanas e da África Subsaariana.

c) uma das causas da pobreza e exclusão das comunidades da região andina é a não participação dos países desta região no Mercosul, bloco econômico mais importante do continente americano, se considerado o PIB (Produto interno Bruto) de seus integrantes.

d) o alargamento geográfico do Mercosul para o lado do Pacífico, com a inclusão do Chile e Bolívia, países andinos, provocou mudanças significativas na região andina, que atualmente inicia um processo de integração à Ordem Econômica Mundial vigente.

e) o avanço tecnológico que proporcionou a integração desta região ao atual contexto econômico mundial, ocasionou também a expansão do narcotráfico, transformando a região na principal área fornecedora de substâncias ilícitas e ponto principal da rota latino-americana deste comércio.

Gab: A

TEXTO: 1 - Comum à questão: 3

Questão 03)

“Sabe-se que existe, em toda crise, a emersão de processos que antes permaneciam ocultos por controles institucionais. Algumas identidades sociais não se afirmavam no espaço público quando formas de identificação, mais facilmente aceitas, ocupavam a cena política. A crise, ao destruir certezas, pode encadear outras práticas, possibilitando que identidades antes secundárias orientem a defesa de bandeiras de luta aparentemente ultrapassadas ou, até mesmo, mortas. Exemplificam esta possibilidade os movimentos negro e indígena, na América Latina, e os contextos sociais em que se trava, hoje, a luta em torno do trabalho, envolvendo os desafios da economia popular”.

(Ana Clara Torres Ribeiro, “Leituras de movimentos: conjuntura,
ação e poder”, em Por uma sociologia do presente: ação
técnica e espaço. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, p. 202.)

a) A luta dos movimentos indígenas na América Latina resultou, em boa medida, em avanços políticos significativos. Que contexto social permitiu a eleição do Presidente Evo Morales na Bolívia?

b) Que contexto econômico-social Latino-americano atual tem movido lutas em torno da constituição de economias populares, mais solidárias e menos excludentes?

Gab:

a) A maioria da população da Bolívia é indígena, vivendo historicamente sob condições de pobreza, e, em muitos casos, de extrema pobreza. Essa situação, aliada a uma condição de discriminação e segregação social, levou a intensas lutas indígenas pelo direito de acesso aos recursos naturais nacionais, especialmente a água e o gás natural. Este último estava sob o controle de grandes empresas transnacionais, e a água também estava ameaçada de ser privatizada. Dessa forma, pode-se afirmar que movimentos sociais indígenas reivindicatórios pelo direito de uso de seu território e seus recursos naturais e contra a privatização desses recursos foram fatores relevantes para a eleição do presidente Evo Morales na Bolívia.

b) O contexto em questão é o do neoliberalismo, ideologicamente comprometido com a diminuição do Estado, com a consequente redução dos direitos sociais (muitas vezes transformados em serviços privatizados) e aumento da pobreza e manutenção do modelo concentrador de renda. Esse contexto levou ao acirramento das lutas sociais em favor da dignidade dos povos latino-americanos e dos direitos sociais, que devem ser estendidos a todos e não ficar restritos a pequenas parcelas das elites nacionais.

Questão 04)

A morte do promotor federal Alberto Nisman deixou os argentinos perplexos e remoendo uma dúvida, que já perdura há seis dias: foi suicídio ou a autoridade foi assassinada justamente quando iria denunciar a presidente Cristina Kirchner?

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/ 2015/01/24 acessado às 11h00)

O promotor federal, mencionado no texto, se preparava para denunciar a presidente Cristina Kirchner por:

a) prejudicar a Argentina nas negociações com os chamados Fundos Abutres, relativas ao endividamento do país;

b) encobrir as investigações sobre o atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), ocorrido em 1994, para proteger iranianos envolvidos naquele episódio;

c) subornar congressistas para obter a reforma da constituição, visando permitir a reeleição para um terceiro mandato;

d) praticar sistemática campanha de perseguição contra o jornal Clarín, destacado veículo de oposição;

e) receber recursos econômicos suspeitos, procedentes da Venezuela, para viabilizar sua reeleição em 2011.

Gab: B

Questão 05)

O governo brasileiro está numa situa­ção muito delicada diante do golpe que depôs o presidente paraguaio Fernando Lugo.

Fonte: Le Monde Diplomatique, julho de 2012.

A alternativa que dá continuidade ao texto da matéria citada e explica a crise política no país vizinho é:

a) O núcleo do conflito é a propriedade da terra.

b) O impasse sobre Itaipu e as sucessivas perdas paraguais no repasse da energia ao Brasil levaram a oposição a agir.

c) Os constantes escândalos sexuais envolven­do Lugo motivaram o pseudogolpe no país.

d) Os brasiguaios, os “sem-terras” do Para­guai, apoiavam o ex-presidente e isso ir­ritou a oposição golpista.

e) Cansados do bloqueio paraguaio à entra­da da Venezuela no Mercosul, os deputa­dos oposicionistas resolveram agir.

Gab: A

TEXTO: 2 - Comum à questão: 6

A modernidade e a modernização foram um horizonte presente em todo processo de formação dos Estados nacionais na América Latina, desde as guerras de independência. Em diferentes países, os grupos liberais alçados ao poder almejaram tornar produtivas as terras agriculturáveis, fomentar a vinda de imigrantes europeus, fazer das cidades mais importantes a expressão dos modos civilizados, educar as massas para o trabalho e para a cidadania.

(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela.
História da América Latina . São Paulo: Editora Contexto, 2014. p. 72)

Questão 06)

O processo de formação dos Estados nacionais na America Latina, no século XIX, foi marcado por

a) conflitos internos muito violentos em diversos países, geralmente protagonizados por dois grupos rivais: um liberal e outro conservador.

b) guerras prolongadas de resistência em quase todos os países recém-formados, motivadas pela tentativa da Espanha em reaver suas antigas colônias.

c) políticas de incorporação do indígena à sociedade, por meio da concessão de terras e do reconhecimento de seus direitos de cidadania.

d) tratados de fronteiras que buscavam reproduzir a antiga divisão territorial consolidada pelos vices-reinos e capitanias.

e) intervenções dos Estados Unidos, que agiam militarmente ou financiavam presidentes “fantoches”, para consolidar seu domínio sobre o sul do continente.

Gab: A

Questão 07)

Veja a tabela:

clip_image002

Fonte: Amartya SEN; Bernardo KLIKSBERG. As pessoas em primeiro
lugar
: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 260.

A tabela se baseia em dados da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS). Para essa entidade um índice normal de criminalidade se situa entre zero e cinco homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. Tendo em vista a tabela e essa última informação pode ser dito que

a) nos países (e nas sub-regiões) nos quais as taxas de homicídio vêm num crescente, encontra-se ainda o predomínio de populações rurais isoladas e, portanto, indefesas.

b) a América Latina possui um nível epidêmico de criminalidade, e que seus índices tão elevados contam com grande contribuição dos países de maior população e economia.

c) as políticas de combate à produção e ao tráfico de drogas na área, levaram à queda da criminalidade nos países anteriormente mais afetados por essas práticas criminosas.

d) a despeito de as taxas serem elevadas (e graves), mesmo nos países de economia forte, neles elas nunca ultrapassam 3 vezes o índice de normalidade.

e) fica evidente que nos países de maior economia as taxas de homicídio vêm declinando consistentemente, ao contrário daqueles de menor economia.

Gab: B

Questão 08)

Dos movimentos ligados às lutas sociais na América Latina, um deles se projetou na América do Sul, a partir dos anos de 1980, quando passou a cunhar discursos libertadores, nacionalistas e emancipatórios na região, originados nos ideais liberais e anti-imperialistas do início do século XIX.

Tal movimento vem se espalhando, na atualidade, nos países sul-americanos, consolidando-se como uma importante força geopolítica continental chamada:

a) Maoísmo.

b) Castrismo.

c) Laoísmo.

d) Senderismo.

e) Bolivarianismo.

Gab: E

Questão 09)

A história da América Latina é a história dos contrastes e semelhanças, das convergências e divergências. A geografia do continente também é assim e pode-se destacar que em boa parte os países latino-americanos se assemelham quanto

a) à fase da transição demográfica em que vivem, pois, de modo geral, encontram-se no momento inicial que se caracteriza pela redução da mortalidade infantil.

b) à urbanização que se caracterizou como um processo rápido e desordenado, em geral, relacionado à transferência da população do campo para as cidades.

c) à forte participação no comércio internacional, sobretudo aqueles países que ultrapassaram a fase de exportação de bens de baixo valor agregado.

d) ao atual estágio de desenvolvimento socioeconômico que, desde o início do século XXI, tem se caracterizado pela estagnação.

e) ao expressivo crescimento dos Estados como gerenciadores da economia, após um período, entre os anos de 1980 e 90, de expansão do neoliberalismo.

Gab: B

Questão 10)

A reação nas ruas de Cuba à decisão do governo de (...) foi de alegria e surpresa. Sempre que se ventilava essa medida, nada se concretizava.

(http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2012/10/os-cubanos-...html, 16.10.2012)

Essa mudança anunciada em outubro de 2012 é

a) o plano de demissão premiada no serviço público.

b) a cessão de terras ociosas a pequenos proprietários.

c) a flexibilização das regras para viagens ao exterior.

d) a autorização para a abertura de pequenos negócios.

e) o aumento do crédito para a compra de bens de consumo.

Gab: C

Questão 11)

Leia o texto seguinte:

Comunidade Tutunichapa, El Salvador.

clip_image004

A América Latina passou, no século XX, por uma série de transformações conduzidas sob um modelo econômico dominante, que produziu grandes mudanças demográficas e sociais. A riqueza gerada e os modestos avanços alcançados na luta contra a pobreza desde 1990 não têm significado uma redução relevante da enorme desigualdade. Amplos setores da população urbana vivem submetidos a círculos viciosos de pobreza com cidades divididas social e espacialmente, mesmo com as múltiplas oportunidades de desenvolvimento econômico e social que oferece a urbanização. ONU, 2012.

Fonte: www.onuhabitat.org. (Adaptado)

Com base no texto e no conhecimento sobre a América Latina, considere as afirmativas a seguir:

1. O êxodo migratório do campo para a cidade tem perdido força na maioria dos países da América Latina. As migrações são agora mais complexas e se produzem fundamentalmente, entre cidades. Também são relevantes os movimentos entre os centros das cidades e suas periferias.

2. Atualmente, a evolução demográfica das cidades da América Latina é oriunda do aumento considerável da taxa de natalidade. Os altos índices de fecundidade, em muitos países dessa região, aumentam consideravelmente o crescimento natural e, consequentemente, a segregação social e espacial, mecanismos que tendem a reforçar-se mutuamente.

3. A América Latina é uma região pobre em fontes renováveis de água doce. Por essa razão, algumas áreas, especialmente zonas áridas e semiáridas da Venezuela, América Central e Região Platina, sofrem uma escassez estacional que é acentuada com baixas precipitações de chuva, fato que agrava, nesses lugares, os círculos viciosos de pobreza.

4. Em períodos mais recentes, a expansão física das cidades da América Latina e o seu desenvolvimento econômico têm propiciado o aparecimento de novas expressões urbanas sobre o território e consolidado fenômenos, como as conurbações, as áreas metropolitanas, as megarregiões e os corredores urbanos. Essa concentração de população significa, também, concentração de pobreza.

Estão CORRETAS

a) 1 e 3.

b) 1 e 4.

c) 2 e 4.

d) 1, 2 e 3.

e) 2, 3 e 4.

Gab: B

Questão 12)

clip_image006

Adaptado de opinioesdodaminelli.blogspot.com.br.

Na crítica feita na charge, os países latino-americanos são representados como um conjunto homogêneo. Contudo, há grandes diferenças entre eles, acentuadas, nas últimas décadas, pelas diretrizes do poder público em cada Estado-nacional.

Um país latino-americano cuja história recente vem sendo marcada pela ampla aplicação dos princípios econômicos do liberalismo e o governante, a partir do qual foi adotada essa orientação, estão indicados em:

a) Bolívia – Evo Morales

b) Equador – Rafael Correa

c) Chile – Augusto Pinochet

d) Argentina – Néstor Kirchner

Gab: C

TEXTO: 3 - Comum à questão: 13

Ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), antigas potências haviam perdido a posição de liderança que há muito ostentavam e novos atores disputavam a hegemonia em contexto de bipolaridade. Para o Brasil, único país latino-americano a participar diretamente dessa guerra, houve ganhos econômicos, sintetizados no início do processo de modernização estrutural do país, processo que, em certa medida, também envolveu outros países da região. O salto de um país essencialmente agrário e socialmente ruralizado em direção a uma sociedade industrial e urbana não se deu sem crises, sobretudo políticas, que acompanharam o regime liberal, nascido com a Constituição de 1946 e interrompido pelo golpe de 1964.

Questão 13)

Considerando o contexto histórico brasileiro e latino-americano durante e após a Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

a) Diferentemente do ocorrido em muitos países latinoamericanos, como o México e a Argentina, a industrialização e a urbanização do Brasil no pós-Segunda Guerra se fizeram sob o signo do planejamento, cujo símbolo maior é a construção de Brasília.

b) O regime militar implantado em 1964, que interrompeu a experiência democrática vivida pelo Brasil desde 1946 e que sempre se ressentiu do apoio popular, manteve-se por duas décadas, graças ao monopólio da força e à inexistência de oposição formalizada.

c) Marco da decolagem da moderna industrialização brasileira, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional é evidência dos ganhos econômicos obtidos pelo Brasil por sua participação na Segunda Guerra.

d) Após a Segunda Guerra, o modelo de substituição das importações foi adotado por vários países latino-americanos que, assim, se afastaram celeremente da condição de subdesenvolvidos e ampliaram os mecanismos de inserção social da maioria da população.

e) Entre as crises políticas que marcaram a trajetória do regime liberal brasileiro que substituiu a ditadura do Estado Novo, a mais dramática foi a do suicídio de Vargas, que possibilitou a presença, por longo tempo, da UDN na presidência da República.

Gab: C

TEXTO: 4 - Comum à questão: 14

As transformações do capitalismo contemporâneo afetaram de modo expressivo as sociedades latino-americanas. Ditaduras militares envolveram grande parte da região, em meio ao contexto da Guerra Fria tardia. Se o golpe de Estado, no Brasil, fez sucumbir o regime liberal de 1946, no Chile, afetou brutalmente a experiência conduzida por Salvador Allende. Nos anos 1980, em outro contexto histórico regional e mundial, o Brasil retornou ao Estado Democrático de Direito, mas a América Latina viu-se asfixiada pela monumental dívida externa que contraíra. Por fim, entre 1989 e 1991, o Muro de Berlim caiu, o modelo de socialismo real no Leste europeu esgotou-se e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) desintegrou-se.

Questão 14)

Relativamente ao cenário brasileiro e latino-americano contemporâneo, assinale a opção correta.

a) A queda do presidente civil João Goulart, em 1964, é de difícil compreensão, dado que seu governo colhia excelentes resultados na economia, estando a inflação sob total controle.

b) Livre dos golpes militares, a Argentina viu renascer a liderança carismática de Perón, que governou o país nas décadas de 1970 e 1980, sempre reeleito pelo voto popular.

c) Salvador Allende foi o primeiro caso, na América Latina, de um presidente socialista que chegou ao poder por meio de eleições diretas, o que não foi suficiente para garantir-lhe o cumprimento do mandato.

d) A invasão inglesa das Ilhas Malvinas foi o pretexto utilizado pelos militares argentinos para promoverem o golpe de Estado que os reconduziu ao poder no início do século XXI.

e) A desintegração da URSS pouco afetou Cuba, cuja economia, centrada na produção, em larga escala, de açúcar e petróleo assentava-se em bases bastante sólidas.

Gab: C

Questão 15)

"A Casa Branca congratulou nesta segunda-feira, 8, o povo da Venezuela pela reeleição do presidente Hugo Chávez, de 58 anos, enquanto admitiu no mesmo comunicado que os Estados Unidos têm 'diferenças' com o bolivariano. 'Nós temos nossas diferenças com o presidente Chávez' disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney. 'Mas congratulamos o povo venezuelano', acrescentou, ao dizer que o processo eleitoral foi 'pacífico' na Venezuela. Já o presidente cubano, Raúl Castro, congratulou Chávez no final da noite de ontem pela vitória na eleição presidencial da Venezuela. 'Tua vitória decisiva garante a continuidade da luta para uma integração verdadeira da nossa América', afirmou em comunicado. Entre os cubanos comuns, a sensação obtida com a vitória de Chávez era de alívio."

"Casa Branca felicita Venezuela pela reeleição de Chávez".
Estadao.com.br, 8/10/2012.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,casa-branca-felicitavenezuela-
pela-reeleicao-de-chavez,942558,0.htm (Acesso em 9/10/2012).

As declarações oficiais dos governos dos Estados Unidos e de Cuba diante da reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez, em outubro de 2012, indicam

a) a acusação norte-americana de que o processo eleitoral na Venezuela foi fraudado e que, devido a isso, o novo governo de Chávez não tem legitimidade política.

b) o reconhecimento cubano de que Chávez exerce liderança incontestável sobre toda a América Latina e, devido a isso, conseguirá promover, em seu novo governo, a unidade continental.

c) a profunda diferença ideológica que os governos de Estados Unidos e Cuba têm com o regime de Chávez, embora os três países mantenham boas relações comerciais e diplomáticas entre si.

d) o amplo apoio político que Chávez conseguiu obter dentro e fora de seu país e que assegurou o reconhecimento, por Estados Unidos e Cuba, da correção e necessidade de suas propostas políticas.

e) a proximidade política entre o governo de Chávez e o regime cubano e o distanciamento diplomático e as diferenças ideológicas entre a Venezuela e os Estados Unidos.

Gab: E

Questão 16)

Chile, Colômbia, Peru e México assinam a Aliança do Pacífico

Os presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru subscreveram uma aliança para acelerar a integração entre os países de maior abertura comercial da América Latina. O bloco, que pretende avançar para uma livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, espera que a

Costa Rica se una a eles em curto prazo.

Os membros da Aliança do Pacífico, com exceção da Colômbia, fazem parte do Foro de Cooperação Econômica Ásia- Pacífico, que reúne 21 países, entre eles a gigante China.

Adaptado de elguialatino.com.br, 18/06/2012.

clip_image008

clip_image010

democraciapolitica.blogspot.com.br

Apresente dois argumentos favoráveis à decisão dos países integrantes da Aliança do Pacífico de formarem um bloco regional de comércio.

Em seguida, justifique a situação vantajosa resultante da posição geográfica do litoral desses países para a melhoria do seu desempenho no comércio internacional.

Gab:

Dois dos argumentos:

• ampliação do mercado consumidor

• ampliação dos fluxos de turistas entre os participantes

• aumento dos fluxos de capital entre os países-membros

• crescimento do intercâmbio de serviços dentro do bloco

• perspectiva de aumento dos investimentos diretos externos

• possibilidade de geração de emprego e renda pela ampliação do comércio externo

Uma das vantagens da posição geográfica do litoral:

• Como todos os países têm litoral no Oceano Pacífico, isso facilita o intercâmbio com os países asiáticos com quem eles já possuem acordos comerciais.

• O litoral no Oceano Pacífico favorece o comércio com a Costa Oeste dos Estados Unidos.

• Alguns países possuem litoral no Pacífico e no Atlântico, o que facilita o comércio com um número muito grande de territórios na Ásia, Oceania, América do Norte e Europa Ocidental.

Questão 17)

O momento não poderia ser mais favorável para a América Latina. Com as crises que frequentemente afetam os mercados internacionais (principalmente em relação aos Estados Unidos e à Europa), o caminho vai ficando aos poucos livre para que nós e nossos vizinhos mais próximos, possamos aperfeiçoar nossas economias e nos tornarmos o equivalente às nossas contrapartes mais tradicionais. (TURBIAN, s/d, p.52).

TURBIAN, A. A celebração da América Latina. Geografia.
São Paulo: Escala Educacional, n. 44. Ensaio.

Em relação à América Latina, marque um V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) A violência urbana que se verifica na América Latina constitui-se uma herança do colonialismo.

( ) Os países insulares estão concentrados na América Central, região de instabilidade tectônica.

( ) Os projetos de integração da América Latina, na década de 90 do século passado, estavam em consonância com o modelo neoliberal adotado pelos países.

( ) O conceito da América “latina” se consolidou no século XIX, quando os Estados Unidos se tornaram a primeira potência mundial e adotaram uma política imperialista nessa região.

( ) O subdesenvolvimento da América Latina deverá acabar quando a ALCA se consolidar, integrando todos os mercados do continente americano.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01. F V V F V

02. V F F F V

03. F V V F F

04. F F V V V

05. F V F V F

Gab: 03

Questão 18)

O ano de 2011 poderá ser marcado na história da América Latina como o ano do começo de um novo bloco econômico, o MILA (Mercado Integrado Latino-Americano). Os países representantes deste grupo são:

a) Uruguai, Paraguai e Argentina.

b) Bolívia, Equador e Brasil.

c) Nicarágua, Cuba e México.

d) República Dominicana, Guatemala e Venezuela.

e) Colômbia, Peru e Chile.

Gab: E

Questão 19)

Analise os mapas apresentados a seguir.

clip_image012 clip_image014 clip_image016

BID-INTAL-IIRSA. 10 años después: sus logros e desafios. Buenos Aires, 2011. [Adaptado].

Num esforço de promover a integração dos países da América Latina, foi criada no ano 2000 a Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Este acordo envolve doze países signatários – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A estratégia principal do acordo é desenvolver um esforço de organização territorial que permita integrar a América do Sul ao espaço mundial. Visa também ao desenvolvimento integral da infraestrutura em seus aspectos físicos e institucionais, por meio da articulação de dez eixos de integração e desenvolvimento.

Assim, considerando-se os mapas e as características do acordo estabelecido,

a) cite um dos três eixos e determine em qual dos mapas esse eixo está representado;

b) apresente duas das características do eixo de integração representado no Mapa 3.

Gab:

a) O candidato deverá citar um dos eixos representados indicando o mapa pertinente: mapa 1 – Eixo do Amazonas; mapa 2 – Eixo do Mercosul-Chile; mapa 3 – Eixo Peru-Brasil-Bolívia.

b) O candidato deverá citar duas das seguintes características do Eixo Peru-Brasil-Bolívia – Mapa 3:

– Implantação de rodovia interoceânica.

– Existência de um mercado de mais de 10,2 milhões de pessoas e área de influência de 1,1 milhões de km2.

– Implantação de nova alternativa para escoamento da soja e de outros grãos produzidos na Região Centro-Oeste do Brasil.

– Articulação da tríplice fronteira: Bolívia, Peru e Brasil.

– Ampliação das exportações: petróleo, ferro, soja, cobre e ouro.

TEXTO: 5 - Comum à questão: 20

clip_image018

América do Sul com a localização do Lago de Itaipu.

Questão 20)

A histórica disputa pelo controle geopolítico da Bacia do Prata colocou em guerra, no período de 1864 a 1870, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

O conflito envolveu distintos interesses, entre os quais:

I. As questões de livre navegação nos rios Paraguai e Paraná, caminhos naturais de acesso ao estuário do Prata.

II. A constituição de uma confederação nos moldes bolivarianos, capaz de unir diferentes etnias indígenas daqueles países.

III. A política expansionista do Paraguai, efetivada, na época, pela conquista de áreas do Mato Grosso.

IV. A presença britânica na região, que defendeu as suas iniciativas socioeconômicas opondo-se aos interesses da Argentina.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Gab: B

Questão 21)

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:

a) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

b) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.

c) Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.

d) Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.

e) Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais.

Gab: D

TEXTO: 6 - Comum à questão: 22

Discutem-se os componentes biogeográfico e econômico das doenças tropicais. Doenças tropicais surgem graças a um conjunto de fatores biológicos, ecológicos e evolutivos que condicionam a sua ocorrência exclusivamente às proximidades do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Nesse sentido, reconhece-se que há, de fato, uma “fatalidade tropical”. Porém, a perpetuação das doenças tropicais em países aí situados depende fundamentalmente da precária situação econômica vigente e é consequência direta do subdesenvolvimento. A rigor, os países tropicais são muito heterogêneos e geograficamente têm pouco em comum. Estendem-se das alturas andinas às planícies da África, de pantanais a desertos, de florestas equatoriais e do mundo aquático da Oceania ao semiárido, às caatingas e savanas do Brasil e da África. No que se refere ao aspecto social, os trópicos são heterogêneos: etnias e religiões as mais variadas, autóctones ou importadas. Nada peculiar ou privativo dos trópicos. Comum de fato aos trópicos é a overall poverty. Não estranha que nos países tropicais a desigualdade na distribuição de renda seja das maiores do mundo, Não possuindo recursos, e os poucos havidos sendo mal utilizados, os países tropicais pobres investem parcimoniosamente em saúde. Os indicadores de saúde tabulados pela OMS mostram que os piores índices de mortalidade infantil, de médicos, enfermeiras e leitos hospitalares por habitantes encontram-se entre os países tropicais. (CAMARGO, 2012).

Questão 22)

A importância da aplicação de políticas públicas contra a miséria, no que diz respeito às doenças tropicais, deve-se ao fato de que essas contribuem para a pobreza, pois retiram do indivíduo sua força e tempo de trabalho, conferindo-lhe incapacidades físicas e de aprendizado, e tirando-lhe a possibilidade de desenvolvimento.

Entre as políticas públicas adotadas, na América Latina, por governos locais ou potências estrangeiras, visando à melhoria da qualidade de vida da população e a diminuição da pobreza, ao longo da história das sociedades dos trópicos latino-americanos, encontra-se

01. a Doutrina Truman, criada pelo governo norte-americano com o objetivo de assegurar sua hegemonia econômica no continente americano, através de programas de combate à miséria e aumento do índice de empregos, com o apoio dos governos locais.

02. a Aliança para o Progresso, desenvolvida pelos Estados Unidos na década de 70 do século XX e direcionada para os países latino-americanos que mantinham governos democráticos, visando combater a expansão comunista no continente, através de programas sociais e de saúde, que deram origem ao SUS.

03. o Plano de Recuperação Urbanística, adotado por vários governos provinciais da República Velha brasileira, com o objetivo de levar o saneamento básico e o atendimento médico gratuito à população de baixa renda, o que provocou uma forte oposição popular, culminada na Revolta da Vacina.

04. o Programa de Reformas de Base, articulado pelos governos populistas brasileiros, que, através de uma ampla reforma na educação básica, erradicou o analfabetismo e, através de uma reforma agrária, fixou o homem ao campo, elevando o nível de renda do brasileiro.

05. o Brasil sem Miséria, adotado pelo atual governo federal, seguindo estratégias de transferência de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos, com o objetivo de alcançar pessoas extremamente pobres em todo o País.

Gab: 05

Questão 23)

Em 2012, segundo o então presidente da Venezuela Hugo Chávez, uma estratégia para diminuir a dependência do setor petrolífero e impulsionar o desenvolvimento agrícola e industrial em seu país seria

a) intensificar as negociações com a União Europeia (UE).

b) aderir como membro pleno ao Mercado do Cone Sul (MERCOSUL).

c) tornar-se membro oficial da Organização dos Estados Americanos (OEA).

d) passar a ser membro integrante da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

e) associar-se como membro oficial do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA).

Gab: B

Questão 24)

O texto a seguir aborda a morte de Hugo Chávez, ex-presidente venezuelano

A morte do presidente Hugo Chávez, na Venezuela, será chorada por muitos e comemorada por poucos. Neste momento em que grande parte da mídia internacional dedica seu tempo a falar mal do líder morto e torce para que ele permaneça a sete palmos debaixo do chão, seria bem melhor tentar entender Chávez enquanto figura política.

Fonte: Carta Maior. Disponível em http://www.cartamaior.
com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_
id=21694. Acesso: 29/03/2013

Para “melhor tentar entender Chávez enquanto figura política”, como propõem o texto é preciso considerar que:

a) Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela em 1999 por meio de um golpe militar.

b) O ex-presidente venceu consecutivas eleições no período em que esteve no poder, atestando um forte teor de popularidade no país andino.

c) Hugo Chávez foi considerado um presidente extremamente audacioso ao romper relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos.

d) Chegou ao poder por meio de eleições diretas, porém, uma vez no poder, sustou os demais pleitos com a clara intenção em se perpetuar no poder.

e) Chávez teve sérios problemas com Lula enquanto este esteve na presidência do Brasil e somente retomou as relações bilaterais com as eleições de Dilma Roussef.

Gab: B

Questão 25)

A coisa esta feita. A América espanhola é livre; e se nós não desgovernarmos tristemente nossos assuntos, é inglesa.

(George Canning, Secretário de Negócios Estrangeiros,
da Inglaterra, em Eduardo Galeano. As veias abertas da América Latina)

Sobre a independência da República Oriental do Uruguai aconteceu o que eu havia predito: -Trata-se nada menos do que o estabelecimento de um governo independente e neutro na Banda Oriental, sob a garantia da Grã-Bretanha, quer dizer, trata-se apenas de criar uma colônia britânica disfarçada.

(John Murray Forbes, Diplomata norte-americano em
Buenos Aires; em Leon Pomer. Os conflitos da Bacia do Prata)

Os dois textos apresentados referem-se à independência dos países da América Espanhola e apontam o que ocorreu imediatamente após a concretização da independência, qual seja:

a) a continuação da região como área de dominação econômica da Espanha;

b) a transformação da região em área de dominação dos Estados Unidos;

c) a abertura da América Latina para a entrada dos interesses recolonizadores da Santa Aliança;

d) a consolidação da proeminência inglesa na região, tornando-a dependente do capitalismo inglês;

e) a concretização da independência dos países da região que, libertados politicamente, consolidaram sua completa emancipação econômica.

Gab: D

Questão 26)

A partir da década de 1980, a América Latina passou a incorporar o neoliberalismo.

Leia, a seguir, as afirmativas que são feitas sobre este tema:

I. contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais igualitária, ao reduzir o desemprego;

II. atenuou a dependência em relação ao capital internacional, ao mesmo tempo em que reduzia as diferenças sociais;

III. defendeu um conjunto de ideias políticas e práticas econômicas capitalistas, tendo por base a redução da ingerência do Estado nas questões econômicas.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I for correta;

b) se apenas a afirmativa II for correta;

c) se apenas a afirmativa III for correta;

d) se as afirmativas I e II forem corretas;

e) se as afirmativas II e III forem corretas.

Gab: C

Questão 27)

“O tipo de colonização mercantilista e exploradora deixou marcas profundas nas sociedades latino-americanas. Algumas dessas marcas permanecem até hoje. Como exemplo, podemos mencionar a utilização dos melhores solos agrícolas para o cultivo de gêneros de exportação, ficando os piores para a produção dos alimentos consumidos pelos próprios habitantes. Ou ainda a concentração da população predominantemente perto do litoral e dos portos que davam acesso às metrópoles e que, hoje, dão acesso aos mercados estrangeiros.”

(VESENTINI, José W. & VLACH, Vânia. Geografia crítica,
7ª série. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 76. Adaptado.)

Outra dessas marcas sociais características da colonização de exploração nos países latino-americanos é

a) a independência tecnológica dos países latino-americanos.

b) a enorme concentração de terras em territórios e em reservas indígenas.

c) as elevadas taxas de natalidade causadas pela seca nas regiões desérticas.

d) a grande desigualdade social e econômica entre as várias regiões nacionais.

e) o imperialismo norte-americano exercido sobre suas colônias latino-americanas.

Gab: D

Questão 28)

O recém eleito presidente francês tem pela frente a difícil tarefa de conduzir o país num cenário geopolítico cada vez mais complexo. Sobre o processo eleitoral na França e as propostas de Sarkozy e Hollande, analise as seguintes afirmações.

I. Sarkozy usou um discurso mais nacionalista sobre temas polêmicos como imigração, para conquistar o voto da extrema direita.

II. Hollande prometeu facilitar e acelerar a entrada da Turquia na UE como forma de fortalecimento do bloco, contradizendo Sarkozy.

III. Em seu discurso, tido como demagógico pela direita, Hollande prometeu taxar os mais ricos e reequilibrar economicamente a França até 2017.

É correto o que se afirma apenas em

a) I e II.

b) II.

c) I e III.

d) III.

Gab: C

Questão 29)

Considere as afirmativas referentes ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul.

Sobre o istmo e seu contexto, afirma-se:

I. Banhado pelo Mar do Caribe e pelo oceano Pacífico, apresenta o Canal do Panamá, o qual facilita a comu­nicação entre a Europa e o Oeste norte-americano.

II. Seu território, por estar localizado na área de contato entre as placas do Caribe e do Pacífico e a placa de Cocos, sofre com constantes terremotos e erupções vulcânicas.

III. Os países que o constituem, alinhados ao capital estadunidense desde os tempos da Doutrina Monroe (1823), passaram a associar-se recentemente à política expansionista chinesa, rompendo com os Estados Unidos.

IV. A população, predominantemente branca, tem origem europeia, com exceção da Costa Rica, onde predo­minam negros, descendentes de escravos empregados na lavoura açucareira.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 30)

Considerando aspectos geopolíticos da América Latina, analise as afirmativas a seguir.

1) A constituição dos Estados nacionais latino-americanos foi um processo ligado à independência das colônias, no início do século XIX. Nesse processo, a América Hispânica se fragmentou em diversas repúblicas.

2) Atualmente, o que melhor caracteriza e identifica os países latino-americanos são suas características econômicas e suas dificuldades de desenvolvimento, comuns desde a época da colonização.

3) Apesar de tanta diversidade e da certa singularidade das culturas produzidas pelos vários grupos sociais, os povos americanos têm muitos pontos em comum, pois compartilham de uma história mais ampla, na qual os processos de mercantilização e de expansão marítima europeia exerceram significativa influência.

4) As colônias espanholas e portuguesas na América são exemplos de colônias de povoamento, tendo, assim, um caráter ocupacional que se revelou no tipo de uso do solo desde o início do processo de colonização.

5) As singularidades populacionais da América Latina geraram uma homogeneidade étnica e cultural que repercutiram fundamentalmente nas singularidades históricas da região.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 5

b) 2 e 4

c) 1, 2 e 3

d) 2, 3 e 5

e) 1, 2, 3 e 4

Gab: C

Questão 31)

Leia o texto:

Derek Scissors, especialista em investimento chinês da Heritage Foundation, em Washington, afirma que ainda é muito cedo para avaliar se a entrada dos chineses será positiva para a região, já que o investimento começou a crescer só a partir de 2009.

(Folha de São Paulo, 22/03/11.)

Está dentro do contexto dessa situação:

a) São ainda muito tímidas as relações comerciais entre a China e o conjunto latino-americano.

b) A América Latina tornou-se recentemente o maior destino dos investimentos chineses, concentrados especialmente em commodities.

c) Apesar de ter aumentado nos últimos anos os investimentos chineses em matéria-prima, a África supera em quase o dobro os investimentos feitos na América Latina.

d) A América Latina tem uma relação dúbia com a China ao ser simultaneamente importador e exportador de matéria-prima do e para o gigante asiático.

e) O maior parceiro comercial em matéria-prima com os chineses é a Austrália e, devido a isso, a América Latina não oferece maiores interesses à potência asiática.

Gab: B

TEXTO: 7 - Comum à questão: 32

No Brasil, o futebol começou oficialmente em 1894, quando as primeiras bolas aqui chegaram pelas mãos de Charles Miller, um brasileiro que, naquele ano, retornava da Inglaterra, onde fora estudar.

Era necessário ter recursos para adquirir as chuteiras e dividir as despesas com a compra das bolas e dos uniformes. Por isso, inicialmente o jogo só era praticado por rapazes ricos. Se, por um lado, o futebol crescia nos clubes organizados, por outro também aumentava o número de seus praticantes em campos improvisados. Em São Paulo, nas margens dos rios Pinheiros e Tietê, na atual baixada do Glicério, ou no vale do riacho Pacaembu, havia incontáveis campos de futebol, que, por aproveitarem as várzeas dos rios, acabaram sendo qualificados como “futebol varzeano”. Hoje, essa é a denominação daquele futebol jogado por times de bairros ou pequenos clubes, não necessariamente em várzeas.

(Adaptado de: WITTER, J. S. Breve História do Futebol.
São Paulo: FTD, 1996, p.10-18.)

clip_image020

Figura 1: (PENNACCHI, F. Futebol na praia. Óleo s/ tela. 66 x 81 cm. 1987.)

clip_image022

Figura 2: (Disponível em: <http://jcbcomunicacao.blogspot.com/2010/04/
charles-miller-o-pai-do-futebol-no.html> Acesso em: 22 set. 2010.)

Questão 32)

No contexto histórico do surgimento do futebol na América Latina, no final do século XIX e início do XX, foram marcantes as denominações estrangeiras como Sport Club Corinthians Paulista, Coritiba Foot Ball Club, Racing, River Plate, Boca Juniors.

Com relação aos elementos pertinentes a esse contexto, assinale a alternativa correta.

a) O processo de industrialização em áreas rurais das nações latino-americanas levou à importação de mão de obra estrangeira.

b) A participação de imigrantes europeus nas áreas rurais, devido à farta distribuição de terras, popularizou os esportes de elite.

c) O advento do futebol na América Latina, impulsionado pela participação popular democrática, foi reflexo da política britânica na Liga das Nações.

d) A crise da economia britânica no início do século XX impediu investimentos financeiros na América Latina, excluindo, assim, a participação da elite neste esporte.

e) A presença do futebol em nações latino-americanas se deveu à influência britânica, o que não impediu a associação desse esporte com as classes populares.

Gab: E

Questão 33)

O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandes desigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais.

Sobre a América Latina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Os europeus que ocuparam e colonizaram a América pertenciam a dois diferentes grupos linguísticos e culturais: os anglo-saxões e os latinos.

02. Na ocupação da América Latina a mecanização trazida pelos colonizadores não revolucionou o modo de produzir na agricultura, nem na indústria.

04. As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavam basicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.

08. A qualificação de algumas cidades latino-americanas como “cidades globais” não as põe em situação de igualdade com as outras cidades da rede e nem mesmo entre elas próprias. Há uma hierarquia das cidades nessa rede.

16. A América Latina vive um momento de grande expansão internacional de suas empresas, contrariando a tese de que esta seria uma região extremamente pobre e sem condições de alavancar seus processos internos de desenvolvimento econômico.

Gab: 25

Questão 34)

clip_image024

Considerando-se as informações constantes da tabela sobre os vários povos que habitaram a América, no período pré-colombiano, sua situação e composição populacional, características dos países atuais, população e movimentos migratórios, pode-se afirmar que estão corretas as informações indicadas em

a) I e II.

b) I e IV.

c) I e III.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: B

TEXTO: 8 - Comum à questão: 35

Ao anunciar, em julho de 2009, que estava prestes a fechar um acordo para que os Estados Unidos (EUA) ampliassem a presença militar em bases no seu país, o presidente colombiano Álvaro Uribe desencadeou uma grande polêmica em toda a região. Os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador), de esquerda, criticaram duramente a medida, considerando-a uma interferência perigosa dos EUA que ameaçaria as nações latino-americanas. Até mesmo governantes de esquerda vistos como mais moderados, como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a chilena Michelle Bachelet, solicitaram explicações para o fato. De outro lado, os principais aliados dos EUA, como o próprio Uribe e o presidente mexicano Felipe Calderón, defenderam a presença militar norte-americana.

(NOVAS..., 2010, p. 58-59).

Questão 35)

Considerando-se os conhecimentos sobre o espaço mundial e a América Latina, pode-se afirmar:

01. A América Latina, localizada totalmente no Hemisfério Meridional, tem como característica marcante a homogeneidade do IDH dos países que a compõem e a ausência de conflitos bélicos.

02. Todos os países latino-americanos, excetuando-se o Brasil, são de economia agrária, possuem vultosa dívida externa, recursos naturais limitados e baixo nível de escolaridade.

03. A América Latina, historicamente, tem, politicamente, uma tendência para a “esquerda” e, graças a essa característica, os Estados Unidos sempre intervieram militarmente nessa região, tendo apoiado, nesse início de século, a implantação de governos autoritários de direita no Peru, no Chile e na Argentina.

04. A parceria entre a Venezuela, a Bolívia e Cuba se intensificou, desde 2007, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento econômico, eliminar as desigualdades e unificar linguisticamente os três países.

05. O rompimento das relações diplomáticas entre a Venezuela e a Colômbia, em 2010, já retomadas, ocorreu como resposta às acusações do governo colombiano de que grupos guerrilheiros estariam abrigados em território venezuelano.

Gab: 05

Questão 36)

A partir de 2004, os encontros e as declarações sucessivas dos 12 chefes de Estado resultaram, inicialmente, na criação da Comunidade Sul-Americana por meio da Declaração de Cuzco, no Peru. Em 2007, durante a primeira Reunião de Energia Sul-Americana na Ilha de Margarida (Venezuela), foi alterado o seu nome, o qual foi oficializado em 2008, na reunião em Brasília, quando o Tratado Constitutivo da organização foi assinado. Esse bloco tem a ambição de afirmar a autonomia da região diante dos EUA, de desenvolver uma integração de infraestrutura energética, de transporte e de telecomunicações, de construir uma identidade e uma cidadania sul-americana. Fundamenta-se no Conselho dos Chefes de Estado, com uma presidência rotativa. A principal crítica a esse bloco é a possibilidade de instaurar uma concorrência ou mesmo ruptura nos processos de integração regional.

clip_image026

O texto e o mapa referem-se ao bloco

a) MERCOSUL.

b) CAN.

c) UNASUL.

d) ALBA.

e) APEC.

Gab: C

Questão 37)

Examine atentamente o mapa a seguir:

clip_image028

Com relação aos países indicados, analise as afirmações a seguir.

00. O país 1 já foi explorado pelos espanhóis, ingleses, e, até seu processo de independentização em 1975, pelos holandeses. A atividade mineradora tem atraído grande quantidade de migrantes brasileiros, em especial nas duas ultimas décadas, com a redução do garimpo no Pará.

01. O país 2 é um dos grandes produtores mundiais de estanho, gás e petróleo. É um dos países de menor extensão territorial ao mesmo tempo que é um país com alta densidade demográfica.

02. A este país 3 se encontra anexado o arquipélago de Galápagos, reconhecido no mundo inteiro pela sua flora e fauna, em especial pelas suas famosas tartarugas, pesquisadas por Charles Darwin.

03. O rio Orenoco é o principal rio do país 4. Tratase de um país que, coerente a sua maior base econômica exportadora, integra a OPEP. Deste país surgiu um grande defensor das idéias libertárias da América latina o Símon Bolivar.

04. O país 5, grande exportador de banana e café, apresenta uma das maiores biodiversidades do planeta. Uma das suas expressoes literárias mais reconhecidas é Gabriel Garcia Marquez, autor do livro “Cem anos de solidão”.

Gab: FFFFV

Questão 38)

Observe o mapa a seguir.

clip_image030

A parte escura do mapa corresponde do ponto de vista geográfico à (ao):

a) área de influência do Nafta.

b) área tectonicamente estável do Hemisfério Sul.

c) região do Cinturão de Fogo

d) América Latina

e) domínio dos países com IDH elevado.

Gab: D

TEXTO: 9 - Comuns às questões: 39, 40

De olho no comércio, o presidente colombiano decidiu “congelar” o acordo de bases militares com os Estados Unidos, buscando alternativas para dar continuidade ao convênio com o parceiro do norte sem prejudicar as relações na vizinhança.

clip_image032

A.S. Eu não sei , Mike... Le Monde Diplomatique Brasil. dez, 2010, p. 4. Integração regional.

O controvertido acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos, que gerou preocupação e crise na América do Sul, pode permanecer “congelado”, tal como está. Considerado peça fundamental para a manutenção da “lua-de-mel” em que vivem os governos dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do colombiano, Juan Manuel Santos, o convênio, que foi tido como inconstitucional pela Justiça, ganhou um papel secundário na pauta de prioridades da administração Santos. O objetivo desta passou a ser reparar o comércio com a Venezuela, sacrificado durante a ruptura de relações entre Caracas e Bogotá.

JARDIM, C.Venezuela e Colômbia se aproximam. Le Monde Diplomatique Brasil. dez, 2010, p. 4. Integração regional.

Questão 39)

As relações entre os países latino-americanos e entre estes e os Estados Unidos apresentaram, ao longo da História, períodos de aproximação e/ou de tensão, como se verificou

01. no processo de colonização da América, quando a afinidade entre os Estados Unidos e a Inglaterra tornou os norte-americanos os grandes defensores do modelo colonialista, após sua independência.

02. na política abolicionista dos governos sulistas dos Estados Unidos, no século XVIII, que entraram em choque com a monarquia escravocrata brasileira, provocando a ruptura política entre as duas nações.

03. na independência das colônias espanholas da América, quando o apoio norte-americano ao ideal pan-americanista e bolivarianista, inspirado na política do “Big Stick”, foi fundamental para sua emancipação política.

04. durante a Era Vargas, no Brasil, quando a congruência dos modelos políticos e a defesa dos direitos humanos e dos mesmos ideais econômicos possibilitaram a aproximação e a aliança entre o Brasil e os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

05. no apoio norte-americano aos movimentos de contestação ao populismo e na adoção de modelos autoritários, a partir dos anos 60 do século XX.

Gab: 05

Questão 40)

A análise do texto e da charge, aliada aos conhecimentos sobre as relações entre os países latino-americanos e os Estados Unidos, permite afirmar:

01. O acordo militar entre os Estados Unidos e a Colômbia visava, unicamente, impedir o fortalecimento do narcotráfico na região.

02. A rejeição do governo venezuelano em relação aos Estados Unidos é decorrente das disputas pela exploração do petróleo em águas internacionais, próximas à América Latina.

03. Através do acordo com a Colômbia, os Estados Unidos teriam trânsito livre de tropas e aeronaves naquele país, fato que gerou o acirramento das tensões com outros governos latino-americanos.

04. A presença norte-americana no continente sul-americano não é bem vista nessa região porque a decorrente invasão de dólares contribui para a desvalorização das moedas locais e, consequentemente, para a inflação.

05. O maior interesse dos Estados Unidos em relação à América do Sul consiste na implantação da ALCA, com o objetivo de diminuir as desigualdades econômicas entre os países latino-americanos.

Gab: 03

Questão 41)

Sobre a América Latina e suas características populacionais, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A região pode ser considerada uma das mais desiguais do mundo, reunindo um elevado número de países com grande concentração de renda.

II. A expressão América Latina é adequada a um critério geopolítico, pois esses países exibem, em comum, profundas desigualdades sociais e instabilidade econômica.

III. Os países da América Latina tiveram uma colonização de povoamento, e, atualmente, caracterizam-se por seu desenvolvimento industrial homogêneo e pela sua diversidade cultural.

IV. Os países platinos têm forte influência da civilização quíchua e formam os países da América Latina, cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

Gab: A

Questão 42)

Analise este mapa:

clip_image034

clip_image036

L’Atlas 2010 du Monde Diplomatique. Paris: Armand Colin, 2009. p. 152. (Adaptado)

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

1. EXPLIQUE por que o autor do mapa reforçou algumas linhas de fronteira e as denominou “linhas de fratura”.

2. Embora a fronteira da Bolívia com o Chile não tenha sido identificada, no mapa, como “linha de ruptura”, sabe-se que há uma faixa de disputa entre esses dois países.

EXPLIQUE qual é o interesse boliviano nessa estreita faixa de terra.

3. IDENTIFIQUE e EXPLIQUE a natureza de outros problemas que geram tensões entre os países andinos, bem como entre estes e os países vizinhos não andinos.

Gab:

1. O autor reforçou algumas fronteiras e as denominou de linhas de fratura, em decorrência de tensões ocorridas recentemente entre os países fronteiriços, gerando a possibilidade de ruptura política entre os Estados envolvidos ou mesmo de intervenção militar. Atualmente, as diferenças políticas são as grandes responsáveis por essas fraturas. Destacam-se o caso da Venezuela de Hugo Chávez e o Equador de Rafael Correa – esquerdas radicais da América Latina e a Colômbia de Juan Manuel Santos – governo que mantêm uma postura de aproximação com os EUA; além da Bolívia de Evo Morales, simpatizantes de uma "política chavista" com o Peru de Alan Garcia, que possui uma política mais direitista.

2. Após perder todo o litoral na Guerra do Pacífico (1879/1884), um dos mais importantes conflitos da América do Sul, que envolveu a Bolívia, o Chile e o Peru, a Bolívia busca recuperar o acesso ao mar, o que favorecia o seu comércio externo. Os bolivianos jamais aceitaram a perda da sua costa o que tem gerado, ao longo dos tempos diversos atritos diplomáticos com os chilenos.

3. A produção e a comercialização de drogas, como também a ação dos narcotraficantes, que além de desestabilizar a sociedade os governos da maioria dos países andinos, além da atuação de guerrilhas como as FARCs e ELN, que tem a expansão de suas atividades para os países vizinhos, gerando insegurança nas fronteiras e instabilidades entre as lideranças de cada país.

Questão 43)

“A Geopolítica tem sido intensamente estudada na atualidade, e o Brasil, pela sua localização estratégica, na porção centro-oriental da América do Sul, pela sua organização espacial, suas riquezas minerais, agropastoris, comerciais e industriais, dentre outras, tem procurado desenvolver uma política de boa vizinhança, com participação ativa na integração regional e em relação aos países do globo, mediando conflitos e ampliando sua participação em várias organizações internacionais”.

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o espaço brasileiro e sua organização geopolítica, é correto afirmar:

a) As regiões do país configuram o cenário geopolítico brasileiro com importante atividade agropastoril, moderno sistema de exploração mineral, grande produtividade e descentralização industrial.

b) O Brasil ocupa, na América do Sul, uma posição semelhante à da Índia, na Ásia, por apresentarem, ambos, a maior extensão territorial e populacional.

c) A colonização do Brasil foi igual à dos outros países da América, pois contou com os mesmos colonizadores e tipo de ocupação.

d) Os conflitos e as guerras de grande intensidade são relevantes, para o Brasil e para a América do Sul, por serem comuns na história dos países sul-americanos.

e) O Mercosul, consolidado pelo Tratado do Rio de Janeiro, ao final da última década do século passado, é de grande importância geopolítica para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e demais associados da América do Sul.

Gab: A

Questão 44)

clip_image038

O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:

“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte”.

TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).

O referido autor, no texto e imagem acima,

a) privilegiou a visão dos colonizadores da América.

b) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.

c) resgatou a imagem da América como centro do mundo.

d) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema “América para os americanos”.

e) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.

Gab: B

Questão 45)

No mapa a seguir, estão indicados, pelas letras A, B, C, D e E, cinco países da América do Sul, descrito nas opções a seguir.

clip_image040

00. O país A, quando ocorre o fenômeno “El Niño”, sofre pesados aguaceiros que acarretam prejuízos ao setor agrícola.

01. O país B está quase inteiramente contido num domínio climático semi-árido; esse país individualiza-se, na América Latina, pela grande estabilidade política.

02. O país C vem atravessando uma fase de instabilidade de política. A economia desse país baseia-se nas exportações de petróleo, responsáveis pelo considerável aumento do PIB, nas últimas décadas.

03. O país D é o maior exportador de açúcar e café da América Latina; atualmente a maior parte do País está sob o domínio das forças guerrilheiras, de orientação comunista, e de grupos paramilitares de extrema esquerda, responsáveis pela desestabilização econômica nacional.

04. O país E esteve durante muitos anos submetido a um regime ditatorial de direita; a usina hidrelética de Itaipu transformou o país num grande exportador de energia.

Gab: VFVFV

Questão 46)

“O antigo presidente da Polônia e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa deu o primeiro empurrão no dominó gigante que simboliza a queda do Muro de Berlim, cujo 20º aniversário se assinala hoje.”

O Globo, 09 nov. 2009.

clip_image042

O Globo, 10 nov. 2009

A caricatura publicada no dia seguinte às comemorações pelos 20 anos da queda do Muro de Berlim faz alusão à

a) radicalização dos governos latino-americanos que compõem o MERCOSUL frente ao possível ingresso da Venezuela na organização econômica.

b) reação do presidente venezuelano Hugo Chávez ao rechaçar a influência norte-americana na ação de Walesa contra a permanência do comunismo na Polônia.

c) tentativa de manutenção dos princípios da Revolução Bolivariana no governo de Hugo Chávez, com a finalidade de conquistar o apoio popular para a concretização das reformas venezuelanas.

d) postura centralizadora do presidente venezuelano Hugo Chavez ao tentar conter a onda liberal que caracterizou a derrubada do muro, símbolo do socialismo autoritário do leste europeu no pós-guerra.

e) postura liberal-democrática do presidente boliviano Evo Morales ao tentar barrar a expansão do socialismo, que foi o grande impulso ideológico na trajetória de Lech Walesa durante a Guerra Fria.

Gab: D

Questão 47)

Com base no mapa abaixo e nos conhecimentos sobre o continente americano, faça o que se pede:

clip_image044

Fonte: Adaptado de: POVOA FILHO, Francisco L.; RABELO,
José Marcos. Geografia das Américas: 2º grau. Belo Horizonte: Lê, 1980. p. 30.

a) Escreva a denominação da parte destacada no mapa do Continente Americano.

b) escreva o nome dos países, de acordo com a numeração no mapa.

c) Identifique qual dos países, numerados no mapa, está excluído do projeto da Área de livre Comércio da Américas (ALCA). Explique o motivo dessa exclusão.

Gab:

a) América do Sul

b) 1 – Cuba; 2 – México; 3 – Canadá; 4 – Colômbia

c) Cuba; Morivo: Embargo político-econômico imposto pelo EUA ao governo Cubano (F. Castro)

Questão 48)

clip_image045clip_image046

A revolução técnico-científica (ou terceira revolução industrial) está centrada na articulação entre informática, robótica, biotecnologia e telecomunicações.

Essa revolução contribuiu para o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho, que:

a) reafirmou os países da América Latina e da África na condição de principais exportadores de matérias-primas e compradores de tecnologia.

b) colocou os países da América Anglo-Saxônica e da Ásia na condição de hegemônicos produtores de novas tecnologias.

c) tornou os países asiáticos exportadores de produtos eletroeletrônicos.

d) transformou os países europeus em compradores de tecnologia aeroespacial.

Gab: A

Questão 49)

“Hoje em dia, na América Latina, 15% a 20% da população desfrutam de um estilo de vida do Primeiro Mundo: matriculam seus filhos em escolas particulares, pertencem a “country” clu-bes, jogam tênis, fazem ginástica aeróbica, fa-zem cirurgias plásticas, viajam em carros luxuo-sos e comunicam-se mediante computadores e fax. Moram em condomínios fechados; viajam para o exterior; seus filhos freqüentam univer-sidades no exterior, falam inglês e são a audiência à qual os presidentes latino-americanos dirigem seus discursos sobre a nova prosperidade global. O restante da população é levado do Terceiro para o Quarto Mundo com cortes nos gastos sociais (saúde e educação), corte nos investimentos de manutenção de serviços públicos como água e esgoto. Ingressam no setor informal da economia. É o declínio do Estado de Bem-estar Social e a pauperização da população.”

Esse contraste, extraído do livro “Hegemonia dos Estados Unidos no novo milênio” de James Petras e Henry Veltmeyer, mostra a realidade na América Latina.

Sobre o texto é CORRETO afirmar que:

01. A situação sócio-econômica das duas realidades acima descritas é histórica, porém exacerbou-se com a entrada do neoliberalismo, fase atual do capitalismo.

02. A expansão capitalista atual forçou a demolição do Estado do Bem-estar Social, que existiu em maior ou menor escala em grande número de países, agravando as diferenças sociais.

04. A constatação acima permite concluir que, na América Latina, há um crescimento em grande escala do capital, o que faz aumentar o número de emprego e diminuir a pobreza, os crimes e os sofrimentos humanos.

08. A comparação no texto vem confirmar que a diferença dos dois conjuntos de países só dimi-nuirá com o crescimento econômico do Terceiro ou Quarto Mundo, que superará a evolução econômica do Primeiro Mundo.

16. Do texto acima, deduz-se que a situação de miséria e pobreza da maioria latino-americana só será resolvida com a cooperação dos Estados imperiais e das elites que estão no poder.

Gab: 03

Questão 50)

A América Latina está-se tornando uma das regiões mais urbanizadas do planeta. No próximo milênio, o percentual estimado da população urbana latino-americana é 80%.

O processo de ocupação urbana, em curso no território latino-americano, apresenta, entre suas características:

a) forma difusa, que acompanha o lento êxodo rural, assinalada por uma rede urbana de pequenas cidades;

b) crescimento acelerado, particularmente após a II Guerra Mundial, e forma concentrada em uma rede urbana marcada pela presença de grandes cidades;

c) estrutura homogênea, formando rede de cidades médias conectadas ao desenvolvimento de atividades rurais e mineradoras;

d) função administrativa e portuária, constituindo uma rede litorânea de cidades como suporte das atividades de importação de bens;

e) conteúdo marcantemente regional das cidades e forma dispersa que obedece à disposição do relevo.

Gab: B

Questão 51)

As afirmativas a seguir abordam o tema “América Latina do continente americano”. Sobre esse tema, o que pode ou não ser dito?

00. Há um grande contraste entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina, no que se refere à evolução histórica e ao nível de desenvolvimento econômico.

01. Graças ao comércio de exportação de cereais, lã e carne, a Argentina, um dos chamados “país platinos” , tornouse, no início do século XX, um dos mais prósperos país latino-americano, com índices de desenvolvimento social que o distanciavam das demais nações da América Latina.

02. As bacias, os vales e os altiplanos, encravados entre os Andes, foram fatores geomorfológicos que serviram como condensadores da população na denominada América Andina.

03. A Colômbia, país que é um dos focos de tensão atuais do mundo, por não apresentar saída para o Pacífico, encontra dificuldades para exportar café, um problema que se reflete consideravelmente no crescimento do PIB.

04. O México é um país latino-americano de tradições agrícolas, mas o extrativismo mineral ainda desempenha um papel relevante na economia nacional, sobretudo a exploração da prata.

Gab: VVVFV

Questão 52)

No ano da comemoração dos 500 anos de colonização da América, tem-se debatido, principalmente, os efeitos negativos desse processo histórico na América Latina.

Para a compreensão da formação geográfica desse território, é importante destacar que:

01. a divisão territorial da América espanhola em Estados Nacionais está relacionada aos conflitos de interesses existentes entre as oligarquias locais de origem européia e a própria Coroa Espanhola;

02. a tropicalidade do clima favoreceu a organização colonial, com objetivos de explorar produtos agrícolas, principalmente a cana-de-açúcar, para abastecer o mercado europeu;

04. a civilização Inca possuía uma importante e desenvolvida estrutura geográfica (irrigação agrícola, núcleos urbanos interligados),que foi utilizada como base de apoio à colonização;

08. a desagregação da propriedade comunal dos povos indígenas teve como objetivo a expansão das haciendas e das culturas de plantations que originaram uma nova organização do espaço geográfico andino;

16. a dominação sobre os povos que habitaram a América (Incas, Maias, Astecas, Tupis, Guaranis) respeitou e considerou o modo de vida próprio destes povos, organizados territorialmente, suas crenças e tradições;

32. os países latino-americanos ainda estão inseridos no mercado internacional, segundo sua “herança” colonial: produzir matérias-primas valorizadas para exportação.

Gab: VVVVFV

Questão 53)

Sobre a América Latina, assinale a alternativa incorreta.

a) A América Latina corresponde à porção do continente americano colonizado por espanhóis e portugueses.

b) A maior parte do território latino-americano encontra-se na zona intertropical, isto é, na zona quente.

c) A região sul da América Latina é constituída pelos países do istmo e as Antilhas.

d) O conjunto montanhoso do oeste da América do Sul tem o nome de Cordilheira dos Andes.

e) O norte do México é uma das regiões mais secas da América Latina.

Gab: C

Questão 54)

Sobre o desenvolvimento econômico e a dívida externa da América Latina, é INCORRETO afirmar-se:

a) Os investimentos estrangeiros, abundantes nas décadas de 1950 e 1960, originaram a produção de bens de consumo duráveis concentrados no Brasil, México, Argentina e Chile.

b) A constante elevação das taxas de juros, nos anos 80, no mercado internacional, gerou a expansão acelerada das dívidas externas dos países da América Latina.

c) Os anos 80 foram considerados estáveis para a economia latino-americana, apesar do crescimento econômico ter sido pequeno, comparado com o dos anos 70.

d) Os maiores devedores da América Latina junto aos bancos privados internacionais são: Brasil, México, Argentina e Venezuela.

e) A modernização das economias latino-americanas gerou a urbanização das sociedades, a implantação de setores produtivos dinâmicos e ampliou as disparidades regionais.

Gab: C

Questão 55)

Sobre modernização que se verificou na América Latina, é correto afirmar, EXCETO:

a) A América Latina modernizada resulta da combinação das heranças da colonização européia com a modernização capitalista.

b) A modernização da América Latina foi seletiva, criando grande contingente de marginalizados e demonstrando concentração de terras e de capitais.

c) O desenvolvimento da modernização na América Latina deu-se em direção a uma integração progressiva no setor mundial moderno, através da industrialização multinacional.

d) Com a modernização, diminuíram as exportações latino-americanas para o mundo desenvolvido,uma vez que diversos países deixaram de exportar matéria-prima e produtos agrícolas em detrimento dos produtos manufaturados.

e) A América Latina foi modernizada como parte constitutiva do sistema mundial, mas agora tem tido relativa dificuldade de se integrar às prioridades da ordem econômica mundial.

Gab: D

Questão 56)

Sobre a América Latina, julgue os itens.

clip_image048

(ANTUNES, Celso – Geografia e Participação – Scipione-1996)

00. A América Latina localiza-se totalmente no hemisfério ocidental, sendo atravessada pelo Trópico de Câncer que corta a parte central do México; pela linha do Equador que passa pelo Brasil, Colômbia, Equador e toca o norte do Peru; e pelo Trópico de Capricórnio que atravessa o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile.

01. Uma das principais unidades do relevo latino-americano são as Altas Cordilheiras formadas durante o período terciário, no qual ocorreu intenso tectonismo, com posterior dobramento das camadas de rochas, o que provocou o aparecimento de cordilheiras.

02. Apesar de sua alongada disposição leste-oeste, a América Latina apresenta pouca variação climática e latitudinal.

03. Um dos mais urgentes e ambiciosos projetos do Mercosul é a hidrovia Paraguai-Paraná planejada para ligar Cáceres, em Mato Grosso, à Nueva Palmira, no Uruguai, na foz do rio da Prata.

Gab: CEEC

Questão 57)

Sobre as principais conseqüências da aplicação das políticas neoliberais na América Latina, assinale a opção correta:

a) Houve uma ampliação das diferenças sociais, com uma quebra do aparato industrial e a geração de alto grau de desemprego.[

b) Registrou-se um melhoramento da qualidade de vida da população, como herança do modelo europeu.

c) Ocorreu o fortalecimento e ampliação das conquistas trabalhistas dos sindicatos profissionais.

d) Aumentaram-se os gastos públicos com os serviços sociais, principalmente os relativos à saúde e educação.

e) Ampliaram-se os processos de estatização e democratização de diversas instituições através da participação dos trabalhadores.

f) Possui exatamente três raízes reais.

Gab: A

Questão 58)

Observe o mapa abaixo.

clip_image050

Listam-se abaixo possíveis características dessa região.

I. Distribuição desigual de renda e baixa renda per capita.

II. Índices baixos de desenvolvimento social.

III. Relevância da atividade turística, principalmente nos países insulares.

IV. Integração das economias ao mercado externo, por ser essa região exportadora de produtos combustíveis

V. Incremento, no ultimo quinquênio, de golpes de Estado nos países do istmo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I, II e lII.

b) Apenas I, II e V.

c) Apenas II, III e IV.

d) Apenas II, III e V.

e) Apenas III, IV e V.

Gab: A

Questão 59)

Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-Saxônica e América Latina. Identifique a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) CORRETAMENTE a América Latina.

01. A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a excessiva concentração de terras.

02. O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.

04. A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também atuem na formação econômico-social.

08. Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.

16. O Inglês e o Francês são línguas oficiais dominantes, excetuando-se o Brasil, onde se fala o Português.

Gab: 13

Questão 60)

Definido como uma potência regional na atual configuração da ordem econômica mundial, o Brasil se destaca na América Latina, dentre outros fatores, por:

a) integrar o Mercosul, um bloco econômico de grande destaque na economia contemporânea, que reúne quatro países e, dentre eles, as três economias mais industrializadas de todo o continente latino-americano

b) apresentar a maior extensão territorial do continente latino-americano, responsável pela sua produção econômica diversificada e por se constituir a única nação subdesenvolvida e industrializada de todo o continente

c) possuir uma economia altamente dinâmica e uma distribuição regular da produção econômica pelo seu território, definindo papéis muito semelhantes às regiões geo-econômicas face à Divisão Territorial do Trabalho

d) ser um país populoso e pela regular distribuição dessa população na sua grande extensão territorial, apresentando, com isso, um grande potencial da força de trabalho e uma superpopulação relativa de grande interesse à reprodução capitalista

e) apresentar uma intensificação e uma diversificação na sua pauta de exportações, com destaque, nas últimas décadas, para os produtos manufaturados e semimanufaturados, que despertam interesse dos principais mercados do mundo

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis