quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dicas de Navegação na WEB, via Google!!!

Os vestibas que costumam utilizar o Google como fonte de pesquisa para seus estudos podem aproveitar essas 12 dicas publicadas no site da Veja para refinar melhor suas buscas na web.
Algumas dicas são bastante óbvias, mas outras ainda são desconhecidas por uma boa parte dos internautas. Confira:
1. Aspas
Bastante conhecido e utilizado. Coloque a palavra a ser pesquisada entre aspas e o Google vai fazer o máximo para encontrar exatamente o que você procura. Exemplo: “oscar 2010”.
2. Operações matemáticas
Você pode utilizar o sinal de subtração (-) para excluir um dos termos a serem rastreados. Ao procurar  por “Steve Jobs – Ballmer” a busa retornará resultados referentes ao CEO da Apple ignorando qualquer referência à “Ballmer”, de Steve Ballmer, atual presidente da Microsoft.
3. Asterisco
O asterisco (*) é uma espécie de coringa para a busca online. Se você quer procurar por uma citação, mas não se lembra de parte do termo, utilize o asterisco (sem as aspas). Exemplo: Ainda que eu falasse a * eu nada seria.
4. Procura em sites
Se você deseja procurar algo específico em um site, basta inserir o termo “site:” seguido do endereço desejado e o sistema irá procurar todas as referências dentro do mesmo domínio. Exemplo: site:www.pupr.br
5. Definições
Escreva “define:” para procurar os significados de determinado termo. Ao realizar uma busca por “define:vermelho”, você receberá informações sobre a cor.
6. Documentos específicos
Se você busca por um arquivo em Excel, Power Point ou mesmo em PDF, basta indicar o tipo de arquivo desejado com o comando “filetype”. Exemplo: “desmatamento Amazônia filetype:pdf”.
7. Calculadora
Também é possível fazer cálculos através da busca do Google de maneira bem simples. Basta digitar a expressão que o sistema retornará com o resultado. Exemplo: “2*5+2-9/3″ vai resultar em “(2*5) + 2 – (9/3) = 9″.
8. Reconhecimento facial
Recurso bastante interessante, mas sem resultados confiáveis. Para procurar o rosto de alguma pessoa, tente colocar o nome e o comando “&imgtype=face”. Esse recurso não localiza palavras em português, mas você pode testar utilizando o termo “paris”, uma utilizando o comando “&imgtype=face” e outra não. A diferença é evidente.
9. Conversão de Moedas
O Google também pode auxiliá-lo na conversão de moedas. Basta digitar “80 dólares em reais” que os resultados lhe darão a conversão finalizada.
10. Filmes
Essa dica pode ser utilizada nas horas de lazer. Digite a palavra “filmes” com o nome do filme em cartaz desejado – “filmes: Karate Kid” – e o buscador trará uma lista de cinemas e horários disponíveis.
11. Horários Mundiais
Para descobrir o fuso horário em outro país, digite a frase “what time is it” e complete com o local desejado.
12. Medidas e distâncias
Muito parecido com a conversão de moedas. Digite “metro para quilômetro”, “centímetro para metro” e os resultados já estarão convertidos.

Fonte: http://blogdovestiba.pucpr.br/2010/09/30/12-dicas-para-refinar-suas-buscas-no-google/

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis