quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Meio Técnico Científico Informacional - Engels&INSA


O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

Segundo o geógrafo Milton Santos, a história da incorporação das técnicas no espaço geográfico passou por três etapas distintas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Até o século XVIII, apesar da existência de determinadas técnicas, a transformação do espaço foi bastante limitada e o meio geográfico permaneceu, em grande medida, natural.
Com o transcorrer da história humana, o espaço geográfico foi sendo transformado e ganhando cada vez mais objetos artificiais - edificações, ruas e estradas, plantações, etc. Mas isso se deu muito lentamente até a eclosão das revoluções industriais. Desde então, o meio geográfico recebeu grande quantidade de infra-estruturas - fábricas, ferrovias, rodovias, linhas telefônicas, máquinas na agricultura,
barragens e usinas hidrelétricas, etc. O meio geográfico tornou-se crescentemente artificial, transformando-se em meio técnico.
No atual período do capitalismo, desenvolve-se um novo meio geográfico, adaptado às exigências da economia globalizada. Incorporam-se crescentemente ao espaço geográfico objetos que apresentam um conteúdo cada vez mais alto de ciência, técnica e informação, como:
·         modernas redes de telecomunicações - antenas parabólicas e de telefonia celular, cabos de fibra óptica, redes de computadores, etc.;
·         grandes infra-estruturas de transportes - aeroportos, sistemas portuários, rodovias, etc.;
·         agropecuária com base na biotecnologia - alimentos geneticamente modificados (transgênicos), animais clonados, etc.;
·         fábricas robotizadas, prédios comerciais e residenciais inteligentes, bolsas de valores eletrõnicas, etc.

Esse novo meio geográfico é chamado de meio técnico-científico-informacional e serve para dar suporte à aceleração do fluxo de capitais, mercadorias, informações e pessoas.
O meio técnico-científico-informacional aparece na cidade e no campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços. Ele abrange o planeta inteiro e funciona como um sistema*. Muitos estudiosos afirmam que vivemos num sistema-mundo, no qual os fenômenos sociais, econômicos e culturais mais importantes não acontecem isoladamente porque há uma interdependência entre os diversos lugares do planeta.
Sistema: conjunto formado pelas partes ou elementos de um todo organizado, que funciona de forma coordenada.

Isso só é possível porque existe um sistema técnico unificado que serve ao planeta inteiro. Há vários exemplos disso: o funcionamento da Internet, da rede mundial de telecomunicações, dos aeroportos internacionais ou das bolsas de valores. Na realidade, o meio técnico-científico-informacional é a base da globalização. Sem ele, não seria possível a atual aceleração dos fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas, nem a crescente interdependência dos vários lugares do mundo.
 
Com o desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional, o espaço geográfico tornou-se mais denso em objetos artificiais, ou seja, de modernas infra-estruturas que permitem a aceleração dos fluxos da economia informacional. Assim, se ficarmos atentos, podemos observar nas paisagens a crescente instalação desses objetos.

7 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito do texto tirei todas as minhas duvidas..
parabéns pelo blog muito legal..

Anônimo disse...

gostei muito do texto tirei todas as minhas duvidas..
parabéns pelo blog muito legal..

ana ritha disse...

gostei muito do texto tirei todas as minhas duvidas..
parabéns pelo blog muito legal..

Anônimo disse...

Brigada, ajudou muito

Anônimo disse...

Excelente texto!

Anônimo disse...

muito bom seu blog e mais ainda sua informação obg!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns, muito bem explicado o texto !

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis