segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A agroindústria da cana-de-açúcar: ocupação e organização do espaço no Nordeste

 Fatores que favoreceram o desenvolvimento da agroindústria da cana-de-açúcar

A técnica de cultivo da cana-de-açúcar, planta nativa da Ásia, foi aperfeiçoada pelos portugueses nas ilhas de Açores, Cabo Verde e Madeira (situadas no Oceano Atlântico), antes de ser trazida para o Brasil.
No século XVI, os portugueses introduziram a cana-de-açúcar em São Vicente, no litoral paulista, e em Pernambuco, no Nordeste.
No Nordeste, a cultura da cana-de-açúcar encontrou condições favoráveis para se desenvolver na região próxima ao litoral:
·     clima quente e úmido, ideal para essa cultura (é o clima tropical úmido ou litorâneo úmido;
·     rios que correm do interior para o litoral facilitando o transporte do açúcar até os portos e daí para a Europa;
·     solo favorável; 
·     abundância de madeira, que era extraída da Mata Atlântica (floresta tropical que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul) - a madeira foi amplamente utilizada para fazer os caixotes para acondicionar o açúcar a ser exportado, como combustível ou lenha nos engenhos, na construção de móveis e habitações etc. (aí estão algumas das causas do desmatamento da Mata Atlântica);
·     maior proximidade do Nordeste em relação a Portugal que as outras regiões brasileiras, o que influía no preço do transporte.
Além desses fatores, que contribuíram para o sucesso da agroindústria canavieira no Nordeste, no século XVI, é importante destacar que havia na Europa um grande mercado consumidor, desejoso de comprar o açúcar. Esse fator, com certeza, muito contribuiu para o crescimento da agroindústria açucareira no Brasil.
Antes da grande produção ocorrida no Brasil no século XVI, o açúcar era comprado em pequena quantidade pelos nobres ou por pessoas de posses ou de maior renda. Era um produto raro e de alto preço. O açúcar, na época, chegava até mesmo a constar dos dotes* de princesas. Por isso percebe-se, então, o que representava para Portugal e para os comerciantes a produção de açúcar em grande quantidade realizada no Nordeste



Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis