domingo, 5 de setembro de 2010

Sri Lanka

O Sri Lanka é uma ilha no oceano Índico, nas costas da Índia, com cerca de 20 milhões de habitantes. Apresenta grande diversidade étnica, com línguas e religiões diferentes, com várias minorias, das quais se destacam muçulmanos, mouros e malaios. Predominam os povos cingaleses, com cerca de 75% da população, concentrados no sul, que professam o budismo. O segundo grupo mais numeros é o dos tâmis, provenientes da Índia, com cerca 12% da população, concentrados no norte e nordeste da ilha, que professam o hisduismo.
Os guerrilheiros tâmis, da Liberation Tigers of Tamil Eelam (LTTE) pretendem criar o Estado Tamil Eelam (Eelam é o termo tâmis para se referir a sua pátria) no norte-nordeste da ilha.
A forte discriminação sofrida pelo tâmis, com baixa renda, falta de escolas e trabalho, acirrou os conflitos étnicos, criando uma guerra civil que já matou 70 mil pessoas desde 1983. Entre 1987 e 1990 a Índia invadiu a região, apoiando os tâmis, enquanto milhares deles buscaram asilo na costa indiana. Em 2001, com mediação internacional, conseguiu-se um cessar-fogo, mas hostilidades voltaram a partir de 2005 e já mataram mais de 4 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis