domingo, 5 de setembro de 2010

Questão Basca! ETA deixa as armas!

O grupo separatista basco ETA decidiu parar os ataques armados por tempo indeterminado. O comunicado foi publicado no jornal basco “Gara” em sua versão on-line neste domingo (5).
Segundo o jornal, não está claro se o cessar-fogo é permanente ou temporário.
De acordo com o diário espanhol "El País", um vídeo enviado pelo grupo à britânica BBC anuncia que o grupo "não realizará mais ações armadas". No vídeo, integrantes do ETA dizem que o grupo tomou a decisão há meses para "pôr em marcha um processo democrático".
O governo espanhol ainda não comentou o anúncio.
"O ETA reafirma seu compromisso com uma solução democrática para que, através do diálogo e na negociação, os cidadãos vascos possamos decidir nosso futuro de forma livre e democrática. Se o governo da Espanha tem vontade, o ETA está disposto, hoje como ontem, a estabelecer os mínimos acordos necessários para empreender o processo democrático", diz o comunicado.
Antes de o grupo basco tornar pública a decisão, afirma o "El País", o governo já havia anunciado que a única forma de negociar com o ETA era com a deposição das armas e o abandono definitivo de ações violentas.
Responsável por cerca de 850 mortes em quatro décadas de luta pela criação de um Estado Basco, numa região situada a norte da Espanha e sul da França, a organização vem sendo enfraquecida pela prisão de muitos de seus líderes nos últimos anos.
O principal líder do grupo e outras duas liderenças importantes foram presos em fevereiro no norte da França. O ETA já havia declarado um cessar-fogo permanente em março de 2006, mas o primeiro-ministro espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero interrompeu o processo de paz no mesmo ano após o grupo detonar um carro-bomba no aeroporto de Madri, matando duas pessoas.
*(Com informações da Reuters)

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis