sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O QUE É PETRODOLAR?

O termo petrodólar representa as relações comerciais estabelecidas entre um país comprador de petróleo, que paga em dólar, e outro que vende o petróleo, principal fonte energética do mundo. O termo pode ser definido também como os capitais obtidos pelos países exportadores de petróleo.

A palavra petrodólar foi criada pelo professor  de Economia da Universidade Georgetown, Ibrahim Oweiss, em 1973. Para ele, era necessária a criação de um termo que caracterizasse a crise do petróleo instaurada naquele momento, fator que ocasionou o aumento dos valores do barril desse combustível fóssil, desencadeando um intenso fluxo de capitais em direção às economias dos países produtores.

Os fatos apresentados ocorriam em razão da grande influência da moeda americana, o dólar, que foi e continua sendo a referência para as transações comerciais e cambiais executadas no mundo, no entanto, isso tem mudado, uma vez que o euro tem se despontado no cenário mundial.

Hoje, os grandes produtores de petróleo que integram a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não se restringem a vender somente em dólar, mas também por outras moedas consolidadas, tirando assim o “status” da moeda americana.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis