quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O QUE É O CAFCA?

CAFTA (Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana) é a idealização de um novo bloco econômico de livre comércio entre os Estados Unidos e os países da América Central. Aprovado pelo Congresso Americano no ano de 2007, o bloco incluiria além dos EUA, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala e República Dominicana.

O CAFTA prevê a eliminação das medidas protecionistas e subsídios agrícolas de ambos os países, foi criado como um passo inicial para a implementação da ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas).

Positivamente, o Acordo irá proporcionar a abertura de milhares de empregos nos países centro-americanos, além de impulsionar e modernizar suas economias, uma vez que após o México, estes países são os maiores compradores dos produtos americanos. Também é prevista a criação de um Conselho de Assuntos Ambientais, especializado em combater a degradação ao meio ambiente gerada pelo desenvolvimento econômico.

No entanto, a maioria dos críticos afirma que o CAFTA trará mais conseqüências negativas do que positivas, além disso, se recusasse o tratado, a América Central pouco perderia, já que a maioria de seus produtos já entra nos Estados Unidos com taxas reduzidas, graças ao ICB (Iniciativa da Bacia do Caribe).

Fora isso, muitos temem que o acordo tenha as mesmas conseqüências que o NAFTA teve para o México: exploração de mão-de-obra barata, privatizações, irregularidades nos setores públicos, concentração de renda e empobrecimento da população. 
FONTE: http://www.brasilescola.com/geografia/cafta.htm

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis