domingo, 5 de setembro de 2010

Filipinas

As Filipinas ocupam um arquipélago com cerca de 300 mil km2, onde vive uma população de mais de 90 milhões de pessoas. Ao contrário da Indonésia, aqui a população predominante é de católicos (85%) e os muçulamanos se restringem a 5% da população, concentrados em ilhas do sul do país. O islamismo chegou à região no século XVI, com a expansão comercial dos árabes. Mas, a partir de 1521, grande parte das ilhas passaram a ser colonizadas por portugueses, que introduziram a religião católica e se tornaram dominantes.
Desde 1972, ano da fundação da Frente Moro de Libertação Islâmica (MILF - Moro Islamic Liberation Front), a luta pela autonomia do sul muçulmano já provocou mais de 120 mil mortes. Embora a autonomia da região tenha sido reconhecida, em 1989, e um tratado de paz firmado, em 1996, os conflitos continuam.
Seqüestros de católicos iniciados em 2000, reabriram a crise entre o governo e os rebeldes muçulmanos. Têm sido freqüentes os ataques de tropas Filipinas às bases rebeldes no sul do país, em especial na região da ilha de Jolo.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis