domingo, 5 de setembro de 2010

Curdos

Os curdos são uma das etnias indo-européias presentes no Oriente Médio há mais de 1000 anos. Formam o maior povo sem Estado no mundo atual, com uma população superior a 35 milhões de pessoas.
Os cursos ocupam um território com cerca de 500 mil km2, que se estende principalmente pela Turquia, Síria, Iraque, Irã, Armênia e Azerbaijão.


Embora nunca tenha existido um Estado curdo, no início da década de 1920 desenvolveu-se na região atualmente ocupada por esse povo a idéia de formação de um Estado nacional. Quando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) terminou, foi assinado o Tratado de Sèvres, que previa a autonomia do Curdistão, mas ele não foi respeitado.
Já em 1920, surgiram na Turquia os primeiros sinais de uma oposição sistemática à formação da identidade nacionalista curda, por meio de uma política de assimilação desse povo e pela proibição do uso de sua língua e vestimentas típicas. No Irã os curdos formaram um partido político (Jiani Curdistan - Renascimento do Curdistão) e fundaram, em 1946, a República de Mahabad, logo retomada pelo exército iraniano. Na Síria, na década de 1960, foi criado um plano para eliminação dos curdos, com as seguintes medidas: dispersão da sua população; privação de instrução; restrição de alimentação; e ocupação das suas terras por sírios nacionalistas. O lraque, único país que reconhece a etnia curda, embora o governo não permita a sua autonomia, matou alguns milhares de pessoas na região ao longo do governo de Saddam Hussein.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis