domingo, 5 de setembro de 2010

Conflitos na América - Destaque para Quebec!

O Quebec é uma das mais ricas províncias do Canadá, localizada no Sudeste do país. Apresenta mais de 1,5 milhão de km2 e tem cerca de 25% da população nacional, com cerca de 8 milhões de habitantes.
Parte considerável da população do Quebec, onde predomina a cultura de origem francesa, quer sua separação do restante do país. No último plebiscito realizado com essa finalidade, em 1995, os separatistas quase atingiram seu objetivo.
A maior parte da população canadense é de origem inglesa (44%), descendente de colonos britânicos e de norte-americanos. Os indivíduos de origem francesa representam quase 30% do total e concentram-se na província de Quebec.
Desde a época da colonização, surgiram movimentos separatistas, dividindo franceses e britânicos. A província de Quebec é o caso mais extremo. Para amenizar o problema, desde 1969, o francês passou a ser a segunda língua oficial do Canadá, embora só seja falada em 22% dos lares (em 67% deles se fala inglês). Por meio de um plebiscito, a maioria da população de Quebec manifestou-se contra a separação (1981), mas exigiu direitos específicos e maior participação política. Em 1995, em outro plebiscito, a parcela da população favorável à independência subiu para 49% dos votos.

Um comentário:

anna disse...

valeu professor!!!me ajudou no seu trabalho, hehehe.

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis