domingo, 5 de setembro de 2010

Conflito Basco!

BASCOS
O povo basco, cuja língua e cultura tem origem obscura, mantém sua identidade apesar dos séculos de dominação espanhola e francesa. Na atualidade eles formam uma população de mais de 2 milhões de pessoas.
A população basca vive em quatro províncias espanholas e três francesas. Cerca de 30% dessa população fala o basco ou vasconço, língua completamente diferente das demais línguas européias, que funciona como fator de unidade e identidade do povo basco.

Os governos espanhol e francês tentaram algumas vezes suprimir a identidade cultural e lingüistica basca. O ápice desse processo ocorreu na Espanha, durante a ditadura franquista (Francisco Franco, governou de 1939–1973), quando o uso da língua, das cores e dos símbolos nacionais chegaram a ser proibidos.
Na Espanha, a luta dos bascos pela independência começou no século XIX e se intensificou no século XX, especialmente a partir de 1959, quando se formou a organização de maior projeção na luta pela autodeterminação, a ETA (Euzkadi ta Askatasuna — Pátria Basca e Liberdade).
A ETA é responsabilizada por mais de 1000 mortes, desde quando começou a usar a violência para tentar a independência do país Basco. Em 1978, com a nova Constituição espanhola, o País Basco conseguiu grande autonomia. Parte do ETA, porém, manteve-se irredutível, continuando a reivindicar a independência total da região.
Vários acordos de cessar-fogo foram realizados, quase sempre encerrados com atentados terroristas, como a explosão de um carro-bomba no aeroporto de Barajas (Madrid, dezembro 2006), que encerrou um cessar-fogo de apenas 8 meses.

Texto encontrado no seguinte endereço: http://geografiaaovivo.blogspot.com/2008/06/conflitos-tnicos-na-atualidade-1.html

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis