domingo, 5 de setembro de 2010

Caxemira

Trata-se de um conflito étnico de longa data, que se acirrou com o fim do domínio britânico sobre a região. Com a saída das tropas britânicas, veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos. De um conflito local passou a conflito internacional, envolvendo inicialmente os novos países formados com a independência, Índia e Paquistão, e mais tarde a China.
A divisão territorial herdada do imperialismo britânico não satisfez às aspirações do Paquistão, já que a Caxemira, de maioria muçulmana, ficou sob domínio da Índia. Já ocorreram três grandes conflitos entre a Índia e o Paquistão. A primeira guerra indo-paquistanesa, ocorreu em 1948 e terminou com a ONU dividindo a região em duas partes: um terço para o Paquistão, o território de Azad Caxemira, e dois terços para a Índia, o território de Jammu-Caxemira (único Estado indiano de maioria islâmica).
O território de Caxemira está situado na confluência das fronteiras do Paquistão, China e da Índia, sendo ocupado por mais de 9 milhões de pessoas, a maioria muçulmana, que não aceita a dominação indiana.
Em agosto de 1965 ocorreu a segunda guerra indo-paquistanesa, na região de Caxemira, motivada por hostilidades religiosas. Desta vez a mediação foi feita pelos soviéticos, e os dois Estados concordaram em retornar aos limites territoriais anteriores. Em 1971 ocorreu a terceira guerra indo-paquistanesa, quando a porção oriental do Paquistão tornou-se independente e deu origem a Bangladesh. A Índia acabou intervindo e a região de Caxemira foi a que teve conflitos mais violentos.
As tensões continuaram a crescer, em especial após os testes nucleares indianos, seguidos pelos do Paquistão.
Os movimentos separatistas de Caxemira ampliam a sua ação, atacando alvos indianos fora da região, como o atentado suicida contra o Parlamento indiano em dezembro de 2001. Esses movimentos, no entanto, não têm posição unânime quanto ao futuro da região, pois alguns defendem a sua completa independência, enquanto outros propõem anexá-la ao Paquistão.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis