domingo, 13 de junho de 2010

A Internacionalização da Industria Brasileira

No começo da década de 1960, o país passou por um conturbado período político que culminou com o golpe militar de 1964. Só nesse ano o processo de internacionalização da economia brasileira, iniciado no governo JK, consolidou-se definitivamente.
No governo militar, o período entre 1967 e 1973 ficou conhecido como o "milagre econômico brasileiro", quando atingimos a 8ª posição mundial em relação ao PIB e o 1° lugar entre as nações subdesenvolvidas industrializadas ou periféricas. O Brasil recebeu vultosos empréstimos internacionais e sua produção industrial foi muito grande. No entanto, como consequência, a dívida externa aumentou muito nesse período, agravando as desigualdades sociais, pois a riqueza, que deveria ser aplicada em melhores condições de saúde e educação, foi desviada para o pagamento de compromissos assumidos com organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial.
Com o peso da dívida externa e os sucessivos aumentos do preço do petróleo no mercado internacional, o país viveu nos anos 1980 o período conhecido como a "década perdida", quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia em geral

A indústria brasileira na globalização

Os anos 1990 foram marcados pela globalização da economia mundial, pela política neoliberal e pelas crises econômicas em países emergentes como o Brasil. Em consequência, o capital transnacional passou a controlar cada vez mais não só a industrialização, mas também toda a economia brasileira, incluindo os setores agropecuários e de serviços. Neste último, destacam-se os que dão suporte à atividade industrial, como o energético, o de telecomunicações e o de transportes, com a privatização de empresas estatais, corno a Companhia Siderúrgica Nacional, a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) e grande parte das ferrovias e rodovias que compõem a malha de transportes do país.
Ainda na década de 1990, o setor industrial caracterizou-se pela queda dá participação da indústria na composição do PIB e pela redução do número de empregos nessa área. Não se esqueça de que o Brasil participa e sofre os efeitos da globalização econômica, cujas inovações tecnológicas geram maior produtividade com menor número de trabalhadores no mundo todo. Porém, por ter sido bem mais produtiva do que a década de 1980, podemos dizer que a década de 1990 foi positiva para a indústria brasileira.

A indústria brasileira no século XXI

O terceiro milênio começou incerto não só para a economia brasileira, como também para a economia mundial. Grandes potências industriais, corno Estados Unidos e Japão, viveram um período recessivo entre 2001 e 2004. Como o Brasil tem uma economia dependente de capitais externos, apresenta fortes reflexos dessa crise mundial.
A dependência da indústria brasileira não é só do capital e insumos, mas também da tecnologia estrangeira O Brasil ocupou o 43° lugar no ranking mundial de tecnologia da ONU, em 2001, o que atinge diretamente o desempenho industrial do país.
Os golpes finais para o setor industrial foram o racionamento de energia elétrica implantado pelo governo em 1° de junho de 2001 e a crise econômica na Argentina, grande importadora de nossos produtos industrializados. Em 2003, o crescimento do PIB brasileiro foi de -0,2%.
Se a economia já apresentava sinais de desaquecimento, com esses problemas as perspectivas para a indústria brasileira não são nada favoráveis para os próximos anos, apesar de alguns índices de crescimento industrial no início de 2004.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom! Foi ótimo pra mim entender.

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis