domingo, 13 de junho de 2010

Industria : A Era Vargas e a Era J.K.

A segunda etapa do desenvolvimento industrial teve a participação decisiva desses dois governantes.
Getúlio Vargas foi o responsável pela infra-estrutura necessária para a instalação de indústrias no país no período de seu primeiro governo (1930-1945). Entre suas realizações estão a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), organizada ern 1941 e posta em funcionamento em 1946, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, e a mineradora Companhia Vale do Rio Doce, instalada em 1942 em Minas Gerais. Também fundou, em 1943, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco, em 1945. Durante o seu segundo mandato (1950-1954). foi criado o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico (BNDE)ern 1952 e, no ano seguinte, foi instituída a Pe-trobras (Petróleo Brasileiro S/A).
Juscelino Kubitschek (1956-1960) privilegiou as obras para a geração de energia, os transportes e principalmente a construção de rodovias, que facilitou a instalação de montadoras estrangeiras de veículos em nosso país. Seu governo, ao contrário do de Getúlio Vargas, que se preocupou em proteger a produção nacional, marcou o início da internacionalização do parque industrial brasileiro. Nessa época, além das montadoras, vieram indústrias de aparelhos eletroeletrônicos e de alimentos, que mais tarde passariam a controlar o mercado interno, após a compra de empresas nacionais, incapazes de competir com a tecnologia e com os preços praticados por essas transnacionais. Portanto, entre 1930 e 1960, ocorreu a segunda e principal etapa da industrialização brasileira, caracterizada pelo modelo de substituição de importações voltado para o abastecimento interno e baseada na união de capitais estatais, nacionais e capitais privados estrangeiros.


As instalações da Volkswagen do Brasil foram inauguradas pelo presidente Guscelino Kubitschek, em 1959, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aderei a publicação. me ajudou bastante!

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis