segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crescimento demográfico: população mundial e do Brasil


O crescimento natura da população remete continuamente a problemas relativos à preservação do meio e os povos devem adotar normas e medidas apropriadas para fazer frente a esses problemas. [...] De tudo quanto existe no mundo, o ser humano é o bem mais valioso, pois é ele que promove o progresso social, cria riquezas, desenvolve a ciência e a tecnologia e, com seu árduo trabalho, transforma continuamente o meio humano."
(Adaptado de: Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 1972.)

• Crescimento demográfico
O rápido e intenso crescimento da população mundial tem despertado a comunidade internacional para as relações entre população, desenvolvimento econômico e recursos naturais.
Para que essas relações sejam compreendidas é preciso considerar o seu fator fundamental: o crescimento demográfico.
Esse crescimento pode ser explicado por dois processos:
Crescimento vegetativo ou natural: movimentos verticais.
Migrações: movimentos migratórios.

Crescimento vegetativo

O crescimento da população mundial está ligado a vários fatores - taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de fecundidade, expectativa de vida -que, por sua vez, dependem de condições de saúde, educação e acesso a recursos naturais e econômicos das sociedades.
O total de habitantes de um lugar tem como principal fator de aumento o crescimento natural ou crescimento vegetativo, também chamado de movimento vertical da população. O crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes em determinado período (geralmente, um ano).
A relação entre o número de nascimentos ocorridos no período de um ano e o total de habitantes de uma cidade, um estado, país ou continente define; taxa de natalidade. Para chegar a essa taxa, multiplica-se por 1000 o número de nascimentos ocorrido; durante um ano e divide-seo resultado pelo número que representa a população absoluta. Por exemplo uma taxa de natalidade de 25%o significa 25 nascimentos em um grupo de 1 000 pessoas. A taxa de natalidade de uma população está ligada à taxa de fecundidade, isto é, o número de filhos por mulher em idade reprodutiva dessa população.
A relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes do lugar define a taxa de mortalidade. Para chegar a essa taxa, multiplica-se por 1000 o número de óbitos ocorridos durante um ano e divide-se o resultado pelo número que representa o total da população. Por exemplo, uma taxa de mortalidade de 10%o significa 10 mortes em um grupo de 1 000 pessoas.
Calculando o crescimento vegetativo com base nos dados exemplificados acima, temos:

CV = 25%o - 10%o = 15%o ou 1,5%

Relacionadas às taxas de mortalidade e de na talidade temos duas outras importantes variáveis que também influem no crescimento populacional: a taxa de mortalidade infantil, que diz respeito ao número de crianças mortas antes de completar o primeiro ano de vida, e a expectativa de vida, que se traduz pelo número de anos que um recém-nascido poderá viver, considerando-se o conjunto de recursos da sociedade de qual ele faz parte. Os mapas a seguir mostram a situação atual da mortalidade infantil e da expectativa de vida no mundo
.

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom,ajudou-me muito em um trabalho!

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis