sábado, 28 de novembro de 2009

DICAS PARA PASSAR NO VESTIBULAR!

Durante o Ano de Estudos

· Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.

· Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade.

· Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.

· Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.

· Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.

· Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova.

· Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.

· Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.

· Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.

· Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares.

· Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares.

· Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.

Dias Antes da Prova

· Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros.

· Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.

· Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade.

· Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova.

· Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.

No dia e no momento da Prova

· Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.

· Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas digestivos no momento da prova.

· Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água).

· Procure fazer a prova com calma e concentração.

· Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.

· Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

· Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.

· Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

· BOA SORTE !!!

Fonte: Sua Pesquisa.

Prova da UFPa 2010 - Aquela em que a Geografia foi toda anulada!

Infelizmente o Programa que eu usei para converter a prova para o formato texto, não apresentou sucesso em todas as questões. No entanto, a maioria delas podem ser lidas. Espero que ajude na sua preparação.
Caso você queira a prova na Integra é só clicar Aqui e baixar do 4shared. Qualquer dúvida, pergunte!


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS
EDITAL N.º 1/2009
1ª FASE
22
de novembro de 2009
NOME DO(A) CANDIDATO(A)
N.º DE INSCRIÇÃO
BOLETIM DE QUESTÕES
LEIA COM MUITA ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES SEGUINTES.
1 Este BOLETIM DE QUESTÕ ES contém
ES contém 55 questões objetivas, sendo 5 questões de cada uma da s seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Hist ria, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia
, Filosofia, Sociologia e a Língua
Estrangeira escolhida pelo(a) candidato(a).
2 Cada questão objetiva apresenta cinco opções de res posta, identificadas com as letras uma responde adequadamente à questão
Cada questão objetiva apresenta cinco opções de res posta, identificadas com as letras (A)
(A), (B), (C), (D) e (E). Apenas
responde adequadamente à questão.
3 Esta prova está redigida conforme o Acordo Ortográfi4 Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO respostas das questões objetivas.
co da Língua Portuguesa (1990).
além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO -RESPOSTA destinado à marcação das
5 Verifique se o seu nome e o número de sua inscrição conferem com os dados contidos no CARTÃOcaso de divergência, notifique imediatamente o fiscal de sala.
o do CARTÃO -RESPOSTA.
Verifique se o seu nome e o número de sua inscrição conferem com os dados contidos no CARTÃO -RESPOSTA. Em
6 Ap s a conferência, assine seu nome no espaço pr pri7 Confira se a prova está completa e sem falhas. Caso exista algum problema, comuniquesala.
se a prova está completa e sem falhas. Caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de
8 A marcação do CARTÃO- RESPOSTA deve ser feita com
RESPOSTA deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta
tinta preta ou azul.
9 Não dobre, não amasse, não rasur e nem locais destinados às respostas. O cartão
e nem manche o CARTÃO- RESPOSTA, bem como não faça cartão somente poderá ser substituído caso contenha falha de impressão
RESPOSTA, bem como não faça qualquer registro fora dos
falha de impressão e/ou se os
dados nele contidos não corresponderem aos seus.
10 Quando terminar a prova, entregue ao fiscal de sala este BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃOLISTA DE PRESENÇA . Sua assinatur
. Sua assinatura deve corresponder àquela que consta no seu documento de identificação.
Quando terminar a prova, entregue ao fiscal de sala este BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO -RESPOSTA e assine a
11 O tempo disponível para esta prova é de de Belém/PA.
O tempo disponível para esta prova é de cinco horas, com início às 8 horas e término às 13 horas, observado o horário
12 Reserve os 30 minutos finais para marcar seu
Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO- RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no BOLETIM DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
MARQUE A ÚNICA ALTERNATI VA CORRETA NAS QUESTÕES DE 1 A
01
VA CORRETA NAS QUESTÕES DE 1 A 55.
LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 5.
PAU NELES, COMPADRE!
como se fosse! – por imposição feminista), tirem o cavalinho idiota da chuva. Repitoa guerra é certa, escravizar o irmão tentação irresistível, o assalto ao mais fraco compulsivo. A milícia protetora cria o milico e feroz. A mais famosa fraternidade ainda é a de Caim.
um animal inviável. Em bando então, em grupo, em congresso, em Congresso, na assim dita coletividade,
Vocês, que continuam com visão romântica do homem (atualmente chamado de ser humano –
02
por imposição feminista), tirem o cavalinho idiota da chuva. Repito-me: o ser humano é
03
04
05
06
A generosidade dura apenas – se – o tempo do primitivismo. Até o paleolítico o pitecantropo s
podia ser comunista. A carne apodrecia rapidamente (cheirava mal) e reparti-la era inevitável. No neolítico, quando se inventaram os vasilhames, o comunismo foi pro brejo, imenso, na época.
07
08
09
Deem uma leiturinha na hist ria, desde os horrores da Mesopotâmia gl ria e mito pelo talento homérico, passem pela impertérrita alicerçou no tráfico de escravos e no sangue (muito de nosso ouro, via Portugal). E nos Estados Unidos,
brilhantemente, por Saddam e Bush –, passando pela Grécia de sangueiras e traições transformadas em
uma leiturinha na hist ria, desde os horrores da Mesopotâmia – ressuscitados hoje,
10
ficar estarrecidos com os horrores praticados pelos “nossos”. Na Rússia de sempiterna crueldade, o homem sempre foi o lobo da estepe do homem. Quantas pessoas Stalin matou: dez, vinte, trinta,
11
omérico, passem pela impertérrita Inglaterra, cuja “revolução industrial” se
12
cinco cantos do mundo. E não vamos esquecer da Inquisição, Santa, aliás. A Holanda s não tem diques quarenta milhões? E os tzares? Foram uns quer ubins?
13
esse gigante democrático, como foi? Perguntem a Búfalo Bill e ao general Custer, se não querem
14
perguntar aos mexicanos. Ah, não se esqueçam de Hiroshima e Nagasaki. A Espanha, Deus do céu!; as touradas são apenas jogos infantis diante de sua colonização (Montezuma que o diga) nos quatro ou
15
16
contra a pr pria e permanente cupidez. A Alemanha, pra s falar nos tempos atuais, inventou os campos de concentração, adotados rapidamente em todo o mundo democrático. Mas a revelação dos campos de concentração é um fato p s-guerra. Se os alemães tivessem vencido, isso jamais apareceria e vocês iam
17
18
19
20
21
22
23
Dinamarca, os ingleses primitivos que o digam, Eti pia, onde há pouco mais de vinte anos os
do Sul, aquela, do Apartheid. E desçam pela América Central, revejam Incas, Maias, Astecas e constatem pr prias barbaridades diuturnas em forma até de ritual sagrado. De violência em violência cheguem ao
marxistas acabaram com uma das mais antigas aristocracias do mundo, Egito, aquele, dos fara s, África
24
25
que esses povos, quando não estavam sendo violentados pelos europeus, estavam praticando as suas Brasil, esse oásis, ainda residência do homem cordial, atualmente pátria do bom selvagem, que vende as
matas aos madeireiros, explora os companheiros e, de vez em quando, como lazer, violenta uma branca
26
27
28
distraída. No passado não foi pior apenas por incom petência – s inventou bordunas. Mas pra que servem bordunas? Pra dar bordunadas.
29
30
31
32
Aos que acham que a violência de nosso tempo é maior do que jamais foi, devido ao excesso de
andar na Avenida Copacabana e toda a superpopulação estava na rua.
33
população, estou parcialmente de acordo com eles. Não é s o excesso, é a concentração. Noutro dia fui
34
35
pobreza, de preferência eliminando os pobres.
E s existe um controle populacional infalível – a prosperidade. Portanto temos que acabar com a
36
erência eliminando os pobres. Pobre transa demais, gente.
(Millôr Fernandes, Veja, 2 de setembro de 2009, p.39)
, 2 de setembro de 2009, p.39)
2
PSS 2010
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 1
Em relação à ideia central defendida no texto afirmar que
ia central defendida no texto é correto
o homem é um ser de natureza violenta.
(B) o homem é violento apenas quando está em
bando.
(C) o homem primitivo sempre foi comunista.
(D) todas as mulheres têm uma visão romântica do homem.
(E) Caim foi o modelo de ser humano fraterno.
Questão 2
O terceiro e o quarto parágrafos (linhas 09 uma “leiturinha” na hist ria –, apresentam em uma estrutura de segmentos predominantemente
quarto parágrafos (linhas 09 a 31), seguindo a proposta do autor aos leitores – de darem
apresentam-se expostos
(A) narrativos, com passagens descritivas, que funcionam como argumentos no texto.
(B) dissertativos, com fatos que funcionam como argumentos no texto.
(C) narrativos, com passagens descritivas, que
funcionam ora como argumentos, ora como
contra-argumentos no texto.
(D) narrativos, com passagens descritivas, que não
funcionam como argumentos no texto.
(E) descritivos, com fatos que funcionam como contra-argumentos no texto.
Questão 3
No trecho
“A Alemanha, pra s falar nos tempos atuais, inventou os campos de concentração, adotados
rapidamente em todo o mundo democrático. Mas a Se os alemães tivessem vencido, isso
revelação dos campos de concentração é um fato p s-guerra. Se os alemães tivessem vencido, jamais apareceria e vocês iam ficar estarrecidos com os horrores praticados pelos ‘nossos 17 a 20),
nossos’.” (linhas
o elemento coesivo destacado (em negrito)
destacado (em negrito) refere-se
(A) a um fato p s-guerra.
(B) ao mundo democrático.
(C) aos horrores praticados pelos ‘nossos
nossos’.
(D) à revelação dos campos de concentração.
(E) ao fato de as pessoas ficarem estarrecidas.
3
Questão 4
Ao expor suas ideias sobre a natureza pouco fraterna do ser humano, o autor apresenta um parodoxo em
(A) “Vocês, que continuam com visão romântica do
homem (atualmente chamado de ser humano –
como se fosse! – por imposição feminista), tirem o
cavalinho idiota da chuva”. (linhas 01 e 02)
(B) “[...] o comunismo foi pro brejo, imenso, na época.” (linha 08)
(C) “[...] o homem sempre foi o lobo da estepe do homem.” (linha 21)
(D) “De violência em violência cheguem ao Brasil [
em violência cheguem ao Brasil [...] distraída.” (linhas 27 a 30)
atualmente pátria do bom selvagem, que vende as matas aos madeireiros, explora os companheiros e, de vez em quando, como lazer,
violenta uma branca distraída.” (linhas 27
(E) “Noutro dia fui andar na Avenida Copacabana e
superpopulação estava na rua.” (linhas 33
toda a superpopulação estava na rua.” e 34)
Questão 5
A respeito do aumento da violência, no trecho
“Aos que acham que a violência de nosso tempo é
superpopulação estava na rua.
maior do que jamais foi, devido ao excesso de população, estou parcialmente de acordo com eles. Não é s o excesso, é a concentração. Noutro dia fui andar na Avenida Copacabana e toda a
prosperidade. Portanto temos que acabar com a
E s existe um controle populacional infalível – a
pobreza, de preferência eliminando os pobres. Pobre transa demais, gente.” (linhas 32 a 36)
o posicionamento do autor é de que
(A) a violência, atualmente, aumentou porque os
pobres se concentraram nas ruas de
Copacabana.
(B) a falta de controle populacional é a única responsável pelo aumento da violência.

(C) s uma população de homens pr speros evitaria
o aumento da população e consequentemente da
violência.
em todos os tempos, a superpopulação da Av.
Copacabana prova que não s os pobres, mas os
ricos também, transam demais.
(E) as pessoas estão certas ao afirmarem que a
foi, devido à concentração da população.
violência em nosso tempo é maior do que jamais
PSS 2010
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
MATEMÁTICA
Questão 6
composta por músicos de quatro naipes de instrumentos distintos: cordas, sopro de metais, sopro de madeiras e percussão. Ela conta com 27 músicos de cordas, 11 de metais, 8 de madeiras e 4 de percussão. No caso de se desejar ampliar a orquestra, de modo que ela passe a ter 150 músicos
A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) é
que ela passe a ter 150 músicos e tal que os
proporção entre eles, o número de músicos de cordas e o número de músicos de metais p
naipes de instrumentos mantenham a mesma
assariam a ser,
respectivamente,
(A) 54 e 22.
(B) 60 e 30.
(C) 50 e 20.
(D) 82 e 40.
(E) 81 e 33.
Questão 7
parece que o número de acidentes nas estradas não está sendo suficiente para convencer os motoristas a abandonarem o volante depois de umas doses de álcool. Então, para evitar essa combinação perigosa, foi criada a chamada Lei 13, que determina punição muito mais rigorosa para os bêbados.
Beber e dirigir é uma combinação perigosa, mas
nas rodovias e
que determina a
muito mais rigorosa para os condutores
Sobre a concentração de álcool (etanol) no organismo um recente estudo científico concluiu que linearmente em função do tempo. Em outros termos, a
a concentração de álcool (etanol) no organismo, m recente estudo científico concluiu que essa decai
Questão 8
O aquecimento global e suas consequ objeto de preocupação de grande parte da humanidade. É de conhecimento da comunidade científica que um dos fatores que contribuem efetivamente para o aquecimento é a emissão de gás carbônico (CO
quecimento global e suas consequências têm sido
2) representa a emissão global de carbono na atmosfera sobre o Di xido de Carbono – CDIAC.
devido à queima de combustível f ssil. O gráfico abaixo (em milhões de toneladas) em cada ano, de 1750 a 2006, segundo o Centro de Análise de Informações
Emissão total de carbono a partir de combustíveis f sseis (em milhões de toneladas de carbono)
9000
Com base no gráfico, pode
pode-se afirmar que, de 1750 a
2006, a emissão de carbono apresentou um
comportamento semelhante ao do tipo
concentração pode ser descrita por uma função do tipo
b
t
a
t
C .)(
Ap s o consumo de certa quantidade de álcool,
a ingestão, é de duas horas e meia da ingestão, é
verifica-se que a concentração de álcool no sangue de uma pessoa, ap s uma hora e meia da ingestão 113,9 mg/dl, e, ap s duas horas e meia de 96,9 mg/dl. Sabendo-se que consciente de suas responsabilidades dirigir quando a concentração de álcool em seu sangue for zero, quanto tempo ap s o consumo, no mínimo, ela
se que essa pessoa,
iente de suas responsabilidades, s voltará a
deve esperar para voltar a dirigir?
(A) 8,2 horas
(B) 2,0 horas
(C) 9,7 horas
(D) 7,9 horas
(E) 8,6 horas
PSS 2010
(A) linear, que pode ser aproximado por uma função
, com coeficiente angular
do tipo b
axy
0

a .
(B) linear, que pode ser aproximado por uma função
, com coeficiente angular
do tipo baxy
0 
a .
exponencial, que pode ser aproximado por uma
função do tipo y
x
a
k., com 0

k e base
1

a .
(D) exponencial, que pode ser aproximado por uma função do tipo y
x a
k., com 0

k e base
1 
a .
função do tipo ky
logarítmico, que pode ser aproximado por uma
x
kblog
., com 0

k e base
10

b .
4
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 9
PSS 2010
RASCUNHO
Entender as propriedades do milho, fundamental para o aumento de sua produção de uma plantação de um hectare de milho é
do milho, um dos mais importantes cereais produzidos no mundo, é
o aumento de sua produção. Estudos
recentes indicam que a área total (em m2) das folhas
aproximada pela função
h
h
h
A 9003)(2,
sendo h a altura da planta (em cm). Com base nesta informação, é correto afirmar que a área total das folhas
(A) é de 10.000 m2 , quando as plantas tiverem
do as plantas tiverem altura
de 100 cm.
(B) é máxima quando as plantas tiverem altura de 150 cm.

(C) é mínima quando as plantas tiverem altura de
é mínima quando as plantas tiverem altura de
100 cm.
atinge um valor máximo de 135.000 m2.
(D) atinge um valor máximo de 135.000 m
(E) se reduz quando as plantas crescem de 100 cm a 120 cm de altura.
Questão 10
O estudo dos logaritmos teve origem na análise de relações entre progressões aritméticas e progressõe s
determine o último termo, X,
geométricas. Considerando que a tabela abaixo, incompleta, apresenta uma PA e uma PG com o
mesmo número de termos, determine o último termo, da PG.
PA 0 0,5 1 1,5
... 6
PG 1 2 4 8
... X
A alternativa correta é:
(A) 500
(B) 1.024
(C) 3.216
(D) 4.096
(E) 10.128
PSS 2010
5



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
HISTÓRIA
Questão 11
Os Incas construíram um dos maiores impérios de seu tempo sobre o planalto e a planície costeira dos Andes.
atual Peru, em
Quando os espanh is chegaram ao atual 1532, os Incas já haviam estabelecido um centro de
invenção cultural caracterizado pela
(A) originalidade do artesanato, identificado com a
que os precederam na região andina.
mais perfeita expressão do ambiente rude no
qual os Incas viviam e com a herança dos povos
(B) domesticação de animais e plantas, pel
de animais e plantas, pelo uso do e domínio de técnicas de tecelagem, pela
metal e domínio de técnicas de tecelagem, pel manufatura de cerâmica e , além
, além disso, pela
instituição da centralização política.
(C) criação de um sistema religioso baseado na
cidade de Cuzco, onde havia
autoridade do deus Sol, pelo uso sustentável da terra com o emprego da técnica de irrigação do
lago Titicaca até a cidade de Cuzco
as maiores plantações de tabaco.
(D) troca de excedentes agrícolas com outros povos
disso, pela volumosa troca com os índios da bacia amazônica.
da região andina e, além disso, pela produção artesanal que servia de moeda de
(E) cerâmica considerada uma inovação
cerâmica considerada uma inovação plástica criação do mundo e de Manko Kapaq.
em toda a região dos Andes, especialmente porque as peças representavam a hist ria da
Questão 12
Na primeira metade do século XI, Adalberon, bispo de
Laon (França), afirmou:
“aqui em baixo [na terra] uns rezam, outros combatem e outros
As três ordens. Lisboa: Estampa,
ainda trabalham”.
(in DUBY, Georges. As três ordens
1994, p. 25).
Essa frase expressa, a respeito da
organização da na constituição da
sociedade feudal, uma concepção que indicava a existência de três grupos distintos na constituição d respectivamente,
ordem social. Os grupos a quem Adalberon se refere são,
(A) os clérigos, os cavaleiros e os servos
os servos.
(B) os religiosos, os burgueses e os escravos.
(C) os suseranos, os cavaleiros e os vassalos.
(D) os padres, os vassalos e os trabalhadores assalariados.
(E) os religiosos, os cidadãos e os castelões.
, os cidadãos e os castelões.
PSS 2010
6
Questão 13
Pero de Magalhães Gandavo, funcionário da coroa
portuguesa, assim se referiu aos índios do Brasil:
com outros homens e assim vivem livres de toda cobiça e desejo desordenado de riquezas [...] todos andam nus e descalços [...] porque todos, como digo, são iguais e em tudo tão conformes nas condições que ainda nesta pa rte vivem justamente, e conforme a lei da natureza”.
“Não possuem nenhuma fazenda e nem procuram adquiri-la
(apud MESGRAVIS, Leila & PINSKY, Carla Bassanezi. O Brasil que os europeus encontraram São Paulo: Contexto, 2000. p. 52)
O Brasil que os europeus encontraram.
São Paulo: Contexto, 2000. p. 52)
Baseado na descrição acima, sobre os índios do Brasil,
é correto afirmar:
indivíduos agissem de acordo com a lei da natureza, ignorando o interesse coletivo.
sência de lei fazia com que os
(B) As regras de comportamento instituídas pelo cacique eram exigidas somente dos indivíduos

que não fizessem parte do clã sacerdotal.
(C) A organização social dos nativos trazia certa
dificuldade aos portugueses, que não admitiam se dirigir ao cacique por considerá-lo sem fé e
sem lei.
(D) A propriedade da terra era inexistente, assim
como a acumulação de bens, e não havia desigualdade social.
(E) As autoridades eram baseadas em grandes
riquezas materiais, por isso é que viviam em constantes guerras intertribais.

PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 14
Platão, fil sofo grego, ao se referir à propriedade da
da inimizade, a pedra que juramos deixar em seu lugar.”
terra diz:
“Que ninguém toque no marco que separa o seu campo da do seu vizinho, porque o marco deve continuar im vel. Que ninguém queira deslocar a pedrazinha que separa a amizade
(COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga
Cidade Antiga. São
Paulo: Martin Claret, 2001, p. 74)
A referência à “pedrazinha” traduz o costume na sociedade grega de os homens colocarem algumas pedras grandes ou troncos de árvores para delimitar a
aquele que deslocasse o marco seria condenado pelos deuses. Sobre esse
propriedade da família, assim, aquele que deslocass costume da Grécia Antiga, é correto afirmar
é correto afirmar:
(A) A terra era considerada de propriedade dos
deuses, o que impedia que os homens a comercializassem mesmo que houvesse a autorização do sacerdote. A lei de S lon veio solidificar a crença de que vender a terra era
renunciar à religião e à cidadania.
(B) A proibição de vender a propriedade rural ou
re os parentes significa que, na
dividi-la entre os parentes significa que sociedade grega, a terra era considerada um bem inalienável. O vizinho que quisesse alargar sua propriedade teria que consultar os sacerdotes e os oráculos, sob pena de seus
bois e escravos serem imolados.
(C) A casa e o campo estavam incorporados à
terra não era vinculada à religião doméstica.
família e esta poderia fazer qualquer transação comercial desde que uma parte da propriedade fosse doada ao templo de Palas Atena. Somente em Esparta é que a propriedade da
(D) A propriedade da terra era considerada tão
terras como pagamento de dívidas.
inalienável quanto nos prim rdios da civilização romana. A Lei das Doze Tábuas veio alterar a propriedade privada da terra ao estabelecer que tanto os hilotas como os plebeus, além dos
considerados “bárbaros”, poderiam adquirir
(E) A instituição da propriedade privada estava
para apropriar-se, era preciso derrubar ou deslocar um marco,
implícita na pr pria religião muito antes das leis. Cada domínio estava sob a proteção da
divindade doméstica e, para apropriar considerado um deus; o que tornava a ação sacrilégio e determinava castigo severo.
tornava a ação um
PSS 2010
7
Questão 15
O texto abaixo se refere aos presentes enviados pelos
astecas ao conquistador espanhol Hernan Cortés. Leia-
o atentamente.
por ter partido em direção ao leste distante? Ao que parece, Cortés, ser extraordinário que surgira do Oriente, s foi identificado bem mais tarde à divindade. Contudo, as roupas indígenas elas contêm a presença e a força de um de
“Pertenceriam ao santuário do deus Quetzalc atl que passava
maravilhosas são mais do que vestes luxuosas, para os us”.
do Novo Mundo. São Paulo: EDUSP, 1997, p. 329)
(BERNAND, Carmen & GRUZINSKI, Serge. Hist ria
Sobre o encontro entre os astecas e os espanh is no
século XVI, é correto afirmar:
início do século XVI, é correto afirmar
maneira pela qual os astecas foram capazes de seus mitos.
A entrega dos presentes a Cortés simboliza a
compreender os recém-chegados a partir dos
(B) As trocas de objetos preciosos faziam parte do
lucrativo comércio que desde cedo espanh is e
astecas estabeleceram para o enriquecimento da metr pole.
(C) Os astecas acreditavam que Co
Os astecas acreditavam que Cortés era um deus vindo da Índia; então o presentearam com vestes
por reconheceram a importância da roupa para os povos do Oriente.
(D) Os astecas acostumados com a conquista
europeia, à qual haviam resistido ao longo dos séculos anteriores, se valeram de presentes luxuosos para acalmar a sede de riquezas dos
espanh is.
tempo pelos astecas e pelos soldados espanh is,
O deus Quetzalc atl era cultuado ao mesmo
e ambos desenvolviam práticas religiosas marcadas pelo antigo paganismo, por isso a importância das oferendas para os europeus.
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
GEOGRAFIA
Questão 16
Sobre clima e vegetação, considere o texto e a ilustração a seguir.
“A diversidade climática da Terra se traduz em uma ampla gama de tipos de solos e de paisagens vegetais, de aspecto geral contínuo, assinalando as áreas de abrangência dos biomas. [...] As temperaturas médias e a amplitude térmica, a pluviosidade
compreensão dos grandes domínios fitogeográficos do planeta”.
(MAGNOLI; ARAÚJO, 2000, p. 63).
média e a distribuição das chuvas definem limites naturais à expansão das espécies e, portanto, são elementos fundamentais à
Com base na leitura do texto, na análise vegetação e a distribuição das grandes paisagens vegetais
a análise da ilustração e nos conhecimentos sobre as interrelações entre o clima e a distribuição das grandes paisagens vegetais do planeta, avalie as afirmativas abaixo.
I. A disposição dos grandes domínios climáticos e suas repercussões sobre a vegetação expressa
vegetação expressam o efeito da zonalidade na distribuição geográfica das espécies do planeta. As condições climáticas constituem uma das variáveis mais importantes na delimitação espacial das grandes paisagens vegetais, em função dos limites impostos às espécies vegetais pela temperatura e pluviosidade.
II. Temperaturas superiores a 24ºC e precipitações anuais acima de 2000mm caracterizam os ambientes quentes
, e da região do Congo, na África Central. e superúmidos nas altas latitudes, onde predominam as formações arb reas do tipo latifoliadas, como é o caso da Amazônia, na América do Sul, e
III. O ambiente desértico e as formações vegetais do tipo “Tundra” compartilham níveis baixos de chuvas, mas distinguem-se completamente em relação às médias térmicas e à posição z
se completamente em relação às médias térmicas e à posição zonal.
IV. As formações vegetais do tipo “decíduas” localizam
As formações vegetais do tipo “decíduas” localizam -se nas áreas de transição entre os domínios temperado e pluviais. O maior exemplo é a Floresta Boreal de Coníferas – ou Taiga – encontrada principalmente no hemisfério Sul devido à posição longitudinal dos continentes, os quais apresentamna faixa de transição entre os climas polar e tropical.
m maior continuidade espacial
polar, sendo a sua principal característica a perenização de suas folhas, face aos altos índices térmicos e
V. Os desertos, em latitudes tropicais, apresentam grandes amplitudes térmicas diárias e precipitações muito
em regiões como o Oriente Médio, tem aumentado a importância econômica dessas
baixas, sendo a falta de umidade um fator limitante para o desenvolvimento das espécies. Por outro lado, a
riqueza do subsolo, em regiões como o Oriente Médio, tem aumentado regiões.
São corretas as afirmativas
(A) I e II, apenas. (C
(C) I, II, III e IV. (E) I, III e V
I, III e V.
(B) II, III e V. (D
(D) II, III e IV.
PSS 2010
8
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 17
Sobre o processo de globalização e seus impactos,
considere o texto a seguir.
“’A mais nova etapa da globalização é o trabalho sem fronteiras’. A prestação de serviços a distância s se tornou possível nos últimos anos porque os preços das
telecomunicações caíram fortemente e a capacidade de transmissão de dados ao redor do mundo subiu
vertiginosamente”.
(Adaptado de O Globo, 13 de maio de 2007)
Com base na leitura do texto e nos sobre o tema em questão, analise as assertivas seguintes:
conhecimentos
I. A reportagem em destaque demonstra que o
processamento de exames médicos.
avanço das telecomunicações decreta o fim das distâncias para os fluxos imateriais, na medida
em que esse avanço permite a realização de serviços qualificados remotamente, como o
II. A reportagem em destaque representa uma das
as redes de fibra tica, e funcionalidade a essa nova dimensão do espaço
feições do chamado ciberespaço, formado pela
infraestrutura dos meios de telecomunicações, como, por exemplo, as redes de fibra tica pelos fluxos de informações que dão
geográfico.
III. O avanço desigual das infraestruturas de
telecomunicações, com maior densidade do meio
técnico-científico-informacional nas grandes cidades, compromete o desenvolvimento dos centros urbanos menores, que padecem de um
baixo nível de inclusão digital.
IV. A criação do ciberespaço facilita cada vez mais a
o que provoca
transferência da prestação de serviços qualificados, dos países centrais para algumas
nações emergentes como a Índia, o que o desemprego estrutural nos países
desenvolvidos.
São corretas as assertivas
(A) II, III e IV.
(B) I, II e III.
(C) I, II e IV.
(D) III e IV.
(E) I, II, III e IV.
PSS 2010
9
Questão 18
Em relação à diminuição da população ocupada em setores das atividades econômicas primárias nos paí
ses
Terceira Revolução Industrial, no período
líderes da Terceira Revolução Industrial contemporâneo , assim pondera Vesentini:
“Em virtude da mecanização do campo e da urbanização, a percentagem da população ocupada no setor primário tende a diminuir no mundo inteiro, até atingir uma média de 5% a 6% da população ativa. Há, porém, casos de percentagem
ainda menores, como nos Estados Unidos (2,7%), na Bélgica (2,4%) e no Reino Unido (1,8%)”.
geral e do Brasil. 2008. p.289).
(VESENTINI, José William. Geografia: geografia
alternativa que caracteriza o processo de mudança
A alternativa que caracteriza a que se refere o autor é:
(A) O setor secundário é atualmente o maior
Revolução Industrial, pois possui as maiores milhares de trabalhadores.
empregador nos países líderes da Terceira unidades fabris que empregam dezenas de
(B) O setor industrial emprega mais de 30% da sua
população economicamente ativa no setor
secundário e vem aumentando em razão da intensa automatização e da robotização das tarefas.
(C) O setor primário, que embora tenha diminuído
que embora tenha diminuído nos países líderes da Terceira Revolução Industrial,
ainda ocupa a maior parte da população economicamente ativa na agricultura de de-obra.
exportação, e é o setor que mais emprega mão-
(D) O setor terciário é o setor que mais emprega
obra em virtude da sua abrangência, institutos de pesquisas, universidades, hospitais, software, publicidade, comunicação e outros.
mão-de-obra em virtude da sua abrangência englobando muitos serviços modernos, em
setores financeiros, assessorias, em setor de
(E) O setor secundário é o que mais emprega mão
O setor secundário é o que mais emprega mão-
de-obra no século XXI industrializado e qualificado sua força de trabalho
obra no século XXI, em razão de ter
no campo e mecanizado sua agricultura para exportação de produtos alimentares.
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 19
Sobre o consumo de energia no mundo, avalie o gráfico e as afirmativas a seguir
, avalie o gráfico e as afirmativas a seguir.
I. A maior parte da energia utilizada no planeta origina
A maior parte da energia utilizada no planeta origina-
se de fontes não renováveis e poluentes, parte das reservas conhecidas de petr leo está
es não renováveis e poluentes, e grande
concentrada em alguns países do Oriente Médio.
II. O petr leo responde por 43% da matriz energética
o que leva à produção de tecnologias
mundial e a demanda global tende a aumentar nos
pr ximos anos, o que leva à produção de mais modernas capazes de atingir áreas de difícil acesso na Sibéria e nas profundidades oceânicas,
como é o caso das grandes jazidas descobertas na camada do pré-sal no Brasil.
hidrelétricas, nas últimas décadasgrupos ambientalistas pela utilização de fontes de energia que não sejam poluentes e que causem impactos ambientais mínimos.
energia gerada por usinas
, nos países
desenvolvidos; fato relacionado às pressões de
IV. Até a década de 1990, a biomassa era a segunda
principal fonte de energia no mundo, principalmente
nos países do hemisfério Norte. Pressões ambientais têm aumentado o seu consumo. Além disso, o expressivo consumo de energia solar e e lica no mundo, demonstrado no gráfico, traduz a eficácia do
programas implementados a partir da assinatura do Protocolo de Kyoto.
não-renováveis, especialmente dos combustíveis f sseis – carvão mineral, gás natural e petr leo responsáveis pela maior parte da energia consumida no planeta.
é extremamente dependente de recursos
al, gás natural e petr leo –,
São corretas as afirmativas
(A) II e V, apenas. (C) I, II e IV.
(E) I, II e III.
(B) I, III, e IV. (D) I, II e V.
PSS 2010
Questão 20
É correto afirmar que, modernização do campo
, no mundo globalizado, a
(A) foi precoce nos países centrais,
nos países centrais, pois remonta ao
início do século XX.
. Ocasionou a redução da
e acelerou o êxodo rural e a concentração populacional em grandes centros urbanos
população economicamente ativa no setor primário
denominados de megacidades.
(B) nos países do sudeste asiático, como, por
os países do sudeste asiático, como, por exemplo, a China, se caracteriza pelo aumento da
produtividade, sem uma grande mecanização, pois o setor agropecuário objetiva não somente o de-obra, por meio do sistema milenar de jardinagem.
crescimento da produção, mas a absorção de mão-
(C) nos países periféricos está circunscrita aos países

emergentes e foi mais tardia
e foi mais tardia (segunda metade do , sendo voltada, prioritariamente, à
século XX), sendo voltada, prioritariamente familiar.
produção comercial, por meio da agricultura
podemos destacar o desmatamento, as queimadas, ressaltar que esses impactos são mais graves nos países periféricos, dada a fragilidade das leis ambientais.
provoca impactos ambientais, entre os quais
o despejo de agrot xicos, o assoreamento dos rios e a redução da biodiversidade, devendo-se
(E) provocou, tanto nos países centrais como nos
uma urbanização concentrada em grandes cidades.
periféricos, uma concentração fundiária, com a expulsão de milhões de pequenos produtores e a intensificação do êxodo rural, o que resultou em
10
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
FÍSICA
Questão 21
O movimento de uma massa de 0,5 Kg sobre um plano
com atrito e resistências desprezíveis, está
horizontal, com atrito e resistências desprezíveis, e mostrado no gráfico abaixo, no qual F representa a passar pelo ponto B, a velocidade da massa
força em Newton e D, o deslocamento em metro. Ao
ssar pelo ponto B, a velocidade da massa é 3 m/s.
F(N)
C D
6
A B
2
D(m)
3
2
1
0
Sobre o referido movimento, avalie seguintes:
as afirmativas
I. A velocidade do m vel em C é 5 m/s
A velocidade do m vel em C é 5 m/s.
II. No trecho BC, a velocidade escalar média da massa foi 4 m/s.
O movimento foi uniforme nos trechos AB e CD,
e acelerado no trecho BC.
IV. A massa chega a D com energia cinética igual a 12,25 J.
Estão corretas as afirmativas
(A) I e IV.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I, II, e III.
(E) II, III, e IV.
PSS 2010
11
Questão 22
Em um experimento realizado com material alternativo esferográfica “bic”, 1,00 m de barbante, um corpo de massa m1 = 0,1 kg, preso à superior, um corpo de massa m extremidade do fio na parte inferior. A figura abaixo mostra esse sistema, usado para o estudo do
pode ser usado um tubo de caneta similar ao da caneta
, preso à extremidade do fio na parte
um corpo de massa m2 = 0,05 kg, preso à
movimento circular uniforme.
R
m1
m2
na situação de equilíbrio, o raio da trajet ria R = 0,5 m, o período do movimento T = 2 s, e desconsiderando qualquer atrito, é correto afirmar que a
força peso é maior que a força centrípeta.
(B) força centrípeta tem m dulo igual
força centrípeta tem m dulo igual à metade da
força peso.
velocidade tangencial ou linear tem m dulo variável ao longo da trajet ria.
(D) aceleração centrípeta é um vetor na direção do
raio da trajet ria e sentido do centro para a
periferia.
(E) força centrípeta tem direção do raio, sentido para
o centro da trajet ria e m dulo igual a 0,5 N.
Use se necessário:
Aceleração da gravidade g = 10 m/s2 ;
Π2= 10.
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 23
Um pequeno cubo de gelo é abandonado na
extremidade superior (ponto A) de um recipiente
hemisférico, conforme figura abaixo.
A C
45º
H
B
Considerando ser desprezível o atrito ao movimento
do cubo, avalie as afirmativas a seguir:
oposta (ponto C).
saltará fora através da extremidade
II. O cubo atinge no ponto C altura igual ao do ponto A, para e retorna ao ponto A.
III. O cubo sairá do recipiente se partir do ponto A com qualquer velocidade inicial.
IV. Na passagem do cubo pelo ponto B,
ponto B, as
energias cinética e potencial serão
serão iguais.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I e IV.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) III e IV.
(E) II e III.
Questão 24
Considere um foguete, lançado para o espaço execute movimento em rbita circular a uma altitude de 50 raios da Terra acima de sua superfície. Para tal
lançado para o espaço, que
situação, é correto afirmar que a razão entre a velocidade de lançamento do foguete e a velocidade de escape da superfície da Terra é
(A) 49/50
(B) 5049
(C) 50 51
(D) 4950
(E) 50/49
PSS 2010
Questão 25
Um vaso de flores caiu da janela de um apartamento, no
de quatro andares, espatifando-se na aumentado. Com base na relação entre os conceitos de
alto de um edifício de quatro andares, calçada. Nos comentários dos transeuntes que passavam pelo local, sobre o perigo do fato, as observações eram de que, pela altura da queda, o vaso teria chegado ao solo com seu peso bastante
Impulso e Quantidade de Movimento, analise as afirmativas seguintes:
altura de queda.
O peso do vaso aumenta na razão direta da
II. O vaso chegou ao solo com o mesmo peso
O vaso chegou ao solo com o mesmo peso.
III. No choque, o impulso do solo sobre o vaso
, a força reativa é elevada, o
ocorre num tempo muito pequeno e, consequentemente, que resulta na quebra do vaso
resulta na quebra do vaso.
IV. A força reativa do solo não depende do tempo de impacto.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) I e III.
(D) II e IV.
(E) I e IV.
12
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
QUÍMICA
Leia o texto abaixo para responder às questões 26 e
o para responder às questões 26 e 27.
O ácido sulfúrico, H
oxidante. É uma substância muito utilizada nas indústrias
, é um líquido incolor, viscoso e
petroquímica, de papel e de corantes, embora seu maior consumo seja na fabricação de fertilizantes. Pode ser produzido, via processo de contato, de acordo com as equações químicas representadas de maneira simplificada nas
etapas abaixo.
Etapa 1 S + O2  SO2
Etapa 2 2 SO2 + O2  2 SO3
Etapa 3 SO3 + H2O  H2SO4
Questão 26
e 2 são, respectivamente,
As geometrias das moléculas produzidas nas etapas 1
(A) linear e angular.
(B) angular e linear.
(C) trigonal plana e angular.
(D) angular e trigonal plana.
(E) piramidal e tetraédrica.
Questão 27
Os produtos da reação entre o ácido sulfúrico
produzido na etapa 3 e o hidr xido de cálcio são
(A) Ca(OH)4 e H2O.
(B) CaSO3 e H2O.
(C) CaSO e H2O.
(D) Ca(SO4)3 e H2O.
(E) CaSO4 e H2O.
Questão 28
O processo de oxidação do ferro em presença de ácido
é correto afirmar que o
sulfúrico pode ser representado pela equação químicasimplificada
Fe + H2SO4  FeSO4
Com relação a esse processo, é correto afirmar
(A) hidrogênio é o redutor e seu número de oxidação varia de zero para +1.
(B) ferro é o redutor e seu número de oxidação
ferro é o redutor e seu número de oxidação varia de
zero para +2.
(C) ferro sofre redução.
(D) hidrogênio sofre oxidação.
(E) número de oxidação do enxofre vari
número de oxidação do enxofre varia de +6 para +3.
PSS 2010
13
Questão 29
A geração de energia é um tema muito importante, pois
se trata de um processo associado à qualidade de vida diversas formas possíveis de obtenção de energia, a
das pessoas e à preservação do meio ambiente. Das nuclear tem sido empregada em diversos países,
existindo muita polêmica sobre a sua utilização. Sobre a obtenção e o emprego dessa energia, é correto afirmar:
(A) A energia obtida por fissão nuclear não pode ser
empregada para construção de bombas atômicas.
controlada adequadamente, sendo então
(B) A energia obtida por fusão nuclear gera muitos
resíduos radioativos, apesar de ser um processo tecnologicamente mais confiável e amplamente
utilizado.
(C) A tecnologia desenvolvida para obtenção de
construção de bombas atômicas.
energia por fissão nuclear pode levar também à
(D) Não é possível controlar a energia obtida a
Não é possível controlar a energia obtida através de fusão nuclear, por ess e motivo as pesquisas nesta área foram abandonadas.
(E) Nos reatores onde ocorre a fissão nuclear não
substituição aos atuais reatores de fusão nuclear.
são gerados resíduos radioativos, por isso os ambientalistas defendem sua utilização em
Questão 30
O elemento Na aparece na constituição de diversas substâncias, como mostram substâncias abaixo.
mostram as f rmulas químicas das
NaCl NaNO3
Na2O NaOH
seguintes:
Sobre essas substâncias, julgue as afirmações
I. Pode-se considerar que
se considerar que todas as substâncias
são constituídas por íons.
II. Nenhuma substância apresenta ligação
covalente entre seus átomos.
III. As substâncias que apresentam oxigênio são
classificadas como xidos.
IV. É possível obter o NaCl reagindo tanto o NaOH, quanto o Na2O, com o HCl em meio aquoso
, com o HCl em meio aquoso.
V. Todas as substâncias,
Todas as substâncias, exceto o Na2O, apresentam estrutura cristalina.
A alternativa que contém as afirmações corretas é
(A) I, II e IV. (C)
(C) II, III e V. (E) I e II.
(B) III, IV e V. (D)
(D) I e IV.
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
BIOLOGIA
Questão 31
A alteração em uma base nitrogenada de uma
antes da alteração. Em relação ao fato descrito, pode-
sequência do RNAmensageiro de uma célula provocou a síntese de uma proteína diferente daquela que anteriormente era sintetizada pela mesma sequência,
se afirmar:
A mudança da base não alterou o c don.
(B) A alteração gerou um c don que codifica o mesmo aminoácido.
(C) A alteração não pode ser considerada uma mutação.
Questão 34
Nos peixes e anfíbios o saco vitelínico é um anexo
Em alguns mamíferos, o saco vitelínico tornou-se
embrionário que envolve o vitelo, material de reserva que irá nutrir o embrião durante seu desenvolvimento.
atrofiado, pois a referida função é exercida por outro anexo, denominado
(A) c rio.
(B) alant ide.
(C) placenta.
(D) âmnio.
(D) Se a alteração ocorresse na segunda base do c don, a proteína produzida seria a mesma.
(E) A alteração de apenas uma base de um c don
não é suficiente para provocar uma alteração na proteína gerada.
Questão 32
A estrutura celular, delimitada por membrana e constituída de nove pares periféricos de microtúbul
mais dois microtúbulos centrais, é fundamental para o(a)
(A) processo de duplicação do DNA celular.
(B) processo de transporte de elétrons na cadeia respirat ria em mitocôndrias.
formação dos tilac ides do cloroplasto.
(D) formação das cristas mitocondriais.
(E) locomoção do espermatoz ide através do útero e tubas uterinas até o vulo.
Questão 33
As pílulas anticoncepcionais contêm combinações de hormônios que
(A) inibem a ovulação por estimularem a produção de gonadotrofinas.
inibem a produção de progesterona, impedindo a
(B) estimulam a produção do hormônio luteinizante
(LH), que inibe a ovulação.
(C) inibem a produção de progesterona
formação da placenta.
(D) inibem as gonadotrofinas e, conseq
as gonadotrofinas e, consequentemente,
impedem a maturação dos folículos e a
ovulação.
endométrio, impedindo a fixação da blástula.
bloqueiam a ação dos estr genos sobre o

PSS 2010
vesícula de reserva.
Questão 35
Ao submeter um tecido vegetal a uma solução de
Isso caracteriza um processo
sacarose percebeu-se que as células absorviam a sacarose do meio, entretanto, ap s a adição de cianureto, um inibidor de cadeia respirat ria no meio,
houve uma total paralisação do processo de absorção.
(A) passivo de transporte
passivo de transporte, que precisa de energia da cadeia respirat ria das mitocôndrias.
(B) de transporte por difusão facilitada
por difusão facilitada .
(C) difusivo, que ocorre em decorrência d
que ocorre em decorrência de uma
citosol.
diferença de concentração de mitocôndrias e
(D) ativo de transporte
ativo de transporte, que demanda energia do elétron na mitocôndria.
ATP, produzido pela cadeia de transporte de
(E) basicamente de difusão passiva e ativa
e difusão passiva e ativa.
14
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
LITERATURA
Questão 36
Leia com atenção o trecho abaixo transcrito:
]
ALCOVITEIRA: Que esforço de namorado e que prazer! Que hora foi aquela!
Questão 37
O canto III de Os Lusíadas
Os Lusíadas – o lírico epis dio de Inês é uma hist ria de amor e morte. A estrofe
de Castro – é uma hist ria de amor e morte.
em que o poeta acusa nominalmente o responsável
pelo destino da donzela é:
(A) “Traziam-na os horríficos algozes
na os horríficos algozes Ante o Rei, já movido a piedade;
VELHO: Que remédio me dais v s?
ALCOVITEIRA: Vivereis, prazendo a Deus, e casar vos-ei com ela [a MOÇA]. VELHO: É vento isso!
a Deus, e casar-
ALCOVITEIRA: Assim seja o paraíso. Que isso não é tão extremo! Não curedes [cureis] v s de riso, que eu farei tão de improviso como o demo. E também doutra maneira se eu me quiser trabalhar.
VELHO: Ide-lhe, logo, falar e fazei com que me queira, pois pereço [...]. E, se reclama que sendo tão linda quem desama porque minh’alma que a ama não envelhece.
dama por ser velho me aborrece, dizei-lhe: é um mal
VELHO: Tornai logo, fada minha, que eu pagarei bem isto.
Sus! Nome de Jesus Cristo! [...]
Mas o povo, com falsas e ferozes
Razões, à morte crua o persuade.”
(B) “E se, vencendo a Maura resistência,
“E se, vencendo a Maura resistência, A morte sabes dar com fogo e ferro,
Sabe também dar vida, com clemência,

A quem peja perdê-
-la não fez erro.”
(C) “Tu, s tu, puro Amor, com força crua,
“Tu, s tu, puro Amor, com força crua,
Que os corações humanos tanto obriga,
Deste causa à molesta morte sua, Como se fora pérfida inimiga.”
(D) “As filhas do Mondego a morte escura
“As filhas do Mondego a morte escura Longo tempo chorando memoraram,
E, por mem ria eterna, em fonte pura
As lágrimas choradas transformaram.”
[A ALCOVITEIRA sai e volta logo depois ALCOVITEIRA: Já ela fica de bom jeito; mas, para andar direito, é razão que vo-lo diga: eu já, senhor meu, não posso, sem gastardes bem do vosso, vencer uma moça tal.
sai e volta logo depois]
Já ela fica de bom jeito; mas, para isto
VELHO: Eu lhe pagarei em grosso.
ALCOVITEIRA: Aí está o feito nosso [...]. Perca
Aí está o feito nosso [...]. Perca-se
toda a fazenda, por salvardes vossa vida!
VICENTE, Gil. O velho da horta
O velho da horta. São
Paulo: Brasiliense, 1985.
A prop sito desse trecho da farsa O velho da horta
velho da horta, de
Gil Vicente, é correto afirmar que
(A) Branca Gil, a ALCOVITEIRA, oferece seus
serviços ao VELHO, prometendo ajudá
-lo a casar
com a MOÇA.
(B) o VELHO desconfia imediatamente da
ALCOVITEIRA e pretende mandar chamar o
ALCAIDE para prendê-la.
(C) o VELHO apaixonado diz à ALCOVITEIRA que
quer ser amado pelo que ele representa e não
pelo seu dinheiro.
(D) a ALCOVITEIRA promete remédios
a ALCOVITEIRA promete remédios milagrosos ao
VELHO, para que ele rejuvenesça e possa, enfim,
casar-se com a MOÇA.
a MOÇA se arrepende de ter zombado do VELHO e lhe envia Branca Gil com um bilhete pedindo-lhe presentes como prova do seu amor.
PSS 2010
(E) “Queria perdoar-lhe o Rei benino,
lhe o Rei benino, Movido das palavras que o magoam;
Mas o pertinaz povo e seu destino
(Que desta sorte o quis) lhe não perdoam.”
Questão 38
Os versos que apresentam características da escola
literária barroca são:
(A) “Ai flores, ai, flores do verde pino,
Se sabedes novas do meu amigo?”
(B) “Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,
“Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro, Fui honrado pastor da tua aldeia.”
(C) “Transforma o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar; [...]”
(D) “Incêndio em mares d’água disfarçado

Rio de neve em fogo convertido.”
(E) “Parece que estes prados e estas fontes

Já sabem, que é o assunto da porfia
Nise, a melhor pastora destes montes.”
15
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 39
Leia o soneto de Cláudio Manoel da Costa:
Para cantar de amor tenros cuidados,
Ouvi pois o meu fúnebre lamento;
Tomo entre v s, montes, o instrumento;
Se é, que de compaixão sois animados:
Já v s vistes, que aos ecos magoados

Do trácio Orfeu parava o mesmo vento; Bem sei, que de outros gênios o Destino,
Da lira de Anfião ao doce acento
Se viram os rochedos abalados.
Para cingir de Apolo a verde rama,
Lhes influiu na lira estro divino:
Porque ao menos o entoa um peregrino,
O canto, pois, que a minha voz derrama,
Se faz digno entre v s também de fama.
dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996, p. 51)
(COSTA, Cláudio Manuel da. A poesia
__________________
ensinou a tocar.
Anfião: poeta, filho de Zeus; Apolo lhe deu uma lira e lhe
Orfeu: poeta e músico, filho de Apolo, encantava os animais e as pedras com seu canto.
Apolo: filho de Zeus; deus da luz e do sol, da música, da
: aquele que nasceu na região da Trácia.
coroa de louros para os melhores
poesia e das artes.
cingir: colocar em volta da cabeça.
poetas.
estro: veia poética.
Com base na leitura do poema, é verdadeiro afirmar
leitura do poema, é verdadeiro afirmar:
(A) Os deuses, invocados no poema, reúnem
Os deuses, invocados no poema, reúnem-se
para inspirar o poeta peregrino que não se
considera digno de seu ofício.
(B) Tendo os montes como confidentes, o poeta, ao
evocar figuras da mitologia grega, declara o
valor de seus pr prios versos.
(C) No poema todo, o pastor descreve
relembrando os dias felizes da sua infância.
nostalgicamente as paisagens que o rodeiam,
(D) Os instrumentos do canto do poeta,
encontrados nos montes da Arcádia, acompanham os lamentos fúnebres de um amor
que se findou.
quatro ventos, implorando a Apolo, deus da música, que tenha compaixão e vele pelo seu destino.
Por onde passa, o poeta lança seu canto aos
PSS 2010
16
Questão 40
A alternativa que se refere ao movimento literário
conhecido como Arcadismo é:
(A) “A reação anticlássica [...]
reação anticlássica [...] não foi privativa de , na França com o preciosismo, na
Portugal e Espanha. Existiu na Itália com o
marinismo, na França com o Inglaterra com o eufuísmo
eufuísmo” (SODRÉ, Nelson
Werneck. Hist ria da literatura brasileira
Hist ria da literatura brasileira. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1964, p.106).
(B) “[Movimento cuja] poética da novidade tanto no
- Hist ria concisa da literatura brasileira.
plano das ideias (conceptismo) como no das
palavras (cultismo) deságua no efeito ret ricopsicol gico e na exploração do bizarro” (BOSI,
Alfredo. Hist ria concisa da literatura brasileir
São Paulo: Cultrix, 1994,
1994, p.31).
(C) “Do ponto de vista da forma,
“Do ponto de vista da forma, [o movimento] que vai suceder ao [barroco] representa uma
reação a este e procura um retorno à simplicidade clássica, à ingenuidade literatura brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964, p.106
campesina, à pureza de ideias e costumes.” (SODRÉ, Nelson Werneck. Hist ria da
p.106-107).
(D) “A primeira época da Hist ria da Literatura
Pais Ribeiro, cognominada A Ribeirinha [...].”
Portuguesa inicia-se em 1198 (ou 1189), quando o trovador Paio Soares de Taveir s dedica uma cantiga de amor e escárnio a Maria
(MOISÉS, Massaud.
ud. A literatura portuguesa . São Paulo: Cultrix, 1976,
através dos textos. São Paulo: Cultrix, p. 15).
(E) “Constituindo-se na faceta estética da
ud. A literatura portuguesa . São Paulo: Cultrix, 1976,
Renascença, o movimento, [que] objetivava a imitação dos antigos gregos e latinos, deu margem ao cultivo da poesia, da historiografia,
da literatura de viagens, da novelística, do teatro clássico e da prosa doutrinária”
(MOISÉS, Massaud.
através dos textos. São Paulo: Cultrix, p. 72).
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
FILOSOFIA
Questão 41
Sobre a concepção aristotélica de mímesis abaixo e considere as afirmativas propostas logo a seguir.
mímesis, leia o texto
“Interpretando-se, pois, a mímesis num sentindo mais profundo, compatível com a ideia aristotélica das relações íntimas entre Arte e Natureza [...] podemos dizer que o artista não imita o que é individual e contingente, mas o que é essencial e necessário – não imita as coisas tais como elas são, mas tais como devem ser, de acordo com os fins que a Natureza se propõe a alcançar.”
(NUNES, B. Introdução à Filosofia da arte.
São Paulo: Ática, 1989, p. 41)
I. A mímesis artística é o prolongamento de uma
ia natural aos homens e animais: a
tendência natural aos homens e animais: tendência para imitar.
II. Arist teles valoriza a obra de arte em função de
sua semelhança com o real. Ela não é nem
completamente real, verdadeira, nem cabal ilusão.
III. A pintura e a escultura não imitam a ide
não imitam a ideia, a
forma essencial, que é a verdadeira realidade,
mas a aparência sensível.
IV. Para Arist teles, diferentemente de Platão, a
mímesis artística não reproduz a aparência das coisas; ela representa a realidade.
Estão corretas as afirmativas
(A) I e II.
(B) II e IV.
(C) III e IV.
(D) I, II e III.
(E) I, II e IV.
PSS 2010
Questão 42
Considere o que diz Koyré, no texto abaixo, sobre os
traços característicos da revolução científica moderna e,
em seguida, a respeito dessa revolução, avalie as afirmativas que seguem.
“Admite-se de maneira geral que o século XVII sofreu e realizou uma radicalíssima revolução espiritual de que a ciência moderna é ao mesmo tempo a raiz e o frrevolução pode ser descrita e caracterizada de várias maneiras diferentes. [...] Em minha opinião ela é expressão de um processo mais profundo e mais fundamental, em resultado do qual o homem, como às vezes se diz, perdeu
uto. Essa seu lugar no mundo ou, dito talvez mais corretamente, quadro de referência de seu pensamento.”
perdeu o pr prio mundo em que vivia e sobre o qual pensava, e teve de transformar e substituir não s seus conceitos e atributos fundamentais, mas até mesmo o infinito. Rio de Janeiro/ São Paulo: Forense Universitária/ Ed. da Universidade de São
(KOYRÉ, A. Do mundo fechado ao universo
. Rio de Janeiro/ São Paulo: Forense-Paulo, 1979, p. 13. texto adaptado)
I. Esta revolução causou a destruição da ide
lução causou a destruição da ideia romana e cristã de Cosmos, isto é, do
greco-romana e cristã de de perfeição e em seu lugar surgiu a ide um Universo infinito, aberto no tempo e no
mundo como ordem fixa segundo hierarquias
ição e em seu lugar surgiu a ideia de
espaço, sem fim, sem limite.
II. O espaço heterogêneo e hierarquizado dos
lugares naturais da Física aristotélico-tomista foi substituído pela ideia de um espaço
homogêneo, mensurável, calculável e sem valores.
III. Esta revolução possibilitou a distinção entre
Esta revolução possibilitou a distinção entre os
sensíveis pr prios e os sensíveis comuns valorização dos qualidades objetivas das coisas a serem
pr prios e os sensíveis comuns e a
sensíveis pr prios como
estudadas pela nova ciência.
IV. Com a Revolução científica moderna é dada
associação de ideias por meio da experiência sensível, sem nenhum norteamento a priori.
uma maior importância ao papel
desempenhado pela observação pura, não controlada, e pela experiência na construção das teorias científicas. A especulação metafísica da ciência aristotélica dá lugar à
Estão corretas as afirmativas
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) I, II e IV.
(E) I, II, III e IV.
17
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 43
abdicando de seus direitos em favor de um poder
medo e ao desejo de paz dos indivíduos, mesmo
soberano, absoluto e indivisível.
Descartes, em sua obra Discurso do método quatro regras do método que não devem ser esquecidas na busca do conhecimento verdadeiro: a evidência, a análise, a síntese e a enumeração.
Discurso do método, prescreve
(B) contração de um pacto, produto
contração de um pacto, produto da vontade geral,
para pôr fim à desigualdade social.
(C) desejo de preservação dos direitos naturais, em
particular ao direito de propriedade.
Ao enunciar a primeira regra, a evidência, Descartes
nos recomenda
(D) apaziguamento dos conflitos entre os direitos do
mais forte e os direitos do primeiro ocupante da
(A) que, a cada conhecimento novo obtido
a cada conhecimento novo obtido, façamos
terra.
a revisã o completa dos passos dados, dos resultados parciais e dos encadeamentos que nos permitiram chegar a ele, para evitarmos a prevenção e a precipitação que nos induzem a
(E) fato de o homem ser naturalmente cruel e
fato de o homem ser naturalmente cruel e à sua natureza perversa.
necessidade de um poder político para dominar
conhecimentos falsos.
(B) que, para conhecermos as realidades
precisamos proceder passo a
complexas, precisamos proceder passo, dividir as dificuldades em partes mais simples e examinar cada uma delas de modo a
Questão 45
Sabe-se que, para Kant, agir por consciência, ou seja, por um senso de dever, é obedecer à lei moral. Sendo assim, os atos de um inquisidor que adere firmemente à exclusividade de sua fé estatutária, ao julgar um bom
cidadão como herege e ao condená-lo à morte, podem
evitar o erro.
(C) acolher como verdadeiro apenas o que se
apresente ao espírito de forma clara e distinta,
sem nenhuma dúvida.
ser julgados como
(D) duvidar de todos os conhecimentos
duvidar de todos os conhecimentos advindos
dos sentidos, pois apesar de conhecimento parecer o mais verdadeiro e seguro, é preciso considerar que os sentidos
esse tipo de
(A) atos que têm por m bil a pr pria lei moral, por
isso podemos dizer que, no plano moral, os atos foram realizados por dever.
nos enganam.
(B) extremamente perversos, mas
extremamente perversos, mas em
(E) conduzir o pensamento por ordem, partindo dos
conformidade com dever.
a lei moral, ou seja, com o
objetos mais simples e mais fáceis de conhecer
para os mais complexos, de modo a podermos chegar a verdades indubitáveis.
(C) moralmente justificáveis, pois
moralmente justificáveis, pois o inquisidor seguiu os ditames de seu ofício, muito embora,
do ponto de vista humanitário, seus atos sejam reprováveis.
(D) contrários à moral, pois
moral, pois o inquisidor não ouviu a racional da moralidade.
Questão 44
voz da razão prática e confundiu seus pr prios sentimentos e inclinações com a exigência
Considere as concepções de Locke expressas no texto
abaixo:
(E) atos conformes a moral, pois a pessoa que age
emoção ao praticar determinada ação.
“Assim como Hobbes e posteriormente Rousseau, Locke parte da concepção segundo a qual os indivíduos isolados, no estado de natureza, se unem mediante contrato social para constituir a sociedade civil [...]. Diferentemente de
segundo a lei moral não pode se deixar levar por compaixão ou por qualquer calorosa
Hobbes, porém, Locke não descreve o estado de natureza como um ambiente de guerra e egoísmo. O que então levaria os indivíduos a abandonarem essa situação,
delegando o poder a outrem?”
Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia.
(ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS, M.ª
97, p. 274).
São Paulo: Moderna, 1997, p. 274).
sociedade civil se deve ao(à)
, o surgimento da
PSS 2010
18
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
SOCIOLOGIA
Questão 46
As sentenças abaixo sintetizam teorias políticas sobre
o surgimento e o desenvolvimento do Estado Moderno.
I. Pelo contrato social os homens devem firmar um
pacto legítimo que lhes permita reconquistar a liberdade que fora alienada pelos grilhões dos
pactos convencionais.
II. Os proprietários reúnem-
se e entram em um acordo
celebrando um contrato social, cujo fim é a proteção individual do direito natural à propriedade da terra e
dos instrumentos do capital.
contrato que a estabelece não sujeita o Estado a nenhuma obrigação, exceto a de assegurar a paz e o bem-estar dos contratantes.
A soberania do Estado é una e indivisível. O
IV. As leis do Estado são intrínsecas à razão humana, à
natureza e aos princípios de cada governo.
V. O Estado é o comitê organizado da burgues
ia para
dominar politicamente, pelo uso da força e da
ideologia, o proletariado.
Considerando-se as sentenças acima, na sequência em que são apresentadas, é correto afirmar que
concernem, respectivamente, à teoria de:
(A) Rousseau, Locke, Hobbes, Montesquieu, Marx
Montesquieu, Marx.
(B) Locke, Marx, Montesquieu, Rousseau,
Locke, Marx, Montesquieu, Rousseau, Hobbes.
(C) Marx, Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Locke
Marx, Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Locke.
(D) Hobbes, Rousseau, Marx, Locke, Montesquieu
Hobbes, Rousseau, Marx, Locke, Montesquieu.
(E) Montesquieu, Hobbes, Locke, Marx, Rousseau
Montesquieu, Hobbes, Locke, Marx, Rousseau.
Questão 47
Entre as várias tendências de transformações realizadas pela era globalizada, avalie as seguintes:
I. A revolução tecnol gica das tecnologias de
informação.
II. A interdependência global das economias locais.
III. A reestruturação do capitalismo caracterizada pelo
fortalecimento do papel do trabalho em detrimento
do capital.
IV. O fortalecimento dos movimentos de trabalhadores,
como não ocorrido nos períodos anteriores.
V. A redefinição das relações entre gêneros, crianças,
idosos, família, etnia e sexualidade.
As transformações em curso estão referidas
em curso estão referidas em
(A) III e V. (C) IV e V. (E)
I, II e V.
(B) I e IV. (D) I, III e IV.
PSS 2010
19
Questão 48
O trabalho no capitalismo é marcado pela perda do
controle dos meios de produção e pela venda da força
de trabalho. No fim do século X
do século XIX, esse sistema
apresentou como características:
(B) a produção padronizada
concorrência entre trabalhadores do mundo todo a partir da implantação do livre mercado e as conquistas de garantias trabalhistas.
produção padronizada, obtida pela junção dos
trabalhadores de planejamento e (C) a introdução de novas tecnologias de informação e
planejamento e de criação com
aqueles que apenas executavam o planejado.
Estado nos conflitos sociais.
comunicação e a intensificação da mediação do
(D) o aumento do número d
aumento do número de empresas financeiras e a
diminuição da produção padronizada e em larga
escala.
(E) o controle do trabalhador
controle do trabalhador, por meio de mecanismos
de regulação, e a massificação da produção e consumo.
massificação da produção e do
Questão 49
diversidade cultural foram intensificadas a partir dos anos 1980. Nesse contexto, os Novos Movimentos
As discussões acerca de questões de identidade e de
Sociais incluíram nos debates:
(A) As preocupações em torno das sexualidades, das
expressões de gênero.
homossexualidades e das identidades e
(B) As clivagens de raça e classe
ivagens de raça e classe, temas discutidos de
modo integrado, apesar das divergências entre (C) O patriarcado como fator de inclusão de mulheres
feministas e movimento negro.
indígenas e não-indígenas nos processos políticos.
(D) As populações tradicionais caboclas, cuja origem é
marcada apenas pela miscigenação entre sociedades indígenas e povos africanos durante o
período colonial.
social da economia de mercado.
O modelo assimétrico de relações raciais do regime escravista e sua superação com a estratificação
Questão 50
Qual pensador político não se afilia à concepção
moderna do contrato social?
(A) Thomas Hobbes
(D) Jean Jacques Rousseau
(B) John Locke
(E) Benjamin Constant
(C) Karl Marx
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Leia o texto abaixo para responder às questões de 51 a 5
LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL
para responder às questões de 51 a 5 5.
Los hombres de baja estatura son más celosos que los altos
01
universidades de Groginga (Holanda) y Valencia (España), en l
baja estatura y las mujeres o muy altas o también bajitas son las personas más inseguras y, por tanto, son las más celosas de sus parejas. Así, lo ha revelado una investigaci n realizada por las
02
03
ga (Holanda) y Valencia (España), en la que participaron 349 estudiantes valencianos
04
y 200 holandeses elegidos por un anuncio de televisi n.
05
Los investigadores, entre los que se encuentra la catedrática valenciana de Psicología Rosario Zurriaga,
partían ya del hecho de que los hombres altos tienen novias más atractivas y un mayor éxito reproductivo celos, ese sentimiento que se activa ante el riesgo de perder a la pareja.
06
porque son los preferidos por las mujeres. Lo que no se sabía era si esa altura tenía también que ver con los
07
08
09
En el caso de los holandeses, se les pregunt c mo eran de celosos en sus actuales resentimentales. A los j venes valencianos
venes valencianos, les indicaron que se imaginaran a sus parejas flirteando con
los holandeses, se les pregunt c mo eran de celosos en sus actuales relaciones
10
11
terceros y describieran lo que sentían.
12
altos pueden tener menos razones para ser engañados por sus parejas y, además, dado su estatus de dominancia, pueden disuadir con más éxito a los riv
Los resultados, publicados en la revista científica Evolution and Human Behavior
Evolution and Human Behavior, fueron claros: los varones ales de competir por sus compañeras.
13
14
15
Sin embargo, en el caso de las mujeres, resultan más atractivas y saludables las de estatura media,
mientras que las muy altas o las muy bajitas no suelen ser las elegidas. Por ello, en este caso, serían las de una altura intermedia las menos celosas en sus relaciones.
16
17
18
Y entre las altas y las bajas, estas últimas serían las que tienen más celos de las rivales, puesto que las primeras siempre tienen la ventaja física a la hora de luchar por su pareja, como se ha demostrado en las
19
20
sociedades poligámicas.
21
El estudio centrado en los universitarios valencianos revel , además, que los hombres más bajitos eran
más celosos si el rival les mira por encima del hombro, mientras que los altos no lo son aunque el contrincante
sea físicamente dominante, más atractivo o con un estatus social elevado.

22
23
24
Sin embargo, entre las mujeres de estatura media la situaci n es diferente: son poco celosas ante una rival más atractiva, pero pueden sacar su sentimiento de posesi n de la pareja si se encuentran con una
25
26
contrincante de alto estatus social o con un claro domínio físico sobre ellas.
27
La investigaci n también demostr que los menos musculosos y las más gorditas son también quienes más
28
pelean por sus relaciones.
Adaptado de: http://www.elmundo.es/elmundo/2008/03/13/ciencia/1205427001.html
PSS 2010
20
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 51
O enunciado que expressa a ideia central
ia central do texto é:
relacionamentos mais estáveis.
omens e mulheres mais altos são os que têm
(B) Nas relações amorosas, os ciúmes estão
relacionados à estatura das pessoas.
(C) Nas relações amorosas, os homens baixinhos são os mais ciumentos.
(D) As baixinhas representam, no que tange às
relações amorosas, o grupo menos ciumento.
(E) As mulheres altas são as mais seguras de t
As mulheres altas são as mais seguras de todos
os grupos pesquisados.
Questão 52
Segundo o texto, é INCORRETO afirmar que os estudantes
(A) fizeram parte de um grupo seleto em que os
sessenta por cento entre o total de entrevistados.
universitários holandeses representaram mais de
(B) revelaram dados sobre relacionamentos amorosos.
por intermédio de um meio
(C) valencianos e holandeses contribuíram para os resultados da pesquisa.
(D) foram selecionados por intermédio
de comunicação.
(E) participaram de um estudo realizado em
iciparam de um estudo realizado em duas
universidades do continente europeu.
Questão 53
No fragmento: “[...] puesto que las primeras tienen la ventaja física...” (linhas 18 a 19 destacada faz referência
las primeras siempre
19), a expressão
(A) às mulheres atraentes fisicamente, sejam elas altas ou baixas.
somente às mulheres de estatura média, porque
(B) às mulheres altas e baixas, pois são as mais ciumentas e inseguras.
(C) somente às mulheres de estatura média
são as mais atraentes.
(D) às primeiras mulheres altas do mundo
às primeiras mulheres altas do mundo, por causa
da vantagem física.
(E) somente às mulheres altas, por seu porte físico.
PSS 2010
Questão 54
De acordo com as informações contidas no primeiro
a afirmação correta é:
parágrafo, a afirmação correta
(A) As pessoas mais atraentes são as lo
As pessoas mais atraentes são as louras altas.
(B) Os homens mais feios e apaixonados são os mais baixos.
(C) Os baixinhos, as mulheres mais altas
as mulheres mais altas e as muito
baixas são os mais ci
são os mais ciumentos.
(D) Os homens altos gostam m
Os homens altos gostam mais das mulheres
baixinhas e louras.
(E) As pessoas de estatura média são as mais
seguras e apaixonadas.
Questão 55
No trecho “Por ello, en este caso, serían las de una altura intermedia las menos celosas en sus relaciones.” (linhas 16 e 17), o elemento destacado refere de que
), o elemento destacado refere-se a ideia
(A) as baixinhas são as
as baixinhas são as mais atraentes e sinceras. as altas são as que têm mais problemas nas
(B) as altas são as que têm mais problemas
relações afetivas.
(C) as baixinhas são a preferência de quase todos os homens.
(D) as mulheres que não são nem altas nem baixas
são as mais aceitas nas relações amorosas .
(E) as mulheres altas são preferidas pelos homens
de todos os tamanhos.
PSS 2010
21



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Leia o texto abaixo para responder às questões de 51 a 5
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS para responder às questões de 51 a 5 5.
Bullies
With all the focus that has surrounded teenage gangs and gun violence, it may be easy to forget that the teenage years are not the only times that children face violent behavior. In fact, aggressive behavior and bullying are even more common in
bullying behavior.
elementary school than in junior and senior high! Some studies suggest that around 20 percent of all American children have been the victim of bullying at some point in elementary school,
and about the same number have described themselves as engaging in some form of
Bullying can range from teasing, to stealing lunch money, to a group of students physically abusing a
classmate.
• The intention of bullying behavior is purposeful, rather than accidental
Even though bullying is very similar to other forms of aggression, there can be some distinctive features:
• The goal is to actually gain control over another child through physical or verbal aggression.
• Usually bullies make their attack without any real reason, other than they see their veasy target.
Usually bullies make their attack without any real reason, other than they see their victim as an
Bullies are usually more popular with their peers than children who are simply aggressive.
Being a victim is the most common in second grade, and the likelihood of being bullied decreases each
more likely to be doing the bullying, but girls and boys are equally likely to be victims.
year after that. Bullies in elementary school are more likely to pick on children younger than themselves. Bullying is often very physical in nature, with open attacks of aggression being the most common. Boys are
Bullies in junior high school are more likely to pick on people their same age, with boys more likely to be both bullies and victims. Girls, when they do bully, are more likely to verbally harass someone than be
physical. Boys sometimes use physical attacks, but they are also more likely to threaten and harass one of their peers in a verbal way.
Living in a society where wealth and power are admired, film heroes regularly beat up and kill others, and
the weak and sick are often despised, it is no surprise that some children have learned to imitate these values.
Research has shown that although bullies tend to have difficulty making friends, they do gain a certain level of admiration from their peers, and bullying behavior, especially among boys, can often be considered normal behavior.
popularity and peer status for their actions. It is possible that bullies may be enjoying more respect and
(Adapted from: http://www.ag.ndsu.edu/pubs/yf/famsci/fs570w.htm)
PSS 2010
22
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 51
De acordo com o texto, a prática de bullying comum entre
bullying é mais
(A) alunos do ensino fundamental.
(B) adolescentes de gangues.
(C) alunos do ensino médio.
(D) crianças da pré-escola.
(E) universitários.
Questão 52
O comportamento agressivo, caracterizado como
ocasionado pelo desejo de controle sobre o
bullying, é
(A) aprendido na escola.
(B) motivado pela vítima.
(C) atestado em crianças introvertidas.
(D) evidenciado em crianças com autoestima baixa.
(E) ocasionado pelo desejo de controle
outro.
Questão 53
O texto afirma que os praticantes de bullying fundamental,
bullying, no ensino
(A) são alunos da segunda série.
(B) evitam agredir fisicamente suas vítimas.
(C) podem ser tanto meninas quanto meninos.
(D) importunam crianças menores do que eles.
(E) tendem a ser mais agressivos com o decorrer dos anos.
PSS 2010
Questão 54
O texto menciona que meninos, no início do ensino
médio,
(A) importunam colegas de diferentes faixas etárias.
(B) podem ser tanto praticantes quanto vítimas de bullying.
(C) perseguem colegas cujos valores são diferentes dos seus.
(D) usam de força física com os colegas que os
agridem verbalmente.
(E) tendem a agredir fisicamente outros meninos e
verbalmente as meninas.
Questão 55
Em relação à prática de bullying
bullying, o texto conclui que
(A) poder e riqueza levam a essa prática.
(B) as vítimas tendem a se identificar com seus agressores.
(C) essa prática é esperada entre meninos com
baixa popularidade.
(D) as crianças tendem a respeitar e imitar o
comportamento dos bullies.
(E) o modo de agir dos
o modo de agir dos her is dos filmes pode
influenciar o comportamento de algumas
crianças.
23
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
LÍNGUA ESTRANGEIRA – FRANCÊS Leia o texto abaixo para responder às questões de 51 a 55.
Grippe A: business, mythes et arnaques LEMONDE.FR | 21.08.09 | 16h55 • Mis à jour le 22.08.09 | 11h36
01
Le marketing lié au virus H1N1 fleurit depuis déjà plusieurs mois, notamment sur Internet, jusqu'à prendre des proportions préoccupantes. Kits de désinfection à prix cassés, méthodes Sur la Toile, le meilleur côtoie le pire.
proposent des boîtes de Tamiflu à des prix exorbitants: le site canadien PharmacyEscrow
a grippe A ne fait pas que des malades, elle fait aussi des commerçants heureux.
02
naturelles pour éviter la contamination, "destructeurs" de virus en tous genres...
03
04
05
06
Le pire, ce sont surement ces nombreuses pharmacies en ligne situées à l'étranger qui
PharmacyEscrow vend
07
ainsi une plaquette de dix pilules de Tamiflu pour 130 dollars américains (90 euros). Un avertissement sur le site a la délicatesse d'informer l'internaute que les stocks étant limités, un adulte coûte en moyenne 25 euros dans une pharmacie française, il est probable que les bénéfices des pharmacies en ligne sur le Tamiflu déAu-delà du prix excessif auquel est proposé l'antiviral, les risques de recevoir un
08
le prix du Tamiflu ne peut s'aligner sur celui de la concurrence. Sachant qu'un traitement pour passent ceux du Viagra.
une plaquette de dix pilules de Tamiflu pour 130 dollars américains (90 euros).
09
10
11
12
13
médicament contrefait sont réels. En juin 2008, un rapport de l'Alliance européenne pour onde.
l'accès à des médicaments sûrs (EAASM) estimait que six médicaments sur dix vendus sur
14
Internet étaient des faux ou des copies de piètre qualité. Le Tamiflu figure dans le peloton de tête des médicaments les plus contrefaits dans le m
15
16
17
Audrey Fournier
http://www.lemonde.fr/planete/article/2009/08/21/grippe-a-
-business-mythes-et-[com adaptações]
arnaques_1230658_3244.html
Glossário
anarque: trapaça bénéfice: lucro contrefait : falsificado côtoyer: conviver, andar em companhia de
PSS 2010
24
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 51
A autora do texto, Audrey Fournier,
(A) alerta para os perigos do uso do antiviral
denuncia o comércio que gira em torno da
Tamiflu.
(B) denuncia o comércio que gira em torno da
gripe A.
(C) critica o excesso de preocupação com o
critica o excesso de preocupação com o
vírus H1N1.
(D) anuncia os produtos necessários à prevenção da gripe A.
(E) dá informações importantes relativas à situação da nova gripe na França.
Questão 52
PharmacyEscrow (linha 07) é o nome de um(a)
(A) laborat rio responsável pela fabricação do
line.
Tamiflu.
(B) home page de uma farmácia on-line
(C) site canadense que vende o Tamiflu por um preço muito alto.
(D) método natural por meio do qual é possível
evitar a contaminação pelo vírus H1N1.
(E) farmácia on-line que vende medicamentos
antivirais pelo menor preço do mercado.
Questão 53
Há uma referência explícita à “internet” em

(A) “La grippe A ne fait pas que des malades”
a grippe A ne fait pas que des malades”
(linha 01).
(B) “elle fait aussi des commerçants heureux”
“elle fait aussi des commerçants heureux”
(linha 01).
(C) “Le marketing lié au virus H1N1 fleurit depuis déjà plusieurs mois” (linha 02).
(D) “Sur la Toile, le meilleur côtoie le pire” (linha
toie le pire” (linha 05).
(E) “Le Tamiflu figure dans le peloton de tête des
médicaments les plus contrefaits dans le monde”
(linhas 16 e 17).
PSS 2010
25
Questão 54
O numeral “25” (linha 11) corresponde ao
(A) número de farmácias estrangeiras
on-line.
(B) total de bitos na França em decorrência da gripe A.
(C) número de comprimidos de antivirais necessários
à cura da nova gripe.
(D) preço da cartela de Tamiflu com dez
comprimidos anunciada na web.
(E) custo do tratamento de um
custo do tratamento de um adulto acometido pela gripe A na França.
Questão 55
Com base no contexto, pode-se afirmar que “piètre”, em “des copies de piètre qualité” (linha 16), significa
(A) “difícil”.
(B) “infeliz”.
(C) “ridícula”.
(D) “péssima”.
(E) “insuportável”.
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Leia o texto abaixo para responder às questões de 51 a 5
LÍNGUA ESTRANGEIRA – ITALIANO para responder às questões de 51 a 5 5.
01
Il 29 Gennaio sarà ricordato a lungo, non solo in America Latina. Ne sono certo, anche se i media italiani non guardano da questa parte del mondo, non ne colgono le immense potenzialità, non
capiscono che un pensiero nuovo – quello che consentirebbe una narrazione diversa del presente e del
inimmaginabili. E’ un sommovimento consapevole, fiducioso, creativo, partecipato, allegro, che valuta la o della vita sulla produzione. Ed era ben visibile all’Hangar di Belem, di fronte a
02
03
futuro – qui ha basi popolari irreversibili e implicazioni istituzionali che fino a alcuni anni fa erano crisi internazionale come una opportunità per un altro mondo possibile. E’ il prodotto di un insediamento profondo, maturato attraverso un decennio, delle intuizioni del Forum Sociale Mondiale in gran parte dei religiose, idee marxiste, rivendicazioni ambientaliste e di genere, in uno spazio di valorizzazione della natura e di predominio della vita sulla produzione. Ed era ben visibile all’Hangar di B50mila presenti inchiodati per tre ore, nel convinto omaggio al Forum da parte di Lula, Correa, Lugo, Chavez e Morales e nella orgogliosa rivendicazione di autentiche rivoluzioni già in corso nelle metalmeccanico, un presidente economista dei beni comuni che ha varato una costituzione che sociale e l’acqua», un presidente vescovo della teologia della liberazione e due presidenti indios, affermare di essere esattamente il risultato del processo innescato nel continente dai Forum Sociali, per
04
territori e delle culture del continente andino, che riconcilia indigeni, mondo del lavoro, ispirazioni costituzioni di Venezuela, Ecuador e Bolivia. Bastava vedere sul palco un presidente ex tornitore capire a quale svolta stiamo assistendo.
05
06
07
08
09
10
11
garantisce “senza alcuna discriminazione, il diritto all’educazione, la salute, l’alimentazione, la sicurezza
12
13
14
15
16
17
18
19
“Siete l’oceano del futuro” ha detto con la consueta retorica Hugo Chavez; “non pagheranno la crisi i poveri” ha tuonato da consumato sindacalista Lula; “la nostra madre, Madre Naturaleza, è malata”
ha con tristezza ammesso Evo Morales; “occorre passare dal PIL all’indice di redistribuzione della ha predicato Lugo: ma a nessuno sono sembrate parole fuori misura.
20
21
ricchezza” ha sostenuto un puntiglioso Correa; “il FSM è nostro ispiratore ed è un fuoco nuovo che arde”
22
23
24
alla crisi finanziaria economica sociale ambientale e etica attraverso la costruzione di una cooperazione sudamericana in nome della lotta alla disoccupazione, della preservazione della natura, della valorizzazione dei beni comuni, della giustizia sociale e della multiculturalità.
Non mancano certo divergenze e contrasti, ma sembrano in sottordine rispetto ad una risposta
25
26
27
28
La base politica condivisa è in un socialismo nuovo, il socialismo del XXI secolo, che, a della crescita a favore della qualità delle relazioni tra uomini, tra generi, con la natura. E riguarda una funzione dello stato né puramente redistributiva né eminentemente impositiva. E’ toccato a Chavez dire
che c’è bisogno di un socialismo profondamente democratico, creativo, pienamente egualitario verso gli tortura e all’oppressione militare.
differenza del socialismo del passato, poggia profondamente sulla partecipazione, su un ribaltamento Correa ha individuato nei municipi il nucleo di un percorso alternativo partecipato, mentre Lugo
29
30
31
32
indigeni, femminista. Morales ha evocato i tempi di una campagna per la dignità nella diversità culturale.
33
34
sosteneva che il FSM ha unito l’altro mondo e Lula ammoniva come esso nasca da chi ha resistito alla
35
36
37
Anche se in Italia se ne sta parlando poco, quel che sta succedendo allo sbocco del Rio della
38
Amazzoni nell’Atlantico può rischiarare le depressioni nostrane con uno spiraglio di speranza.
Mario Agostinelli
FSM (04 febbbraio 2009 in http://www.marioagostinelli.it/?cat=11
Il cambiamento in America Latina è già cominciato. A Belem cinque presidenti si riconoscono nel
http://www.marioagostinelli.it/?cat=11 Testo adattato)
PSS 2010
26
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Questão 51
De acordo com o texto, o dia 29 de janeiro será lembrado por muito tempo pelo fato do F rum Social Mundial ter se destacado, particularmente, por:
(A) chamar a atenção da imprensa do mundo inteiro,
de maneira especial dos meios de comunicação
italianos.
(B) criar um pensamento novo que tem bases
populares já facilmente imagináveis há alguns
anos.
(C) permitir avaliar a crise internacional como uma
oportunidade para um outro mundo possível.
(D) debater, ap s uma década de existência,das culturas do continente andino.
o tema
(E) todos os países participantes adotar
adotarem, pela
primeira vez, uma posição comum no debate sobre desenvolvimento.
Questão 52
O autor apresenta os presidentes latino participantes do F rum Social Mundial, identificando por suas profissões ou origens. São elas, conforme a
latino-americanos
identificando-os
ordem em que aparecem no texto:
(A) um ex-torneiro mecânico, um economista,
economista, um
bispo, dois indígenas.
(B) um bispo, um economista, dois indígenas
economista, dois indígenas, um
ex-torneiro mecânico.
(C) um economista, dois indígenas, um ex
um ex-torneiro
mecânico e um bispo.
(D) dois indígenas, um bispo, um
um ex-torneiro
mecânico, um economista.
(E) um ex-torneiro mecânico, dois indígenas, um bispo, um economista.
Questão 53
A qual dos presidentes o autor atribui o mérito de ter promulgado uma Constituição que garante: “sem
qualquer discriminação, o direito à educação, à saúde,
à alimentação, à segurança social e à água”:
(A) Lula
(B) Correa
(C) Lugo
(D) Chaves
(E) Morales
PSS 2010
Questão 54
Os presidentes latino-americanos
am ericanos presentes ao F rum em Belém, defenderam propostas e
Social Mundial, em Belém
valores que são resultado dos debates anteriores dos
F runs Sociais Mundiais. Identifique, no texto, quem
afirmou que “a nossa mãe, Mãe Natureza, está doente”:
(A) Lula
(B) Chaves
(C) Correa
(D) Lugo
(E) Morales
Questão 55
O texto afirma que, a partir do encontro dos Presidentes socialismo que, de acordo com a fala do presidente
em Belém, estão se criando as premissas para um novo
Chaves, poderia ser assim resumido:
(A) O papel do Estado socialista é meramente
aquele de distribuir riquezas.
(B) O novo socialismo deve ser democrático,
e feministas.
criativo, plenamente igualitário para os
indígenas e feminista
(C) O socialismo do século XXI em nada difere do
socialismo do passado.
(D) O crescimento econômico não precisa levar em
relações de gênero e as relações com a
consideração as relações entre os homens, as
natureza.
(E) O socialismo do século XXI não precisa valorizar a participação popular.
27
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Leia o texto abaixo para responder às questões de 51 a 5
LÍNGUA ESTRANGEIRA – ALEMÃO para responder às questões de 51 a 5 5.
Der Mann, der Woodstock möglich machte
Begeisterte Massen: Die 32 Bands und Solisten, die im August 1969 auf dem Woodstock Music and Art Festival auftraten, lockten mehrere Hunderttausend Besucher in den kleinen Ort
Bethel im US-Bundesstaat New York.
legendärste Spielwiese bekommen: Vor 40 Jahren - bis jetzt.
Ohne Elliot Tiber hätten die Blumenkinder nie ihre organisierte er das Gelände für das Woodstock-Festival. Dann geriet der 34-Jährige in Vergessenheit
Fonte:http\\:www.blogalternativa.com.br
01
jener drei wilden Augusttage 1969, dieses Feld, Bethel, gut drei Autostunden nördlich von Manhattan, auf dem das größte Open-Air- Konzert der Geschichte statt dient Touristen in Batik-Shirts heute als Zwischenstopp. Doch es gibt sie noch, die Hippies von einst träumen weiter.
40 Jahre danach: Woodstock, das Fanal der Hippie-Ära, ist nur noch ein Schlagwort. Der Schauplatz
Shirts heute als Zwischenstopp. Doch es gibt sie noch, die Hippies von einst – und sie
02
Konzert der Geschichte stattfand und wo die Blumenkinder zur Volksbewegung wurden,
03
04
05
06
„Es waren die aufregendsten Tage meines Lebens",
s waren die aufregendsten Tage meines Lebens", sagt Elliot Tiber, 74. Seine Geschichte wurde
07
gerade von Starregisseur Ang Lee ("Brokeback Mountain") verfilmt. Bis dahin war Tibers Rolle weitgehend
08
unbekannt - dabei wäre Woodstock ohne ihn nie passiert.
09
Baez, Santana, Grateful Dead, Janis Joplin, The Who, Jimi Hendrix und Dutzende andere. Abertausende sahen sie nicht - weil sie im Stau steckengeblieben waren, die Hälfte des Spektakels versank im RegenSchlammchaos.
Fast eine halbe Million Kids kamen zu dieser Mega-Show vom 15. bis 18. August 1969. Sie sahen Joan
weil sie im Stau steckengeblieben waren, die Hälfte des Spektakels versank im Regen- und
10
11
12
13
Tiber ist heute ein Bär mit weißem Stoppelbart, er wirkt grimmig, verbittert, resigniert. Redet er aber von
Woodstock, hellt sich seine Miene auf. "Woodstock bedeutete Freiheit", sagt Tiber.
14
15
Anwohnerprotesten aber ins nahe Wallkill verlegt und schließlich auch von dort vertrieben wurde. Tiber dachte Exposition - 3 Days of Peace & Music"
Ende Juli 1969 hörte er von diesem Freiluftspekt akel, das im Ort Woodstock steigen sollte, nach
sich wenig, als er die Organisatoren zu sich einlud. Er konnte nicht ahnen, worauf er sich einließ. "An Aquarian
16
3 Days of Peace & Music" (3 Tage von Friede und Liebe), so hieß das Festival eigentlich.
17
18
19
Binnen Stunden kamen die ersten Fans angerückt, mit Autos, Motorrädern, bemalten Schulbussen,
"wie Moses in der Wüste", stotterte ein TV-Lokalreporter in die Kamera waren müde, aber höflich. Die jungen Leute!", staunte eine Frau in der Woodstock
Lokalreporter in die Kamera. „Sie staunte eine Frau in der Woodstock-Dokumentation, "waren alle
20
Traktoren, Fahrrädern, zu Fuß, "wie Moses i sehr nett."
21
22
23
Viele Musiker wurden durch Woodstock zu Weltstars. Die Organisatoren aber verloren viel Geld, und
die Hippies sahen sich bald aus ihren Blumenträumen gerissen - von einer brutalen Realität, die schon in der Woche vor Woodstock begann, mit den Charles-Manson-Morden. Mit Ende des Vietnam
Mit Ende des Vietnam-Kriegs 1975
24
verkümm erte die Bewegung zur Folklore.
25
26
27
Das Woodstock-Museum bei Bethel ist modern, klimatisiert, technologisch hochgerüstet disneyfizierte Multimedia-Zeitmaschine, die einem Woodstock als psychedelisches präsentiert. Elliot Tiber wird mit keinem Wort erwä
Mythos als Plastik-Kitsch vermarktet: CDs, Bücher, Poster, Kühlschrank magneten, Duftkerzen,
Museum bei Bethel ist modern, klimatisiert, technologisch hochgerüstet - eine
28
Zeitmaschine, die einem Woodstock als psychedelisches Pop-Art-Paradies
29
hnt. Zum Abschied muss jeder durch den Souvenir-Shop. Dort
30
wird der Hippie-Mythos als Plastik Aufkleber, Sonnenbrillen, T-Shirts, Modeschmuck.
31
32
Tiber wohnt heute in einem winzigen, verstaubten Apartment an Manhattans West 42nd Street. Von Ang Lees "Taking Woodstock" erhofft er sich nun eine Art späte Wiedergutmachung, denn immer noch kommen
früher redet und davon, wie einsam er heute ist.
33
34
ihm die Tränen, wenn er von früher redet und davon, wie einsam er heute ist.
35
"Woodstock?", fragt der indische Kassierer an der Tankstelle.
, fragt der indische Kassierer an der Tankstelle. "Keine Ahnung." Aus Bethel berichtet Marc Pitzke
36
Texto Adaptado: Einestages Zeitgeschichten auf Spiegel Online
PSS 2010
28
PSS 2010



PROCESSO SELETIVO SERIADO 2010 – 1ª FASE EDITAL N.º 1/2009
Glossário
stattfinden acontecer aufregende excitante Zwischenstopp parada intermediária
Duftkerzen velas perfumadas
Abschied despedida
Kitsch coisas cafonas erwähnen mencionar hochgerüstet altamente equipado Wiedergutmachung reparação verstaubten empoeirado
Questão 54
descaracterizam o Museu do Woodstock
No texto, segundo Elliot Tiber, dois fatores o Museu do Woodstock:
(A) “...wie Moses in der Wüste
wie Moses in der Wüste " (linha 20) und “Sie
(B) “Regen- und Schlammchaos.“
waren müde, aber höflich “ (linhas 20 e 21).
und Schlammchaos.“ (linha 11 e 12).
(C) “Friede und Liebe“ (linha
linha 18).
(D) “...aus ihren Blumenträumen gerissen.“
..aus ihren Blumenträumen gerissen.“ (linha 24)
und “...eine Art späte Wiedergutmachung“ (linha 33).
..eine Art späte Wiedergutmachung“
(E) “...eine disneyfizierte Multimedia
..eine disneyfizierte Multimedia-Zeitmaschine...“
Questão 51
Segundo o texto, Woodstock representou um símbolodo movimento
(A) musical.
(B) hippie.
(C) feminista.
(linhas 27 e 28) und “D als Plastik-Kitsch vermarktet.“
und “Dort wird der Hippie-Mythos
Kitsch vermarktet.“ (linhas 29 e 30)
Questão 55
A expressão “K eine Ahnung
eine Ahnung” (linha 35), no texto,
significa:
(D) impressionista.
(E) de libertação negra.
Questão 52
Em, “Doch es gibt sie noch, die Hippies von einst sie träumen weiter.“ (linhas 04 e 05), a partícula considerando-se seu significado no enunciado ao prop sito de
och es gibt sie noch, die Hippies von einst - und
partícula doch,
no enunciado, serve
(A) afirmar o sentido da frase.
(B) negar o sentido da frase.
(C) enfatizar o sentido da frase.
(D) invalidar o sentido da frase.
(E) diversificar o sentido da frase.
Questão 53
Segundo o texto, o movimento de Woodstock folclore com
Woodstock torna-se
(A) a revolução industrial.
(B) a queda do muro de Berlim.
(C) a chegada do homem à Lua.
(D) o fim da guerra do Vietnam.
(E) o início da Segunda Guerra Mundial
o início da Segunda Guerra Mundial.
PSS 2010
(A) Aguarde lá fora.
(B) Um momento, por favor
m momento, por favor. ão tenho a mínima ideia.
(C) Não tenho a mínima ide
(D) Não há de quê.
(E) Eu ligo já.
29
PSS 2010

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis